DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Artigo] Tamanho do Sensor é Domumento?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004
Mensagens: 7456
Localização: Recife (PE)


Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 7:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Você tomou coragem e resolveu comprar uma câmera digital, pesquisou todos os aspectos, recursos e informações como resolução, tempos do obturador, formatos de arquivos que a câmera gera, tipo de lentes que a câmera usa e mais uma infinidade de números e características, mas e o tamanho do sensor de captura de imagens, você incluiu nas suas
comparações? Não? Então é melhor continuar lendo este texto.




Image



Image
O tamanho do sensor pode ser mais importante do que muitos outros fatores na hora de escolher uma câmera, pode parecer estranho, mas este é um fato desconhecido da maioria dos consumidores de câmeras digitais.Antes de mais nada, vejamos os tamanhos de sensores disponíveis no mercado, vou falar apenas dos mais comuns, pois existe uma infinidade de tamanhos. Os formatos mais comuns são o 1/1.8", o 2/3", os de aproximadamente 23x15mm (chamados APS size) e o full frame 36x24mm. O que significa tudo isso? O que os fabricantes querem dizer com 1/1.8” e 2/3”? Traduzindo para o bom português, os sensores 1/1.8” tem 7,2 x 5,3 mm de tamanho, o 2/3” tem 8,8 x 6,6 mm, os que eu me referi como tendo aproximadamente 23x15 mm variam de marca para marca mas aproximadamente tem esse tamanho, e os full frame são assim chamados pois tem o mesmo tamanho de um fotograma de filme 35mm, esse filme comum que qualquer um compra no mercado.
Citação:
Mais informações sobre sensores


Os sensores 1/1.8” são encontrados em câmeras comoCanon Powershot G1, G2, G3 e G5, Powershot S50, Olympus C5050Z, 5060WZ, entre muitas outras. É o formato mais comum entre as câmeras digitais amadoras, existem sensores menores em câmeras mais simples e também em telefones celulares. O 2/3” é encontrado em câmeras um pouco mais caras, como Nikon Coolpix 5700 e 8700, Sony F717 e F828, Minolta Dimage 7hi, Canon Powershot Pro 1 entre várias outras. Os sensores de aproximadamente 23x15mm são encontrados em câmeras avançadas, destinadas a amadores avançados e também a
fotógrafos profissionais, são modelos como as Canon EOS 300D e 10D (sensor de 22,7 x 15,1 mm), Nikon D70 e D100 (23,7 x 15,6 mm) e Pentax Ist-D (23,7 x 15,6 mm). Por fim, os sensores full frame (36 x 24mm) são encontrados, hoje, apenas na Canon EOS 1Ds e Kodak
SLR/c e SLR/n, que são equipamentos caros e sofisticados, projetados para atender fotógrafos profissionais.

E o que o tamanho do sensor altera a foto? Em muitas coisas é a primeira resposta, mas vamos às mais importantes.
Quanto maior o sensor, maior será a área do mesmo para captar luz, e assim registrar as imagens fotografadas, ou seja, quanto maior a área, melhor será o aproveitamento de luz, graças a isso, câmeras com sensores maiores tendem a ter muito menos problema de noise, ou ruído.
Outro ponto a favor dos sensores maiores, é que a informação fotografada é menos comprimida, ou seja, se você fotografa uma paisagem e a distribui num sensor de apenas de 8mm de largura, provavelmente existirá perda de detalhes finos pois uma grande
quantidade de informação será comprimida numa área muito pequena, nos sensores maiores, a informação de pequenos detalhes é melhor preservada, conseguindo assim imagens melhores e mais próximas do que é capturado com câmeras que usam filme fotográfico tradicional.
Graças aos dois fatores ditos acima, as imagens geradas por câmeras com sensores maiores tendem a ser mais limpas, com melhor definição e qualidade. Daí tiramos nossa primeira conclusão: Fotógrafos que queiram máxima qualidade em suas fotos, os que pretendem fazer grandes ampliações de suas imagens, ou que precisem constantemente fotografar
com sensibilidades ISO mais altas, em locais escuros, devem levar isso em consideração e procurar câmeras com sensores maiores, como os APS e os Full Frame.

A dúvida que nasce dessa conclusão é grande, então só câmeras com sensores grandes valem a pena? E todas essas câmeras compactas que estão no mercado não prestam? Na
verdade não é bem assim, depende da aplicação que as fotos terão e das necessidades do fotógrafo. Um sensor pequeno também tem vantagens, por seu tamanho mínimo, as câmeras podem ser compactas, fáceis de levar a todo lugar e mais econômicas em termos de gasto de pilhas/baterias, e ainda assim conseguindo obter uma qualidade muito boa de imagem, compatível com o uso e necessidades da maior parte do público amador da fotografia.

Agora além de resolução, lente, marca, tipos de arquivos, é bom começar a olhar para o tamanho do sensor antes de comprar uma câmera.

Citação:
Noise: O noise, ou ruído, é uma interferência elétrica ocorrida dentro no sensor. toda vez que a câmera é operada em sensibilidades ISO acima do mínimo do sensor, por exemplo, o mínimo do sensor é ISO 100 e o fotógrafo o regula para operar em ISO 400. Além disso o ruído aparece toda vez que o sensor for exposto à luz por períodos mais longos que poucos segundos, como ocorre em fotos noturnas. O ruído é um dos grandes problemas da fotografia digital, se um sensor é projetado para trabalhar em ISO 100, ao aumentarmos para ISO 200, 400 ou maiores, o sinal elétrico dentro do sensor deve ser ampliado para permitir a maior captação de luz, esse aumento do sinal elétrico gera interferências chamadas ruído, que prejudicam a qualidade, cores e definição das imagens. Os sensores maiores sofrem menos desse problema de interferências elétricas e assim são mais aptos a operar em sensibilidades ISO mais altas ou serem usados para fotografias de longa exposição.


Referências Bibliográficas

GEORGES, Gregory;BERMAN, Larry;MAHER, Chris. 50 Fast Digital Cameras Techniques. Wiley Publishing INC. New York. 2003
VERNAGLIA, Armando Junior - Tamanho é documento? (ebook). 2004

Leonardo_Freire
Usuário Senior
Usuário Senior










Registrado em: Domingo, 19 de Dezembro de 2004
Mensagens: 2571
Localização: Rio de Janeiro - RJ

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 8:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

otimo,,, com todos esses artigos do volcaco da pra fazer um livro kkkkk

humm gostei da ideia,


parabens grande amigo, continue assm pois estou aprendendo Smile

VeriZon3336
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quarta-Feira, 11 de Agosto de 2004
Mensagens: 142

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 8:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É por essas e outras que eu não acredito que tão já irá aparecer "celular com câmera" com boa qualidade, apesar de aparelhos com mais e mais megapixels estarem se tornando cada vez mais comuns...

BlackICE
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Sábado, 30 de Outubro de 2004
Mensagens: 790
Localização: São Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 8:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Na verdade pode-se fazer um adendo à esse texto:
Não necessariamente o tamanho do sensor é documento, e isso provavelmente se tornará cada vez mais realidade. Vou dar um exemplo que tenho à mão:
Alguém poderia me responder porquê o sensor de 1/1.8" (a 7.2MP) da V3 é tão eficiente quanto o sensor de 2/3" (a 5MP) da F717?
A resposta é: Tecnologia.

O sensor da V3 é mais eficiente, gerando com menor tamanho a mesma imagem de um sensor maior geraria.

Pra ilustrar melhor, a primeira imagem é de um CCD "normal" e a segunda imagem é do CCD "SuperHAD" da Sony que é usado em muitas câmeras de várias marcas, embora algumas não revelem isso (imagens feitas com um microcópio eletrônico):



Image



Image

Cada uma dessas "bolhas" é uma microlente do CCD. Agora podem perceber claramente que o CCD da direita é muito mais eficiente, pois perde menos luz nas "áreas mortas" que estão entre cada uma das microlentes, além de ter uma imagem mais fiel o nítida pois as microlentes estão mais alinhadas e mais uniformes. Assim se pode ter um sensor menor, com uma eficiência de um sensor maior, isso é tecnologia. E isso responde o porquê de duas câmeras com a mesma resolução e mesmo tamanho de sensor terem qualidade diferentes, embora o conjunto óptico, processamento interno da câmera, etc Influenciem, a qualidade do sensor continua sendo determinante.

Então respondendo à pergunta do tópico:
"Tamanho é documento?"
Eu respondo:
Não interessa o tamanho do instrumento, mas como ele é usado. Mr. Green

Att'

Vitor Ferreira Isaia
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Terça-Feira, 16 de Novembro de 2004
Mensagens: 1204
Localização: Floripa - SC

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 9:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Volcano, ótimo artigo! yeah

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Abril de 2004
Mensagens: 7050
Localização: Ribeirão Preto - SP

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 9:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Black, acho que não é bem assim não.

Tecnologia pode até melhorar, tipo a v3 tem uma "Leve" melhora na qualidade e tal, mas não é tudo. Tudo tem limite.

Tipo, logo devem surgir novas tecnilogias pra amenizar o efeito da miniaturização, mas por enquanto os sensores compactos não estão nem perto da qualidade dos normais na minha opinião... Talves futuramente quem sabe.

Ahh aliás, belo tópico volcano! yeah

Armbrust
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2004
Mensagens: 1724
Localização: Indaiatuba - SP

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 10:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esclarecedor, Volcano yeah

Vinícius Maran
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Dezembro de 2004
Mensagens: 1452
Localização: Santo Angelo - RS

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 11:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Volcano, belo artigo

Igor Coltro, concordo com você, a tecnologia ajuda é claro, mas não faz milagres Shame on you

_________________

maran´s





BlackICE
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Sábado, 30 de Outubro de 2004
Mensagens: 790
Localização: São Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 12:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro escreveu:
Talves futuramente quem sabe.


Com certeza, isso que eu quis dizer, é claro que um sensor de 2/3" não se compara a um sensor de uma 20D, aliás, nem chega perto.
Mas mostrei que a tecnologia avança, ela não fica estagnada, e nem sempre o que é verdade hoje, continuará real futuramente.

Uma coisa discordo de você: Não há limites.

Att'

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Abril de 2004
Mensagens: 7050
Localização: Ribeirão Preto - SP

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 1:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

BlackICE escreveu:
Igor Coltro escreveu:
Talves futuramente quem sabe.


Uma coisa discordo de você: Não há limites.

Att'


Blackice, quando eu digo em limites, me baseio na informatica, já que tudo isso é derivado dela.

A tendencia futura dos computadores é a troca do atual silicio por outro material que esquenta menos e tal, daí digo que essa tecnocologia especifica tem limites, mas não a tecnologia num apanhado geral.

Logo surgirão outros tipos de Sensores que utilizam outra materia prima e tal, aí tudo continua envoluindo...

André Martins
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 22 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 760

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 1:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu acredito que com o avanço da tecnologia, principalmente aplicações de Nanotecnoligia, sensores maiores ou menores não irão fazer a menor diferença de quallidade de imagem. Mas por enquanto ainda fazem.

André Martins
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Domingo, 22 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 760

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 1:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pra quem tiver interesse, tem um artigo do Michael Reichmann da Luminous Landscape que ele fez em uma Visita na Eastman Kodak's Image Sensor Solutions (ISS) uma das maiores fabricantes de sensores do Mundo:

http://luminous-landscape.com/essays/kodak-iss.shtml


Olha só como tamanho é documento, mas só entre sensores da mesmas geração:

"For example, Kodak makes the sensors used in Olympus DSLRs. The pixels in the 5 Megapixel Olympus E1 are 6.8 microns, while those in the new E300 are 5.4 microns. But, two years have passed between the two generations of chips, and the already excellent noise characteristics of the E1 are retained in the E300, at least at lower ISO settings. "

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum










Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2004
Mensagens: 7456
Localização: Recife (PE)


Ranyere Nobrega está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS RANYERE NOBREGA!

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 3:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É óbvio, ou melhor, esperado, que a tecnologia possa vir a melhorar isso, mas até agora as melhoras nos sensores aparentemente são mais estratégias de marketing. Sào melhoras, sim de fato, mas nada que possa por exemplo, comparar um sensor menor com um maior. Comparam-se assim, como citou o Black Ice de uma mesma geração como da V1/V3 dai fazem melhorias na parte eletrônica e consegue-se um resultado melhor do que na V1. Levando em conta que a tecnologia avança a cada dia isso é obvio sim. Mas na verdade colocam o mesmo sensor por questão de preço mesmo, o sensor ainda é um componente caro e se aumentar o sensor, aumentando o custo final da máquina, quem vai querer trocar? Já que a diferença seria maior de uma compacta para uma DSLR (mesmo com fator de crop de 1,6x o sensor é de 3/2").
Então realmente tamanho é documento sim.

enforcer
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Setembro de 2004
Mensagens: 411

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 3:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vale citar tambem que nenhuma tecnologia até agora fez com que os sensores pequenos tivessem tanto controle sobre a quantidade de campo quanto os grandes, e não me venham mostrar fotos de macro porque ai é completamente outra coisa, numa compacta uma foto em F2.8 e uma foto em F8.0 tem diferenças bem pequenas na profunidade de campo, numa DSLR ou SLR essa diferença é brutal.

Fábio Garcia
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 15 de Abril de 2004
Mensagens: 1182
Localização: Rio de Janeiro

 


MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 4:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

enforcer escreveu:
Vale citar tambem que nenhuma tecnologia até agora fez com que os sensores pequenos tivessem tanto controle sobre a quantidade de campo quanto os grandes, e não me venham mostrar fotos de macro porque ai é completamente outra coisa, numa compacta uma foto em F2.8 e uma foto em F8.0 tem diferenças bem pequenas na profunidade de campo, numa DSLR ou SLR essa diferença é brutal.



Mas isso é uma questão ótica, não tem como mudar mesmo.

Sobre o ruído x tamanho, creio que é só uma questão de tempo até os sensores das compactas terem um desempenho próximo ou tão bom quanto os atuais "full frame".
Vale comparar a G5 com a G6 por exemplo. Mesmo tamanho, maior densidade, porém, menos ruído. É a tecnologia Smile
Vamos esperar pra ver. Cool
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher