DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Silvia Linhares

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2010 12:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

pmenge, Obrigada.

Na 7D uso o AI FOCUS, às vezes o ONE SHOT. O ponto também vario muito. Depende do resultado que estou pretendendo obter...

A 7D é maravilhosa, superou tudo o que eu esperava dela. Ainda tenho muito que aprender sobre ela...de vez em quando pego o manual de novo para relembrar comandos que uso menos e experimentar...

Aguardo sua vinda para cá e indo à João Pessoa este ano, eu, Marcos, Ronaldinho e você vamos combinar um choppinho na bela Praia de Jacaré que fica na Grande Cabedelo embora mundialmente todos digam que fica em João Pessoa... Mr. Green

pmenge
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2010 1:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares, opa!! beleza!!! fica pertinho de Recife e é um passeio legal!!
Nos veremos então.
Abraços yeah yeah

lesul
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2010 10:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia, em primeiro lugar, parabéns pelo mais do que merecido reconhecimento! =D>

Eu te conheci através do clube da Ex S, apesar de não possuir uma, mas a acolhida dos amigos foi maravilhosa.

Ao ler a sua entrevista na Fotografe (confesso que me emocionei...), me dei conta que eu conhecia (mesmo que virtualmente) uma fotógrafa famosa, com uma história de vida incrível, e apesar de tudo, com uma simplicidade e altruísmo impressionantes.

Basta observar os depoimentos daqueles que te conheceram pessoalmente, para ver que tu és uma pessoa simples ( no bom sentido, claro!).

Agora a pergunta, como é que você lida com a fama? Pois a gente que acompanha teus posts e o Retrovisor já a algum tempo, vê que a Sílvia fotógrafa é ao mesmo tempo a Sílvia aprendiz, que admite os próprios erros, e que, apesar da fama que vem conquistando, continua a mesma.

Abraços

Leandro

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2010 5:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

lesul, Obrigada por suas gentis palavras...

Como eu lido com a fama? Bom, ando de óculos escuros, peruca loira e me visto de verde oliva e cinza rato, prá não chamar a atenção....

Image

Image

Famosa eu? kekéisso? Talvez por termos poucas mulheres fotografando automobilismo, seja esse o fator que nos torna diferentes...

Sim, eu tenho orgulho da minha história de vida, é uma história de superação, e esse é o bom exemplo que gosto de passar. Nos quase meio século de vida que faço dia 28 adquiri maturidade para me sentir feliz com as coisas boas que me acontecem (como estar aqui na sala de entrevista do DF) e não me deixar influenciar e achar que sou melhor que ninguém por isso. Se eu achar que sei tudo, significa que não sei nada. O pouco que sei não me importo de compartilhar, assim eu abro espaço na cabeça prá aprender mais e mais...

Só posso te dizer, meu caro amigo gaúcho, é que tudo que acontece hoje é fruto de um árduo e prazeiroso trabalho...muita determinação e vontade de fazer diferença na história do mundo.

Mesmo que eu me torne a Annie Leibovitz do automobilismo, jamais vou deixar de ser quem eu sou hoje, pois graças a Ele, lá em cima, estou aqui, inteira e com saúde...e muito feliz, e isso é tudo o que eu busquei a vida inteira e buscarei sempre...

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2010 8:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi, Silvia..parabéns pela história de vida e pela entrevista.. Smile

Pergunta: sei que vou colocar vc em saia justa.. Mr. Green...mas, lá vai : em suas respostas vc pulou a pergunta sobre fotos do pessoal aqui do DF. Então, gostaria de saber justamente isso, entre tantas (ótimas) fotos que vemos aqui todos os dias..vc poderia citar uma na qual assim que olhou pensou "nossa, essa eu gostaria de ter feito" !!!.. yeah

Abraço

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2010 9:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aluar, Obrigada pelas suas palavras...mas não valeu essa...pô, complicado né...não sou de guardar fotos, mas estilos...e basicamente só frequento uma sala aqui no DF.

Vamos lá: Sem querer te adular, eu adoro o jeito que você fotografa e trata suas fotos. O seu amor pela natureza (bichos e plantas) bate com o meu...teve foto sua que eu gostaria de por num porta-retrato.

Não posso deixar de mencionar Carluba e Fernando Malungo, que no amigo oculto do ano passado me presentearam com fotos de tirar o fôlego...Além das fotos ganhei texto lindo dos dois que guardo com muito carinho...

Não vou citar ninguém mais, pois cada um tem um estilo que eu admiro e é injusto da minha parte mencionar apenas um ou outro...

A foto sua que eu gosto muito é a do seu avatar...acho ela muito significativa (só não posto aqui porque v. desabilitou o download do Flickr)... É um gesto que fala com a gente...Quando vi seu avatar a primeira vez, imaginei você como você é...doce, meiga, delicada, personalidade forte, mas acima de tudo, amiga, na foto você nos oferece uma flor, quer melhor modo de expressar tudo isso?

Nnato
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2010 11:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Que história de vida, havia dito que gosta de falar e escrever, poderia ter escrito muito mais, que seria um imenso prazer ouvir suas histórias, meus parabéns pela entrevista.

Lembro-me de ter conhecido grande parte do pessoal que hoje se reune na sala "Clube DSLR - Ex-integrantes do Clube Canon Série S/SX" na sala "Clube Canon Série S/SX", eita hora perfeita que fui entrar e participar pela primeira vez em um fórum de fotografia. Conheci virtualmente muitas pessoas entre elas Silvia Linhares, logo nos conhecemos pessoalmente no JB, simplesmente uma simpatia de pessoa junto ao seu companheiro super calmo e sereno Zezito.... é um grande prazer ter conhecido vocês dois além dos demais que foram aquele dia no JB....

Tenha certeza que já aprendi muito lendo suas postagens por aqui.

Image
Passeio JB com a galera por Nnato, no Flickr

Vamos para algumas perguntas.

1. A 7D disponibiliza quantos pontos de foco, os memos que a XSI?
2. Em algum momento você utiliza o modo automático? se sim, em quais circunstâncias?
3. Prefere fotografar, com flash ou sem flash?

bjão.

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2010 9:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nnato, Umas coisas mais bacanas de 2009 foi conhecer vocês. Meu marido também gostou muito embora ir ao JB não seja um dos passeios preferidos dele, vai me acompanhar novamente.

Citação:
1. A 7D disponibiliza quantos pontos de foco, os mesmos que a XSI?

A XS1 tem 9. "Segundo a documentação da Canon é baseado em 19 sensores em cruz, capazes, portanto, de focar facilmente com motivos verticais e horizontais. Todos sensíveis a f/5.6 - sensor central a f/2.8 – garantindo, teoricamente, capacidade para seguir motivos e calcular o seu ponto exato no visor no momento do disparo. Ou dos disparos se estiver a usar o modo de disparo sequencial e o AI Servo."

Image

Sobre o assunto, compensa ler este texto - destaque para os 3 primeiros parágrafos deste texto e aqui tem outro texto sobre esse assunto

Quero fazer um aparte nessa pergunta. Vejo as pessoas sairem de uma câmera simples para uma DSLR e reclamarem que a nova era para ser muito melhor, mas que não faz fotos boas como a anterior...Ora, ora, ora...quase nunca leram o manual e não sabem extrair o que a nova câmera oferece...Nesse caso é melhor ter uma "aponte e dispare" e não gastar dinheiro a toa. Se quer algo melhor, mais complexo, tem que estudar, tem que aprender, tem que ler manual e livros...

Ainda estou testando todas as formas de focar, tem hora que prefiro usar apenas um único ponto.

Citação:
2. Em algum momento você utiliza o modo automático? se sim, em quais circunstâncias?

Bom considero todos os modos automáticos exceto M, é o único que depende totalmente de você. É o que mais gosto, pois sei que a foto foi feita totalmente por mim. Os modos TV, AV, P te dão alguma liberdade, mas eles ajustam a foto final sozinhos. Mas nã ovou mentir, uso, às vezes sim, quando estou com preguiça ou em casos muito específicos. Modo auto puro (verdinho), nunca. Se tenho que usar é o modo P. Pelo menos ISO fica por minha conta.

Quando chego muito atrasada no autódromo, eu jogo o modo P e vejo como estão os cálculos no automático. Ajuda a ajeitar a câmera mais rápido no modo M me dando alguns parâmetros.

Sempre deixo os modos TV e AV de algum jeito que eu possa usá-los rapidamente em caso de necessidade. Por exemplo, em fotos de frente e muitos carros preciso de grande profundadidade de campo e boa velocidade então tô no modo M. A cena muda rapidamente e quero um panning na minha frente. Se eu usar a configuração atual vou congelar tudo. No modo de panning eu preciso de uma velocidade baixa, então mudo para TV, que já está em 1/80. O resto ela se ajeita, é mais rápido do que ter que ajeitar o modo M. Em fotos de pista, é tudo muito rápido...você tem que estar muito concentrado no que faz, se não na hora H faz uma besteira e perde talvez a foto da sua vida.

No caso do uso do Flash fica para a próxima pergunta.

Citação:
3. Prefere fotografar, com flash ou sem flash?

Como eu disse, minhas fotos com flash TTL ainda me decepcionam.

Image
Estou em fase de aprendizado, lendo um livro quando sobra tempo...e quase não sobra nada... buá buá buá...

Image

Saber usar bem o flash adequadamente tem suas serventias. Usá-lo como preenchimento, usá-lo sob sol forte... dentro dos boxes...

Quando posso faço sem flash, mas tem hora que não rola...e aí, uso o modo P da XSi com o Flash e a Tanrom 17-50 2.8. Serve prô gasto, mas não atende minhas expectativas. Mas sou uma virginiana teimosa e tenho certeza que vou conseguir...ah! se vou...O livro que estou lendo é muito instrutivo e me abriu os olhos para um monte de coisa, falta praticar...

Bom, um bom dia para todos...e estou à disposição para mais perguntinhas...

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2010 10:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia, quais as maiores dificuldades:

Na passagem de uma compacta para uma DSLR?

E no uso do flash com suas DSLR?

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2010 11:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho,

Essa é boa... Think Think Think

Dificuldades na passagem da S3 para a DSLR...humm humm...primeiro eu não conseguia acertar todos os comandos, as cores padrão eram lavadas e o troca-troca de lente irritante...A perseverança, as dicas aqui no DF principalmente do AlexandreS, e leituras diversas, deram resultado e hoje fico mais tranquila. Ainda erro muito, mas consigo muito mais com a DSLR. Qualidade e rapidez são os itens que mais destaco entre uma e outra. Vira e mexe releio partes do manual para relembrar alguma coisa que esqueci...

Ah! O Flash... Brick wall

Tem hora que estoura ou fica escuro demais...(uso TTL + modo P)...o balanço de branco nunca fica adequado e tem que ser corrigido no Lightroom. Reflexos em superfícies brilhantes (carros brilham...), pois só agora estou entendendo e começando a praticar o tal do flash rebatido...(engatinhando nisso). Resumindo, estou tentando aprender mais sobre como usá-lo com a câmera em modo M para conseguir os resultados que busco (fotos bonitas e bem naturais).

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2010 7:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vixi...
Demorei e já não tem mais perguntas pra fazer!
Parabéns, pelo aniversário, pela história de vida, pela garra... pela paixão e exemplo de pessoa!
Li todas as perguntas e já não sei mais o que perguntar, mas não vou deixar passar em branco...

Se vc pudesse voltar no tempo, 20 anos, mudaria algo em sua carreira?

Abraços.
Godoy.

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 11:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cecgodoy, Meu querido amigo, primeiro obrigada por ajudar a tornar o meu aniversário ontem um dia muito especial...

E obrigada por participar aqui também...

Se me fosse permitido voltar ao tempo ao invés de ter prestado concurso prá Caixa ia estudar fotografia e arrumar um trampo na Nat Geo. Como você, sonho em percorrer o mundo fotografando...

Mas, como o Túnel do Tempo só existe naquele antigo seriado (xiiii, revelei minha idade d'oh! ...), agradeço a Deus por ainda ter me permitido aprender um pouco sobre essa arte que tanto amo, ainda em tempo de praticar e realizar o citado sonho...

"ói nóis aí, gentiiiii"

Image
Fernando Malungo, Eu, Godoy e Diego Bizacha no meu aniversário no Jardim Botânico - São Paulo by Zezito Linhares por Silvia Linhares, no Flickr

Mtuco
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 6:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Silvia

Nossa que maravilha essa tua entrevista. Legal demais poder te conhecer um pouco além dos habituais clicks aqui no DF.

Descobri que temos algumas coisas em comum, como a jornada dupla, ou tripla e a vontade de percorrer o mundo com a câmera na mão.

Quando comecei a ler e vi o tanto de perguntas imaginei que nem teria alguma pra te fazer, realmente foi difícil mas quando comecei a pensar em algumas não parei mais. Então lá vão.... prepare-se.

1- Ainda usa a S3 nas proas de automobilismo, ou pelo-menos a leva pra passear por lá?

2- Já vendeu alguma foto tua pra alguma agencia internacional ou pensa em faze-lo?

3- Se uma dessas "garotas do automobilismo" te convida-se pra fotografa-la em um ensaio sensual, tipo Playboy ou Sexy, você aceitaria.

4- Se te oferecessem uma Nikon D700 você trocaria pela tua 7D?

5- Se você resolvesse largar teu trabalho oficial hoje você acha que conseguiria viver só da fotografia?

Bom tem mais um monte de perguntas mas se você me responder a essas já me sinto feliz Mr. Green

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2010 7:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mtuco, Bom meu amigo Marcos Netto, de acordo com o Godoy, ontem acabamos de formar "o primeiro time da NatGeo que vai cobrir o rally Trans-siberiano em 2011!" Quer se juntar ao time? ...Então prepare as malas...

Image
Jardim Botânico - São Paulo by Zezito Linhares por Silvia Linhares, no Flickr

Vamos às repostas...

Citação:
1- Ainda usa a S3 nas proas de automobilismo, ou pelo-menos a leva pra passear por lá?

A S3 foi repassada para o meu amigo Felipe Augusto. Ele também atua no mundo automobilístico e é meu companheiro de caminhada pelas curvas de Interlagos...

Hoje uso a Olympus no lugar da S3 para fotos onde não é possível levar as filhotonas...

Citação:
2- Já vendeu alguma foto tua pra alguma agencia internacional ou pensa em faze-lo?
Só em sonho...Existem os bancos de imagem (Stock photo tipo Getty Image), mas eu ainda não fui atrás prá ver como funciona ou quanto pagam ...vou pesquisar e coloco o assunto em discussão na nossa "salinha eclética"...

Meu trabalho tem se resumido a eventos, tipo uma equipe de corrida me contrata prá fazer o making of do seu piloto, eu cobro por dia mais despesas. Ou uma empresa quer fotos do seu estande no Salão do Automóvel, com ênfase nos clientes...

Tenho um amigo que é designer da Casa Cor . Ele tem uma amiga é Marchand e tem galeria, e acha que ela adoraria expor minhas fotos da Patagônia. Ficou de contatá-la. Tomara que dê certo...

Citação:
3- Se uma dessas "garotas do automobilismo" te convida-se pra fotografa-la em um ensaio sensual, tipo Playboy ou Sexy, você aceitaria.

Nú artístico é um segmento como qualquer outro, um dos módulos do curso de Retrato e Book do Senac foi exatamente sobre o Nu.

Image
Alexandre Benites por Silvia Linhares, no Flickr

Não é nada de outro mundo...mas exige uma equipe experiente e um estúdio super super. Elas me perguntam muito se eu faço book para agência. Deixo isso para os entendidos, o máximo que faço é um book pessoal, para amigas, suas filhas, sobrinhas...etc

Até eu chegar no nível do Raul Souza, tem muito chão...

Citação:
4- Se te oferecessem uma Nikon D700 você trocaria pela tua 7D?

Não tenho paixão por marca. Se ela for tão boa quanto e se me derem junto todos os insumos que necessito, flash, bateria extra, cartões extras, lentes iguais as que tenho, não vejo por que não aceitar. Desconheço a quão boa é a D700 então não posso te afirmar muita coisa. Mas confesso ter vontade de ter uma Nikon, parece ser ter suas vantagens, como qualquer marca boa.

Foto se faz com mente e coração. O equipamento se adequa a você, mas por si sozinho ele não é nada, depende da pessoinha que aperta os botõezinhos atrás...

Citação:
5- Se você resolvesse largar teu trabalho oficial hoje você acha que conseguiria viver só da fotografia?

Conseguiria, mas não sei o custo disso. É um mercado muito abrangente. O dim-dim demora a pingar, ninguém nasce Cartier Bresson...é uma longa trilha.

No meu caso específico o tempo é curto...eu perdi muito tempo na vida até me tornar uma fotógrafa...

E se vira ganha-pão, aumenta a responsabilidade. Pode ser que aí deixe de ser diversão.

É legal ter essa outra profissão como complementação. Mesmo com jornada dupla, tripla...

Dancing Dancing Dancing

Vai lá, sem constrangimento, pode perguntar mais...vou adorar responder...

Diego Bizacha
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 11:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Silvinhaaaaaa......poxa que legal a entrevista e todas essas perguntas, mostra o qão querida você é, seja virtualmente ou pessoalmente, como foi no sabado no JB (momento:fazendo inveja) rsrs. Apenas para quem não sabe, ter amisade com essa mulher é muito perigoso, é uma mulher incrivelmente receptiva e amorosa, até minha noiva gosta dela sem mesmo terem se conhecido!! Mr. Green

Bom, vamos as perguntas:

Hoje você sente que seus equipamentos dão conta do recado no seu ramo (automobilismo) ou sente que ainda te falta algo, como um outro tipo de lente.

Para você, existe lente ou equipamento proprio para fotos nos autodromos, ou uma saboneteira rende boas fotos (claro com suas restrições).

E uma cruel.....o que você acha desta "guerrinha sem fim" entre marcas de cameras?!

Abrçs
E bom dia!!! yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem