DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Bateria para Câmera Analógica

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

gardervolff
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Qui Jul 16, 2009 3:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem, eu sou novo aqui, e também nã tem nem 1 dia, eu ganhei uma Minolta SRT 101.
Achei alguns manuais de proprietário na internet, e li, etc.
Mas, eu tenho umadúvida que não consegui eliminar lendo o manual de proprietário.

As câmeras analógicas funcionam sem a batéria?
Eu não sei, mas tudo parece funcionar bem.
Inclusive, eu já usei um rolo de filme, mas agora não tenho certeza se as fotos vão sair no rolo.

Eu li algo sobre as baterias só serem usadas por causa do fotômetro, isso é verdade?
E outra coisa, caso a câmera não tenha bateria, ainda sim ele funcionará e conseguirá tirar fotos sem maiores problemas?

São muitas perguntas, mas em resumo mesmo: A câmera analógica funciona sem bateria?

Fico grato por qualquer ajuda.
Abraço.

gfranceschi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas17

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 16, 2009 4:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gardervolff,
Vamos la ... pelo que percebi .. sua camera e essa:

Image

Correto ?

Bem, ela se parece bastante com a minha Fm2 hehehehe entao deve ser muito boa ... brincadeira!
Fazendo uma pesquisa rapida ... eu achei isso:

" The exposure meter needles and the selected shutter speed are visible in the viewfinder. A small rectangle to the right indicates the acceptable needle deflection for a healthy battery when a switch on the camera base is set to BC. Battery power is saved by placing the switch in the OFF position whenever the camera is not used. The metering circuit is dependent on an obsolete mercury battery. It may be replaced using a zinc-air hearing aid 1.4 volt battery, which usually comes in a six-pack and is not very expensive."

Ou seja, a sua camera e MANUAL, o que significa que o avanco do filme, e a focagem sao feitas por voce, e nao necessita de bateria de forma alguma ... no entanto .... o FOTOMETRO, sim, necessita de uma bateria:

Image

Que pelo que eu entendi nesse site: http://photo.net/classic-cameras-forum/00J7Lw, ja nao sao mais fabricadas, ou disponiveis no mercado americano ... De uma lida nesse site, que eles falam como voce pode substituir o modelo, com outra de mesma voltagem, sem danificar o fotometro.

Quanto ao fato das imagens nao sair ... vai depender de inumeros outros fatores .. como:

Abertura do diafragma que voce usou.
Velocidade de exposicao que voce usou.
Tipo de Filme que voce usou.

Se voce esta comecando agora, sugiro que de uma procurada na net por essas tres coisas .... e ai, é so se divertir ....

Jaja o povo que conheca essa sua minolta aparece por ai .... E quanto a sua pergunta

Citação:
A câmera analógica funciona sem bateria?

A resposta e ... depende Smile !!! Tem modelos que sao inteiramente dependentes de energia, como por exemplo a nikon F80 ... e outras, como a minha Fm2 ... que e inteiramente manual, com excessao do fotometro ....

Legal voce ter comecado pela fotografia analogica ... voce vai se divertir .... alguns sites que eu recomendo:

www.pbase.com
www.flickr.com
www.kenrockwell.com

abracos

caranga
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 7:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sim ,o fotômetro necessita de bateria,uma bateria nova é ideal para ter certeza que ele está respondendo a luz ,ja que estas cameras tem um bom tempo de uso!
este tipo de bateria pode ser achado na loja Diafilme .Demais o colega gfranceschi,ja explicou muito bem yeah

Pantaleão
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 9:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

existem tb cameras como a Olympus Pen,Contaflex Super ,e algumas Sovieticas kiev que contavam com o fotometro opcional , que utilizam fotometro de selenio que não precisa de baterias ,porém, tem uma vida útil limitada
sendo assim 100% independentes de baterias

gardervolff

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 4:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gfranceschi, caranga e pantaleão valeu pela ajuda.

A explicação do gfranceschi ajudou bastante. Depois das tuas dicas dei uma procurada e encontrei as infromações que precisava.
A dúvida que eu tinha eu já eliminei. Sei que não preciso da bateria para que a camera funcione, só vai ficar dificil medir a luz, mas nada que muita pratica não resolvam, eu espero.

CAranga, valeu pela dica da Diafilme.

No mais, valeu pela ajuda.

caranga
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 4:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ok,tem regra sunny 16 que da pre ter ideia de regulagens na composição .

gfranceschi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas17

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 7:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gardervolff,
Essa regra que o caranga, falou é demais !!! e se você quiser .... depois tem um manual com regras para fotografia sem fotometro .... muito pratico e impressionante !!!

Dá uma lida:

http://rapidshare.com/files/257380017/guia-ev-v2.pdf.html

abraçøs

Maíra Gadelha

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 1:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Por favor, sou nova na área também. Comprei uma máquina muito antiga, chama Praktica super TL Hanimex, tem uns 30 anos no mínimo... é manual e agora só o que precisa é de uma bateria decente pro fotômetro.
O negócio é que não encontro bateria pra ela. Tem escrito: EPX13, na pastilhazinha.. e o máximo que consegui encontrar foi PX13 na loja diafilme, via internet.

Minha pergunta é: uma bateria PX13 supostamente serviria no lugar de uma EPX13? se não, qual e como saber qual serviria?

agradecida de já :]

Maíra Gadelha

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 7:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

e como também num sei mexer direito aqui, me entrometi na conversa :/

Fio
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas24

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 2:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Maíra,

é a mesma bateria, pode comprar com fé.

Mas pode ir correndo, porque pelo que eu sei, as baterias de mercurio foram banidas do mercado e essa de 1,35volts não é mais fabricada. Se achou essa, aproveita porque logo logo, vc não vai mais poder usar o fotometro da sua camera com exatidão.

Todas as similires a essa, nao produzem voltagem menor do que 1,5V, portanto, vai dar problema na medição do fotometro.

Abraços

Maíra Gadelha

MensagemEnviada: Sáb Set 19, 2009 12:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito obrigada, Fio!
já encomendei a compra, só tava esperando uma confirmação que essa poderia... brigada mesmo pelas instrução, vou poder usar direitinho a máquina agora, com fotômetro a mais Smile

Andy Wursthorn

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2012 12:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal, eu tenho essa camera mesmo a Minolta 101, adoro ela, mt boa e tava precisando mesmo de informações sobre a bateria dela, me ajudou mt, valeu yeah

Andy Wursthorn

MensagemEnviada: Sáb Jul 07, 2012 12:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gfranceschi, gardervolff, ajudaram mt
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras