DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Como fazer um disparador para Canon e não só!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Frankli
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 8:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá amigos do DigiForum. Venho aqui publicar um tutorial simples sobre a construção de um disparador remoto com fio compatível com várias máquinas fotográficas Reflex.
Antes de começar gostaria de alertar para três pontos importantes:

1 - O diagrama aqui apresentado é totalmente passivo e a sua construção e utilização não implicam qualquer risco ao equipamento fotográfico, mas vale lembrar que nem eu, nem o DigiForum assumimos qualquer responsabilidade por danos causados pelo construtor.

2 - A construção do disparador não constitui nenhuma atividade ilegal e pode ser montado sem problemas.

3 - Não tenho nenhum interesse econômico agregado ao tutorial. Não construo por encomenda, nem vendo o que fiz para mim. Estou aqui de coração aberto para ajudar dentro das minhas possibilidades.

Este disparador é uma versão “genérica” do disparador Canon RS-60E3. O diagrama é igual ao disparador por dentro, com opção de disparo e Auto Focus, assim como a função “bulb”. A função “bulb” está presente em várias máquinas atuais para exposição onde o tempo é definido pelo fotógrafo ao deixar pressionado o botão de disparo da máquina.

Tanto o original, como esta versão caseira são compatíveis com as seguintes marcas e modelos:

Canon RS-60E3, Pentax SC-205, CS-205 
Canon EOS 1000D, 450D, 400D, 350D, 300D, 300Dx, 300V, 300, 3000
Canon EOS 30, 30v, 33, 33v, 50, 50E
Canon EOS 500, 5000
Pentax K-m, K200D, K20D, K110D, K100, K10D, istD, istDs, istDL, MZ-6, ZX-L, MZ-L 
Samsung GX-10, GX-1L, GX-1S, GX-20

Para a montagem deste disparador você vai precisar dos seguintes materiais:

Image

1 - Ferro de solda 40w/60w
1 - Fio de solda (estanho) com no máximo 1mm
1 - Fio com três contatos (max. 3m)
1 - Jack macho stereo 2,5mm. (Parece com os dos fones mas é 1mm mais fino, atenção!)
2 - Dois interruptores de pressão normalmente abertos (Ou seja, quando você aperta ele fecha contato)
1 - Interruptor do tipo “alavanca” com posição fixa.
1 - Caixa de plástico. (Utilizei uma de fonte antiga de um scanner que pifou) Pode-se utilizar de metal, mas o preço e peso não justificam para a construção em questão.

Preço: Vivo em Portugal e aqui os componentes (sem contar ferro, estanho e caixa) ficaram em 3 Euros, aproximadamente 7,61 Reais. O disparador original aqui custa em média 17 Euros, e pelo que sondei no Brasil, encontra-se por uma média de 50 Reais mais ou menos. Como podem ver, compensa bastante montar em casa.

Diagrama das ligações:

Image

O diagrama fui buscar num fórum da pentax (pois tinha o melhor desenho) e alterei para postar aqui. De qualquer forma segue aqui a referência:

http://www.pentaxforums.com/forums/pentax-dslr-discussion/45509-pinout-remote-shutter-plugs.html

Notas:

Procure um fio não muito grosso nem muito fino. Este deve ser maleável pois a ideia do disparador é realizar fotografias sem tocar na câmera. Com um cabo grosso, qualquer vibração vai se propagar facilmente e afetar diretamente a fotografia.
Os interruptores podem apresentar uma aparência diferente aos da fotografia, mas se possuírem as mesmas especificações podem ser utilizados normalmente.
Na lista disse para utilizar no máximo um cabo de 3 metros. O cabo original possui apenas 60cm. Sei de pessoas que montaram com 5 metros e funcionou normalmente, mas é sempre um risco pois quanto maior o cabo, maior a resistividade e o circuito pode não conseguir chavear. No meu resolvi ficar no meio termo, com 1,5m que está mais do que suficiente para mim, mas como disse, podem montar tranquilamente até 3 metros no máximo. A partir daí é por conta e risco, e se funcionar, ótimo! Tudo depende da qualidade do cabo.
No final para ficar bonitinho e fácil de utilizar, é interessante colocar etiquetas simples identificando a função de cada botão. No meu só não coloquei “shutter” no botão de disparo pois ia ficar muito grande, então foi “foto” mesmo. eheheheh
Ainda adicionei um velcro de colar para a arrumação do cabo.

O meu disparador:

Image

Espero que seja útil para vocês este tutorial. Quero fazer um especial agradecimento ao moderador Cazuza pela ajuda que me deu na hora de postar.

Até a próxima! yeah

Frankli

Nightrider
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 9:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente, eu já tinha visto esse esquema num site e realmente é muito simples e barato de se montar. A caixa acho que poderia ser da Patola (www.patola.com.br), eles têm muitos modelos e vende em qualquer loja de eletrônica, ou mesmo de controle remoto. O botão eu estava pensando em algum com duplo acionamento, para acionar o pré-foco e o shutter no mesmo botão, deixando um outro só para bulb.

Frankli
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 9:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também é muito boa a sua ideia! Eu fiz como apresentei aí, mas ideias novas,críticas,etc são sempre bem-vindas! Monta também e mostra aí para a turma. ehehehe

Nightrider
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 10:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sem dúvida Frankli, usar um dispositivo que você mesmo fez é mais prazeroso rsrs ah desculpe não vi que você é de Portugal, a Patola é um fabricante nacional de caixas de ABS para montagem eletrônica.

Arthur Toledo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 10:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu precisaria pagar um curso de eletrônica para montar isso rs. Brincadeira, boa iniciativa! Pessoal cria de tudo, impressionante. Shocked

Frankli
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Fev 21, 2010 8:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nightrider, Relaxa...ehehe. Vivo em Portugal mas sou Brasileiro com muito orgulho.
Arthur Toledo, Não é nada difícil não. ehehehe. Acho que é mais perigoso precisar de um curso para usar do que para montar. ahahahaha. Dancing

everton_cwb
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 7:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Frankli, excelente tutorial!!

Fiz um disparador desses usando um esquema que achei na internet e ficou excelente. O melhor: gastei só 10 reais pra fazê-lo! Dancing

Autorizaria publicação desse texto em um fórum de aviação a qual participo? Iniciamos há pouco tempo uma seção de técnicas de fotografia específicas para aviação, seria legal ter esse tutorial lá.

Abraço!

Frankli
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 5:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

everton_cwb, Olá amigo. Claro que autorizo. Copia e cola lá sem problema algum!
Você também é de Curitiba né? Estou tentando organizar galera para tirar fotos mas está difícil! Se estiver interessado falamos por MP.
Um abraço e boas fotos!
Frankli yeah

everton_cwb
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 8:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Frankli escreveu:
everton_cwb, Olá amigo. Claro que autorizo. Copia e cola lá sem problema algum!
Você também é de Curitiba né? Estou tentando organizar galera para tirar fotos mas está difícil! Se estiver interessado falamos por MP.
Um abraço e boas fotos!
Frankli yeah

Obrigado pelo retorno e pela autorização!

Na verdade sou de São José dos Pinhais, do ladinho de Curita hehe.. Sou parceiro pra fotos! Quando agitar algo assim, me avisa!

Abraço!

rgerent
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 2:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns, show de bola!!!

Frankli
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Mar 24, 2010 9:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

everton_cwb, tamo combinado então!
rgerent, Valeu amigo yeah

HelioAraujo
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 6:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal,

Faz algum tempo montei um desses baseado em um outro tutorial que encontrei na internet. Uma coisa que eu gostaria de fazer seria montar um destes mas que conectasse micro e camera, assim seria possível fazer um pequeno programa (sou programador) para controlar longa exposição ou múltiplas fotos, etc. Encontrei este artigo (http://www.covingtoninnovations.com/dslr/CanonRelease.html), mas como sou zero na área de eletrônica, não tenho segurança para montar. Gostaria que o tal artigo fosse facilitado como este que o Frankli escreveu.

Minha maior preocupação entretanto é não danificar a câmera, pois pode ser que o micro, via a porta serial, envie alguma descarga elétrica para a camera e aí ...

Se alguém do forum puder, por favor, ajudar, fico agradecido.

Abraço,
Helio

christopherprado

MensagemEnviada: Qui Fev 06, 2014 10:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Dancing Show amigo, com um pouco de trabalho consegui fazer, agora tira uma duvida minha só, to meio assim com isso porque eu fiz com os três botões certo, só que o de Auto Foco de vez só fazer o foco fotografa também e o de fotografar faz a mesma coisa, ambos focam e fotografam, isso não tem problema? tenho medo de ta com algum tipo de curto e vir a danificar a câmera a longo prazo, fora isso ta tudo normal, bulb e os outros dois fazendo a mesma coisa, focando e fotografando, valeu mesmo amigo.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.