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 Fotografia em RAW, UniWB e resultados obtidos.

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peridapituba
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Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Mai de 2007
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 2:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Este é um mini-tutorial sobre a técnica de captura visando diminuição de ruídos em altos ISO's e baixa luminosidade.

A técnica consiste em melhorara a captura de nossas fotos usando a melhor exposição possível (em qualidade) para que desta forma tenhamos mais informação disponível em nossas fotos.

Vale lembrar que destina-se em fotografias no formato RAW, pois é sobre este formato que as capturas têm mais qualidade.

Trata-se do que costumeiramente chamamos de "expor à direita" ou na língua inglesa (onde existem muitos artigos à respeito "exposure to right".

Para isto, devemos antes de tudo ter o histogramam nos mostrando as verdadeiras informações sobre nossas fotos, e para isto, utilizamos a técnica de unificação dos wb, do raw w do jpeg embutido nele quando visualizamos o lcd de nossas cam's.

É o chamado UniWB.

O que é a técnica:

O UniWB é o wb unificado para captura em raw.

No sistema convencional de wb o histograma mostrado após a captura não é um histograma real, visto que a câmera nos mostra um jpeg acoplado ao raw para visualização das fotos no lcd.

Nos é mostrado então o histograma deste jpeg acoplado.

Se vc pega o histograma real de qualquer foto feita no sistema de wb convencional, vc vai perceber que ainda existia mais capacidade de exposição da foto.
Ou seja, vc não conseguiu aproveitar todos os pixels disponíveis na cena.

Não conseguiu extrair da cena a melhor fotometria visando expor corretamente a cena, porque ainda existe espaço para se avançar no histograma.

E explorar isto é encher o máximo possível a curva do histograma, deixando-o com o máximo possível de informação.

É o que chamamos expor à direita, para aproveitar estes pixels (pixels=informação e +informação=melhor foto).

No UniWB o histograma mostrado é o real histograma do raw.
Desta forma eu posso controlar minha exposição ao limite máximo anterior ao estouro das altas luzes.

O que buscamos?

O máximo de informação possível nas baixas luzes, porque tendo esta zona legível as zonas de altas são facilmente retornáveis via conversor.

Retornáveis significa dizer valores negativos em Exposure e/ou em Recovery.

Estes valores são setados em negativos porque quando formos abrir o raw no conversor todas as luzes ficarão erradamente estouradas.
Estouradas do ponto de vista inicial, mas totalmente legíveis quando adotamos o procedimento de recuperar estas informações.


O 'truque' é fazer com este histograma seja o mais longo possível.
Que encoste o máximo possível do lado direito da tela, mas SEM ultrapassar este limite, que é o que se fala muito de expor à direita.

Procurem na Internet literatura que fala sobre "Exposure to Right", tem muita coisa interessante.

Quanto mais longo mais informação.

Quanto mais informação melhor o resultado da captura e melhor o resultado final.

Vale dizer uma coisa ...

O UniWB não tem função alguma a não ser nos mostrar o real histograma do raw, que é onde nos basearemos para levar a exposição das fotos à direita, o máximo possível ANTES do estouro.


Como setar o UniWB:

Ponha uma tampa na lente e fotografe.
Pegue este valor de temperatura fornecido pela cam e sete como WB padrão.
Ou fotografe um céu azul, ou nublado, com uma exposição longa e c a lente toda aberta (1/2 segundos em f/1.4, por exemplo).
Sete o valor.

Prontinho, está configurado o UniWB, que deixa o jpeg acoplado com aparência verde.

As fotos ficam verdes porque é como a aparência delas saem da cam.
O histograma é onde nos calçaremos para saber até onde podemos ir à direita do gráfico, apenas para isto.

Esqueçam a aparência (verde), importem-se com a informação.

Depois de capturada com qualidade, aí sim o próximo passo é ajustar no editor/conversor a aparência final.

É bom frisar que o gera o ruído na maior parte das vezes é o levantamento dos tons.
Ou seja, por exemplo, fazemos uma foto em iso 1600 e usamos uma configuração X.

Quando olhamos a foto no conversor vemos que ela está subexposta.
O que fazemos?

Vamos lá em exposure e setamos, por exemplo, + 0,75 para ela chegar no tom correto.
Este procedimento gera ruído.

Ao contrário não, porque a captura já levou em conta este aspecto.
Se temos uma foto aberta num conversor e ela está superexposta ... ótimo.

Desde que esta superexposição seja contornável na edição.
Para sabermos se é contornável ou não usamos o histograma como parãmetro de informação, baseando-nos por ele.

E, para termos o REAL HISTOGRAMA DO RAW, só através do UniWB, porque o histograma do jpeg acoplado ao raw é falso, pois trata-se do HISTOGRAMA DO JPEG.

Apenas a título de infoormação, aqui vai a minha captura original de uma foto setada com UniWB e seu posterior resultado depois de tatada:

1- Captura Original em UniWB.




Image

2- Foto tratada no LR.




Image

Abs, yeah

AlexandreS
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Registrado em: Terça-Feira, 5 de Agosto de 2008
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 4:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba, muito bom !

O UniWB é muito pouco conhecido e divulgado (e menos ainda utilizado), talvez por que o resultado imediato (a foto verde, o que é natural já que a matriz de bayer contém 2 pixels verdes para cada azul e vermelho) induz a um falso pensamento de que a foto está "errada".

Não uso sempre, mas já fiz algumas fotos com a técnica em situações em que buscava um ganho de latitude ou diminuição de ruído em áreas de sombra e os resultados foram muito satisfatórios.

Parabéns pelo artigo !

_________________

Alexandre.Schuster´s


Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


peridapituba
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 6:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alexandre,

Obrigado, meu amigo.
Depois que adotei o método, fotografo exclusivamemte desta forma.

Abraços, yeah

Carlos.Montoia
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 9:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba,

e depois dizem que o mágico nunca revela seus segredos. Smile

Esse lance de fotografar com a tampa? Não importa a velocidade nem abertura? A foto fica preta? Para tirar essa foto o WB setado não interfere?

peridapituba
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 10:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Montoia,

Não se fotografa c a tampa, este é o procedimento para se configurar o UniWB,, ou seja, customizá-lo como configuração padrão de wb.

Abs,

yeah

Carlos.Montoia
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 10:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sim Peri, isso eu já havia entendido... lol

Minhas perguntas foram exatamente pra essa imagem que servirá para configurar o WB.

To aqui imaginando tentando fotografar minha esposa com a tampa.... ela ia pensar..

"Hi... pirou de vez" Mr. Green

peridapituba
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 10:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vc não vai ter uma imagem, vc vai ter uma informação base para wb, apenas isto.
A imagem não importa (até porque não existe imagem), importa a temperatura e o filtro que irá surgir desta "foto".

cecgodoy
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 11:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Interessante!

Então vale a pena usar essa técnica sempre que houver pouca luz???

Fabiano Souza
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MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 11:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba, resultado fantástico. Parabéns!!!

Fabio Cardoso Fleury
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MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 5:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom cara! vou tentar usar essa técnica.

yeah

peridapituba
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MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 8:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cecgodoy escreveu:
Interessante!

Então vale a pena usar essa técnica sempre que houver pouca luz???


Pessoal,

Eu sugiro uma leitura mais calma do texto.

A técnica, como foi dito no mini tutorial, não muda nada na forma que se fotografa.

Ela tem por objetivo nos fornecer um Histograma REAL do formato raw de fotografia.

Desta forma forma podemos calcular de modo mais preciso a forma como expomos nossas fotografias.

É só isto, tendo em vista que quanto melhor esta exposição NA CAPTURA, melhor o resultado final obteremos.

O uso dela vai ser de acordo com cada um.

Eu, por exemplo, uso direto.

Com boa luz, com luz ruim ... uso exclusivamente o método.

O que poso garantir é que usando a técnica do UniWB e da exposição à direita, o nível de ruído das fotos cai praticamente à zero em situações de baixa luz e iso alto.

Abraços, yeah

Marcos Borges Filho
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MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 8:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Peri, parabéns pelo texto e pela iniciativa.

peridapituba
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MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 9:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho escreveu:
Peri, parabéns pelo texto e pela iniciativa.


Acho que toda informação que sabemos pode ser repassada.
Isto desmistifica um pouco aquela questão de segredo, de mito, que envolve a fotografia.

Abraços, Marcão.

yeah

Maxtra
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MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 11:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Peri,

estou boquiaberto... Tentarei em breve...

Abs

Shocked

cecgodoy
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MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 12:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Isso é fantástico!!!

peridapituba escreveu:

Eu, por exemplo, uso direto.

Com boa luz, com luz ruim ... uso exclusivamente o método.

O que posso garantir é que usando a técnica do UniWB e da exposição à direita, o nível de ruído das fotos cai praticamente à zero em situações de baixa luz e iso alto.

Abraços, yeah
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