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 Filmes PRO: Positivos, Cromos, Reversíveis, Slides (E6)

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Rostev
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MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 5:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

FILMES POSITIVOS
Filmes positivos possuem uma infinidade de nomes: slides, cromos e filmes reversíveis, películas positivas, transparências, etc.




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Se trata de filmes literalmente positivos, ou seja, assim que você pega a foto revelada, se colocá-la em um lugar iluminado já vê a imagem exatamente como ela deve ser. É a foto prontinha para ser impressa ou projetada, ao contrário dos negativos coloridos, que precisam ter suas cores invertidas para mostrar o resultado final.




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Os cromos são perfeitos para se usar em projeções (olha o nome "slides" em evidência). Na verdade foram feitos primordialmente para esse fim. Muitos de nós já devemos ter visto cromos cortados e encapsulados em molduras brancas. A partir daí estão prontos para serem usados em uma sequência montada em um projetor de slides:




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Essas películas possuem altíssimo contraste, reproduzindo melhor as cores, mantendo ainda uma granularidade muitíssimo boa.
Alguns dizem que são os filmes que melhor reproduzem as cores (sobretudo comparado aos melhores negativos profissionais). Outros dizem que sua qualidade não diz respeito na fidelidade de cores, mas sim sua intensidade e aparência.
De qualquer forma, é impossível ver uma bela foto em cromo e não ficar maravilhado com o impacto de cores que eles reproduzem.

Foram largamente utilizados na principais áreas profissionais da fotografia. Catálogos de imagens, publicações high definition, grandes ampliações e exposições, além de demais trabalhos que exigissem uma expressividade muito boa das cores (não é atoa que os Kodachrome se transformaram no padrão de qualidade de revistas como a National Geographic).




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Nem tudo são flores com esses filmes...
Possui baixa latitude e com isso é imperdoável com erros de exposição. Se não cravar o fotômetro é fácil perder um frame por sub ou superexposição.

A maioria destes filmes utiliza processo de revelação E6 (excetuando-se o Kodachrome, que recentemente foi descontinuado e era revelado especialmente nos EUA através do processo K14). Mas podemos dizer que 95% dos cromos são revelados em E6 e apenas em um dos processos de revelação é que é realizado a "positivação" do filme, onde ele passa a se tornar um slide perfeito, permitindo que seja visto exatamente como é a olho nu.

Atualmente a revelação E6 é um tanto cara porque não é feita em processo automatizado (apesar de existir automação também).
A maioria dos lugares, devido a baixa demanda, revelam esses filmes de forma artesanal, o que demanda alto tempo e baixa produção. É justamente ai que o faz o processo ser bem mais caro que a revelação C-41 dos negativos coloridos (são feitos 100% automatizados).

A vantagem é que os químicos do processo E6 tem um prazo de validade maior do que os químicos do C41, compensando o investimento de se fazer a revelação em casa.


Citação:
Entendendo a nitidez dos filmes...
Foi criado um padrão para medir o tamanho dos grãos dos filmes e consequentemente quanto menor esses grãos, mais nítido o filme será.
A granulosidade ou granulosidade RMS é uma quantificação numérica do ruído de grãos de um filme.

Ela é medida por uma equação denominada RMS "root-mean-square" (média quadrada), que faz a medição da flutuação de um microdensitômetro (ponto de impressão) no diâmetro circular de 0.048 mm (de 48 micrômetros) em uma área exposta do filme, normalmente desenvolvida a uma densidade média de 1.0 (isto é, ele transmite 10 % da luz incidente dele).

Resumindo, quanto menor o número RMS de um filme, mais fina será a granulação e com isso mais nitidez ele entregará.
Um Fujichrome Astia 100F possui RMS 7, enquanto um Velvia 50 possui RMS 9. Esses dados demonstram que o primeiro é mais nítido do que o segundo. yeah

Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Film_grain




Image

Algumas fotografias feitas exclusivamente com cromos:
http://www.photo-synthesis.org.uk/page5.htm

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Editado pela última vez por Rostev em Qua Set 16, 2009 7:25 pm, num total de 6 vezes

Rostev
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MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 5:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

SLIDES DISPONÍVEIS ATUALMENTE NO MERCADO





Image
Citação:
Fujichrome é a linha de filmes positivos da Fujifilm.
Ela se divide também em positivos amadores e profissionais e o mais interessante comentar é que para a linha profissional, foi desenvolvida a tecnologia "F", que significa "faithful color" (maior fidelidade de cores). Esses filmes incorporam uma nova tecnologia de camadas de correção. Para cada cor há mais uma camada de correção, fazendo com que haja uma reprodução mais fiel de todas as cores, além de ajudar a não demonstrar erro de reciprocidade, não necessitando compensação de exposição entre 1/4000s até 30s, o que é suficiente para praticamente qualquer situação. Essa tecnologia permite reproduzir cores sutis além da capacidade dos filmes anteriores (sem essa tecnologia), incluindo azul-ciano, azul-verde, amarelo-verde, amarelo-limão, roxo e verde escuro.
Para resumir, um Velvia 100 é tão saturado quanto um Velvia 100F, mas o segundo tem característica para deixar a foto menos "artística" e mais "realista" em relação as cores captadas.


Fujichrome Astia 100F



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36 , 120 e Latas 35mm x 30,5m.
Granulosidade: RMS 7
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Proporciona reprodução de tons de pele suaves e naturais, das áreas de destaque às áreas de sombra, além de possuir granulação ultra-fina (granularidade
RMS 7), conferindo ao filme o mais alto grau de fidelidade, podendo ser revelado com processamento de "pull/push" de até 2 pontos, com mínima alteração no balanço de cor e gradação - Possui a tecnologia "F" de fidelidade de cores.
Indicações de uso: Para fotografia de moda e retratos, temas que demandam tons de pele suaves e naturais e interpretação fiel de texturas delicadas.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/astia_100f_datasheet.pdf


Fujichrome Provia 100F



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, latas 35mm x 30,5m e chapas 4x5 pol. (quickload)
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, sensibilidade média - ISO 100.
Benefícios: Possui granulação extremamente fina, igualando-se aos filmes de ISO 25, rendendo nitidez insuperável para filmes da classe ISO 100. Extraordinário desempenho em longas exposições (até 32 segundos), balanço de cores absolutamente neutro, com gradação muito linear dos brancos às sombras profundas. Excelente adaptabilidade para processamento "pull/push" (-1/2 a 2 pontos) - Possui a tecnologia "F" de fidelidade de cores.
Indicações de uso: Altamente versátil, é indicado para uma gama de aplicações de fotografia profissional, desde produtos e moda até paisagens.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/provia_100f_datasheet.pdf


Fujichrome Provia 400X



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120 e latas 35 mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade alta ISO 400.
Benefícios: A fina granulação para filmes reversíveis, classe ISO 400, assemelha-se à dos filmes de ISO 100. Isso permite imagens altamente nítidas, insuperáveis quando comparadas a outros filmes disponíveis no mercado. Além disso, o PROVIA 400X é extremamente versátil em relação às aplicações, graças à excelente performance no processamento"pull/push", de -1/2 ponto (EI 280), até +3 pontos (EI 3200). Apresenta ótimo desempenho na reprodução de detalhes e de tons delicados, mesmo sob baixa iluminação, além de aumentar a profundidade de campo, pois permite aberturas menores.
Indicações de uso: Bem versátil, é indicado para uma grande gama de trabalhos profissionais, desde esportes de ação, por meio do congelamento de imagens com alta velocidade de exposição, ou para aumento da profundidade do campo, já que permite o uso de lentes mais fechadas até mesmo em situações de baixa luminosidade, podendo ser revelado pelo processo "push" de até ISO 3200 (+3 pontos).
Exemplos: flickr.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/provia_400x_datasheet.pdf


Fujichrome Velvia 50



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, latas 35 mm x 30,5 m e chapas 4x5 polegadas (quickload).
Granulosidade: RMS 9
Características: Filme colorido reversível, tipo luz do dia, de sensibilidade baixa ISO 50.
Benefícios: O Velvia 50 está de volta! Os filmes Velvia fornecem a mais alta saturação e cores vívidas, que acabou tornando-o um o filme positivo favorito da maioria dos fotógrafos profissionais. O Velvia 50 é do tipo luz do dia, com uma reversão de cor de altíssima qualidade e força, garantindo um dos grãos mais finos do mercado, graças a sua baixa sensibilidade. Grãos finos respondem com fotos muito nítidas. Excelente adaptabilidade para processamento "pull/push" (-1/2 a 2 pontos).
Indicações de uso: Modulação exata para reprodução de cores extremamente vívidas o torna um filme excelente para fotografias de natureza, moda, produtos, interiores, e fotografias de obra de arte.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/velvia_50_datasheet.pdf


Fujichrome Velvia 100



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, Latas 35mm x 30,5m e Chapas 4 x 5 polegadas.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: O Velvia 100 empregas novas tecnologias para entregar grãos ainda mais perfeito, com duas vezes mais velocidade, oferecendo a saturação de cores na mesma paleta que fizeram o Velvia 50 o filme preferido dos fotógrafos de natureza.
A nova geração do Velvia 100 não agradará apenas fotógrafos que exigem o padrão de saturação a cores criado para o Velvia 50, mas também fornecerá o estado da tecnologia de arte que se ajusta perfeitamente com a completa linha profissional Fujichrome. Com ele as cores são extremamente vívidas, mas é o que garante ênfase mais forte aos tons verdes e vermelhos. Durante o processamento push/pull, a variação de cores é mínima, bem como a gradação dos tons, garantindo de -1/2 a 1 stop. Dependendo da qualidade do processo de revelação, até ISO400 dá para se operar muito bem com este filme.
Indicações de uso: Ajustado especialmente para paisagens e fotografia de natureza bem como outros assuntos que necessitem de reprodução de cores vibrantes e moduladas com a mais alta qualidade de imagem.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/velvia_100_datasheet.pdf


Fujichrome Velvia 100F



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, Latas 35mm x 30,5m e Chapas 4 x 5 polegadas.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, de sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Já consagrado entre os reversíveis disponíveis quanto a imagens de alto contraste e saturação de cores, o Velvia 100F chega para agregar a linha F de reversíveis coloridos, na categoria ISO 100, com granulação fina, equivalente ao do Provia 100F. Apresenta também melhor estabilidade da imagem colorida, podendo ser revelado com processamento "push" até o ISO 400, dependendo do objeto fotografado - Possui a tecnologia "F" de fidelidade de cores.
Indicações de uso: Para fotografia de natureza, paisagens com luz natural e para uso comercial, como fotografias de produtos, culinária e publicidade, nas quais a necessidade de se destacar o produto é fundamental.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/velvia_100f_datasheet.pdf


Fujichrome T64



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120 e chapas 4x5 polegadas.
Granulosidade: RMS 7
Características: tipo tungstênio (3100k), de sensibilidade baixa ISO 64.
Benefícios: Oferece granulação extremamente fina e alta nitidez na classe de filmes balanceados para luz tungstênio. Proporciona ampla gradação de cores, desde as áreas de sombra até as áreas de altas luzes, com reprodução perfeita de nuanças. Ampliação da faixa de reciprocidade e excelente estabilidade proporcionam alta qualidade da imagem colorida, mesmo quando revelado com processamento "push".
Indicações de uso: Para fotografias de produtos, interiores, móveis e outros trabalhos voltados ao registro arquitetônico, bem como para reproduções de ilustrações e pinturas em que as luzes sejam do tipo quente (propriamente tungstênio).
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/professional_films/pdf/t64_datasheet.pdf


Fujichrome Sensia 100



Image
Tipo: Filme positivo amador
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 10
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: As características deste filme incluem belos tons de pele, reprodução a cores natural e realista. Para retratos, garante interpretação de tons de pele lisa nas texturas de rostos. Possui alta tolerância na temperatura a cores durante a exposição e isso o torna muito bem "usável" em diversos tipos de slides para apresentação como instantâneos, cenários e outra fotografia em geral, como medicina, ciência, e indústria. O Sensia 100 é muito bom para projeção de slides, bem como para grandes ampliações.
Indicações de uso: Muito bom para situação de fotografias ao ar livre: instantâneos, paisagens e retratos. Grão bons, cores brilhantes e naturais.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/consumer_film/pdf/sensia_100_datasheet.pdf


Fujichrome Sensia 200



Image
Tipo: Filme positivo amador
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 13
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: Boa granularidade para um filme de ótima sensibilidade. Isso garante tanto velocidades mais altas de operação, como boa nitidez. A reprodução de cores é fiel e brilhante, com uma riqueza muito boa e com ótimos limites tanto nas áreas mais brilhantes como nas sombras mais profundas. Qualidades como essas, fazem deste filme uma escolha excelente não só para a fotografia ao ar livre, como também para uma larga variedade de cenas internas e situações que necessitam altas velocidades de disparo.
Indicações de uso: Projetado para várias condições, internas ou ao ar livre. Boa velocidade mas também grãos muitíssimo bons. Cores brilhantes e ainda mais naturais, com notável profundidade e detalhes.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/consumer_film/pdf/sensia_200_datasheet.pdf


Fujichrome Sensia 400



Image
Tipo: Filme positivo amador
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 13
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade alta ISO 400.
Benefícios: A sensibilidade ISO400 faz dele perfeito para ser utilizado em câmeras compactas de auto foco ou profissionais equipadas com lentes teleobjetivas, que necessita de maior velocidade de shutter. Granularidade excelente para um filme 400, com ótima reprodução de cores. Profundidade e claridade soberbas, garantindo projeções em slides de ótima qualidade, bem como boas ampliações sem estouros.
Indicações de uso: A melhor escolha para fotografia de esportes, ação rápida e com necessidade de disparos mais rápidos em luz baixa.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.fujifilm.com/products/consumer_film/pdf/sensia_400_datasheet.pdf







Image

Os cromos da kodak se dividiam em três linhas distintas e que em uma rápida pincelada, conheceremos agora:
  • ELITECHROME - os slides desta linha fazem parte da área consumer da Kodak, ou seja, são filmes amadores, mas com grande qualidade, chegando muitas vezes em patamares tão bons quanto os profissionais. São mais baratos e costumam saturar mais os tons de azuis presentes nas cenas. Segundo comentam, na prática só não são considerados profissionais por que seus resultados são mais "variáveis", "inconstantes".

  • EKTACHROME - são slides da linha profissional da Kodak. São bem mais caros, mas possuem um controle de exposição maior, bem como reprodução de cores e granulações mais finas. São filmes mais precisos e quem está acostumado a trabalhar com eles já sabe o que esperar para determinadas situações de luz.

  • KODACHROME - Esse cromo é considerado épico na indústria da fotografia. Infelizmente foi descontinuado em junho de 2009, depois de 74 anos de utilização nas maiores e melhores publicações do mundo. Essa linha era composta apenas pelo Kodachrome 64, o lendário filme de granulação extrafina, responsável por entregar os tons de pele mais perfeitos entre todos os cromos, além de uma reprodução de cores tão lindas e exuberantes, que fizeram deste filme o padrão básico de qualidade da Revista National Geographic. Foi descontinuado porque o seu processamento era único (revelação K14) e extremamente cara.
    Trecho da revista Veja sobre a descontinuação do kodachrome: "O Kodachrome pertence a uma era em que só o tempo, a dedicação e a paciência produziam obras duráveis. Seu processo de revelação, caro e complexo, foi um obstáculo à sua popularização. O Kodachrome nunca foi revelado no Brasil. Era preciso despachá-lo para os Estados Unidos e sofrer duas semanas de agonia até receber as fotos. O Kodachrome minguou a partir dos anos 90, com o advento de filmes similares e bem mais baratos, e com a posterior migração para a fotografia digital, que no seu progresso avassalador já consegue reproduzir as virtudes das melhores películas."
    Texto completo aqui: http://veja.abril.com.br/010709/p_149.shtml



Elitechrome 100



Image
Tipo: Filme positivo amador/profissional
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Excelente para quem busca cores naturais em todos os tipos de aplicações. Fornece excelente reprodução de tons de pele.
Projetado luz do dia e para uso com flash, este filme é a escolha ideal para aplicações gerais, justamente possuir características dos últimos avanços na amplificação de cores e por também possuir a tecnologia "T-GRAIN® da Kodak", que garante uma emulsão excelente entregando grãos especialmente finos e com maior nitidez.
Indicações de uso: entrega grão extremamente finos, cores puras e tons de pele naturais. É ideal para close-ups, retratos e fotografias externas em geral
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://www.kodak.com/eknec/documents/bf/0900688a80316bbf/E7014e.pdf


Elitechrome Extra Color 100



Image
Tipo: Filme positivo amador/profissional
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: este filme traz a uma nova dimensão para a reprodução de cores da família de ELITE de slides da Kodak. Apresenta a saturação de cores mais alta disponível em um slide do tipo amador com sensibilidade ISO100. Isso garante maior versatilidade nesta velocidade, para fornecer as mais altas velocidades de disparo ou permitir o uso de abertura menores para uma maior profundidade de campo com cores extra brilhantes. É um filme perfeito para fotografar natureza e paisagens devido as suas cores fortes e impactantes. Em termos gerais é um Elite 100 com maior saturação.
Indicações de uso: oferece cores saturadas brilhantes e arrojadas, nitidez excepcional e finíssima granulação. É a escolha perfeita para fotografar natureza, fauna e paisagens.
Exemplos: flickr.com
Datasheet: http://www.kodak.com/eknec/documents/a9/0900688a80316ba9/e126e.pdf


Elitechrome 200



Image
Tipo: Filme positivo amador/profissional
Formato: 135, 24/36 poses
Granulosidade: RMS 12
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: Fornece altas velocidade de operação sem sacrificar a qualidade da imagem, tornando-o um ótimo filme para a maioria das situações de luminosidade. Oferece resultados com contrastes moderados e com uma estrutura de resultados muito parecido com o que se consegue com slides ASA 100, balanceados para daylight. O Elite 200 também possui a tecnologia "T-GRAIN® da Kodak", que garante uma emulsão excelente entregando grãos especialmente finos e com maior nitidez.
Indicações de uso: É ideal para utilização generalizada, pois devido a sua sensibilidade mais alta, pode ser uma grande pedida tanto para fotografias ao ar livre como em ambientes internos.
Exemplos: flickr.com
Datasheet: http://www.kodak.com/eknec/documents/b3/0900688a80316bb3/e148e.pdf


Ektachrome E100G



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: Faz parte da próxima geração de filmes positivos e transparência em cores. O "G" de sua descrição diz respeito a "Grain", ou seja, entrega grãos extremamente finos e perfeitos, um D-min mais interessante e brancos brilhantes, garantindo uma escala de tonalidades melhorada. Esses filmes apresentam os últimos avanços na Amplificação a Cores de Kodak, por contar com a tecnologia "T-GRAIN® da Kodak", que garante uma emulsão excelente entregando grãos especialmente finos e com maior nitidez. O EKTACHROME E100G oferece uma saturação de cores moderadamente realçada, mantendo equilíbrio das cores neutras.
Indicações de uso: produz imagens praticamente sem granulação mesmo quando ampliadas. Produz resultados excepcionais em fotografia para publicidade, moda, editorial, arquitetura, natureza/vida selvagem, e outras aplicações comerciais. São filmes especialmente projetados para balanceamento de luz do dia, com utilização de flash (luz externa).
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://wwwbr.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/e4024/e4024.pdf


Ektachrome E100GX



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 8
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios e indicações de uso: possui exatamente as mesmas propriedades e ganhos do anterior (E100G) - principalmente no que diz respeito a grãos. Também mantém a saturação de cores moderadamente realçada, mas o equilíbrio de cores tende a puxar para tons quentes (indicado pela sigla "X").
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://wwwbr.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/e4024/e4024.pdf


Ektachrome E100VS



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média ISO 100.
Benefícios: a principal características deste filme é entregar imagens mais vívidas e saturadas (or isso a descrição "VS" em sua nomenclatura). Ele garante as mais belas cores disponíveis hoje em um slide ASA100, resultado da tecnologia de amplificação de cores, de propriedade da Kodak. Esta caractarística de cores é mantida, sem alterar a escala neutra de cinzas da película.
Indicações de uso: ótimo filme para ser usado em estúdio, inclusive com luzes controladas. Use-o para garantir tonalidades de primavera até mesmo em light box. É também a escolha ideal para fotografias de natureza, paisagens, vida selvagem, comida, jóias ou qualquer assunto que necessite de cores brilhantes e dramáticas.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://wwwbr.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/e163/e163.pdf


Ektachrome E200



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 12
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: oferece contraste moderado, junto com uma cor com excelente estrutura de imagem, fazendo dele o slide premiere da Kodak para cores com alta velocidade, sendo que a primeira vista, sente-se resultados próximos a aqueles com sensibilidade mais baixas (como ISO100). O E200 entrega uma excelente puxada de ISO, podendo chegar com tranquilidade em ASA 800, mantendo um excelente resultado, com mínimo desequilíbrio de contraste e cores.
Indicações de uso: Perfeito para pouca luz e ação rápida. Aparência natural dos tons de pele e aprimoramento do nível de detalhes de realces e sombras. Pode ser exposto com iluminação de tungstênio (3200 K) ou fotolâmpadas (3400 K), usando filtros. Ótimo para produzir transparências em cores para projeção ou ou visualizado com iluminação de 5000 K.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://wwwbr.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/e28/e28.pdf


Ektachrome 100 Plus (EPP)



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo luz do dia, com sensibilidade média/alta ISO 200.
Benefícios: Tons de pele agradáveis, com alta saturação de cores e ótima versatilidade para um filme de sensibilidade ASA100. É uma escolha segura para fotografias a luz do dia ou com auxílio de flash (luz externa). Pode ser exposto a lâmpadas fotográficas com temperatura de 3400k ou de Tungstênio a 3200k, desde que se use filtros de conversão. O EKTACHROME 100 é um slide profissional com uma grande variedade de exposição, podendo ir de 1/10,000 a 1/10 sem necessidade de filtro de correção ou compensação na exposição.
Indicações de uso: É perfeito para uma larga variedade de aplicações comerciais, incluindo moda, publicidade, e trabalho industrial. Saturação a cores aumentada, produz cores vibrantes, equilíbrio de tons de pele com excelente neutralidade, baixo contraste nas alta luzes (para garantir uma maior captação de detalhes) e oferece um controle razoável de contraste com variadas formas de iluminação.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://wwwbr.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/e113/e113.pdf


Ektachrome 64T (EPY)



Image
Tipo: Filme positivo profissional
Formato: 135/36, 120, 220 e latas 35mm x 30,5 m.
Granulosidade: RMS 11
Características: tipo tungstênio (3200k), com sensibilidade baixa ISO 64.
Benefícios: Esta transparência de velocidade média/baixa, garante reprodução excelente das cores, com uma granularidade muito boa e com ótimos detalhes de nitidez. Foi projetado especialmente para ser usado em exposições com iluminação de tungstênio (3200 K). É uma excelente escolha para fotografar produtos, interiores, títulos e obras de arte.
Indicações de uso: Principais recursos são o equilíbrio de tungstênio, equilíbrio de cores neutra com excelente reprodução de cores e desempenho de reciprocidade. Filme excelente para ser usado em arquitetura, catálogos de mobília, fotografias corporativas / industriais, em áreas de medicina e ciência, além de museus, artes e cópias.
Exemplos: flickr.compbase.com
Datasheet: http://wwwbr.kodak.com/global/en/professional/support/techPubs/e130/e130.pdf


(EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO)

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Editado pela última vez por Rostev em Ter Set 15, 2009 10:56 am, num total de 10 vezes

Rostev
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MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 10:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Atualizado com filmes da linha Kodak. yeah

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MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 12:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

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MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 10:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente tópico! =D>

Hoje tive uma triste notícia. O único lab que revela cromo aqui em Brasília, só vai durar até o final do mês.... E agora? Cry

Rostev
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MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 7:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mdartson,
Que chato Mary...
Infelizmente a partir de então vc revela seus cromos ou manda para revelar em Sampa.
Tem ótimos lugares e com preços bem mais interessantes que ai em Brasília.
Só que se vc optar por revelar fora, vale mais deixar juntar uns 3 para compensar pelo frete. yeah

Abração.

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mdartson
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MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 10:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rostev,
Pois é, Rodrigo.
Vou levar os dois que tenho aqui pra revelar, os outros vou ter que enviar pra Sampa mesmo...
Acho que a revelação de cromo não é tão simples como pb... Anxious

Abs.
yeah

vbd
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MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 11:08 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente tópico! Parabéns por mais este belo trabalho yeah =D>
Think Uma duvida o calculo RMS "root-mean-square" pode ser aplicado aos negativos cromogênico (C-41) Think

Rostev
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MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 2:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mdartson,
Olha, revelação E6 é um pouco mais chata que a D76 e outras PB pancromáticas.
Mas pelo que já andei lendo por aí não é um bicho de sete cabeça.
Os químicos parecem ter uma boa validade e pelo que se cobram por aí em termos de revelação de cromo, parece valer bem a pena.

Os negativos coloridos é que não compensam, porque além da validade dos químicos ser menor, os labs costumam cobrar tão barato que acaba não compensando a trabalheira... Wink


vbd,
Sim... O RMS também é aplicado aos negativos coloridos.
Pelo que andei lendo, o RMS dos filmes C41 são bem mais finos que o dos cromos.
Enquanto um Astia 100F tem RMS7 e é considerado extremamente fino, um Provalue 200 tem RMS4 e não tem granulação tão fino. O reala 100 tem RMS3.

Agora o maior problema é que os fabricantes não parecem levar os negativos coloridos tão a sério como os cromos. É difícil encontrar informações RMS destes negativos (só achei da Fuji e mesmo assim só de alguns datasheets. Da Kodak nem pensar).
Em compensação para cromos os fabricantes fazem questão em informar o RMS, bem como um monte de informações. É justamente nesses detalhes que a gente tem certeza quais os fipos de filmes são usados por profissionais e quais são usados por entusiastas... Mr. Green


Abraços. yeah

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paulo magoo
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MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rostev, parabéns por mais um ótimo tópico =D> Vou contribuir com imagem yeah

F90X+400mm+Kodak Ektachrome100




Image

vbd
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MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rostev, Valeu pela dica yeah e por disponibilizar este conhecimento no forum, =D>

paulo magoo, De praxe, mais uma bela imagem da F1 Dancing
"Para o rubinho"... Se ele continuar empolgado e com sorte, é capaz dele ganha o GP.
OFF o Lewis Hamilton, provocou o acidente no GP da Itália, com a itenção de chamer o safety car e se aprocimar do J. Button Speak to the hand Mr. Green

paulo magoo
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MensagemEnviada: Seg Set 21, 2009 6:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

vbd, meu querido, valeu yeah O negocio é apostar no Rubinho, porque o Piquezinho já era e o Massa, esta literalmente de molho Mr. Green , e já faz tempo que a F1 não tem mais graça,ainda bem que tenho um grande acervo para relembrar os bons tempos yeah

mdartson
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MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 12:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal,

Alguém já se aventurou a fazer revelação de cromos em casa?
O lab daqui que faz isso tá fechando... Cry

Abs.

Rostev
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MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 11:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mdartson,
Vira e mexe vejo pela internet um pessoal falando que faz ou fez revelação E6 em casa.
Com essa onda de labs deixando de fazer o serviço, infelizmente deverá ser o único caminho. Ou no máximo ter que pagar para ter o serviço feito em capitais mais movimentadas nesta área, como SP, RJ e MG... yeah

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mdartson
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MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 12:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rostev,
Eu tenho um livro sobre revelação, do John Hedgecoe, bem antigo, comprei num sebo. Chama-se Manual do Laboratório Fotográfico e o idioma é em português de Portugal. Nesse livro, tem ensinando e exemplificando com gráficos, todo o processo de revelação E6 em casa. Seria legal transcrever para cá? Dando os devidos créditos, é claro. O que acha? Já me disseram que esse tipo de revelação é bem complicada. Mas acredito que seria legal ter essa fonte de informação. Na net, não achei nada referente a revelação E6. Think

yeah
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