DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Papel Fosco X Papel Brilhante

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Eu prefiro o

Brilhante
14%
 14%  [ 19 ]
Fosco
85%
 85%  [ 116 ]
Total de Votos : 135
Sem tempo previsto para finalização

Autor Mensagem

Francener
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 2:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pra fazer um comparativo mandei para revelar uma mesma foto em fosco e brinhante, no mesmo lab, para sentir se havia alguma diferença na qualidade, principalmente na visual.
Visualizando as duas fotos achei que a brilhante tem mais qualidade, o pessoal do lab garante que a qualidade é a mesma. Então so posso concluir que a diferença que senti foi causada por, não sei que palavra usar, "ilusão de ótica".
Isso realmente procede, o que vocês acham?
Qual vocês preferem o Fosco ou o Brilhante e porquê?

Bayma
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qua Dez 06, 2006 4:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Francener escreveu:
Pra fazer um comparativo mandei para revelar uma mesma foto em fosco e brinhante, no mesmo lab, para sentir se havia alguma diferença na qualidade, principalmente na visual.
Visualizando as duas fotos achei que a brilhante tem mais qualidade, o pessoal do lab garante que a qualidade é a mesma. Então so posso concluir que a diferença que senti foi causada por, não sei que palavra usar, "ilusão de ótica".
Isso realmente procede, o que vocês acham?
Qual vocês preferem o Fosco ou o Brilhante e porquê?

Não sei quanto aos papéis que esse laboratório usa, mas entre o fosco e o glossy (pro) da Paulimaq, o glossy produz maior gamut de cores que o fosco. Se as tintas e a impressora não for uma limitação, a diferença de gamut pode ser mais técnica que prática. Mas, pelo que já li e já observei pessoalmente, as primeiras cores a serem descartadas numa redução de gamut são as maiores saturações verde e vermelho. Se os assuntos de suas fotos têm correiramente essas cores, então vc poderá eventualmente perceber a diferença.

Bruno Olympio
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 07, 2006 8:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Trabalho num loja de fotografia em que usamos o Minilab Frontier 350 da fuji, e notei que não há muita diferença em impressões de até 15x21 acima disso ao meu ver, o fosco tem maior qualidade.

Obs: Nossas fotos de estúdio são só impressas em papel fosco.

Atena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 08, 2006 8:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu gosto do fosco porque pra manusear é melhor, não são tão visíveis as marcas digitais e como o grande público não costuma usar o mate dá um aspecto diferenciado às fotos. Porém quero começar a usar o brilhante mais vezes, essa semana pedi pra meu marido revelar um filme e ele me chegou com as fotos no brilhante, fiquei chateada na hora mas depois vi que ficou muito bonito, só lamentei pela bordinha, que faço questão que tenha.

Mas para álbuns e exposições acho que o papel fosco é essencial.

danielgroppo
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Dez 09, 2006 6:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Opto sempre pelo fosco, pois não deixa evidente as marcas digitais, como disse a Atena, além de que eu percebi uma leve qualidade melhor no fosco do que no brilhoso, onde a saturação (no fosco), é mais equilibrada.

E como a Atena disse, também dá um aspecto diferenciado, já que a maoria das pessoas que revelam/imprimem fotografias, pedem (ou não tem conhecimento disso) em papel brilhante. Quem "só vive do brilhante", vai achar o fosco fantástico, hehe.

Abraços

Mziede
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 9:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ha vantagem do fosco q nao fica marcado com digitais e nem gruda no album com o tempo !!!! Mr. Green

Rafael Mendes
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Dez 20, 2006 3:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Trabalho em um laboratório Digital, temos Minilab's Frontier 330, 500, 550 e 570 da Fuji, a Fuji Film trabalha com contraste em fotos, padrão dela. se usar papel brilho evidentemente irá ter um resultado mais saturado em suas fotos. o fosco tem inumeras vantagens, por ser mais facil de manuseio, e também por ser de uma textura diferente das outras, prefiro o fosco para fotos de festas e alguns casamentos, por que tem muitas cores fortes e o contraste que o brilho pega pode atrapalhar no registro fotografico. abraço pra todos..

fábioMeireles
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Dez 25, 2006 3:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fosco! Sem dúvida.

Francener
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 28, 2006 10:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Troquei de Lab e a diferença foi grande, para testar mandei revelar a mesma foto em 3 labs aqui da cidade, pedi para fazem em fosco e brinhante e quando fui comparar realmente vi que no lab onde mandei fazer a foto que me causou a duvida a qualidade está muito abaixo dos outros dois.
Antes so fazia foto em papel fosco se ela fosse manuseada com as mãos por conta das digitais que no brinhante ficava bem mais visivel, agora vou pasar a fazer todas em fosco.
Valeu pessoal por me exclarecer essa duvida. yeah

Pedrão_RJ
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas37

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 28, 2006 4:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu praticamente só uso fosco!

e "bordinhas" só em fotos 10x15 coloridas, que não são minhas preferidas. Gosto muito das 20x30, um tamanho fabuloso, e aí não peço "bordinha".

Recomendo muito que experimentem 20x30cm em suas melhores fotos, especialmente em fotos com detalhes, mas até para closes fica ótimo.

yeah

Alan Silveira
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Jan 01, 2007 8:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Goste da dica. Da proxima vez qur for mandar imprimir pedirei ampliaçao 20x30 em papel fosco.

celso larrossa
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 9:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Antigamente tentar fazer um fotolito com uma foto impressa em papel fosco, era algo semelhante a tentar ampliar uma foto com 1M no tamanho 20x30.
Não se trata de ser melhor ou pior, a diferença entre as 2 superfícies está mais no gosto de cada um, afora os dedões o papel brilhante tem melhor definição do que o fosco pelas características refletivas dos papéis.
Por isto cada papel cumpre uma finalidade.

Jefferson Costa
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 11, 2007 7:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal e quanto a durabilidade qual dessas duas é melhor em durabilidade, eu revelo muito em papel fosco e tinha essa duvida.

Marcelo Rodini
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 14, 2007 2:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sempre me pergutavam se eu queria fosco ou brilhante...
Eu sempre respondia brilhante, pelo simples fato de as fotos normalmente serem brilhantes...
Pelo que parece, fosco é melhor neh! Razz
A proxima leva de foto vou pedir td fosco...

Vou pedir algumas 20x30 também.. vamos ver como q fica! Smile

rosimeri

MensagemEnviada: Qua Fev 14, 2007 11:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O fosco é melhor, mas o brilhante é mais bonito, o fosco não gruda no vidro da moldura, a não ser pelas condições climáticas do lugar, o brilhante parace que a gelatina quer grudar no vidro de qualquer forma Dancing
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.