DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Aluar.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 1:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fale um pouco de você e de sua atividade enquanto fotógrafa, e nos brinde com uma foto sua para que possamos conhecê-la melhor.

Me chamo Ana Lucia, moro em São Paulo. Sou medica veterinária formada pela USP. Comecei a fotografar em 2006 quando decidi comprar uma câmera para uma viagem que iria fazer ao Pantanal/MS. Até então, não conhecia nada sobre fotografia, equipamentos, etc. Somente queria registrar a minha viagem. Comecei a pesquisar sobre o assunto e através do Google descobri o Digiforum e o mundo apaixonante da fotografia. Não parei desde então.

Image
Foto julho/2010.

Como se define:
- fotografo profissional,
- profissional amador,
- amador profissional.
E por quê?

Em um primeiro momento achei que não me enquadrava em nenhuma dessas categorias.. Anxious ..Mas, pensando melhor acho que me enquadro em amador profissional.
Porque?
Acho que pelo fato de mesmo sendo uma amadora (no sentido de não profissional, não vivendo de fotografia e nem ganhando dinheiro com ela) no decorrer do tempo envesti em equipamentos, fiz alguns cursos, estudei e li muito sobre fotografia somente pelo simples prazer que isso traz. Então, acho que sou uma amadora já me especializando..rs.. Mr. Green

Quais fotógrafos que te influenciaram, e o porque?

Vários fotógrafos me influenciaram quando comecei. Via muitas fotos e ficava pensando: “Como ele conseguiu isso ?” E ficava tentando imaginar como eu faria.
Não saberia precisar nomes pois, ficava colhendo informações em vários estilos. Hoje acho que tenho mais definido aquilo que aprecio e o que quero para minhas imagens.

E na pintura, alguém é importante para o seu trabalho?

Sempre gostei muito de pintura. Muito antes de descobrir a fotografia. E um mestre da pintura que aprecio é Caravaggio. A forma como ele retrata a luz e a sombra em sua obra é perfeito. Com isso é possível transmitir a quem observa todos os sentimentos contidos na imagem e isso é incrível. Posso ficar horas olhando uma pintura de Caravaggio e seus detalhes.
E o que é a fotografia senão luzes e sombras?

Image
"The Sacrifice of Isaac" by Caravaggio (1605)

Duas fotos suas que te deixam de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Foto 1

Image

Motivo: Fiz essa foto por acaso. O beija flor retirando lã das roupas para fazer o seu ninho. Foi pura sorte estar com a câmera e presenciar esse fato. Foi uma foto única e sem muita técnica por ter sido por acaso...ou eu pensava ou fazia a imagem. Nunca havia visto uma cena dessas e acho que será difícil ver novamente, por isso gosto dela.

Foto 2

Image

Motivo: Estava com minha câmera em um sitio quando ouvi um barulhinho. Olhando dentro das baias encontrei um carneiro e uma ovelha que havia dado cria há apenas algumas horas. Quem já viu algum animal recém parido sabe que eles dão a vida por seus filhotes e a todo custo os pais escondiam o cordeirinho de mim (ainda mais com uma câmera na mão).
Pelo buraco da grade da baia fiquei um tempo olhando a cena e disse para eles: “Não vou fazer mal, só quero uma foto”.
Ela parece que entendeu a minha conversa, me olhou e permitiu que seu filho mamasse.
Isso para mim foi um momento mágico. Gosto muito dessa foto pelo que ela representa.

Duas fotos suas que deixam a galera em geral de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Foto1

Image
Essa foto tem uns 2 anos..foi a que mais recebi e ainda recebo comentários. Foi uma foto que fiz de maneira muito despretensiosa (sem falsa modéstia). E realmente não esperava tanto por ela. Mas, acho que consegui transmitir algo com essa imagem..despertar um sentimento em quem a vê.
Depois dessa foto meu flickr recebe muito a visita de países árabes...impressionante..rs.. Mr. Green

Foto 2

Image

Quando mostrei essa imagem para algumas pessoas recebi algumas criticas negativas (por fugir de regras e padrões). Mas, ela torno-se uma das imagens com maior numero de visualizações, comentários e elogios. As vezes alguém olha essa imagem e descreve uma sensação que sentiu assim que a olhou como: paz, tranquiladade, suavidade, e por ai vai..mas, sempre sentimentos bons.
Fiquei muito feliz por isso. Quando alguém diz isso sobre minhas fotos..acredito que estou no caminho certo.

Duas fotos de terceiros que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessa foto?

Foto 1

Image
Sebastião Salgado
Toda a obra de Sebastião Salgado me impressiona. Mas, escolhi essa. Foi feita em uma de suas viagens a África.
Acho que a imagem por si só já diz tudo.

Foto 2

Image
"O beijo do Hotel de Ville” - Robert Doisneau

Uma das fotos mais vendidas da historia, realizada em 1950.
Somente na década de 90 o fotografo assumiu que não fez a foto por acaso como todos haviam pensado até então.
Uma belíssima foto! Que atravessa os tempos.

Duas fotos da turma do digiforum que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessa foto?

Já vi muitas fotos ótimas no Digiforum e acredito que muitas outras não vi. Entre essas escolhi duas. Porque apesar da simplicidade da cena conseguem transformar a imagem em sentimento e poesia.

Foto1
http://www.flickr.com/photos/eduardocosta/2708697458/in/set-72157621846996622.jpg
Eduardo Costa

Foto2

Image
Botelho

Qual seu equipamento, e porque escolheu esse equipamento?

Hoje tenho uma DSLR Nikon D50 e lentes.
Comecei com uma Canon S2 e depois de alguns meses decidi que queria uma DSLR.
Pesquisei muito entre as marcas mas, acho que mais por afinidade e oportunidade decidi comprar uma Nikon e não me arrependi.

Como a escolha do equipamento que você usa influi no tipo de foto que você faz?
Influenciou muito. Como a fotografia para mim não é uma fonte de renda limitei o meu investimento inicial (digamos assim..rs)...então fiquei um tempo com uma lente só e básica. Isso fez com que eu aprendesse a buscar ângulos e composições que compensasse a limitação natural do equipamento. Isso fez com que eu mudasse muito o meu modo de pensar sobre a fotografia.

Cite alguns fotógrafos que estão te impressionando, e nos diga porque!!!

Evandro Rocha. Fiquei impressionada ao ver uma palestra sua e o que um talento faz com uma lente básica 50mm.
Mas, há muitos outros também.

Qual a importância da edição para suas fotos?
Somente fotografo em raw e edito 100% das minhas fotos.
Vejo a edição como um complemento para o meu ideal de fotografia. Então, me dou a liberdade de usar a edição sempre.

Sabemos que idealmente sensibilidade e técnica devem andar juntas, mas como é complicado alcançar o ideal sempre se tende mais para um lado ou para o outro. Então: o que é mais forte em sua fotografia: sensibilidade ou técnica?

Já tive varias fazes dentro da minha fotografia. Tenho procurado transmitir algo com minhas imagens além do que um simples registro técnico mas, é complicado você mesmo dizer isso sobre suas imagens. Pois, sensibilidade é algo que se adquire com o tempo mas, de forma natural alguns tem e outros não..e não sei se tenho.

Vais em busca da foto ou a foto te encontra no meio do caminho?

Sempre busco as minhas fotos. Mesmo quando você encontra “algo no meio do caminho” se você não estiver atento pode perder o momento. E talvez não haja mais oportunidades.

Gostas de ser fotografada? Ou em casa de ferreiro o espeto é de pau?
Tenho poucas fotos minhas. Gosto de fotografar e muito pouco ser fotografada. Quem convive comigo sabe disso.
Até fotos casuais preciso estar de bom humor para sair em uma..rs.. Anxious
Nessa que postei aí estava de bom humor.. Mr. Green

Algo mais que vc gostaria de falar que não lhe foi perguntado?
Gostaria primeiro dar os parabéns aos idealizadores desse espaço de entrevistas, me senti honrada por fazer parte dele.
Muitas vezes olhamos uma fotografia e por vários motivos acabamos por não nos atentar ao fato que atrás de cada imagem há uma pessoa que a fez. E tudo fica muito impessoal. Essa é uma boa oportunidade para conhecermos um pouquinho de cada um, de cada fotografo seja profissional ou amador, que faz do Digiforum ser esse espaço que é hoje.
Aqui no Fórum aprende-se sobre fotografia e ainda mais importante faz-se amigos... Smile[b]

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 2:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola Ana,

Muito bacana a entrevista, legal te conhecer melhor.

Uma pergunta: Ja fazem 4 anos que você esta fotografando, qual o tema/assunto que mais gosta de fotografar? E por que?

panik
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 9:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bacana sua entrevista.

Parabéns.

O que gostaria de perguntar;

Quando você fotografa, você se guia mais pela tecnica ou pelo sentimento ?

Abraços,

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2010 3:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal, a Ana (Aluar) está com alguns problemas de ordem pessoal que a impedem de, no momento, estar interagindo na sala.
Mas, vamos deixando as questões que logo, logo ela chega para matar as nossas curiosidades.

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 6:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigada a todos pela visita.. Smile

Marcos Borges Filho: obrigada amigo..graças a Ele as coisas estão melhorando por aqui..tentarei me fazer mais presente agora..Abraço.. yeah

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams: olá..obrigada pela visita ! Smile

Quando vc comecei a me interessar por fotografia..fotografava tudo que via pela frente.. Mr. Green ..mas, com o passar percebi muito claramente aquilo que não gosto e portanto não me interesso em fotografar...por exemplo, nunca tentei fazer um panning.. Shocked ..um tempo atrás um amigo pediu que fizesse umas fotos still de uns produtos para ele..detestei.. d'oh!...e hj admiro quem o faça. Gosto muito de natureza, animais..então, gosto de fotografar temas assim, que me permitam criar cores, descobrir formas e isso faz um bem para aliviar stress.. Mr. Green

Abraço.. yeah

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá aluar, muito legal conhecer um pouco sobre as pessoas que convivemos aqui no DF.

Sendo veterinária, houve uma tendência natural de fotografar cenas em que os animais fossem um tema constante?

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

panik: olá..obrigada por passar por aqui.. Smile

Creio que uma coisa não vive sem a outra...técnica vc aprende com o tempo e dedicação..sentimento é algo inerente a pessoa...e sinceramente falando.. Anxious ..se para fazer uma foto a qual tenho em mente se faça necessario o uso do equipamento no semi automático..eu uso sem o menor preconceito ! Speak to the hand
Então, procuro sempre agregar algum sentimento/mensagem em minhas fotos..acho que isso faz a diferença em uma foto..agora, se consigo..já é outra história.. Mr. Green

Abraço.. yeah

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:16 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi: obrigada pela visita.. Smile

Creio que totalmente ! Não dá para separar uma coisa da outra..sempre gostei muito de animais e agora então com a fotografia, imagina ! As vezes fico "hoooras" tentando pegar um angulo diferente dos meus cães.. Mr. Green
Acho que a fotografia por hobby é assim..sempre tendemos para o lado no qual gostamos ou estamos mais familiarizados.

Outro dia li uma reportagem em um jornal sobre uma fotografa que se especializou em fotografar somente cães..quem sabe não seja uma ideia boa essa.. Smile

Abraço.. yeah

Sérgio Durães
Usuário Senior
Usuário Senior

Usuário Inativo

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aluar, Excelente a entrevista, penso que gosta e trata de animais os fotografa com outro sentimento, isto sem menosprezar os outros colegas claro, mas a meu ver é assim.
Essa ideia até que pode ser uma boa alternativa sim yeah

Os meus sinceros parabéns e continue com o seu belíssimo trabalho, nos dois vectores claro =D> =D>

[]s yeah

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 8:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sérgio Durães escreveu:
aluar, Excelente a entrevista, penso que gosta e trata de animais os fotografa com outro sentimento, isto sem menosprezar os outros colegas claro, mas a meu ver é assim.
Essa ideia até que pode ser uma boa alternativa sim yeah

Os meus sinceros parabéns e continue com o seu belíssimo trabalho, nos dois vectores claro =D> =D>

[]s yeah

Obrigada pelo comentário e visita !!.. Smile

Abraço.. yeah

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 8:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aluar, pois é, eu perguntei isso porque um amigo aqui do ES se especializou em Pet Book, www.evertonnunes.com.br. Acho muito interessante o trabalho que ele faz.

Eu particularmente como Eng. Agrônomo estou tentando fazer um banco de imagens na minha área, mas gosto mesmo é de fazer fotos de pessoas, retratos, books, etc.

Parabéns e um grande abraço.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 12:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Ana. Muito legal conhecer um pouco mais de você e das suas fotos.

1) Você já pensou em fazer book de pet? Ou fotos mais artísticas dos pets? Lembrando que o pet não é apenas um cão ou gato mas sim o animal preferido de alguém. Tenho um amigo que os "pets" dele são um cavalo, uma ovelha e mais uns bichinhos rsrs. Conhece o trabalho do Lionel Falcon? Ele é uma grande referência por aqui no Brasil.

2) Já foi a campo especificamente pra fotografar os animais? Ex: ir num haras com esse objetivo apenas (e não cuidar deles).

Um abraço yeah

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi: sim..acompanho o seu trabalho e gosto muito dele (até já comentei isso)..Smile..E que belo trabalho do seu amigo.. =D>

O pensamento quanto aos pets e cuidados com eles tem mudado muito..bem estar animal tem sido uma constante e nesse ponto a fotografia dos pets tem ganhado muito espaço também... yeah

Muito interessante vc conciliar a sua área com a fotografia ! Em um futuro um banco de imagens em sua área pode ter grande valor.

Abraço e obrigada pela dica do site do seu amigo..gostei muito.. yeah

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 7:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá..Celso..já pensei sim em fazer um book especificamente de pets.. Já li sobre o assunto (inclusive sobre o trabalho do Lionel), pensei em me dedicar mais nisso mas, acabou ficando para tras...somente no "plano das ideias"..rs. Acho que sou muito rigorosa e se não tenho o tempo necessario para me dedicar prefiro nem começar.

Inclusive essa semana estava pensando sobre isso! Tenho um cão velhinho de 16 anos que nessa última semana quase me deixou..e nem muitas fotos junto com ele eu tenho. Então, voltei a pensar muito sobre o assunto.. yeah

Nunca fui em algum lugar para especificamente para fotografar os animais..apesar de ter muitas fotos dos mesmos (além de cães, gatos) cavalos, vacas, etc mas, de passeios que faço sem compromisso. Mas, a pedido de alguem nunca fui.

Abraço.. Smile
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior