DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Silvia Linhares

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 12:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Diego Bizacha, Poxa, nem sabia que eu oferecia tanto perigo assim, kkkkkkkkkkkkkk, obrigada querido amigo...

Vamos às respostas...

Citação:
Hoje você sente que seus equipamentos dão conta do recado no seu ramo (automobilismo) ou sente que ainda te falta algo, como um outro tipo de lente.

Sinto falta de uma lente olho-de-peixe...para fazer aquelas fotos retorcidas...sabendo usar até que fica bacaninha...o resto o único equipamento que precisa de um upgrade são os meus braços, ombros e costas para aguentar o peso do equipamento o dia todo...haja musculação, pelo menos 40 minutos por dia de pesinhos...quando 4 kg ficar moleza (em cada braço), eu me dou por satisfeita.... Dancing Dancing Dancing

Citação:
Para você, existe lente ou equipamento proprio para fotos nos autodromos, ou uma saboneteira rende boas fotos (claro com suas restrições).

Uma boa câmera (com muitas fotos por segundo) e uma boa lente fazem diferença sim...mas nem tanto, depende de quem está no P.O.C. (pessoa operando a câmera - acabei de inventar) kkkkkkkkkkk)...tem que ter um mínimo de conhecimento para extrair leite de pedra...

Neste link tem fotos do Concurso Goodyear de Fotografia da Stock Car, dá para ver fotos dos amadores (público) tão boas quanto às dos profissionais (fotógrafos credenciados)...

Detalhe, eu ainda não participei de nenhuma etapa, se fizer alguma foto bacana nessa do próximo fds eu me inscrevo...

Citação:
E uma cruel.....o que você acha desta "guerrinha sem fim" entre marcas de cameras?!

Acho isso ridículo...bom, eu sou uma pessoa eclética e volúvel, (fidelidade só ao meu marido kkkkkkk), marcas nenhuma, nunca fui daquele tipo que sempre usou uma única marca de perfume, de tênis, ou de roupa...

Todo produto ganha daqui e perde dali, então seja qual equipamento possui, o importante é você se adaptar a ele ou ele a você e potencializar seu uso...

Não gosto de restrições. Aqui mesmo no Fórum só participo do Clube DSLR - Ex-integrantes do Clube Canon Série S/SX porque não fazemos esse tipo de distinção...Deixei de participar de algumas salas porque eu senti muita animosidade, principalmente em relação a equipamentos...não entendo o porque disso, se quer brigar, vai fazer box, judô, karatê...não em um espaço comunitário, onde todos deveriam pensar em agregar...

Como eu disse sábado prá vocês, adoraria ir prô autódromo com uma Canon de um lado e uma Nikon do outro...ia ser no mínimo engraçado...

Vejam o Bucci com sua Câmera Sony DSLR-A100...olha o tanto de foto maravilhosa que ele faz com ela...

Image
DSC06811 copy por Bucci 10, no Flickr

Image
DSC02274 por Bucci 10, no Flickr
Data em que a foto foi feita: 2007:04:29 15:13:15

E agora uma minha com a Canon 7D

Image
All rights reserved - by Silvia Linhares - 001 - 11-54h - 28 agosto 10 por Silvia Linhares, no Flickr
Data em que a foto foi feita: 2010:08:28 11:54:32

O que muda? A configuração e tratamento que a pessoa faz, ou a luz que incidia no dia da foto (a minha tem muita sombra porque era quase meio dia com muito sol e a dele no cair da tarde)...veja que nossas fotos tem 3 anos de diferença...

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 2:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares:
Citação:
o resto o único equipamento que precisa de um upgrade são os meus braços, ombros e costas para aguentar o peso do equipamento o dia todo...

A Carmen tem usado o pobre do marido para carregar seus pesadíssimos e inumeráveis equipamentos em suas saidas fotográficas. Você não está pensando em fazer uma exploração dessas também, não?

fernandomalungo
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 4:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

maravilha de entrevista Silvia, a pergunta vem da duvida do que o pessoal usa em autodormos, e outros eventos com relação a iluminação quando se precisa usar....ja ouvi vc dizer que usa a maquina em P para quando há necessidade de usar flash externo, isso é muito usual ou é excessão?? haja visto que iluminação atrificial não é todo mundo que tem paciencia para se dedicar com afinco. Ótimo esse canto do D.F. e ótimo essa entrevista contigo...ja aprendi muito contigo e o que vale é uma troca sempre...assim se chega a um denominador comum que é o aprendizado...fotografia é um aprender para sempre...!!! Abraços....

fabiomaster30
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 4:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvinha, lí a sua matéria na fotografe melhor, e dos fatores inusitados que a levaram a tomar a fotografia como forma de vida, parabens, você se torna uma fonte de inspiração yeah

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 8:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho escreveu:
Silvia Linhares:
Citação:
o resto o único equipamento que precisa de um upgrade são os meus braços, ombros e costas para aguentar o peso do equipamento o dia todo...

A Carmen tem usado o pobre do marido para carregar seus pesadíssimos e inumeráveis equipamentos em suas saidas fotográficas. Você não está pensando em fazer uma exploração dessas também, não?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Na hora de carregar do e para o carro, é ele sim que leva a mochila. Mas, a mochila é esvaziada quando monto o equipamento nas costas...não tem como...eu levo o meu básico na minha alça dupla: duas câmeras, duas lentes, 1 flash e um extensor...A mochila fica vazia...insumos vão nos bolsos do colete (difícil de achar as coisas com tanto bolso kkkkkkkkkkk...), lógico que no final do dia os 5 ou 6 kg de equipamento não sei por que, viram 100 kg...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Image
Jardim Botânico - São Paulo by Zezito Linhares por Silvia Linhares, no Flickr

Sim, mas voltando ao maridão, ele vira assistente em dia de corrida..., fica postando releases na sala de imprensa via note e nos boxes me acompanha anotando nomes das pessoas e e-mails...Me avisa pelo celular quando algo está acontecendo em algum lugar e eu estou em outro...e me dá apoio quando preciso...Não tem tempo ruim com ele...

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2010 9:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fernandomalungo escreveu:
... a pergunta vem da duvida do que o pessoal usa em autódromos, e outros eventos com relação a iluminação quando se precisa usar....ja ouvi vc dizer que usa a maquina em P para quando há necessidade de usar flash externo, isso é muito usual ou é exceção?? haja visto que iluminação artfiicial não é todo mundo que tem paciencia para se dedicar com afinco...

Todo munda usa o flash dedicado, mas de que forma não sei dizer...no meu caso eu apanho muito e por isso uso o mais básico possível...mas quero ter total domínio sobre a luz que incide nas pessoas, por isso estou estudando...A dica é o flash em modo TTL e a câmara em modo M. Quando eu terminar meus estudos posto as dicas para todos nós discutirmos o assunto.

Sem entender a luz é mais difícil fotografar, pois a própria palavra fotografia significa desenhar com a luz...

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 9:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabiomaster30 escreveu:
Silvinha, lí a sua matéria na fotografe melhor, e dos fatores inusitados que a levaram a tomar a fotografia como forma de vida, parabens, você se torna uma fonte de inspiração yeah

Obrigada Fábio.

fabiomaster30
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 3:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvinha, tudo bom querida?
Como você vê o mercado da fotografia profissional no brasil, tendo em vista a valorização da imagem e a desvalorização do fotógrafo, você acha que esse nicho está com os dias contados?

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 6:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabiomaster30, É algo bem complicado. Hoje qualquer um com um celular ou uma "saboneteirinha" se acha capaz de fazer fotos...e até pode, mas quando o cliente precisa de um trabalho de qualidade para impressões mais sofisticadas, somente o profissional pode oferecer. Dificilmente aquela fotinho do celular faz uma boa impressão num fotolivro, banner ou poster...

Então ainda há espaço para o profissional. As exigências serão cada vez maiores, dada a velocidade da tecnologia. Não basta fotografar, tem que saber editar, criar imagens chocantes com o Photoshop, saber diagramar um álbum, ou seja tem que ser um artista prá lá de fotógrafo...

Mas é preciso ter perseverança, não é todo montador de PC em garagem que tem a sorte de tornar um Bill Gates. Sabe por que eu citei David LaChapelle e Annie Leibovitz no início da entrevista? Porque eles ultrapassam a barreira da fotografia simples, eles criam, eles dão vida aos sonhos, às fantasias...eles chocam, eles se tornam únicos no mundo dos seus pares...

Agora, no mundo da gente aqui em baixo, a dificuldade de manter a sobrevivência da família faz as pessoas menosprezarem o próprio trabalho e aceitar qualquer migalha prá não perder o cliente. É uma pena, o cara ganha o trocadinho dele, mas a categoria como um todo perde muito.

Veja só: uma colega minha contratou um fotógrafo para a festa de 8 anos do seu filho. O cara cobrou R$ 350,00 (inclui CD e álbum), pasme!!!! Eu jamais ficaria a festa toda com "pentelhinhos" prá fotografar por esse preço...Mas olha aí, mais de 2 meses se passaram e nada das fotos... só promessas...Dificilmente ele vai ser indicado para outra pessoa do círculo dela.

Então, eu concluo que o mercado tem espaço prá todos aqueles que quiserem fazer um bom trabalho.

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 1:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostaríamos de agradecer à Sílvia pelo tempo disponibilizado e pela ótima conversa que tivemos aqui.
Uma entrevista muito interessante e que contou com muitas dicas sobre a fotorafia que ela faz.

Sílvia, fique à vontade para fazer suas considerações finais.

yeah

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2010 8:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba, Marcos Borges Filho, Só posso agradecer a vocês por esse gostoso "bate-papo" aqui no Digiforum...

Novamente parabéns pela iniciativa e agora quero ver quando e e quem vai entrevistar os dois moçoilos aí...=D>

A todos os que participaram um super beijo e muito obrigada, acredito que com a troca de informações crescemos cada vez um pouco mais. Ohhhh

tarsomarques
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 5:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

grande Silvia,

Parabens pela entrevista.

Assim como você, comecei com uma fuji S5100 e passei para uma Canon XSI (no final do ano passado).

É sempre um prazer te ver pelas pistas e fotografar ao seu lado.

Vi que perguntaram pra você sobre a dificuldade de migrar da maquina "compacta" para a dslr... tambem tive um pouco de dificuldade no começo, mas com um pouco de treino e muita leitura do manual, o resultado começou a ficar menos pior, hehehe....

Lembro que no primeiro final de semana com uma dslr (usando a cnon xti do chico), quase virei a noite de sexta pra sabado lendo o manual no hotel...

E para os que querem fotografar automobilismo: procurem ir nos autodromos durante eventos de categorias regionais, procurem conhecer os fotografos mais experientes e conversar com eles. Alguns sao muito simpaticos, como a Silvia, e ajudam muito os iniciantes.

Nos vemos pelas pistas.

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 8:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tarsomarques,

Oi Tarso, que bom vê-lo aqui. Obrigada por suas gentis palavras. Também curto fotografar ao seu lado. Se quer se aprimorar o Digiforum é o lugar. Aqui aprendemos e ensinamos. Vejo que começou bem, dando dicas para a galera.

Desde já fica o convite para integrar a salinha Clube DSLR - Ex-integrantes do Clube Canon Série S/SX - Não precisa ser Ex-integrantes do Clube Canon Série S/SX para participar não. Basta chegar e se apresentar. Não temos preconceito de marcas, cores, saturação e contraste...kkkkkkkkk mas amizade sobra por ali. Alguns já deixaram de ser amigos virtuais e já são reais.

Sim, migrar de compacta para DSLR é confuso para muitos de nós. Mas depois que pegamos o jeito, aí já era, vira um vício danado...

Olha você aí, pelas minhas lentes...

Image
Tarso Marques durante o FIA GT em Interlagos por Silvia Linhares, no Flickr

Image
Tarso Marques, Fábio Davini e ... durante o FIA GT em Interlagos por Silvia Linhares, no Flickr

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 12:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia,
O que mais te agrada fotografar numa corrida: Os carros em movimento, ou o movimento nos boxes????

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 8:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho,

Bom, Marcos, na sua assinatura já pode colocar seu flickr e a sua nova filhota... kkkkkkk Parabéns pela aquisição. Bem vindo ao time das DSLR.

Mas vamos à resposta:
Em primeiro lugar, eu gosto de paz para fotografar. Sou uma espécie de espelho do que me cerca. Minha alma se ambienta e se orienta com o que está ao seu redor. Partindo disso, eu prefiro lugares calmos e evito multidões, pois isso me estressa.

Clicar os carros na pista é relaxante, é como parar para clicar flores no JB ou pássaros num bosque...

Esta última fotos dos meus amigos (Tarso e Fábio) explica bem o que temos à nossa disposição lá embaixo em Interlagos. Muito verde e quase 5km de sinuosas pistas, só nossas. A gente fica aí em cima para a largada e depois descemos cada um para um lugar e vamos rodeando...É um relax...O de Curitiba é mais zen ainda, com muitas árvores bonitas...

Olha só como é o AIC (Autódromo Internacional de Curitiba) mas que fica na cidade de Pinhais kkkkkkkkk - é como dizer que João Pessoa tem a Praia do Jacaré, quando essa fica em Cabedelo...kkkkkkkkk

Image
GT3 Curitiba por Silvia Linhares, no Flickr

Por outro lado, gosto de capturar expressões como essa dos meninos aí em cima.

Já nos boxes, gosto mais do dia que antecede a corrida. É mais tranquilo e posso cumprimentar a todos sem correria. Gosto de clicar os mecânicos trabalhando. Geralmente faço uma galeria só para eles tipo essa: Equipes Trabalhando

Enfim, eu gosto de um fim de semana num autódromo...só ainda não criei muita coragem para fazer como o meu amigo Fábio Davini que cobre Rallys, (peguei fotos no Flickr dele que vale muito a pena conferir...)

Image
Rally dos Sertões 2010 por Fábio Davini, no Flickr

Image
Sertões é isso. (EXPLORED) por Fábio Davini, no Flickr

Image
Copa Peugeot - 7ª Etapa por Fábio Davini, no Flickr

Bom é isso aí!!! Acho que gosto de fotografar tudo...meus olhos tem um retângulo permanente a sua frente...tudo se converte em enquadramento e composição!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.