DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Tiago Degaspari.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Vitor C.
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas18

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2010 3:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

1) Tiago, primeiramente, gostaria de agradecer por sua disponibilidade e interesse em participar desta entrevista. Para iniciarmos, você poderia, por favor, apresentar-se mencionando breves informações, como: biografia, profissão, currículo, formação, site/portfólio...

Começo fazendo das suas palavras as minhas de agradecimento, pois é muito gratificante poder falar um pouco da minha pessoa dentro de um fórum tão bem conceituado como é o Digiforum.

Image

Acredito que alguns usuários aqui já me conheça, mas pra quem não me conhece me chamo Tiago Degaspari e moro atualmente em Iracemápolis-SP, interior de SP, a 10km de Limeira e 20KM de Piracicaba. Atualmente sou micro-empresário na área

de fotografia e informatica/internet (www.trdp.com.br), mais especificamente tenho uma empresa que hospeda sites, já na fotografia trabalho a pouco tempo, menos de 5 anos como profissional fotografando evento e tudo começou quando eu

tinha 10 anos e fiz uma viagem para visitar o ZÔO e Museu do Ipiranga em SP com a escola, resumindo, fiz toda documentação da viagem com direito a foto oficial da turma toda na escadaria do uuseu e etc...

A minha formação escolar foi até o 2º grau mas estou com muita vontade de cursar biologia. Atualmente divido meu trabalho fotografico em dois sites que são: www.tiagodegaspari.com.br (social) e www.ecofoto.com.br (natureza).

2) Qual a função da fotografia e o que ela representa para você?

Bom, a fotografia pra mim têm varias vertentes, ou funções... A mais evidente que eu vejo é a documentação histórica e artística através da fotografia, não vejo maneira melhor de contar algo que tenha acontecido ou presenciado se não pela fotografia e podemos "considerar" que o cinema anda lado a lado com a fotografia antes que alguém diga: "Melhor filmar do que fotografar fatos..."

A fotografia representa muita coisa, mas talvez o papel mais importante que eu vejo é que através dela podemos congelar momentos únicos, momentos estes que se tornam mágicos, explico! Por exmplo, muitas vezes eu fotografo uma determinada cena e depois de muito tempo revejo aquela foto e fico imaginando o que foi que aconteceu após o momento do clique, é aí que começa a ficar interessante, pois nem sempre você se lembra ou não viu o desfeixo e então começa a imaginar/construir possibilidades! É justamente essa liberdade de imaginar/construir que deixa a fotografia mágica e artística...

3) Qual seu equipamento fotográfico? Como seu equipamento influencia na sua fotografia?

Nossa, vou fazer um breve relato! O primeiro nem era meu, era da minha mãe e foi uma 35mm Yashica, depois vieram vários equipamentos, inclusive uma Canon SLR EOS com lente kit, eu até tentei fazer uma linha do tempo dos equipamentos mas muita coisa não lembro.

Falando em "tempos digitais" o primeiro equipamento que tive foi uma Casio QV-10, depois Sony Mavica, depois Samsung Digipix 130, depois várias câmeras até a primeira DSLR que foi uma Nikon D50 com lente 18-55, a primeira lente tele-foto eu comprei do Douglas aqui do fórum e foi uma Sigma 70-300mm APO, foi uma evolução lenta e muito custosa. Recentemente em tempos de DSLR fiz uma lista e já tive mais de 20 corpos e 80 lentes, já experimentei de tudo, gastei muito dinheiro com coisa que não me atendia mas foi bom pra entender e aprender o óbvio: O que é bom custa caro!"

Hoje eu tenho um set NIKON que me agrada, composto pelos seguintes itens: D700, D300, 14-24mm f2.8, 24-70mm f2.8, 70-200mm F2.8 VR, 50mm F1.4, 105mm f2.8 VR, 300mm F4, TC 1,4x e dois SB900, além de tripé, monopé, filtros diversos, bolsas, mochilas e acessórios em geral...

Eu não sei se o meu equipamento influência ao pé da letra nas minhas fotos, mas posso dizer que o equipamento certo ajuda muito. Quando falamos de detalhes, qualidade minuciosa uma lente "top" vai te ajudar e prover os meios para que você tenha isso, muito se discuti o quanto uma lente é melhor que outra, mais nítida, mais rápida, mais constratada mas nada disso importa se você não tiver atenção, dedicação e conhecimento para extrair essa qualidade do seu equipamento, basta começar a olhar as fotos pelo FLICKR ou aqui no DIGIFORUM, dos amadores ou profissionais por aí, tem muita gente com equipamento simples arrebentando e vice-versa.

4) Qual o ramo fotográfico que você trabalha?

Faço social (casamentos e aniversários) e alguma coisa de arquitetura.

5) Pelo seu portfólio notamos que fotografar natureza é uma de suas especialidades. Você faz viagens para fotografar? Onde você fotografa?

Pois é, isso é evidente! Fotografia de natureza é a minha paixão, é o meu passa-tempo, a minha escola, e eu estou querendo que seja o meu foco de trabalho também por isso a falculdade de biologia que pretendo cursar, mas é um mercado bem restrito.

Viajar é praticamente imprecindível quando você fotografa natureza, seja por lazer ou por trabalho, pois logo você quer capturar fotos de espécies de animais que você não encontra na sua região ou quer capturar paisagens de determinados locais, enfim, é algo que cresce dentro de você a medida que você fotografa, mas eu posso dizer que é extremamente gratificante.

Em 2009 viajei pra alguns lugares para fotografar natureza e paisagem: Pantanal por duas vezes, Santa Rita Passa Quatro, Salvador, São Pedro e outros locais aqui na minha região, mas nem comecei a viajar da forma e intensidade que eu quero, tenho vários planos de ir pra muitos lugares entre eles Amazônia, Ilha de Marajó, sul da Bahia, Chapadas e afins...

Este ano ainda não fiz grandes viagens, mas de agora pro final do ano devo ir pra alguns lugares interessantes.

6) O processamento digital de edição de fotografias no computador faz parte de seu trabalho? Como se dá este processo?

Sim, se faz necessário uma vez que fotografo em RAW atualmente.

O meu Workflow é simples, armazeno sempre em pastas organizando-as por ano/mes/dia/assunto/cidade, depois faço a edição em softwares especficos para tratamento de imagem. No meu caso, o software que dá o melhor resultado no tratamento é o Nikon Capture NX2 por ser proprietário da câmera, embora seja lento e com uma interface obsoleta.

7) Mostre-nos três fotografias feitas por você que são suas favoritas! Por que as escolheu? (citar os links das imagens)

Nossa, três? Bom, como eu separo fotografia de natureza da fotografia social vou mostrar duas de cada então, talvez não as mais "bonitas" mas as mais marcantes pra mim...

De social/arquitetura

Arquitetura

Image
Essa foto é bem especial pois foi o meu primeiro trabalho na área que acabou trazendo outros! Gosto muito dessa foto.

Social/Evento

Image
Entre casamento e aniversários de criança, eu gosto muito mais do aniversário pela interação das crianças, gosto dessa foto pois esse garoto, Lucas, é extremamente interativo e possibilita ótimas fotos.

De natureza:

Papagaio

Image
Essa foi a primeira foto de natureza que eu fiz e falei, NOSSAAAAAAAA! Até hoje é a minha foto favorita, talvez não tenha nada demais mas pra mim é especial.

O Lobo-Guará

Image
Apesar de não ser uma foto que eu considero bonita e ter outras que eu acho muito mais bem executada, gosto dela! Essa foto do lobo foi agora em junho e 2010 e é extremamente importante pra mim por ser um animal super ameaçado fotografado aqui na minha cidade, uma região onde praticamente não existe muita coisa além de monoculturas, enfim... um registro que acredito ser único em minha vida! Neste dia pode parecer brincadeira, mas até chorei... não vou contar a história toda aqui novamente mas quem quiser ler na íntegra é só entrar no meu BLOG dentro do site www.ecofoto.com.br

7) E suas três fotografias feitas por outros fotógrafos? Quais são? E por que? (citar os links das imagens)

Não vou colocar fotos de Bresson, Capa, Salgado ou Araquém por aqui... Todos estes são ícones, cada um em sua área e não precisam de mais créditos! Vou postar links de fotos que vejo no meu dia a dia, fotos de fotógrafos a quem eu ainda consiga dar um telefonema e falar com eles, talentosas mas acessíveis.

--> Dário Lins
http://www.flickr.com/photos/dariolins/4522901997/in/set-72157623754291627/
eu simplesmente sou fã dele, preciso dizer mais alguma coisa?

--> Alex e Chintia
http://www.flickr.com/photos/cinthiamiranda/3409691905/in/set-72157621066283646/
fazem produções fantasticas, eu literalmente viajo nos ensaios...

--> Raul Souza
http://www.flickr.com/photos/raulsouza/4216831360/
adoro essa foto, acho demais a forma que explora a sensualidade!

--> Ricardson Willians

Image
essa foto pra mim é de arrebentar, não sei dizer exatamente mas me faz tentar advinhar alguma coisa!

--> Paulo Magoo

Image
extremamente técnico e crítico, mas tem conhecimento e gabarito pra isso.

Citei propositalmente fotos que eu gosto de fotógrafos que estão a um clique de mim ou de você(s). Eu vejo que 99% das pessoas quando perguntada sobre um fotógrafo de referência cita nomes de fotógrafos super consagrados e os novos talentos acabam ficando sempre pra depois. Posso citar mais uma dúzia ou duas de fotógrafos que inclusive partcipam aqui do fórum, flickr ou que nem site têm!

8) Quem é o/a fotógrafo/a que mais te inspira?

Essa é fácil... Sou fã incondicional do brasileiro Araquém Alcantara e é fácil saber o por que né, mas poderia dizer outros nomes que não são conhecidos como Araquém, e se tratando de ícone da fotografia gosto muito do americano Alfred Stieglitz pela sua determinação em fazer com que a fotografia fosse reconhecida como arte, se a fotografia é considerada artística em uma de suas vertentes, devemos grande parte deste reconhecimento a Alfred.

9) Quais seus futuros projetos e planos fotográfico?

Não sei muito bem, não costumo planejar o futuro, mas espero que seja o melhor possível, em social ou quem sabe com os dois pés na fotografia de natureza. Como diz um amigo meu, "temos que querer e acreditar" e eu acredito estar melhorando a cada dia.

10) Além da fotografia, quais outras atividades que fazem parte de sua vida que merecem destaque?

A fotografia já ocupa 40% do meu trabalho, seja como lazer ou profissionalmente, acho que já falei tudo!

11) Este espaço, agora, é todo seu, fique à vontade para deixar a mensagem, reflexão ou informações que desejar ou achar necessário.

Não quero falar muita coisa não, mas quero finalizar dizendo duas coisas apenas:

Não desista nunca do seu sonho, se você quer ser fotógrafo seja, faça acontecer.

Valorize o mercado, não seja apenas mais um em meio a muitos fotógrafos que nem sabem o que resalmente são! Pesquise, estude, invista e faça o melhor que você puder!

Bom é isso, espero que agrade ao menos os gregos, kakakakka!

Editado pela última vez por Vitor C. em Ter Ago 10, 2010 11:41 pm, num total de 2 vezes

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2010 6:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Tiago.. Smile

Também já tive a oportunidade de ver um Lobo-guara em seu ambiente natural..e a sensação é única e indescritivel !!.. =D>

Pergunta: você disse que pretende (está com muita vontade) de cursar biologia. Vc pensa em associar esse conhecimento com a fotografia ? Como ?

Abraço.. yeah

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 10:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aluar, oi ANA! Que legal que você passou por aqui... Respondendo a sua pergunta:

Citação:
Pergunta: você disse que pretende (está com muita vontade) de cursar biologia. Vc pensa em associar esse conhecimento com a fotografia ? Como ?

Eu adoro a natureza, em especial a fauna e por isso penso em cursar biologia e tentar de alguma forma desnevolver pesquisas em campo com levantamento e mapeamento de espécies, associando fotografias GEO-REFERENCIADAS para determinadar a ocorrência exata da espécie, além de ter muito mais que uma pesquisa baseada em observação poderei ter uma pesquisa documentada.

Mas existem outras possibilidades, trabalhar como guia de birdwatching e outras funções... Enfim, acho que da pra associar as duas coisas, fotografia e biologia.

Abraços e obrigado pela visitinha. yeah

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 12:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tiago,

Você fala em nomes como o Araquém Alcântara, o Salgado, o Alfred Stieglitz, e outros, citando-os como referências.

De que forma estas influências/referências se traduzem no seu trabalho?

Gostaria que vc traçasse um paralelo disto e indicasse características buscadas nestas referências e que foram traduzidas/implementadas em suas fotografias/obras.

Logicamente que não se trata de mostar seu portfólio todo, mas alguns exemplos, e nos conduzir através de sua mente e de suas buscas pessoais tendo como ponto de partida esta base referencial fotográfica que você cita.

Abs, yeah

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 12:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba, bacana sua visita por aqui... e respondendo sua pergunta:

Citação:
Tiago,

Você fala em nomes como o Araquém Alcântara, o Salgado, o Alfred Stieglitz, e outros, citando-os como referências.

De que forma estas influências/referências se traduzem no seu trabalho?

Gostaria que vc traçasse um paralelo disto e indicasse características buscadas nestas referências e que foram traduzidas/implementadas em suas fotografias/obras.

Logicamente que não se trata de mostar seu portfólio todo, mas alguns exemplos, e nos conduzir através de sua mente e de suas buscas pessoais tendo como ponto de partida esta base referencial fotográfica que você cita.

Abs,

Vou tentar ser bem objetivo.

Pode ser que eu não consiga mostrar uma linha direta entre meus trabalhos e os de Araquém e Alfred que citei, Sebastião citei apenas como referência quando a maioria dos fotógrafos questionado sobre "referências"... então vamos lá...

Talvez a minha maior inspiração seja mesmo Araquém por estar relacionado diretamente com a fotografia que ele faz, natureza, porém acredito ser "impossível" criar um elo entre dois fotógrafos sejam quais forem, a fotografia é muito pessoal e independente, então podemos dizer que seguimos basicamente a mesma linha: Araquém, Dario Lins, Eu e tantos outros que gostam de fotos de natureza.

A maior ligação que pode existir entre minhas foto e Araquém é a inspiração que eu tenho quando vejo um álbum de Araquém, isso me faz sonhar de olhos abertos literalmente.

Nas minhas fotos de nauteza busco simplesmente a naturalidade dos momento, nada mais que isso.

Sobre Alfred, não vejo relação direta com o meu estilo mas admiro muito o empenho que ele teve para que a fotografia fosse reconhecida como arte. Se não fosse Alfred, talves a fotografia seria como "gasolina", em qualquer posto teria quase o mesmo preço, seria simplesmente um papel, fazendo uma comparação bem simplista, embora uma foto pode ser criativa independente de ser reconhecida ou não!

Assim penso que muitos dos ícones considerados grandes fotógrafos e consequentemente artístas referências atualmente, com ótimos trabalhos autorais, sejam considerados assim graças a Alfred.

Enfim concluo dizendo que nenhum trabalho pode ser diretamente relacionado a outro, acredito que possam haver estilos parecidos ou gosto por um mesmo tema mas sem elos de ligação. Essa é minha visão!

Abrçaos! yeah

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 12:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Entendi, Tiago.

Pegando o gancho do que você falou sobre o Alfred e de sua busca artística pelo reconhecimento autoral de todos nós, como então você enxerga o fato de um Blog (ou espaço) como o Flickr ter alcançado a marca de mais de 3 BILHÕES de fotografias expostas?

Será que podemos conceber isto como uma contra-mão sobre o pensamento do Alfred?

É lógico que a evolução que a tecnologia nos impôs e nos impõe dia a dia contribui muito para esta disseminação de fotos que vemos hoje em dia.

Você inclusive fala com muita propriedade sob o fato de novos "fotógrafos" canibalizarem o mercado por pura falta de estudo e por facilidades que antes não existiam (é fácil comprar uma cam e um par de lentes e se intitular 'fotógrafo').

Será que mesmo com a preocupação do Alfred, a "Gasolina" não transbordou e vai cada vez mais ocupando espaço, renegando fotógrafos autorais à "prateleiras" cada dia menos acessadas e vistas?

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 5:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tiago, parabéns pela sua garra e determinação.

Mas, nos conte, como você percebeu que estava deixando de ser um fotógrafo amador para ser profissional?

Outra coisa, você iniciou muito cedo, mas na idade adulta, você caiu no mundo fotográfico de cabeça. Resumindo, como foi o seu aprimoramento fotográfico? Autodidata ou cursos?

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 7:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fala Tiago...

Primeiramente,agradeço a citação, e é legal quando consigo passar meu olhar adiante e os colegas compreenderem.

Com a popularização da fotografia, como vc ve a concorrencia de alguns fotografos,que usando apenas equipamento básico,consegue trabalhar mt bem,e cobrarem preços bem competitivos,em relação a quem investe pesado em equipamento?A fotografia,pra mim,sempre foi mais do fotografo,do que do equipamento,mas hj em dia a tecnologia facilita mt o trabalho,e sempre vejo profissionais fazendo um bom trabalho,com esses equipos básicos.

abs

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2010 1:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tiago, muito legal sua entrevista e conhecer um pouco mais dos detalhes de sua vida como fotógrafo.

Uma pergunta meio if/else.

Você é um cara super-presente na Internet e demonstra uma simpatia incrível. Sabemos que uma das formas de atingir objetivos profissionais é ter bons relacionamentos de mercado.

Já tentou aproximação junto a outros fotógrafos desse mercado de natureza/biologia?
Se sim: qual foi a reação (sua e deles)?
Se não: pretende fazer isso ou vai tentar trilhar seu próprio caminho?

panik
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2010 6:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi,

tudo bom ?

Nas fotos de exemplo, você colocou uma do Paulo Maggo, de uma casa.

Você saberia explicar como fazer esse efeito de luz volumétrica ?

Abraço,

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 2:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba,

Citação:

Pegando o gancho do que você falou sobre o Alfred e de sua busca artística pelo reconhecimento autoral de todos nós, como então você enxerga o fato de um Blog (ou espaço) como o Flickr ter alcançado a marca de mais de 3 BILHÕES de fotografias expostas?

Será que podemos conceber isto como uma contra-mão sobre o pensamento do Alfred?

É lógico que a evolução que a tecnologia nos impôs e nos impõe dia a dia contribui muito para esta disseminação de fotos que vemos hoje em dia.

Você inclusive fala com muita propriedade sob o fato de novos "fotógrafos" canibalizarem o mercado por pura falta de estudo e por facilidades que antes não existiam (é fácil comprar uma cam e um par de lentes e se intitular 'fotógrafo').

Será que mesmo com a preocupação do Alfred, a "Gasolina" não transbordou e vai cada vez mais ocupando espaço, renegando fotógrafos autorais à "prateleiras" cada dia menos acessadas e vistas?

Muito interessante o seu questionamento!

Sobre os 3 BILHÕES de fotos do FLICKR eu vejo de duas formas:

Uma delas é que a fotografia tem ganhado muito espaço e destaque na vida de todos, e a outra é que a fotografia tem se banalizado com capturas sem o minímo de visão, ou seja: "apertei o botão saiu isso, gostei e pronto!"

É claro que o FLICKR não pode ser considerado como termometro, apesar de eu ter usado ele como exemplo, a grande maioria que está lá, postando fotos, compartilhando vídeos e fazendo comentários são FOTÓGRAFOS OPORTUNISTAS embalados por uma moda tecnológica assim como foi a algum tempo "COOL" possuir um fotolog, uma conta no Orkut, um blog, conta no ICQ, mIRC e até os chats de BBS!..

Enfim, ALFRED travou a batalha para que a fotografia não fosse apenas uma imagem impressa e sim um conceito, algo pensando (ou não pensando propositalmente) e conseguiu. O Flickr não vai valorizar a fotografia, pelo contrário, acaba banalizando de certa forma, mas com o tempo isso vai servir justamente para separar o joio do trigo.

yeah

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 2:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares,

Citação:
Tiago, parabéns pela sua garra e determinação.

Mas, nos conte, como você percebeu que estava deixando de ser um fotógrafo amador para ser profissional?

Outra coisa, você iniciou muito cedo, mas na idade adulta, você caiu no mundo fotográfico de cabeça. Resumindo, como foi o seu aprimoramento fotográfico? Autodidata ou cursos?

Obrigado pela sua visita!

Bom, primeiro vamos colocar os pingos nos "is" sobre o conceito amador e profissional:

Profissionais são aqueles que ganham dinheiro com fotografia.
Amadores são aqueles que fazem por amor, por dedicação.

Novamente citando, ALFRED STIEGLITZ em uma de suas crônicas dizia justamente isso:

“Permitam-me chamar a atenção para um dos mais freqüentes erros que se comete quando se trata de fotografia: o erro de se classificar trabalhos de alto nível como profissionais, e usar o termo amador para transmitir a idéia de produção imatura e para desculpar fotografias pobres e detestáveis. Na realidade, quase todos os trabalhos de alto nível estão sendo feitos — sempre foram feitos — por aqueles que estão seguindo seu amor pela fotografia, e não meramente por razões financeiras. Como o nome subentende, o amador é aquele que trabalha por amor; e visto sob este ângulo, o erro da classificação popular fica totalmente aparente.”

Pensando assim, quando ainda jovem, dos 11 aos 15 anos, eu era um hobista, fazendo alguns cliques descompromissados quando oportuno pois não tinha condições para ficar torrando filme, minha família é simples e naquela época, 1990, filme e revelação eram caros!

O primeiro trabalho, foi bem jovem... peguei umas fotos de bijouterias pra fazer, minha nossa, que loucura! Nunca mais... ehhehehe!

Acredito que essa linha entre trabalhar ou não diretamente com a fotografia é muito delicada e fina, muitas pessoas entram na fotografia por opção, querem ser fotógrafos e estão preparadas para isso, mas acredito que a grande maioria acaba entrando na fotografia por necessidade, desinformação ou mesmo por acreditar que fotografia da muito dinheiro e pouco trabalho, salvo engano!

Sobre sua pergunta se eu fiz cursos, o único que eu fiz ou faço são os cursos de inglês que por sinal não me entendo com ele e aulas de violão, só! Sinto falta de alguns cursos de fotografia, principalmente estúdio que não tenho praticamente conhecimento nenhum...

Sou autodidata, sempre busco informações na internet, inclusive aqui no NDSC, não tenho vergonha de questionar quando não sei e etc...

Acho que é isso!

Abraços yeah

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 2:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo, Fala Tiago...

Citação:
Primeiramente,agradeço a citação, e é legal quando consigo passar meu olhar adiante e os colegas compreenderem.

Com a popularização da fotografia, como vc ve a concorrencia de alguns fotografos,que usando apenas equipamento básico,consegue trabalhar mt bem,e cobrarem preços bem competitivos,em relação a quem investe pesado em equipamento?A fotografia,pra mim,sempre foi mais do fotografo,do que do equipamento,mas hj em dia a tecnologia facilita mt o trabalho,e sempre vejo profissionais fazendo um bom trabalho,com esses equipos básicos.

abs

Pois é MAGOO!

A fotografia sempre vai ser mais do fotógrafo, afinal somos nós que escolhemos o enquadramento e o momento de bater a foto, mas isso que você citou faz sentido, eu sofro com isso aqui na minha região, fotógrafos com qualquer equipamento fazendo fotos em "lote", são extremamente profissionais ao pé da letra, só pensam em fatura mesmo que pra isso tenham que fazer 10, 20, 30 eventos por mês. Vejo essa faixa de "proprietários de câmeras" como oportunista que vêem na fotografia uma ótima chance de ganhar dinheiro.

Mas fotografia é algo bem interessante, cada um têm o seu valor e cobra quanto acha que "vale" o seu trabalho.

Abraços. yeah

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 3:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio, até o PATRÃO por aqui heim...

Citação:
Tiago, muito legal sua entrevista e conhecer um pouco mais dos detalhes de sua vida como fotógrafo.

Uma pergunta meio if/else.

Você é um cara super-presente na Internet e demonstra uma simpatia incrível. Sabemos que uma das formas de atingir objetivos profissionais é ter bons relacionamentos de mercado.

Já tentou aproximação junto a outros fotógrafos desse mercado de natureza/biologia?
Se sim: qual foi a reação (sua e deles)?
Se não: pretende fazer isso ou vai tentar trilhar seu próprio caminho?

Celso vou ser curto, grosso, direto e objetivo quanto a sua pergunta:

Praticamente todos os fotógrafos com um pouco mais de reconhecimento que "eu conheço" acreditam já ter fotografado DEUS!

Pra quem não entendeu eu quis dizer que o reconhecimento e um pouco de fama faz de praticamente todos o melhor amigo do seu próprio EGO!

Conheço alguns fotógrafo de natureza, inclusive fiz um WORKSHOP com um desses que atua no segmento produzindo fotografias para empresas pelo Brasil todo...

... enfim, parece até que estão escondendo o segredo de um cofre cheio de ouro!

Então, foi justamente por isso que eu resolvi criar o site ECOFOTO ( www.ecofoto.com.br ), pra fazer dele um grande banco de fotos de natureza e com isso tentar me posicionar no mercado, já até vendi algumas poucas fotos para algumas pessoas, mas nada expressivo.

Vou tentar trilhar o meu próprio caminho!

Abraços!
[ ]s

TiagoDegaspari
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas73

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 18, 2010 3:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

panik, não sei como o MAGOO fez, teria que perguntar pra ele... com certeza deveria haver alguns raios de luz no local... mas o volume pode ter sido dado na conversão com ajustes de black, EV, contraste...

yeah yeah yeah yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior