DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Artigo] 10 explicações sobre linguagem fotográfica

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004
Mensagens: 7456
Localização: Recife (PE)

 


MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 2:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Veja como trabalhar melhor a linguagem fotográfica, que chega a se confundir com composição, com as dicas de um fotógrafo e professor de fotografia

Autor do texto: Valdir Peyceré - Professore de Fotografia

A linguagem fotográfica se confunde um pouco com composição, pois há elementos em comum. Mas está um degrau acima, com um olhar mais artístico em relação à imagem produzida. O efeito de linguagem pode ser obtido com elementos como sombra, textura, linha, grafismo e cor, além de recursos técnicos aplicados à criação artística, como foco, velocidade e corte.
Os elementos são vistos e encontrados na natureza, na arquitetura e em todas as coisas produzidas pelo homem. Desde uma bela paisagem até um simples garfo podem ser matéria para uma foto inspirada. No caso dos recursos técnicos aplicados à linguagem, são os oferecidos pelo equipamento fotográfico. Por isso, é fundamental ter intimidade com a câmera para tirar proveito deles.
O foco e a profundidade de campo, por exemplo, servem para dar maior nitidez ao primeiro plano ou ao objeto principal da composição. Mas também são aliados fantásticos para fugir da "poluição visual" que muitas vezes estraga uma boa foto.
A velocidade é outro recurso importantíssimo - mas pode ser o mais difícil de ser usado, além de exigir maior concentração. Com o controle da velocidade da câmera pode-se "congelar" uma imagem ou criar um "efeito de movimento". Já o corte nada mais é do que a forma de trabalhar o enquadramento. Um corte mais arrojado pode tirar um retrato facilmente do lugar-comum. Veja a seguir 10 sugestões sobre o tema.

1 - Sombra



Image
Em algumas situações pode ser um problema, como nos retratos quando há sombra no rosto do fotografado. Porém, este elemento se mostra um magnífico aliado para a criatividade. Pode-se enriquecer uma foto de uma árvore com a sombra de seus galhos projetada sobre o asfalto ou uma janela com a sombra de grades, criando um efeito gráfico interessante. A incidência de luz "dura" (como a do sol, principalmente das 10h às 15h) favorece a presença de sombras, criando a dramaticidade característica deste tipo de elemento de linguagem.
Uma luz por trás do assunto ou objeto pode criar uma contraluz proposital que dê a impressão de um clima mais denso para a imagem. Pode-se usar tochas de iluminação de forma a criar uma luz mais agressiva. A sombra é, sem dúvida, um elemento importantíssimo para dar ao trabalho um aspecto psicológico mais ou menos "carregado" ou com maior ou menor "força" dramática.

2. Grafismo



Image
Linhas, sombras, curvas, cor... Estes elementos, em conjunto ou isoladamente, criam um efeito por vezes abstrato e plástico que despertam a atenção do olhar. Muitas vezes não se identifica de imediato o que se vê, criando-se uma situação misteriosa e forte. Há inúmeras possibilidades de criação usando-se a linguagem do grafismo. O detalhe da sombra de uma grade sobre uma superfície de textura diversificada, como na foto do exemplo, é uma das muitas formas de compor com grafismo.
O fotógrafo que se aventura a este tipo de fotografia deve ter muita atenção a detalhes arquitetônicos. O grafismo pode ser buscado tanto numa pequena textura com a ajuda de um filtro close up como num elemento distante, utilizando-se a teleobjetiva. Até a "poluição" visual urbana pode ser usada a favor da criatividade.

3. Cor



Image
A cor funciona muito com um bom contraste entre o fundo e o elemento principal. Implica em saber utilizar a principal regra de composição, a de simplicidade. Nela, o que interessa é criar uma imagem com poucos elementos, limpa e sem poluição visual. É muito importante saber escolher o tema e trabalhar os detalhes. Fundamental também é fazer a revelação num bom laboratório, para que a cor não seja "falseada" na hora de ver os resultados.
O fotógrafo deve "sentir" a cor no momento do enquadramento, perceber o contraste e saber combinar cores "frias" (verde, violeta, azul, roxo, celeste e cinza) e as "quentes" (vermelho, amarelo, marrom, laranja...). É importante fugir do excesso para que a imagem seja equilibrada e não um carnaval de cores. Em alguns casos, recomenda-se o uso do filtro polarizador para evitar reflexos indesejáveis e para ressaltar a força e luminosidade das cores.

5 - Textura



Image
Troncos, paredes, paralelepípedos, tijolos de barro, ferrovias, fábricas abandonadas, vagões enferrujados, maçanetas... Há uma infinidade de interessantes tipos de texturas que, com um bom contraste, podem criar uma temática de grande plasticidade. É importante valorizar todos os detalhes, sabendo se posicionar em relação ao elemento a ser fotografado. A qualidade da luz é importantíssima para fotografar textura, pois é ela que vai dar relevância e nitidez.
Também a luz "dura" é um pouco mais recomendável para se trabalhar com textura. Mas não é imprescindível, como no caso da sombra. Uma luz média, na lateral, que incida sem "violência" sobre o objeto fotografado, pode ser até melhor vinda que uma luz "chapada", que tira da superfície as nuances ou médios tons - que no caso da textura, são muito importantes. Por isso, não é recomendável usar flash. Mas supondo que haja necessidade numa emergência, a luz deve ser rebatida e com cuidado de criar um bom contraste. Como na textura é importante trabalhar detalhes, é muito útil uma lente de aproximação, como os filtros close up + 2 e + 3.

6 - Linha



Image
A linha é um referencial importante para trabalhar o espaço e conferir equilíbrio a uma foto. A arquitetura em geral, as linhas de uma rua, palmeiras, um grupo de cadeiras enfileiradas, uma grade... enfim. Há muitas possibilidades de se encontrar esse elemento de linguagem. Portanto, antes de apertar o botão de disparo, deve-se cuidar do enquadramento, feito com cuidado e criatividade.
A linha pode ser usada para dividir ou "cortar" uma imagem. Uma janela, uma porta, a linha do horizonte, o tronco de uma árvore... Linhas verticais ou linhas horizontais surgem como opções para várias situações. Em geral, a divisão com linhas verticais indica ação, ritmo, a intenção próximo-distante. Já o uso das linhas horizontais denotam repouso, tranqüilidade, frieza, a divisão céu-terra. E as diagonais insinuam dinamismo, tensão.

7 - Corte



Image
Uma boa definição de corte numa foto seria dizer que é a opção de enquadramento para criar imagens fora dos padrões consagrados. O corte, hoje, é uma tendência mundial. Muito usado em fotografias de moda, em retratos mais ousados, é fundamental para fugir do lugar-comum e, às vezes, para criar uma perspectiva dramática ou dar maior força a uma imagem. O corte está intimamente ligado ao que foi colocado em relação à linha: um corte vertical cria uma intenção ou sugestão de agressividade e "calor"; um corte horizontal insinua uma tendência de tranqüilidade e paz.
Aparentemente "fácil" de usar, é o que mais expressa a evolução dos fotógrafos. O suíço Robert Frank, o húngaro André Kertész, os americanos Garry Winogrand e Lee Friedlander, além dos brasileiros Maureen Bisilliat ou Mário Cravo Neto, são alguns de uma longa lista de importantes fotógrafos que se tornaram exemplos consagrados de excelente uso deste recurso.

8 - Foco



Image
Manejar corretamente o foco é essencial para destacar um assunto e isolá-lo de um fundo confuso, com elementos indesejáveis. Outra vantagem é a da própria estética. Em muitas ocasiões, pode-se arranjar melhor os elementos com a ajuda de uma boa focalização. Macrofotografia, paisagem, arquitetura e, principalmente, o retrato funcionam muito bem com o foco aplicado à linguagem. Há um exercício interessante que consiste em colocar alguém (ou alguma coisa) numa certa distância de uma outra. Fotografar o assunto em primeiro plano e, depois, o que estiver no fundo. Desta forma surge uma nova perspectiva para o uso do foco, que deve ser utilizado como aliado na concepção de um trabalho fotográfico.
Deve-se usar a câmera no modo manual para um melhor aprendizado de controle de foco, algo que não acontece com o autofocus. Na foto do exemplo,vê-se o uso de pouca profundidade de campo - ou seja, um ou poucos elementos ficam focalizados para criar uma sensação de glamour e mistério. Em fotos em que todos os elementos se encontram focalizados é onde há uma boa ou ótima profundidade de campo. A profundidade de campo é maior quanto menor for a abertura do diafragma (f/22, f/16, e f/11, por exemplo). O contrário acontece quanto maior for a abertura (f/2, f/2.8 e f/4).

9 - Congelamento



Image
Uma corrida de cavalos, um jogo de futebol, um campeonato de skate, uma cena de tourada, um Grande Prêmio de F1... Estas são situações em que para evitar fotos "tremidas" usa-se a fórmula que, em linguagem fotográfica, é chamada de efeito de "congelar". Para conseguir isso, utiliza-se velocidades altas (acima de 1/250). Mas é fundamental ter muito cuidado com a fotometria.
Na composição da imagem o fotógrafo deve se comportar como um caçador à espera da caça, ou seja, o momento certo de disparar e "congelar" uma boa cena. O foco, de preferência, deve ser feito manualmente, acompanhando a cena ou antecipando-se a ela - como pré-focalizar o ponto exato da curva onde o carro vai passar em alta velocidade. As teleobjetivas a acima de 200 mm e os filmes rápidos (acima de ISO 400) são os ideais para essa linguagem.

10 - Efeito de movimento



Image
O efeito de movimento é a outra face do efeito de "congelar". Se na foto com a cena congelada vale mais a informação (como é o carro, o cavalo, o jogador, o lance...), no movimento o que importa é o efeito artístico, agradável ao olhar. A foto do exemplo apenas sugere, sem mostrar tudo. Por outro lado, há informação o suficiente para o que interessa.
Do ponto de vista de dificuldades técnicas, talvez seja o mais difícil de conseguir. Usam-se velocidades baixas, (menor que 1/60s), variável de acordo com a velocidade do objeto a ser fotografado. Uma menina numa bicicleta não tem a mesma dinâmica que um jóquei num puro-sangue... Também aqui se aplica a regra de "caçador de imagens". É bom esperar, com calma, o momento certo para disparar. Um bom treino é registrar assuntos não tão velozes, como pessoas fazendo cooper, andando de patins ou de bicicleta.

Próximo artigo: Receitas de sucesso para fazer uma boa fotografia em diversas situações


Editado pela última vez por Ranyere Nobrega em Sex Fev 11, 2005 4:06 pm, num total de 1 vez

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18058
Localização: São Paulo - SP - Brasil

 

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 10:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Movido pra "Special Room"

Nossa... o homem é uma fera Mr. Green

PurI
Usuário Senior
Usuário Senior










Registrado em: Sábado, 7 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 4087
Localização: Blumenau - SC

 


MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 10:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente tuto! O básico para se começar a fotografar está aqui!

Só que o item 3 está com o texto de grafismo...

.kavoo.
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Mai de 2004
Mensagens: 790
Localização: Tangamandápio

 


MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 2:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Verdade Puri, tá repetindo...

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004
Mensagens: 7456
Localização: Recife (PE)

 


MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 2:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu pelo toque puri e kavoo, vou consertar isso a noite


Editado:
Corrigido yeah

claudinho
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Março de 2005
Mensagens: 144
Localização: Niterói, RJ

 


MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 5:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

bom dimais esse tutorial...
to apredendo mt com o pessoal aqui...
mt fera!

Alan-ZA
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Domingo, 5 de Dezembro de 2004
Mensagens: 812
Localização: Porto Alegre - RS

 


MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 2:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nossa muito bom mesmo! yeah

CrazyVoxman
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 6 de Março de 2005
Mensagens: 350
Localização: Minas Gerais

 


MensagemEnviada: Sex Abr 08, 2005 11:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostei muito desse tópico 'Ranyere Nobrega'
Parabéns! yeah Dancing Smile

gabrieloy
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Domingo, 10 de Abril de 2005
Mensagens: 187
Localização: Santa Maria, RS

 


MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2005 10:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado pelo tópico, fico no agurado de outros..

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004
Mensagens: 7456
Localização: Recife (PE)

 


MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2005 8:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu galera yeah

Eslirsouza
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Junho de 2005
Mensagens: 12

 


MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 1:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara to aprendendo muito mesmo
Parabéns!!!

Vinícius Maran
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Dezembro de 2004
Mensagens: 1452
Localização: Santo Angelo - RS

 


MensagemEnviada: Sex Set 02, 2005 11:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom mesmo

parabéns ranyere yeah

_________________

maran´s





Leonardo Suárez
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Dezembro de 2005
Mensagens: 1189

 


MensagemEnviada: Ter Jan 10, 2006 1:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Só tem 9 items.

Dado
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts










Registrado em: Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2006
Mensagens: 3

 


MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2006 2:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente tutorial

fonte de aprendizado de enorme valor

Obrigado

yeah

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Janeiro de 2005
Mensagens: 4041
Localização: São Paulo / SP

 


MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 4:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito interessante!!!

Obs.: Do ítem 3 pula para o ítem 5...
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher