DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Scanner para Filme

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Pantaleão
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 3:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

um scanner de filme é certamente uma ferramenta que todos aqui desta sala ,se não tem ,desejam
eu não sou exceção ,então fui dar uma olhada na internet e deparei com um diferença de preço medonha

achei esse bem barato
http://www.tecnodrop.com/2009/03/yashica-fs-500-scanner-que-transforma-seus-negativos-em-imagens-digitais.html

esse que custa mais de 30x mais Shocked
http://www.ephotozine.com/article/Nikon-Super-Coolscan-9000-ED-4525

ou ainda uma impressora multifuncional com recurso de sacanear filme
http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=2610&modelid=17357#ModelFeaturesAct

pro pessoal que entende mais dessas tecnologias :será que esse primeiro dá uma qualidade satisatória e o da nikon faz juz ao preço ?

[]

Alex Venancio
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 8:49 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acredito que o scanner da yashica atenderia a necessidade de digitalizarmos os negativos. Caso queira abrir um negócio próprio para mexer com digitalização de negativos, seria necessário ter o scanner da nikon, pois a qualidade e o recurso são bem maior em relação a yashica. Dependendo do quanto terá para gastar, será um bom investimento o scanner da nikon. Speak to the hand

c0sm0
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 9:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Concondo!!!!
Busquei na B&H e achei algumas opções...
http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller/home?ci=0&shs=film+scanner&sb=ps&pn=1&sq=desc&InitialSearch=yes&O=jsp%2Fproduct.jsp&A=search&Q=*&bhs=t&Go.x=0&Go.y=0&Go=submit

Rostev
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 12:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Se grana for um problema, uma opção barata mas muito boa é o HP Scanjet G4050.
Aqui tem uma análise sobre ele:

http://camaraobscura.fot.br/2007/06/20/hp-scanjet-g4050/

Tenho esse scanner.
Apesar de considerá-lo um pouco lento, ele dá conta direitinho do recado.
Ele tem formas para scaneamento de filme 35mm em tira, para filmes positivos (aqueles slides acondicionados naquele quadrado de papelão branco - esqueci o nome), filmes 120mm e grande formato.

E se for usá-lo com o software Vuescan, a experiência fica ainda melhor, porque esse programa possui padrões pré-selecionáveis para determinados tipos de filmes: kodak gold, tri-x, fuji reala, ilford xp2 super, etc...

Abraços. yeah

SaGaZ
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 1:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rostev, você se importaria em disponibilizar uma foto scaneada com esse HP para nós já na resolução máxima? Se não fosse incomodo claro, você poderia hospedar em algum lugar pra gente baixar...

c0sm0
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 2:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aproveitando o embalo:
pelo que li (no link que o Rostev postou) é necessário tratar as fotos...
É isso mesmo, Rostev ? o tratamento é por filme ou por foto ???
obrigado!!!

Rostev
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 2:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

SaGaZ,
Será um prazer disponibilizar uma foto scaneada aqui.
Espera só chegar o tri-X que mandei revelar, pois ele foi feito com uma lente 50mm novinha e a nitidez dela é excelente.
A outra 50tinha que usava nas minhas câmeras era uma AI bem velhinha (de foco manual) e mesmo assim não parecia cravar nitidez.

Assim que chegar eu faço o scan e posto o down aqui pra vocês analisarem. Wink

c0sm0,
Não é bem assim...
Dá para scanear várias tomadas de uma vez através do software original da HP.
Mas eu não gosto do scan dele, porque vem tudo de forma padrão (ele compensa a exposição, caso você não faça a alteração manual). O problema maior é que alterar a exposição por ele, alteraria para todas as fotos do scan e o que se faz em uma, nem sempre fica bom para a outra.

Eu prefiro usar o software Vuescan, porque nele eu scaneio frame a frame, equalizando os tons e o balanço de branco que eu quiser.
É mais demorado, mas me dá mais controle sobre o trabalho.

Abraços.

Pantaleão
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 3:08 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

quem não conhece não imagina que arte trabalhosa é a fotografia ,não é mesmo ? Shocked Mr. Green
eu lembro que fiquei meses lendo reviews e estudando sobre sensores qdo comprei minha 1ª DSLR...
e agora é a vez de saber sobre scanners

da BH me chamaram a atenção os: Nikon Super Coolscan 9000 ED que pareçe ser o melhor
e os 3 da serie OpticFilm 7500

Nikon : 4200 dpi e Dynamic Range 4.8 $ 1,998.95

Opticfilm : 7200 dpi e Dynamic Range 3.5 $ 508.95

sendo que o nikon é 2x mais rapido e tem capacidade bem maior de escanear vários frames de uma vez
eu só não sei que diferença faz a resolução pro mesmo tamanho de ampliação e esse dynamic range se dá muita diferença de 4.8 pra 3.5 Think

e entre os OpticFilm 7500i AI e OpticFilm 7500i SE tem quase $170 de diferença só pelo software ,sendo que velocidade ,capacidade de frames,resolução e dynamic range são iguais Shocked

queria ser rico e poder compra tudo do mais caro ,simplificaria as coisas d'oh! hehe

Rostev ,obrigado, tb estou querendo ver como fica no HP Smile

me passou até pela cabeça de comprar o nikon e cobrar pra escanear de amigos e conhecidos ,mas é uma idéia ainda um pouco distante
qto cobram só pra escanear aí na cidade de voces ?

[]

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 8:19 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pantaleão, aqui tenho 2 lab's, talvez tenha outros mas não procurei a fundo ainda.

Um me cobra R$ 0,45 por foto + o CD (ou vc pode levar o CD) e o outro cobra R$ 15,00 (eles dão o CD), preços do negativo já revelado e digitalizado.

Num filme de 12 poses é melhor ir no primeiro.
Num filme de 36 poses é melhor pagar o segundo lab.

Só a revelação do filme custa R$ 3,50.

Mas eu já tô pensando na idéia de comprar um scaner também, talvez o HP Scanjet G4050.

Vou revelar mais uns 3 rolos pra ver o que eu faço.
Mas pra quem gosta de filme e quer ter controle maior no que fotografa um scaner é quase que necessário.

Estou satisfeito com o resultado do lab, mas ...

Abs, yeah

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 6:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu tenho uma multifuncional da Canon,que scanei bem,mas não com mt qualidade,não sei se é porque scanerio direto sem usar os programas de edição para scanner, ou sei lá,tem fotos que ficam mt boas, e outras nem tanto,já scaniei, tanto positovo ,como negativo e ficaram iguais. as fotos que posto na sala 35mm Nikon antigas,são todas scaneadas no Canon,mas no papel elas ficam mt melhores, acredito que realmente nunca vai ser como no papel uma foto no PC Think

mas agora descobri uma parenta,que trabalha num mini lab e revela/scaneia e grava num cd, por 3,80 reais Dancing Dancing já separei uns 30 rolos antigos de filme pra passar para digital yeah

Editado pela última vez por paulo magoo em Qui Jun 11, 2009 6:04 pm, num total de 1 vez

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 6:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo escreveu:
Eu tenho uma multifuncional da Canon,que scanei bem,mas não com mt qualidade,não sei se é porque scanerio direto sem usar os programas de edição para scanner, ou sei lá,tem fotos que ficam mt boas, e outras nem tanto,já scaniei, tanto positovo ,como negativo e ficaram iguais. Think

mas agora descobri uma parenta,que trabalha num mini lab e revela/scaneia e grava num cd, por 3,80 reais Dancing Dancing já separei uns 30 rolos antigos de filme pra passar para digital yeah

R$ 3,80 ??? Shocked
Vou mandar os meus pra vc. Mr. Green
Não dou uma sorte desta ...

Abs, yeah

Rostev
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 7:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom... Ontem a noite e hoje tirei o dia para scanear filmes.
Na segunda-feira, mandei scanear dois filmes em um lab aqui. Recebi as fotos e aproveitei para confrontar alguma coisa como título de informação.

Depois de alguns scans que fiz aqui com o HP G4050 e outras entregues pelo lab, scaneados em um Frontier Fujifilm SP-2000, deu pra tirar alguma conclusão.

A nitidez e o contraste conseguidos no SP-2000 é bem maior do que consigo com o HP G4050. Em compensação a densidade dos pixels ficam ao meu ver maiores no HP. A foto fica menos estourada, menos contrastada, e mas equalizada.
Outra coisa importante... O scan do lab come as beiradas das fotos. No HP, como sou eu quem controlo, posso pegar de borda a borda, garantindo a informação exata como saiu na película.

Como fiquei de postar um exemplo, acho que nada melhor se já vier comparado ao que recebo pelo lab.

Fujifilm SP-2000

Image

HP Scanjet G4050

Image

► Clique nas fotos para vê-las em tamanho original.
► Fotografias sem qualquer ajuste. Do jeito como saíram dos scanners

Espero ter ajudado. yeah

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 7:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rostev, em alguns casos a digitalização do lab vem com acréscimo de sharp, contraste, saturação, etc.

Eles manipulam os resultados da digitalização.
Olhando alguns pontos específicos no tamanho maior se percebe isto ... pelo menos para mim houve manipulação no resultado do lab.

Olhe as placas nos postes, ao fundo da foto ... sharp!

Na sua foto nem se vê-las direito, na do lab até a quilometragem de 20 Km/h dá pra ver.
E cuidado que é travessia de pedestres !!! Mr. Green

Olha, na foto maior, a nitidez do cão ao fundo da foto e de uma corda que está amarrada no poste.
Veja como a do lab tem muito mais nitidez ... isto, pra mim é aumento de sharp.

Olhe a pixelização que a foto do lab tem ...
Olhe os Azuis das janelas ... os Verdes das árvores ... o Vermelho de uma flor lá em cima do muro ... foi posto saturação aí ...

Não acho que o scanner do lab é melhor que o seu, apenas a foto digitalizada pelo lab foi tratada, praticamenete 100% de chance.

Ao menos nesta foto aí eu acho que foi.

Abraços, yeah

Rostev
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 7:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba,
Comungo da sua idéia Peri.
Deixa eu só situar a idéia porque quando disse que não tiveram tratamento, isso quer dizer que "eu" não o fiz... Na foto feita no HP G4050 eu posso dizer que está "in natura", porque fui eu quem fiz. Na do lab, é como eu recebi.

Mas certamente tem um tratamento nisso.
O complicado é que isso é algo automatizado. Ou seja, o que fica legal para algumas fotos, fica uma verdadeira caca pra outras. Essa mesmo que coloquei como exemplo, o chão estourou bastante (não foi 100%, mas chegou perto disso).
Sem falar que esse sharpness em excesso não me agrada... Acho muito normal para a foto em view 100% não ficar tão nítida. Ainda mais no caso de negativo 35mm, que é tão diminuto para uma ampliação tão grande.

Tanto que sempre falo para os amigos "tarado por nitidez nas digitais", que eles iriam se frustrar bastante em 35mm... Aqui nitidez nunca foi igual a "busca pelo santo Graal"... eheheheh.

Ai vem essas fotos do lab, que forçam tanto, que chega a pixelizar a cena.
Bom... é uma questão de gosto mesmo... Eu ainda prefiro os resultados obtidos com o G4050, pois eles eu posso controlar. Mr. Green

Rostev
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas65

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 7:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ahhhhhhh... esqueci de comentar.
Essas fotos foram feitas com lente sigma 70-300 APO macro na Nikon F-801s
O filme usado foi o DNP Centuria 100. yeah

Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade