DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Celso Rogério.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 2:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Antes de iniciar as respostas, trace um breve perfil, de preferência com a inclusão de uma foto.

Celso Rogerio, 40, São Paulo.

Image

Venho do mundo da tecnologia da informação, onde conheci a carreira de designer e acabei aportando na fotografia. Isso desde 2003, quando comecei a fazer fotos para minha pequena agência de criação e design e fui progredindo. Particularmente curto fotografia de moda e publicidade, em especial gastronomia. Também faço fotos industriais, um segmento que é difícil de entrar.

Parte do meu trabalho como profissional está em portfólio no meu site: http://www.fotoprodutora.com.br/galeria (em reformas da página principal) e aqui no Digi pode se ver algumas brincadeiras fotográficas que gosto muito http://digiforum.com.br/album.php?user_id=3.

Meu perfil como fotógrafo atualmente é puramente profissional, tanto no ato de fotografar quanto nos negócios e atividades que envolvem fotografia. Nos últimos anos a fotografia tem sido pra mim fonte de rendimento onde o aprimoramento técnico tem a maior vertente junto do conceitual e da linguagem. Tenho alguns trabalhos próprios e autorais que são apenas pra mim por enquanto. Talvez no futuro isso seja disponibilizado ao público quando estiverem mais completos.

A foto de mim mesmo vou ficar devendo, só tenho essa do avatar.

1) Como se define:

- fotografo profissional,
- profissional amador,
- amador profissional.

E por quê?

Fotógrafo Profissional. Pois desde que me conheço fotógrafo trabalho com isso e acabou virando meu mundo fotográfico.

2) Duas fotos suas que deixam os críticos que te interessam de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Difícil hein.

Essa foto é uma das que mais gosto. Foto simples, feita em 2004 quando comecei a fotografar, e foi para um duelo aqui no DigiForum. A força desta foto não está na técnica e tampouco na qualidade mas sim no sentimento. Eu a chamo de "feelings" e tem participação da minha esposa na produção.

Image

Este é um trabalho profissional, foi feita no início de 2009 em uma campanha para uma marca de moda feminina que atendo sempre, meu primeiro cliente de moda.
A força desta foto é a mensagem que ela transmite. É uma foto conceito. Um dos temas da coleção da marca era baseado nas "amazonas", e teria que transmitir uma sensação de liberdade e poder da mulher. Além da temática que envolveu a foto, o que me agradou também foi a complexidade técnica. Não parece mas haviam alí 11 profissionais envolvidos comigo, num dia chuvoso dentro de um curral e um cavalo arisco e nervoso. Dois amigos aqui do fórum me auxiliaram em 2 dias de trabalho, o Ricardo Pichler e o Marcelo TK, ótimos fotógrafos que foram conhecer o que envolve uma campanha de moda.

Image

3)Duas fotos suas que deixam a galera em geral de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Essa aqui é uma foto que muitos gostam onde eu a coloco. Eu curto ela pelo ar bucólico do local, a vila de paranapiacaba em Santo André - SP e foi tirada durante um passeio com o fotoclube em 2006.

Image

Aqui outra foto profissional, que deve deixar a galera de queixo caido... de fome rsrs. Pode ser vista em algumas testeiras e menu-boards da marca, além dos cardápios. Foi feita pra um cliente que tem 52 pizzarias em shoppings, a Patroni Pizza. Foto de 2009.

Image

4)Duas fotos de terceiros que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessa foto?

Uma foto que não me sai da cabeça desde que a vi quando garoto é da menina vietnamita nua e seus coleguinhas bombardeados por napalm. Aprendi a admirar esta foto pelo cunho social humanitário de alerta que ela demonstra ter. Alguns críticos crucificam este fotógrafo, Nick Ut, enquanto outros o admiram. Eu sou dos que o admiram por estar no lugar certo na hora certa e fazer um bom e útil trabalho. Não fosse pelo fotógrafo e sua imagem esta garota não se tornaria uma ativista humanitária tão forte.

Image
Autor: Nick Ut.

Admiro dois outros grandes fotógrafos, o Bresson e o Richard Avedon, pelo controle das cenas que conseguiam. Escolhi esta foto do Avedon porque é mais o que eu gosto, controle da luz e da cena. Imaginem quanto tempo e qual linguagem ele usou com esta modelo pra conseguir a foto que queria. Aprendemos muito com ele.
Mas não dá pra sintetizar em 2 fotos o que estes caras da antiga representam.

Image
Autor: Richard Avedon.

5)Qual seu equipamento, porque escolheu esse equipamento.

Tenho uma D300 Nikon, algumas lentes fixas antigas entre 2.8 e comuns, e uma meia tele, e também flashes nikon. No estúdio eu tenho equipamentos Mako e Atek entre geradores, tochas, softs e refletores. Nas estações eu uso PCs, Lightroom e Photoshop. Não sou de gastar muito com equipo e me sinto completo com o que tenho atualmente. Escolhi esse equipamento fazendo um equilíbrio entre custo e qualidade. Com a D300 eu chego perto das melhores sem gastar os tufos em câmera. Com as lentes antigas eu tenho qualidade a custo baixo e além disso faço muitas externas, o risco de ficar sem lente é grande pois as campanhas são no meio do mato, cachoeira, etc... não pelo custo pois tenho seguro, mas porque perderei tempo e trabalhos até arrumar ou comprar outra.

6)Como a escolha do equipamento que vc usa influi no tipo de foto que vc faz?

O equipamento não me influencia no comportamento fotográfico. Já fiz fotos que sairam em Vogue e Elle com bem menos do que tenho hoje.

7) Do que vc tem visto por aí, há alguém que vc ache que vale à pena ser notado?

Sim, sem dúvida. Tem muita gente boa surgindo e gosto de caras como o Faya que é bastante novo, gosto do Luiz Claudio Marigo e tem muitos outros que são exemplos notáveis pra nós fotógrafos.

8)Qual a importância da edição para suas fotos?

Total. Sem edição eu não faço nada. Edito tudo. Mas trato somente o que é selecionado pelo cliente.
Veja, editar pra mim não é tratar mas sim selecionar e catalogar. Normalmente na fotografia profissional é isso. O tratamento é outra coisa que pode variar de básico a montagens complexas. Neste caso eu sou conservador, tratamento eu faço básico e quando é necessário algo específico eu mando fazer fora .

9)Sabemos que idealmente sensibilidade e técnica devem andar juntas, mas como é complicado alcançar o ideal sempre se tende mais para um lado ou para o outro. Então: o que é mais forte em sua fotografia: sensibilidade ou técnica?

Técnica e linguagem. 50% de cada. Sensibilidade pra mim é momento e normalmente eu sou planejado.

10)Vais em busca da foto ou a foto te encontra no meio do caminho?

Algumas coisas eu faço casualmente, mas 90% é planejado então sou daqueles que vai em busca da foto.

11)Gosta de ser fotografado? Ou em casa de ferreiro o espeto é de pau?

Se achar uma foto minha me manda porque eu tenho duas ou três e olhe lá. Não gosto de sair em foto mas não ligo se sair casualmente.

12) Celso, o que é hj, com esta nova fase, o Digifórum para vc?

O fórum passou por muitas fases nestes quase 7 anos. Todos amadureceram e quem está chegando agora encontra um lugar cada vez mais qualificado. Isso me faz pensar em torná-lo mais profissional a nível de administração, e também mais comercial pra continuar sendo viável. Acho que é a tendência a seguir, vejo como exemplo outros grandes fóruns como o ForumPcs.
Hoje vejo o DigiForum não apenas como reunião, comunidade, descontração, mas também como um grande centro de apoio pra quem está começando e para os que já estão enraizados na fotografia, seja amador ou profissional.

13) O que vc esperava quando lançou o fórum e como vc o vê hj em dia comparada com o início?

Esperava poder colocar no ar um espaço que ajudasse pessoas a entrarem no mundo da fotografia. Poderia dizer que o objetivo está cumprido, pois manter um site desse porte por 7 anos com qualidade não é tarefa fácil. Mas graças a Deus Ele tem colocado pessoas boas, justas, ao meu lado que são: Admins, Mod-managers e Moderadores de primeira grandeza.

Temos que continuar nossa missão. O DigiForum só me trouxe alegrias até aqui, especialmente pelas amizades com os usuários e staff. Tenho certeza que continuará com mais alegrias ainda e estamos descobrindo novas fórmulas de sempre ir melhorando o espaço.

14) Cite duas fotos que você viu no forum e que te impresionaram:

No DigiForum tem muita foto que eu não vi ainda. Pelas contas, já temos mais de 1,5 milhão de fotos postadas em hotlinks, fora as que estão nas galerias do Álbum DigiForum. Tem milhares que me agradam e que eu poderia citar, mas como são só duas:

Image
Usuário AVG. Um bom uso da baixa velocidade. Gosto da composição, me agrada muito as cores diferentes para o tema.

Image 7441
Usuário Sergio Moreira. Me agrada o Infra Vermelho no tema caminhos ou vegetação.

15) Algo mais que vc gostaria de falar que não lhe foi perguntado?

Acho que não, eu ia sugerir de falar um pouco do fórum mas você leu meus pensamentos rsrs.

Abs, yeah

Celso.

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 5:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

yeah
Espero que nesse espaço possamos nos conhecer um pouco mais.
Muito bom saber um pouco mais desse corajoso que nos proporciona um espaço tão gradável.
Vamos lá Pessoal!!! Vocês estão convidados a interegirem nesse espaço com comentários e sugestões.

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 6:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Lá vou eu fazendo uma perguntinha:

Celso, fora o indefectível boca a boca, qual sua estratégia de marketing no início da profissão e qual a estratégia depois de uma boa estrada percorrida?

Xuao
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 9:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso, tu disse que ingressar na aréa de fotos industriais é dificil , gostaria de saber o por que e quais dificuldades que tu encontraste.

Marcos Mattos
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 4:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Celso,

Parabéns a todos pela idéia. Ando sumido, devido a exclusiva dedicação a fotografia e tudo o que agrega-se a ela (o mercado fotográfico não abre portas para quem não busca qualificar-se, rs), todavia, achei uma boa oportunidade e oportuna razão para visitar o DF, já que o tópico inaugura-se contigo e de forma meritória (penso que não poderia ser diferente). Sobre a pergunta:

Em decorrência da sua total dedicação como profissional da fotografia e frente a experiência que o fórum naturalmente te proporcionou, como ocorreu-lhe seguir este segmento de marca de equipamento e/ou objetivas? Conte-nos um pouco sobre como este aspecto foi se ajustando na sua carreira, e se há razões dentre as especificações técnicas que talvez tenha contemporizado melhor com seu estilo e olhar.

Abraço a todos. yeah

Ivy Brasil
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 6:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Desculpe por não formular as perguntas de forma técnica.
Tem algum conselho à quem esta começando?
Quando vc começou qual foi a maior dificuldade que enfrentou?
Qual foi a sua primeira foto?

bjs
Ivy

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 9:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá pessoal. Obrigado pela interatividade, muito bacana e motivante.

Vamos lá:

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Marcos Borges Filho escreveu:
Celso, fora o indefectível boca a boca, qual sua estratégia de marketing no início da profissão e qual a estratégia depois de uma boa estrada percorrida?

Marcos, no começo eu não tive claramente uma estratégia de marketing. Eu atirei pra todo lado e com o passar do tempo fui afinando a coisa. Como eu já tinha contatos de TI eu aproveitei isso pra chegar nos donos de empresas e oferecer trabalhos. Ainda não posso dizer que tenho uma clara estratégia mas melhorei muito. Hoje já sei os caminhos pra chegar nos clientes e acho que o melhor marketing ainda é o bom e velho portfólio ou seja: a pastinha de fotos e os editoriais, anúncios que você faz pra clientes de nome, pelo menos no mundo da moda. Em outros tipos de fotografia o WebSite e relacionamento pela Net é fundamental

Xuao escreveu:
Celso, tu disse que ingressar na aréa de fotos industriais é dificil , gostaria de saber o por que e quais dificuldades que tu encontraste.

Pra você sobreviver desse tipo de foto tem que ter grandes empresas, grandes nomes como clientes. A pós-produção é pesada em geral, os ambientes são dificultosos e máquinas grandes não são possíveis de serem movidas como o fotógrafo gostaria, acho que vem daí o desafio.
É uma área que se entra quando o outro fotógrafo pisa na bola, digamos assim, ou a empresa quer baixar muito custo. Nesse tipo de fotografia tenho um ótimo cliente que é a Bosch, fotografo máquinas industriais de embalagens pra eles, no meu site tem algumas, mas a pós-produção é pesadíssima, fique sabendo.

Marcos Mattos escreveu:
Olá Celso,Em decorrência da sua total dedicação como profissional da fotografia e frente a experiência que o fórum naturalmente te proporcionou, como ocorreu-lhe seguir este segmento de marca de equipamento e/ou objetivas? Conte-nos um pouco sobre como este aspecto foi se ajustando na sua carreira, e se há razões dentre as especificações técnicas que talvez tenha contemporizado melhor com seu estilo e olhar.[/b]

Marcos Mattos, primeiramente não sou dedicado exclusivamente a fotografia, tenho atividades no ramo de TI ainda.
Veja, eu sou desencanado com equipamento. Minha primeira digital foi uma Canon. Pra mim Canon é imbatível em qualidade, velocidade e preço de lentes pró. Mas eu fotografo com Nikon porque gosto da imagem, gosto de saber que ela está na frente do meu olho mesmo 90% dizendo que a melhor é canon. Não é questão de estilo, é mais que isso, questão de gosto. Isso pode mudar um dia se eu tiver vontade. Na verdade eu acho que fotógrafo tem que ser um cara resolvido (coisa de cabeça), eu sou bem resolvido com equipo. Na questão de ranges, óptica, luminosidade de lentes, eu acho que qualquer marca tem suas melhores e piores, basta escolher levando em conta o que cabe no bolso ($$).

Thor Croix escreveu:
No geral, quais sao as suas maiores influencias refletidas no seu trabalho como fotografo?
Na moda, em composição e cena é o Bresson, tento não só imitá-lo mas também seguir os preceitos que ele deixou através de célebres imagens que fez. Na direção de moda meu mestre é o Danilo Russo, com quem fiz curso e ns tornamos amigos. Até hoje peço ajuda pra ele quando vejo que preciso reciclar ou melhorar. Com estas duas influências tenho conseguido o que eu gostaria das minhas fotos de moda. Na gastronomia é o Lou Manna, sou vidrado no trabalho meticuloso que ele faz, quem puder participar de algum workshop online com ele eu recomendo, o cara é ótimo. O que aprendi com suas imagens e video-aulas mudou meu modo de fotografar (e ver) comida.

Ivy Brasil escreveu:
Tem algum conselho à quem esta começando?
Quando vc começou qual foi a maior dificuldade que enfrentou?
Qual foi a sua primeira foto?

Estude. Não pense que Flickr ou DigiForum por si só vão te tornar uma profissional. O autodidata em fotografia pode ser perigoso pois existe um mercado e é preciso aprender como este mercado se comporta. É preciso gastar uma boa grana com cursos dados por quem conhece. Além de estudar procure aprender pessoalmente com os melhores em trabalhos deles, com humildade não é difícil chegar neles. Se a sua pergunta foi puramente amadora, então procure desenvolver seu olhar e trabalhar conceitos tendo como base o trabalho dos grandes fotógrafos, é fácil achar referência deles na internet.

A maior dificuldade que encontrei quando comecei foi saber conciliar a pouca estrutura que eu tinha com a vontade de chegar a ser um profissional. Várias vezes pensei em parar mas não parei.

Minha primeira foto? Que pergunta difícil. Quando tinha 18 comecei a fotografar. Eu fotografava armas nas guardas de exército que eu tirava, então acho que minha primeira foto foi de alguma arma rsrs. Quando voltei a fotografar já na era digital, acho que foi um inseto ou talvez uma orquídea. Sinceramente não lembro ao certo.

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi..Celso e quanto ao Digiforum..

Alguma vez você desanimou e pensou em parar ?

E qual sua maior alegria dentro do Forum nesses 7 anos que vc citou ?

Abraço.. Smile

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 8:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogério escreveu:
Pra você sobreviver desse tipo de foto tem que ter grandes empresas, grandes nomes como clientes. A pós-produção é pesada em geral, os ambientes são dificultosos e máquinas grandes não são possíveis de serem movidas como o fotógrafo gostaria, acho que vem daí o desafio.

Acho que mesmo desafiante é um assunto que pode render muito em termos de exploração de linguagem e fotogenia.
No seu caso eu entendo que não é o foco, mas como não sou profissional da área, costumo ver os assuntos por outra ótica.

1- Vc pode postar alguma(s) foto(s) deste tema especificamente, máquinas, feitas para grandes clientes?

2- O que clientes como uma Bosch esperam?

3- Eles interferem de alguma forma no trabalho, ou seja, direcionam, falam: "quero assim, quero assado ..."?

4- Como é esta relação, 'grande corporação x fotógrafo' na prática?

5- E em termos monetários, como vc classificaria o mercado deste trabalho especificamente?O que paga melhor (qual área) e de que níveis de remuneração estamos falando?Existe um contrato (com pagamentos mensais, por exemplo) ou é algo esporádico, tipo um "freela"?

Abs.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 9:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba escreveu:
Vc pode postar alguma(s) foto(s) deste tema especificamente, máquinas, feitas para grandes clientes?

Peri, aqui uma foto de embaladeira da Bosch que fiz, já trabalhada no photoshop pra ficar de acordo com o padrão de imagens deles pra catálogo. É super baixa qualidade no meu portfólio propositalmente mas a foto em alta é perfeita. Feita no chão de fábrica, local muito difícil de fotografar, o fundo foi retirado e acrecentado o degradé além de ter várias montagens pra tirar distorções (a máquina tem 6 metros) e hdr pois pra iluminar a máquina toda é complicado dentro de uma metalúrgica (mesmo sendo uma bosch).

Image

peridapituba escreveu:
O que clientes como uma Bosch esperam?

Esperam o melhor serviço, rápido e de bom custo.

peridapituba escreveu:
Eles interferem de alguma forma no trabalho, ou seja, direcionam, falam: "quero assim, quero assado ..."?

Fotografo pra 3 metalúrgicas, nenhuma deles interferiu até hoje no que fiz. Quem costuma interferir é agência, quando a foto já está programada pra algum veículo específico, nesse caso a gente tem que acatar e fazer o que pedem.

peridapituba escreveu:
Como é esta relação, 'grande corporação x fotógrafo' na prática?

Muito boa, depois que passa a fase de negociação a gente continua sendo bem tratado, na verdade é comunicação muito fácil pois não enrolam.

peridapituba escreveu:
E em termos monetários, como vc classificaria o mercado deste trabalho especificamente?O que paga melhor (qual área) e de que níveis de remuneração estamos falando?Existe um contrato (com pagamentos mensais, por exemplo) ou é algo esporádico, tipo um "freela"?
Isso é muito variável. Faço fotos pra uma metalúrgica grande mas não do nível de qualidade da Bosch, a R$ 90,00 por foto. O valor que cobro da Bosch não posso falar senão o concorrente vai ficar sabendo rsrs. Mas se quer saber um valor de mercado comum é na casa de R$ 800,00 uma diária (várias fotos em CD pra alimentar o banco deles) ou R$ 1500,00 um job (uma foto específica pra agência por exemplo).

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 9:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aluar escreveu:
Oi..Celso e quanto ao Digiforum..
Alguma vez você desanimou e pensou em parar ?

Oi Aluar. Já desanimei sim algumas vezes, sou sincero em falar. Sempre por conta de pessoas que não entendem a proposta deste espaço e de alguma forma fazem levantes e se opõem de forma agressiva e desinteligente contra a administração. Algumas vezes, claramente fazem isso para promover seus projetos pessoais como outras comunidades que querem criar. Mas isso não foi suficiente pra eu parar não.

aluar escreveu:
E qual sua maior alegria dentro do Forum nesses 7 anos que vc citou ?

Sem dúvida foram duas: O DigiForumDay, que fizemos em 2007, http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=37338 onde se reuniram alguns digiforianos vindos de várias partes do Brasil. A outra alegria é o fator "amizade" promovido aqui dentro, que fez com que pessoas nesse tempo todo se conhecessem pessoalmente criando vínculos fortes de amizade.

panik
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 05, 2010 3:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

E eu achando que uma de suas maiores alegrias tinhas sido ver minhas fotos na sala de duelos Sad

Hehhehehe

Brincadeiras a parte, vamos a pergunta Smile

Para você o que caracteriza uma foto boa e uma foto ruim ?

E pensando nessa linha, um fotografo bom pode fazer fotos ruins e um fotografo ruim podem fazer fotos boas as vezes. Diante a isso, como você define o bom e mal fotografo ?

Aproveito para dar os parabéns por seu fórum e a forma como ele se apresenta e é gerido. Muito bacana mesmo.

Abraço,

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qui Ago 05, 2010 9:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

panik escreveu:
Para você o que caracteriza uma foto boa e uma foto ruim ?
Muito boa sua pergunta, deveria ser feita pra todos os entrevistados.

Isso é muito peculiar. Podemos avaliar tecnicamente ou do ponto de vista artístico. Tecnicamente é aquele "bla bla bla" de sempre: nitidez, contraste, brilho, horizonte inclinado, regra de terço, etc... que pra mim não são fatores que tornam uma foto ruim. Artisticamente é coisa muito subjetiva. Mas eu penso o seguinte: uma foto ruim pra mim é aquela que não me diz a que ela foi criada, a que ela veio. Exemplo: se você me mostrar uma foto de uma mancha de óleo colorida, que provavelmente outras pessoas achem que é linda e maravilhosa sem sequer entendê-la, pra mim pode significar nada essa foto, se ela realmente não me transmitir seu real propósito eu nem a verei como foto.
Veja, eu gosto de arte mas pra mim a fotografia nunca é só arte, ela tem a parte de registro ou informação que precisa ser transmitida com ela, seja informação publicitária, jornalística ou simplesmente emocional.
A foto não pode ser apenas "sensação" pra mim. Quem vive de sensações nunca se satisfaz com nada no mundo da fotografia. Se não é melhor eu virar pintor ou artísta plástico.

Tem muita gente que usa a fotografia como suporte para a sua criatividade artística mas de forma a fazer apenas abstracionismos e coisas que causam sensações, eu realmente não gosto disso mas é uma opinião particular, respeito quem faz.

panik escreveu:
E pensando nessa linha, um fotografo bom pode fazer fotos ruins e um fotografo ruim podem fazer fotos boas as vezes. Diante a isso, como você define o bom e mal fotografo ?
Na parte criativa o bom fotógrafo é aquele que sabe o que faz e com isso leva o observador a compreende-lo e entender sua mensagem sem precisar de outros argumentos. Só a fotografia lhe basta.
Ainda na parte criativa, o fotógrafo ruim é aquele que pensa que é fotógrafo mas não é, e ainda por cima vive dando discurso de que os outros estão errados.

Na parte comercial, o bom fotógrafo é aquele que resolve a vida do seu cliente com a foto que faz, o ruim obviamente não resolve.

Raphael Koerich

MensagemEnviada: Qui Ago 05, 2010 11:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É celsão o tempo passa o tempo voa... ja fazem 3 anos daquele nosso encontro... Muitas amizades fiz aqui e mesmo ausente me considero parte da familia...

Mas vamos a pergunta, embora a gente se conheça bastante, você se imagina realizado profissionalmente vivendo da fotografia? em nenhum momento voce pensou assim, bom a fotografia era boa enquanto era lazer, mas agora que virou profissão ela passou a não ser aquilo tudo que imaginava para fazer pelo resto da minha vida? yeah

fresnel
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 06, 2010 2:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso em criar e manter um fórum que reúne autênticos ativistas da fotografia espalhados pelo país. Acredito que a troca de experiencias auxilia a todos e vc tem mérito em criar esse veiculo.

Minhas perguntas são relacionadas a acervo:

- Como é sua preocupação e organização com o acervo que produz? Quais suas estrategias para 1)agilizar buscas de imagens e 2) segurança em manter os arquivos?

- Costuma comercializar ou fornecer fotos de acervo?

- Ao executar um trabalho, planeja material para ser usado futuramente (fazer parte do acervo do cliente, no fututro)?

Bem, agradeço a possibilidade. Parabens pelo forum, novamente.
[]s
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior