DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Tutoriais de GIMP!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Epinefrina
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 8:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pelo ótimo tópico!

Estou aprendendo a utilizar o GIMP - como faço pra redimensionar a imagem para imprimir no tamanho 10x15 ou 15x21. É que eu quero evitar cortes feitos pelo pessoal da revelação, e já mandar pronto pra imprimir.

Obrigado!

Otavio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2005 12:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola!

Usa o http://gug.sunsite.dk/scripts2/photo-help.scm

(em http://gug.sunsite.dk/scripts.php)

Ele te abre um menu que te permite cortar a foto em qualquer tamanho Wink

""Photo Box" selects and optionally crops to a common photographic aspect ratio. "Photo Crop Now" crops to the current selection's bounding box."

[ ]s

Sesshoumaru
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2005 2:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom o programa, já tinha visto no linux, mas não tinha explorado ele, agora to com ele na máquina e estou começando a fazer uso, o que mais gostei é que ele é em Português (peguei a última versão para Windows).
Valeu ai Otavio yeah =D> =D>

ArKanjo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2005 3:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

uma curiosidade, porque com tantos recursos do Gimp, as pessoas insistem em usar o P$ ainda ???
O que ele tem em melhor, mexi nele pra ver como era e realmente não gostei .. unica vantagem é q tem mais plugins pra ele, mas isso se resolve com um plugin do Gimp q faz ele usar os plugins do photo$hop !!
Fora isso ñ vi nada de mais ...
Ouvi gente reclamando do suporte a CMYK no gimp ... ta quem realmente usa isso ?? ja q as fotos são salvas pela cameras em RGB .... talvez tenha alguma vantagem só pra graficas e bureaus q usem algo mais avançado, daí normalmente eles usam é MAC nem windows usam ... mas deixe q eles usem o P$ ...

Q tal fazermos uma campanha pró-Gimp e software livre aqui no forum, pegando os tutoriais pra P$ e reproduzindo esses tutorial pra fazer no Gimp, assim os recursos mais usados no P$ as pessoas podem ver q da pra fazer o mesmo no gimp, afinal ele é free, pra que usar programa pirata se tem um de graça .. Ñ entendo ..
Acho uma boa ideia pra passar pros admins do forum, ja q ñ pode passar cracks, seriais e cosias assim aqui no forum, então vamos convencer os usuarios a usarem o Gimp Mr. Green porque acredito q 96% das pessoas aqui do forum q usam o P$ ñ tem ele originaizinho registrado e tudo certo ...

Sesshoumaru
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2005 5:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArKanjo,
Eu estava utilizando o PS, mas nunca gostei muito dele pois é muito lento para abrir e muito complicado, nem se compara com o GIMP.

Em casa tenho no computador 2 HDs, um com Windows XP e o outro com Conectiva Linux 10, mas sempre uso o Windows pois não consigo usar a ADSL no Conectiva, se vc puder dar umas dicas agradeço (Se funcionasse a ADSL eu largaria do Windows), fiz até umas pesquisas já, mas só achei coisas muito complicadas e explicadas para quem já entende.

Por enquanto o meu uso do Conectiva é o Kafeinne, para assistir filmes em DIVX, pois ele toca em tela cheia e faz uns calculos que deixa a imagem muito boa, para assistir com a mesma qualidade no windows sempre tenho que deixar em um tamanho menor, não em tela cheia.

Estou de acordo de Fazer uma campanha do GIMP, programa bom e multiplataforma yeah Dancing =D> =D>

Instalei o GIMP aqui hoje, e já brinquei com alguns efeitos e ja redimensionei algumas imagens que eu tinha postado aqui e estavam muito grandes.

Criei um efeito chuva em uma imagem seguindo um passo a passo que achei na net, não ficou 100% mas ficou muito legal. yeah

ArKanjo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2005 1:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olha !! eu uso o Kurumin, acho a melhor distro q ja testei, ja usei o conectiva mas ñ lembro ..
A tua ADSL se o modem for conectado como roteador é facil, se tem q pesquisar como deixar a placa de rede pra obter ip automaticamente, o comando ñ lembro exatamente, tem algo a ver com ifconfig --dhcp e ñ sei mais o q ...
No kurumin na propria instalação ele ja pede se quer ativar o a conexão por DHCP e é super facil, se vc usa o modem como bridge precisa de um discador PPPoE, tem um q ouvi dizer ser muito bom, o KDSL pesquise por esse nome ...
qlq coisa poste no forum de linux
http://forumgdh.net/viewforum.php?f=5&sid=a49485068d0d4f3ee8403fca3b535f4f
tenho certeza q alguem vai ajudar, ñ é dificil isso ...

Eu aconselho esperimentar o Kurumin linux caso Ñ o conheça ele roda do CD, instala no HD só se quiser, assim da pra ver se ele funciona do jeito q vc quer sem precisar apagar o q tem no HD ..
aqui no forum dele tem varias dicas pra configurar ADSL talvez elas funcionem noi conectiva caso prefira ficar com ele
http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewforum.php?f=27&sid=4f6a24fe8346150ca2a1209df1689278
se quiser copiar ou saber mais sobre o kurumin veja aqui
http://www.guiadohardware.net/kurumin/

Tomara q consiga fazer funcionar pra se livrar do lixo do windows Wink
eu tenho windows só pra umas bobeirinhas como uns jogos q ñ rodam em linux, mas ja fikei mais de 4 meses sem nem ligar o windows Smile hehehe ninguem realmente precisa dele, muito ja provaram q sobrevivem sem linux perfeitamente.

Agora voltando a ideia da campanha, precisariamos o apoio dos admins do forum pra poder dar certo, achar quem manja mesmo de Gimp pra fazer o maximo possivel de tutoriais, de preferencia pegar todos de PS q tem aqui no forum e ensinar a fazer o mesmo no Gimp .. eu to aprendendo sobre ele, mas ainda Ñ sei muita coisa pra fazer tutoriais, mas posso tentar ajudar de algum jeito .., incluindo um link na assinatura pro topico ...

Mudando o assunto !!

Alguem sabe um script pra fazer uma borda com assinatura tipo a usada no fotolog do digiforum ??? q fica só uma linha fina transparente e assinatura no canto ?? achei algumas bordas, mas essa ainda Ñ achei ... Sad

Sesshoumaru
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2005 2:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArKanjo, muito obrigado, vou dar uma olhada nele e fazer alguns teste, se der certo estarei migrando logo logo. yeah Dancing Dancing

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 3:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Como se instala em português? baixei a última versão, mas está em inglês...

ArKanjo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 5:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tb tive esse problema no Windows XP, no 2000 instalou em portugues, parece q tem q mudar alguma variavel de ambiente do proprio windows q é de onde o Gimp tira qual idioma ativar .. mas ñ sei exatamente o q ...

Achei !!!
A resposta ta aqui nesse site
http://ogimp.codigolivre.org.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=128&forum=1&post_id=396#forumpost396

Clique em Iniciar >>Configurações >>Painel de controle >>Sistema >>Avançado >>Variáveis de ambiente.
Clique em adicionar escreva em variável LANG em valor escreva pt_BR. Pronto seu GIMP estara em português do Brasil .
( se ja existir esta variável basta trocar o pt ou us por pt_BR).

Só ñ testei ainda porque to no trampo, assim q chegar em casa vejo se funcionou.

Sesshoumaru
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 9:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou usando o XP, e instalei em duas máquinas com ele e o GIMP ficou automaticamente em português.

Rodei o kurumin apartir do CD e adorei, muito legal, se ajustou certinho à máquina, e tem muita coisa que não achei no Conectiva 10. Só ainda não consegui fazer a ADSL funcionar, mas estou nos testes, uso a BRTURBO, lá tem as configurações mas mesmo assim não foi, vou pesquisar para ver se acho algo para tentar novamente, se der vou formatar e instalar ele aqui.

Valeu yeah

Otavio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 10:31 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

^d

Editado pela última vez por Otavio em Sáb Abr 09, 2005 2:06 pm, num total de 1 vez

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 10:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Otavio, sou totalmente amador, nem PS sei usar, assim te pergunto: o que significa o aspecto ratio? São as medidas em polegadas? por exemplo acima está 7:5. O que significa?

Otavio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 11:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Isso nao é polegada nao. é totalmente adimensional.

Aspecto Ratio siginfica proporcao, razao entre um lado e outro. (exatamente como uma regra de tres)

7:5 significa que para 7 unidades de comprimento (que pode ser qualquer!!! Seja 5cm, 10cm, 25km, 1 ano-luz) em uma direção, existe outra de 5 unidades desta medida em outra Wink

Resumindo, é a escala.
É o que vai te dar o quão quadrado algo é (1:1 -> Significa que um lado é igual ao outro)

;D

Visitante

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2005 7:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Saiu no Br-Linux hoje Wink

Documentação, perguntas e respostas em português sobre o Gimp

Rubens Queiroz, nosso colega do Dicas-L, enviou este link e acrescentou: "Está no ar o sistema Rau-Tu de perguntas e respostas sobre GIMP. GIMP significa GNU Image Manipulation Program e é uma alternativa livre (licença GPL) para tratamento de imagens de qualidade comparável e até mesmo superior à de algumas alternativas comerciais. O administrador deste sistema é o Joao S. O. Bueno Calligaris, que trabalha no projeto de tradução e adaptação do GIMP para o português do Brasil. O João é um profundo conhecedor do assunto e gostariamos de lhe agradecer por mais esta iniciativa de popularização e suporte ao GIMP. Neste momento inicial precisamos de colaboradores para responder às perguntas postadas no site. Para se inscrever como colaborador, visite o link acima e faça seu cadastro. Se você tem dúvidas sobre GIMP, pode enviar suas perguntas. Não é necessário cadastro no sistema para perguntar, basta visitar o link acima e encaminhar sua dúvida. Para saber mais sobre o sistema Rau-Tu de Perguntas e Respostas leia o artigo no Dicas-L."

Otavio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2005 4:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

^d

Editado pela última vez por Otavio em Sáb Abr 09, 2005 2:07 pm, num total de 2 vezes
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.