DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Guardando equipamentos fotográficos (dry box)

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

dinhooojp
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Jul 25, 2013 8:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ola amigos.

Comprei uma dry box da marca Twaipo (Chinesa) e segui o manual ajustei o RH para camera (40% - 50%) mas depois no visor ele mostra acima de 60%, em torno dos 60% - 65%. Temperatura interna na faixa dos 28 - 30.

Devo colocar silica dentro do box?

jvianneyjr

MensagemEnviada: Seg Ago 26, 2013 4:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal eu uso uma drybox de isopor, coberta internamente com folhas de papel alumínio, a 9 anos, com sílica gel azul dentro de um saco com pequeno furinhos, não a deixo em contato direto com equipamento. Eu seco a sílica gel azul polida uma vez ao mês, nunca tive problema de fungos.

Quando a faixa de umidade ideal para os fungos, máxima e mínima, de forma que os fungos não se desenvolvam e não resseque a lente eu recomendo fortemente que leiam esse artigo da edição 24 da revista Macrocosmo, página 55 https://docs.google.com/file/d/0B71eOv9k03alMmI1ZGRkYTgtMmRjZS00NDBlLWFiZWItMGRmOTY2Y2E5MjNl/edit?pli=1&hl=pt_BR

É um artigo técnico bem elaborado que esclarecesse tudo. A partir dele dá para se dimensionar qualquer drybox levando em consideração aso parâmetros de umidade.

Gostei muito desse projeto. O calor tende a expandir o ar, o ar expandido fica mais leve em uma caixa totalmente hermética tende a criar dois climas internamente, na parte superior o ar seco e na parte inferior o ar úmido, o cuidado ao se usar o calor é conseguir a temperatura ideal que irá deixar a umidade dentro da caixa entre 40 e 60% que é a ideal para se conservar a câmera.

Eu estou querendo partir para uma drybox elétrica que não precise secar a sílica obrigatoriamente ficar secando sílica mês a mês. Estive estudando umas coisas, e fazendo uns cálculos e cheguei a uma ideia de como fazer. Mas o que estou na dúvida é justamente a caixa que material e onde comprar?

Como é essa caixa de vocês, qualquer plástica serve, ou tem que ser hermética?

Outra coisa, para quem tem essas drybox comerciais, alguém sabe dizer como elas funcionam? Elas tem alguma saída de ar. Moro num cidade super quente com unidade relativa na maior parte do ano acima dos 80%, então preciso muito disso.

Vi a uns anos uma drybox, ou melhor dry armário que lembrava um frigobar, ele funcionava com um leve aquecimento e tinha abertura de ar no fundo para sair o ar úmido mais peso. A porta abria como um frigobar.

Obrigado

Abraço
Vianney

jparra
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2014 1:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal!

Andei pesquisando bastante estes dias, a fim de descobrir uma solução caseira para guardar meus equipamentos.

Depois de muita pesquisa e leitura, cheguei à algumas conclusões e gostaria de compartilhar aqui neste tópico, afinal, há tempos ele não é movimentado e com o surgimento de novas tecnologias, muita coisa mudou.

Sei que muitos amigos aqui já guardam seus equipamentos de forma adequada, mas acredito que este "resumão" poderá ajudar, principalmente quem está iniciando e que estão aqui pesquisando sobre o assunto.

Acredito que hoje o melhor jeito de guardar os equipamentos seria os armários próprios, que possuem eletrônica e tecnologia que regulagem automaticamente a umidade e temperatura. Mas no meu caso, vou preferir uma solução caseira.

Mas porque solução caseira? Resposta fácil! Porque tirando os armários bacanas, que são caros, sobram as drybox prontas. E analisando as mesmas, nada mais é que uma caixa plástica fechada, de preferencia, hermética, com um higrômetro e um desumidificador / secante dentro.

Contudo, para a grande maioria, é extremamente difícil achar essas caixas. E quando acha, o valor não condiz com o produto.

UMIDADE IDEAL DENTRO DA CAIXA

Muitos afirmam que para não surgir fungos, a umidade deve ficar abaixo de 50% (manual nikon recomenda abaixo de 60%). E para não ressecar a lente (plásticos e lubrificação), a umidade não deve ser inferior a 30%.

COMO CONTROLAR A UMIDADE DENTRO DA CAIXA

Existem algumas maneiras de controlar a umidade dentro da caixa. Lembrando que a umidade fora da caixa vai variar de região para região e época do ano.

Produtos anti mofo: Não recomendo, pois a umidade mistura com aquele farelo, que é um tipo de sal, e cai na parte de baixo, virando uma solução líquida salgada. Se isto vira dentro da drybox... nem vou comentar.

Desumidificador elétrico (tipo mofim): Algumas pessoas (e eu também!) tem receio de usar, com medo de aquecer demais, fechar curto, pegar fogo... é a verdadeira paranoia mesmo! rsrsrs

Sílica gel azul: Ótimo produto. Quase todo mundo usa. Não vai pegar fogo, não é tóxica e quando saturar (ficando rosa) tem a vantagem de poder reaproveitar a sílica (esquentando no forno à 180º entre 2 e 4 horas, até ficar azul novamente). Pelo que li, 50g são suficiente para até 1m³. Sendo assim, posso ir dosando a quantidade de sílica, conforme a umidade dentro da caixa.

Desumidificador de ar portátil reutilizável: Também gostei muito. Nada mais é que um aparelho com sílica gel azul dentro. Quando a sílica satura e fica rosa, basta ligar o aparelho na tomada para regenerar. Parece ser mais prático que ficar levando a sílica ao forno para ser regenerada. Custa cerca de 50,00.

MEU PROJETO DE DRYBOX

Meu projeto irá usar:

01 - Caixa plástica transparente de boa qualidade. R$ 60,00

01 - Silica (ainda na duvida se compro os potinhos plásticos com a sílica dentro ou o aparelho portátil reutilizável).

01 - Higrômetro com termômetro (irei cortar a lateral da caixa e embuti-lo lá). R$ 20,00

01 - Espuma macia no fundo. R$ 4,00

Depois de feito posto as fotos.

Acredito que com R$ 100,00 eu monte uma caixa eficiente.

j.parra´s

Administrador de Redes de Computador | Fotógrafo Freelancer
| Nikon D7000 | Sigma 18-35 1.8 DC HSM ART| NIKKOR 50MM 1.8G AF-S | filtros UV Hoya | SB700 | Iluminador LED YN300 II

jvianneyjr

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2014 3:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jparra escreveu:
Olá pessoal!

Andei pesquisando bastante estes dias, a fim de descobrir uma solução caseira para guardar meus equipamentos.

Depois de muita pesquisa e leitura, cheguei à algumas conclusões e gostaria de compartilhar aqui neste tópico, afinal, há tempos ele não é movimentado e com o surgimento de novas tecnologias, muita coisa mudou.

Sei que muitos amigos aqui já guardam seus equipamentos de forma adequada, mas acredito que este "resumão" poderá ajudar, principalmente quem está iniciando e que estão aqui pesquisando sobre o assunto.

Acredito que hoje o melhor jeito de guardar os equipamentos seria os armários próprios, que possuem eletrônica e tecnologia que regulagem automaticamente a umidade e temperatura. Mas no meu caso, vou preferir uma solução caseira.

Mas porque solução caseira? Resposta fácil! Porque tirando os armários bacanas, que são caros, sobram as drybox prontas. E analisando as mesmas, nada mais é que uma caixa plástica fechada, de preferencia, hermética, com um higrômetro e um desumidificador / secante dentro.

Contudo, para a grande maioria, é extremamente difícil achar essas caixas. E quando acha, o valor não condiz com o produto.

UMIDADE IDEAL DENTRO DA CAIXA

Muitos afirmam que para não surgir fungos, a umidade deve ficar abaixo de 50% (manual nikon recomenda abaixo de 60%). E para não ressecar a lente (plásticos e lubrificação), a umidade não deve ser inferior a 30%.

COMO CONTROLAR A UMIDADE DENTRO DA CAIXA

Existem algumas maneiras de controlar a umidade dentro da caixa. Lembrando que a umidade fora da caixa vai variar de região para região e época do ano.

Produtos anti mofo: Não recomendo, pois a umidade mistura com aquele farelo, que é um tipo de sal, e cai na parte de baixo, virando uma solução líquida salgada. Se isto vira dentro da drybox... nem vou comentar.

Desumidificador elétrico (tipo mofim): Algumas pessoas (e eu também!) tem receio de usar, com medo de aquecer demais, fechar curto, pegar fogo... é a verdadeira paranoia mesmo! rsrsrs

Sílica gel azul: Ótimo produto. Quase todo mundo usa. Não vai pegar fogo, não é tóxica e quando saturar (ficando rosa) tem a vantagem de poder reaproveitar a sílica (esquentando no forno à 180º entre 2 e 4 horas, até ficar azul novamente). Pelo que li, 50g são suficiente para até 1m³. Sendo assim, posso ir dosando a quantidade de sílica, conforme a umidade dentro da caixa.

Desumidificador de ar portátil reutilizável: Também gostei muito. Nada mais é que um aparelho com sílica gel azul dentro. Quando a sílica satura e fica rosa, basta ligar o aparelho na tomada para regenerar. Parece ser mais prático que ficar levando a sílica ao forno para ser regenerada. Custa cerca de 50,00.

MEU PROJETO DE DRYBOX

Meu projeto irá usar:

01 - Caixa plástica transparente de boa qualidade. R$ 60,00

01 - Silica (ainda na duvida se compro os potinhos plásticos com a sílica dentro ou o aparelho portátil reutilizável).

01 - Higrômetro com termômetro (irei cortar a lateral da caixa e embuti-lo lá). R$ 20,00

01 - Espuma macia no fundo. R$ 4,00

Depois de feito posto as fotos.

Acredito que com R$ 100,00 eu monte uma caixa eficiente.

Eu uso sílica a anos, mas to querendo algo mais prático.
Já ouvi várias pessoas falarem bem desse sistema e um amigo meu tem a anos e funciona muito bem.
http://www.antifungos.com.br/

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jul 19, 2014 5:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jvianneyjr, Quanto custa uma dessas?

jvianneyjr

MensagemEnviada: Sáb Jul 19, 2014 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cearense escreveu:
jvianneyjr, Quanto custa uma dessas?

Oi Cearense. Só perguntando.

Mas acho que depende do modelo. Ele fora vender as caixas vende também o kit para armários, bolsas, e outras coisas. Tem kit para evitar fungos até em telescópios.

Galeria de fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=ms.c.eJw90MERRCEIA9COdkRBkv4b2zjfeHyDECQXRnRFMUf~_8tM64lNIsJrMOSzq5XTfHi21ldJ6ovrKfX1mlmcqnrmXBfX1vMKU8HT64JdQftLp1JQK17iXtD9hTGmFpc3Km2FsKW8CIsiqsvTb6rs1Q3eB78JQHpzHcwuEa1P3xHxSHlb~%3BAYZXSe0~-.bps.a.3552607470729.1073741912.1738948708&type=1

Tem também no facebook.

https://www.facebook.com/andreduartebk/media_set?set=a.4148011555459.1073741989.1738948708&type=3

Rafael Pessoa
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2014 10:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também utilizo caixa plástica organizadora + sílica + higrômetro analógico (p/ não ter que viver trocando baterias rs).

A sílica eu costumo renovar no microondas mesmo (apenas 02 à 03 minutos e ficam secas).

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2014 12:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jparra, e ai? já fez a caixa?
eu não usaria espuma no fundo, acho desnecessário e pode ser mais um local para acumular sujeira e germes não acha?

jparra
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2014 1:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ainda não... estou procurando uma caixa bem bonita e no tamanho que preciso...

Assim que fizer vou postar as fotos.

Sobre a espuma, na verdade não é bem a espuma tradicional.

Não sei explicar. Já vi no 1,99, vem em gominhos... rsrsrs

j.parra´s

Administrador de Redes de Computador | Fotógrafo Freelancer
| Nikon D7000 | Sigma 18-35 1.8 DC HSM ART| NIKKOR 50MM 1.8G AF-S | filtros UV Hoya | SB700 | Iluminador LED YN300 II

jvianneyjr

MensagemEnviada: Seg Jul 21, 2014 2:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ricardo Barbieri escreveu:
jparra, e ai? já fez a caixa?
eu não usaria espuma no fundo, acho desnecessário e pode ser mais um local para acumular sujeira e germes não acha?

Sílica eu uso a 10 anos, mas estou querendo algo que ligue na tomada mesmo, pois não to com tanto tempo para ficar secando sílica todo mês, não quero correr o risco de esquecer. O elétrico consome muita pouca energia, é seguro e bem prático. Dá até para colocar em mochila de transporte.
A sílica se bem usada funciona muito bem, mas a sílica só funciona em cases erméticos em cases abertos satura em poucos minutos e ao invés de remover umidade passa a liberar umidade.

bjorn
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2014 8:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alo pessoal ...

Meu material é quase tão antigo quanto eu .... Shame on you ... tenho lentes com 40 anos de uso e cameras tambem nessa faixa de idade . Nunca tive problemas com fungos mas jamais guardei nada dentro de bolsas e mochilas , e voces saberão do porque . Fungos são microorganismos que necessitam de 3 coisas para " viverem " ... temperatura abaixo de 27ºC , ausência de luz e humidade do ar acima de 62% ... sem essas tres coisas eles não existem , sem uma das tres existe a possibilidade .

Guardo meu equipamento dentro de uma cristaleira de madeira com laterais e porta de vidro . Dentro existem duas lampadas de 60 watts e uma fluorescente . As lampadas de tungstenio aquecem e a fluorescente clareia . Fungos são COMPLETAMENTE transparentes à luz fluorescente de cor verde ... São as lâmpadas que chamamos de luz branca , que na realidade são VERDES , nossos olhos convertem a cor ( os filmes daylight nao faziam isso )

Dentro da cristaleira um Sterilair ..... tudo ligado 25 horas por dia .... custa segundo calculos de consumo 22 reais por mes na conta de energia .

Ou seja , por causa das lampadas a temperatura fica acima dos 27ºC.
Tambem por causa das lampadas não existe ausencia de luz .
Por causa do Sterilair o ar fica bem abaixo dos 60% de umidade .
Por causa de tudo isso fungos não existem ....

Simples assim
Dancing

bjorn
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2014 8:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Em suma , dentro de bolsas e mochilas não existe luz , a temperatura fica abaixo dos 27ºC e a humidade dependendo do local vai subir muito .... os fungos agradecem ....

E um verdadeiro parque de diversões para novos funguinhos .... d'oh!

bjorn
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2014 8:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Quem tem silica gel , ele muda de cor ao ser saturado .
Simples demais ...
Deixe 2 minutos no micro ondas .
Eu falei so dois minutos . Shame on you

bjorn
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2014 9:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Depois de aquecido no micro ondas ( cuidado que ele fica QUENTE mesmo ) vai retornar à sua cor anterior .
Vai se tornar saturado novamente e mudará de cor de novo .
Bastará repetir o processo .
Normalmente , dependendo do local , ele vai saturar em cerca de 8 a 10 dias .... claro que tambem vai depender da quatidade de silica . Quantidades menores saturam mais rapidamente .
Basta ficar de olho na mudança da cor .

bjorn
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2014 9:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sterilair ...... compra-se em casas de artigos ORTOPEDICOS ...
Custa cerca de 150 reais mas dura muitos e muitos anos . Not talking
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior