DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 [Artigo] Macrofotografia x lentes Close-up

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 8:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Macrofotografia

Temos uma prova presente que essa é uma categoria da fotografia que é capaz de apaixonar tanto fotógrafos profissionais quanto os mantes da fotografia. Em se tratando do nosso fórum a quantidade de fotos/comentários postados na seção Macro 1 e Macro 2 estão disparados.
Não é fácil tirar macrofotografias, muitas vezes temos que ser pacientes, rápidos, e habilidosos para não perder aquele click mágico. Mas o que atrai tanto nesse tipo de foto? Podemos dizer que ser macrofotógrafo no Brasil é padecer num paraíso. No Brasil, com tanta mata quentinha, a atlântica, a amazônica e mais o cerrado, a bicharada se expande e se esbalda numa variedade de espantar Noé. Os besouros, por exemplo, que formam a ordem mais exagerada da Terra, com 300 mil espécies, no Brasil chegam a 60 mil. Algumas, verdadeiras jóias vivas. As borboletas e mariposas não ficam atrás. Das 120 mil espécies, temos bem umas 40 mil, e das mais vistosas. É só botar aí nossos pássaros, flores e árvores, que está formado o tal paraíso que tanto alucina os fotógrafos. É claro que macrofotografia não é apenas de seres vivos, mas sem dúvida, espero que vocês concordem comigo, as macros de seres vivos são realmente lindas.

Por definição macrofotografia é a arte de ampliar detalhes ou pequenos objetos, e assim revelar a beleza escondida, imperceptível aos olhos humanos.

Existem alguns equipamentos que auxiliam a macrofotografia, como por exemplo:

1. Objetivas macro – São projetadas para se ter o máximo de focalização em toda a foto, pois utilizando acessórios para macrofotografia temos grandes perdas nas bordas do quadro. As objetivas Macro possuem um cilindro helicoidal, podendo focalizar de infinito até em escala de 1:1 (um centímetro do filme equivale a um centímetro do real). São desvantagens das Objetivas Macro possuem custo elevado e pequena luminosidade, mas já existem objetivas com boa luminosidade, entretanto o custo é ainda maior. Aqui as objetivas ainda podem ser divididas em objetivas normais macro, Teleobjetiva macro, Objetivas Zoom Macro.

2. Tubos (anéis de extensão) - São tubos, sem lentes, que aumentam a distância entre a objetiva e o filme. São colocados entre a objetiva e a câmera. Os tubos de extensão são vantajosos pois possuem peso reduzido, não exigem lentes (não provocando distorção óptica), mas dificultam a operação de troca, e para se conseguir tamanho exato de imagem, interferem na fotometria.
Costumam ser vendidos em jogos de três unidades que podem ser usadas em diversas combinações. Há tubos manuais e automáticos: no primeiro caso, não há conexão entre a câmera e o mecanismo de fechamento do diafragma da objetiva; no último, este continua a funcionar normalmente.

3. Anel Inversor - Inverte a objetiva, a parte anterior da objetiva é acoplada na câmera com o uso deste anel, possibilitando fotos a curta distância.

4. Lentes de Aproximação - Funcionam como uma lente de aumento comum, sendo rosqueada na objetiva (ou adaptador), são chamadas, a meu ver erroneamente, também de "Filtros Close-up". Têm como vantagens seu uso não envolver modificações na exposição das fotos; são baratas e fáceis de usar. E como desvantagens não permitem proporção alta da imagem; provocam perda de nitidez e distorção da imagem, exigem diafragma fechado pela sua esfericidade.

Citação:
Proporção da imagem - Relaciona o tamanho real do objeto sobre a escala de reprodução da macrofotografia. Quando a imagem registrada no filme mostra o objeto em menor dimensão que na realidade, a relação de reprodução é indicada por 1:X. Quando ela é maior, é indicada por X:1 (com X um número maior que 1). macrofotografia começa em 1:1. Entre aproximadamente 1:10 e 1:1 é close-up.

O objetivo desse artigo é fazer uma análise de como o uso de lentes close-up influencia no auxílio de macrofotografia, já que é o meio mais barato de podermos aperfeiçoar ainda mais nossas fotos. Não pretendo postar fotos de diversas situações e sim fazer uma explanação sobre a questão.

A grande questão que eu estou vendo por aqui é se as lentes close-up não servem para nada. A conclusão pode ser tirada mais abaixo, com a leitura desse artigo.

Segundo Gregory Georges no livro 50 Fast Digital Camera Techniques (2004) a macrofotografia está relacionada a distância focal. Fui mais além e descobri a seguinte equação:

Image
(Equação 1), em que
DRF – Distância focal real ; DNF – Distância focal nominal; D – Dioptria da lente

Pela equação já podemos notar que quanto maior o D menor será a distância focal real, sei que isso era óbvio, pois as lentes de 10+ são mais caras que as de 1+. Tá mais o interessante é que quanto maior for a distância focal nominal, usando uma mesma lente de dioptria X, a diminuição na real será mais mais significativa.
Vejamos isso nesse gráfico:

Image

Vou tentar explicar de uma forma clara para os que não tem contato com gráficos. Vamos olhar primeiramente na linha de 35 mm. Notem que usando 0(ou seja, sem lente) ela permanece com o valor em 35mm. A partir do momento que passamos a usar a lente o comprimento focal vai diminuindo até que com dioptria de 10+ o comprimento focal diminui para 25,33 mm (
veja tabela 1
, uma diminuição de 9,7%. Agora vamos olhar a curva de 105 mm(que é aproximadamente um zoom de 3x na maioria das câmeras), marcada pela reta com os asteriscos. Com dioptria de 10 + o valor do comprimento focal cai para 51,22 mm, uma diminuição de aproximadamente 50%.

O que podemos concluir com isso: que as lentes close-up são mais eficazes quando usadas junto com comprimentos focais maiores. O que também é bom porque diminui o efeito da distorção da imagem que é comum quando utiliza-se uma objetiva macro de pequena distância focal (ex.: 50mm) pois teremos que aproximar muito do objeto a ser fotografado.

Vamos mais além agora que vocês já estão se familiarizando com gráficos. Agora vamos colocar os centímetros em prática. Muitos usuários questionam sobre a eficácia da lente close-up porque querem que ela diminuía a distância de foco. Bem isso ocorre sim, mas de uma forma diferente do que muitos pensam.

Mais uma vez vamos voltar para a equação 1, agora em vez de pensarmos em distância focal, vamos pensar apenas em distância, ou seja, o quanto a objetiva está distante do objeto, da mesma forma que vem estampado nas especificações de nossas câmeras (por exemplo Macro 5cm).

Image

Vamos olhar primeiramente a linha de 1 cm, notem que tanto faz usar lentes nesse caso que a distância do foco não irá variar praticamente em nada. Pela
Tabela 2
usando 10+ em 1 cm a distância irá diminuir para 0,9 cm. Passamos a notar uma pequena diferença quando usamos lentes na distância de 5 cm, chegando a diminuir até 3,3 cm com lente 10+. Mas notamos realmente diferença nas distâncias maiores. Olhando para a distância de 25 cm observa-se que usando lente 10+ o valor cai para 7,5 cm, ou seja uma diminuição bem considerável.

Ocorre que câmeras como a bem disseminada aqui no fórum Canon A75, e como a grande maioria das câmeras) acabam aumentando a distância quando usamos o zoom ótico. Então nessas circunstâncias as lentes são ótimas para serem usadas. Por exemplo, na A75 quando se usa o zoom de 3x a distância mínima de foco é de 15cm , usando uma lente de 10+ a distância cairia para 6cm, e uma mais comum de 4+ para 9,37 cm. E claro que como lente de aumento caso você não queira diminuir a distância, mas sim tirar a 15 cm mesmo, você notará que na foto com lente o assunto é maior do que na foto sem lente. Mas se dá para aproximar para pegar mais detalhes, por quê não fazê-lo?

Bom com isso dá para concluir que as lentes close-up realmente são úteis, principalmente quando usadas a uma distância maior do assunto juntamente com o zoom ótico.

Tabela 1

Image
Tabela 2

Image

- Equação para o cálculo da distância x dioptria da lente (Excel)

Referencias Bibliográficas
GEORGES, Gregory;LARRY, Berman;MAHER, Cris. 50 Fast Digital Camera Techniques. (2004)
POWELL, Stepehn. Adding Macro Capability to Ordinary Digital Cameras- Macrophotography
SANSONOVSKI, Tacio Philip. Vários Artigos. Macrofotografia

Editado pela última vez por Ranyere Nobrega em Sáb Fev 26, 2005 8:40 pm, num total de 1 vez

digital_target
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 12:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gostei
depois leio com mais atenção
=]

JUNIM
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 1:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

=D> =D> =D>

yeah

Dancing

Tio Sam
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 5:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostei! Mr. Green

=D> =D> =D>

Até!

Leonardo_Freire
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 6:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

perfect!!!! muito bom mesmo, veio acrescentar oque falwi no topico das lentes, sobre o uso da zoom com lente closeup

Caetano Vidal

Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Fev 26, 2005 11:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Show volcano, agente até comentava aqui no forum isso na pratica, mas ainda não tinha visto nenhum artigo completo sobre o assunto, acrescentou muito!!!

lfrenay
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 12:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom esse artigo, parabéns volcano! Ontem tava procurando exatamente sobre esse assunto na internet, e vi que as fontes eram bem escassas. (e as que tinham, algumas davam informações absurdas pra ajudar...)

Depois que li parei para tentar deduzir a fórmula que dá a distância real de focalização em relação a da nominal e não foi tão difícil assim. Só depois q terminei notei que tinha uma planilha de excel para quem quisesse fazer os cálculos d'oh! .

Bom, se interessa pra alguém (nem sei se é algo conhecido também, de qualquer maneira a intenção é das melhores!) a fórmula para calcular isso é:

distância real = Dr
distância nominal = Dn
Dioptria do "filtro" close up = D (aquele valor 1+, 2+ etc...)

Dr=Dn/(1+D*Dn)

Todas as distâncias tem que estar em metros...

Se você usar mais de um filtro close up, a Dioptria resultante do conjunto de filtros vai ser igual a soma das Dioptrias de cada filtro.

Ex:. Usando um filtro de 10+ com um de 4+, a dioptria resultante vai ser 14+, numa câmera que focalize a 10cm sem filtro, usando a fórmula acima vc vai ver que vai focalizar a 4,17cm.

Sei lá se ajudou em algo, mas se ajudou uma pessoa já está valendo!

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 6:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu lfrenay é isso mesmo, agora quando se usa muitos filtros as imagem tendem a perder muita nitidez nas bordas. É bom, nesse caso, usar primeiro o fltro de melhor qualidade e de dioptria maior e depois o outro (ou outros).

Quanto ao artigo, tentei unir minha área profissional com minha nova paixão. Talvez para alguns não tenha ficado claro devido ao contato com gráficos, planilhas e equações, mas tentei deixar de uma forma clara. Caso tenham dúvidas sobre algo podem postar auqi que tentaremos responder.

Como dizia Ranyére Nóbrega, pesquisador CNPQ e Doutorando em Meteorologia Mr. Green , "Dêem uma equação, que eu tento explicar a origem do mundo Smile".

drdaco
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 11:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Meus parabéns Volcano além de fotografar muito bem tb és o monstro da teoria... =D>
Sem querer ser chato,e quanto a iluminaçâo para a macrofotografia... Think sei que é um tópico também pouco discutido e bem amplo, mas afeta todos em suas Macros... e na maioria das vezes nâo sabemos por que...

Abraço e parabéns novamente pelo artigo
Marcelo yeah

lfrenay

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 3:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

volcano escreveu:
Valeu lfrenay é isso mesmo, agora quando se usa muitos filtros as imagem tendem a perder muita nitidez nas bordas. É bom, nesse caso, usar primeiro o fltro de melhor qualidade e de dioptria maior e depois o outro (ou outros).

Quanto ao artigo, tentei unir minha área profissional com minha nova paixão. Talvez para alguns não tenha ficado claro devido ao contato com gráficos, planilhas e equações, mas tentei deixar de uma forma clara. Caso tenham dúvidas sobre algo podem postar auqi que tentaremos responder.

Como dizia Ranyére Nóbrega, pesquisador CNPQ e Doutorando em Meteorologia Mr. Green , "Dêem uma equação, que eu tento explicar a origem do mundo Smile".

Só agora que eu vi que a sua equação (a de cima) é igual a essa que eu passei. Não sabia que a distância de foco poderia ser substituida pelo comprimento focal diretamente. (são coisas diferentes né, pelo o q eu entendi, o comprimento focal é a distância entre a lente e o ccd - se eu estiver errado alguém me corrija).

Pois é, eu também gosto de ter a equação na minha mão para poder analisar melhor os efeitos da lente... Pelo menos assim eu sei se realmente vale a pena ou não comprar ela!

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 11:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Movido para a Sala Especial

claudinho
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 1:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

a P41 tira macro a 10 cm.. eu acho muito... complicado hem!

mlanderdahl

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 12:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bah, muito bom o artigo!
É sempre bom ver as explicações matemáticas das coisas! Assim tu pode analisar todas as possibilidades!
Valeu Volcano! =D> =D> yeah

Vitor Ferreira Isaia
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 1:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

uma pergunta...

"presta" utilizar mais de uma lente close-up ao mesmo tempo?

por exemplo, tipo se eu colocar uma +2 junto com uma +4, sei lá...

daí o resultado final seria +6 ou +8? ou nenhum dos 2?

vale a pena investir em uma variedade de lentes close up para poder "montar"

várias configurações ou é melhor pegar um +10 mesmo?

valeu!
abraços

Alexis Marinho
Mega Participativo
Mega Participativo

Alexis Marinho está fazendo aniversário hoje.
PARABÉNS ALEXIS MARINHO!

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 2:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

vitorisaia escreveu:
uma pergunta...

"presta" utilizar mais de uma lente close-up ao mesmo tempo?

por exemplo, tipo se eu colocar uma +2 junto com uma +4, sei lá...

daí o resultado final seria +6 ou +8? ou nenhum dos 2?

vale a pena investir em uma variedade de lentes close up para poder "montar"

várias configurações ou é melhor pegar um +10 mesmo?

valeu!
abraços

Usar um +10 logo de cara é bem nelhor do que unir vários filtros menores pela qualidade que vc obterá tenho um único filtro. Acho qvc terá mais claridade de nitidez com somente um filtro +10.

Um abraço!

Alexis
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem