DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Canon Lens: EF-S 55-250 IS, EF 28-135 IS USM, EF-S 18-200 IS

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

albertoellobo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 3:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom dia a todos!

Já há alguns meses possuo uma DSLR (a da assinatura) que adquiri aqui mesmo no DF, porém, quase não a uso, pela soma de alguns motivos: 1) Só possuo a lente do kit - uma 18-55mm, fico limitado em range, 2) Tenho outras câmeras às quais já estou mais familiarizado com o uso, como a prosumer Fuji S9500, e as compactas Canon a610/a650 que são maravilhosas pra fotos não-profissionais, 3) Pretendo usar minha XT apenas para "assuntos mais sérios" nada de hobby.

Meu nicho de atuação é mais pro lado do fotojornalismo, cheguei a pensar numa walkaround tipo uma 28-300, porém, ao que me parecce esse tipo de lente é igual toalha pequena ao sair do banho: se cobrir bem a frente deixa o traseiro à mostra. Daí, agora tenho estudado a possibilidade de ampliar meu range e gostaria de ouvir a opinião de vocês em relação as seguintes lentes

- Canon 55-250 IS
- Canon 28-135 IS USM
- Canon 18-200 IS

Daí, ainda faço as seguintes perguntas:

1) Onde a ausência de um sistema USM pode fazer-me falta, relativamente falando?
2) O IS compensa a ausência desse modo USM, ou uma coisa não tem a ver com a outra?
3) As lentes EF são mais robustas e tal... isso quer dizer que são superiores às EF-S em todos os aspectos?

Só poderei adquirir uma dessas lentes num futuro mais ou menos próximo, portanto, não posso errar na escolha.

O que eu preciso, primoridialmente, em meu dia-a-dia como repórter fotográfico é velocidade de foco e que a ótica "segure a onda" no meio do empurra-empurra. Eventualmente também cubro alguns eventos, tipo, jantares sociais, inaugurações políticas, intrevistas coletivas, etc.

E então... o que vcs acham?

Abraços a todos!

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 3:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

albertoellobo, eu tenho a 55-250mm e a 28-135mm. Acho que no seu caso, a 55-250 não serviria como lente única, ela é muito fechada para eventos, então acho que pode ser descartada.

Já a 18-200mm IS é extremamente versátil, teoricamente serviria para ambos os propósitos, no entanto pelo que li nos reviews a qualidade ótica deixa a desejar, principalmente nas bordas da foto que são extremamente softs. Mas isso falo sem experiência real, apenas repetindo o que vejo nos reviews. Também apresenta bastante dirtorção em GA e CA em todo o range, mas isso é facilmente corrigível se vc fotografar em RAW e usar o Digital Photo Professional da Canon para fazer a conversão. Outros programas também corrigem estes problemas, mas o DPP da Canon "lê" que lente foi usada e corrige quase automaticamente, pelo menos a distorção.

Já a 28-135mm acho que é um meio termo. Vc pode sentir falta de GA nos eventos (embora aí possa usar a do kit como complemento) e pode sentir falta de tele em algumas situações de fotojornalismo.

Realmente é uma escolha difícil. Neste caso, nem mesmo uma lente de ponta como a 24-105L iria resolver..

Em relação às perguntas..

1) As lentes com USM são mais silenciosas e teoricamente deveria focar mais rápido e mais precisamente que as lentes não USM. No entanto, eu não percebo grande diferença em velocidade de foco entre a 55-250mm e a 28-135mm. Em ruído sim, a 28-135 é muito mais silenciosa ao focar. Talvez as USM da linha L sim sejam bem mais rápidas. Muitas USM (como a 28-135) também permitem fazer foco manual sem ter que desligar o AF, o que não é possível (ou pelo menos não aconselhável) com as não USM.

2) O IS não tem nada a ver com USM Smile E além disso, todas as lentes que vc cotou tem IS.

3) Não necessariamente. A linha EF-S foi lançada como uma alternativa mais barata para os fotógrafos que usam cameras de entrada (cropadas). Normalmente a diferença entre EF e EF-S se dá mais a nível de construção, podendo existir lentes EF-S com ótica tão boa ou até melhor que uma EF. A diferença maior mesmo se dá entre a linha L e a não L.

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460

mcpcunha
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 5:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS,

Desculpe minha inexperiência, mas o que vem a ser estas distorções em GA e CA? São siglas de que?

E vc que possui estas lentes, dizem que as que têm IS são melhores no zoom máximo, permitindo uma boa estabilização da imagem, coisa que as somente USM (sem IS) não permitem. É verdade?

Abs.

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 6:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mcpcunha, tranquilo !! Eu também não sou expert, mas vamos lá !!

A frase na realidade foi "distorção em GA" e "CA em todo range".

GA significa grande angular, ou seja, quando vc está usando uma distância focal pequena, tipo os 18mm da lente do kit ou da 18-200mm. Essa distorção acontece em maior ou menor grau em praticamente toda a lente zoom. Se vc pegar a lente do kit, colocar no menor zoom e tirar uma foto onde num canto do quadro tiver o marco de uma porta, verá que na foto esse marco não vai aparecer totalmente reto, ele ficará levemente torcido como se fosse um barril. As lentes apresentam diversos graus de distorção, na 18-55mm do kit da XSi essa distorção não é muito grande, já na 18-200 ela é bem maior. Fotografando em RAW, o DPP da Canon consegue corrigir essa distorção, "endireitando" a foto.

Já o CA é a abreviação do termo em inglês para aberração cromática. É difícil de explicar corretamente, são como pequenas faixas, normalmente vermelhas ou azuis, que acompanham as bordas das áreas de maior contraste da foto, como por exemplo na silueta de um prédio contra um céu nublado e claro. Existem vários graus de CA, desde muito pequeno que só é percebido em grandes ampliações até CA que são visíveis na foto em tamanho normal.

Nesta foto, feita com a 55-250mm e um filtro close-up 8x, é visivel um CA de cor alaranjada ao redor da moeda, e de cor azul na borda interna.

Image

Compare com esta aqui, feita com lente e tubo extensor e que não apresenta nenhum CA. A diferença é gritante.

Image

Já fica o teste, filtro close-up chines funciona bem com a 18-55mm do kit, em lentes com distância focal maior que 55mm começa a apresentar muita distorção e CA Mr. Green

De qualquer forma, o CA também pode ser corrigido via software.

E finalmente, uma lente com IS não necessariamente é melhor que uma lente sem IS, o que acontece é que vc pode usar tempos de exposição muito menores em uma lente com IS sem risco da foto sair borrada devido aos seus movimentos quando segura a camera.

Ex: uma 55-250mm no zoom máximo, ou seja, 250mm, necessita de um tempo mínimo de 1/250mm em média para que a "tremida" normal do fotógrafo não faça a foto ficar borrada ou sem nitidez. Essa mesma lente com o IS ativado necessita de 3 stops a menos, ou seja, é possível fazer fotos com um tempo de exposição de 1/30 para ter a mesma nitidez.

Essa diferença faz por exemplo, que seja possível tirar fotos com o IS ativado em dias sem muita luz, o que seria impossível sem o IS e sem colocar a camera em um tripé, considerando lentes com a mesma abertura máxima.

Abçs !!

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-

mcpcunha
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 7:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS,

Grato pela atenção, cara... Agora entendi direitinho!! yeah

Abs

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 7:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu iria de 28-135IS USM, pois é USM, é boa e é forte, mas todas as três são escuras e lentas e mesmo com a USM, terá dificuldade de foco em algumas situações em que se sairia bem melhor com uma L.
Boa Sorte ! yeah

xandin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas36

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 10:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu também estou indeciso quanto a escolha. Não sei se pego uma 55-250mm IS ou uma 28-135mm IS. Gosto bastante do USM da minha 18-55mm IS pela velocidade de foco.

Minha namorada gosta bastante da minha 75-300mm que estou vendendo, mas gostaria de uma lente com IS. No caso a 28-135mm seria uma ótima opção de walkarround. Ela é boa para retratos e fotos de paisagem?

Uma coisa que não suporto é aberração cromática... Tinha bastante na minha antiga máquina e não quero ter nunca mais. =D Alguém pode me informar quem tem mais aberração cromática entre a 55-250mm e a 28-135mm?

[ ]'s

Guto Antunes
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Localização: Curitiba - Florianópolis _________________________ Olá! Posso ajudar?

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 12:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

xandin escreveu:
Gosto bastante do USM da minha 18-55mm IS pela velocidade de foco.

A 18-55 IS não é USM.

xandin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas36

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 12:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Guto Antunes escreveu:
xandin escreveu:
Gosto bastante do USM da minha 18-55mm IS pela velocidade de foco.

A 18-55 IS não é USM.

Nossa é verdade.... Nem tinha visto...

Mas e em relação a minha dúvida...???

[ ]'s

dancar
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 5:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

xandin escreveu:
Eu também estou indeciso quanto a escolha. Não sei se pego uma 55-250mm IS ou uma 28-135mm IS. Gosto bastante do USM da minha 18-55mm IS pela velocidade de foco.

Minha namorada gosta bastante da minha 75-300mm que estou vendendo, mas gostaria de uma lente com IS. No caso a 28-135mm seria uma ótima opção de walkarround. Ela é boa para retratos e fotos de paisagem?

Uma coisa que não suporto é aberração cromática... Tinha bastante na minha antiga máquina e não quero ter nunca mais. =D Alguém pode me informar quem tem mais aberração cromática entre a 55-250mm e a 28-135mm?

[ ]'s

55-250 com certeza

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 5:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

dancar, sua resposta e para quem tem mais AC ou qual lente deve comprar ???

A 28-135mm embora EF e muito melhor construída, apresenta mais CA do que a 55-250mm, mas de qualquer forma não chega a ser um grande problema pois não é tão grande assim.

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-

dancar
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 9:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS, cara viajei, tava pensando na 18-200 e não na 55-250.
E realmente a CA da 55-250 é menor. E você tem razão, a CA da 28-135 é bem baixo, menos de 1 pixel em média.
Agora quanto a qual comprar, depende do que você já tem e do que você quer fotografar.
Se fosse pra ter só uma lente entre essas 3 eu iria de 28-135. A 18-200 é a mais versátil, mas essa estória de generalização ao invés de especialização, tem um preço alto na qualidade de imagem. E a 55-250 não tem GA.
Por outro lado se a qualidade de imagem da 18-200 é o suficiente pra pessoa, e a versatilidade é um dos fatores mais importantes pra ele, ai vale a pena investir numa ultra range.

xandin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas36

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 7:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

dancar escreveu:
AlexandreS, cara viajei, tava pensando na 18-200 e não na 55-250.
E realmente a CA da 55-250 é menor. E você tem razão, a CA da 28-135 é bem baixo, menos de 1 pixel em média.
Agora quanto a qual comprar, depende do que você já tem e do que você quer fotografar.
Se fosse pra ter só uma lente entre essas 3 eu iria de 28-135. A 18-200 é a mais versátil, mas essa estória de generalização ao invés de especialização, tem um preço alto na qualidade de imagem. E a 55-250 não tem GA.
Por outro lado se a qualidade de imagem da 18-200 é o suficiente pra pessoa, e a versatilidade é um dos fatores mais importantes pra ele, ai vale a pena investir numa ultra range.

Realmente... A 18-200mm está descartada no meu leque de opções, já que além de ser mais cara do que as outras em questão, ela apresenta uma aberração cromática que me encomoda. A qualidade da imagem realmente é bastante prejudicada (eu diria espancada neste caso).

Ainda não me decidi, mas estou pendendo para a 28-135mm pela construção e também por ser uma opção de walkarround para mim. Li alguns reviews e percebi que o pessoal gosta bastante da 28-135mm inclusive, vi em um que ele acha que é a melhor lente para máquinas 35mm.

[ ]'s

R.A.Tesch
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 8:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

xandin,
Realmente, a 28-135 é uma lente antiga, fabricada na epoca de câmeras de filme, é lógico que pelo preço, ela não poderia ter vedação, maior luminosidade e velocidade de foco em baixa luminosidade, pois aí não teria o ótimo preço que tem, mas é uma ótima lente e é dificil alguém usar e não gostar. yeah

xandin
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas36

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 8:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E no caso de nitidez? Entre a 55-250mm e a 28-135mm qual é melhor?

[ ]'s
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior