DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografia de arquitetura

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Grazy Souza
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Dom Set 19, 2010 4:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostaria de saber onde posso estudar melhor sobre esse assunto. Podem me ajudar?[/u]

Publiorj

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 7:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grazy Souza escreveu:
Gostaria de saber onde posso estudar melhor sobre esse assunto. Podem me ajudar?[/u]

Estudo arquitetura e também gostaria, voce encontrou algo? se sim, poste aqui no forum. Obrigado
é uma pena nao termos muitas informações sobre isso aqui no forum, espero que melhore...

arcadas
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 7:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Para quem gosta de arquitetura, minha cidade é linda, pois nela há edificios de vários períodos...anterior a 1850, posterior a 1850 e incinio dos anos de 1900
confiram algumas fotos em meu blog
http://picasaweb.google.com/rleme78/AmparoCapitalHistoricaDoCircuitoDasAguas#

rodrigoMCZ
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2011 12:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sou arquiteto e fotografo arquitura a algum tempo, sempre procuro cursos sobre o tema, ainda não consegui fazer nenhum, faço us da velha e boa internet pra tal mas, o senac oferece cursos de fotografia de arquitetura, deixei meu nome como interessado nos senacs em SP, embora seja longe de onde moro tenho q sair pra poder encontrar cursos sobre o tema pois onde moro é impossivel hehehe

outra escola que oferece muitos cursos interessantes entre eles de fotografia de arquitetura e é parceira da Iphoto e acredito que aqui do digiforum também é o IIF - instituto internacional de fotografia www.iif.com.br ( caso nao seja permitido adicionar esse link aqui peço desculpas e q seja editado o post)

estou aguardando turma pra fotografia de arquitetura lá e fotografia 360º - ja tive boas referencias dessa escola, ela fica em SP. Recebo mensalmente um email deles com dicas e reposrtagens sobre fotografia, vale a pena dar uma conferida no site.

me animei muito com essa nova sessao aqui no DF de fotografia de arquitetura, espero que ela cresça como as outras

abraço yeah

Sh1ngo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2011 7:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É, existe muito pouco o que encontrar do assunto ;( estão todos focados em casamento e eventos haha
Se alguém ainda tiver coisas legais pra dividir, é a boa!

Mas rodrigoMCZ, qual a lente que você prefere para fotografar uma fachada?

rodrigoMCZ
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 2:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Rapaz dependendo da fachada e do espaço q eu tiver em frente dela pra fotografar eu utilizo minha nikkor 18-200vr era a lente q eu utilizava pra tudo, dava conta mas, vc sabe que com uma lente mais adequada a gente consegue resultados melhores daí tou fotografando arquitetura atualmente com a Tokina 11-16 f2.8 interno e externo. essa foi a lente que eu sempre quiz pra fotografar arquitetura pela questão de sempre me prejudicar nas fotos internas pela falta de espaço, botei uma mola um tempo e vendi uma camera pra compra-la, valeu muito a pena a lente é show

christino
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 28, 2011 6:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Registrando nessa sala. O assunto interessa.

olinad
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2011 11:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Também tenho bastante interesse neste assunto, mas realmente o material que encontrei disponível na internet são apenas fotos de referência...
Abs!!

C_Matrix
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2011 11:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sabem o que eu penso de forma geral? Muitos fotógrafos não compartilham conhecimento, talvez por um ridículo medo de concorrência. Típica atitude de quem não se garante numa área tão ampla como essa, onde concorrência está mais para solução do que problema.

Fotógrafos brasileiros só publicam livros de exibição do próprio trabalho. E por preços ridiculamente altos. Nas livrarias brasileiras, os poucos livros técnicos são sempre traduções, e nunca encontrei nenhum específico de fotografia de arquitetura e interiores.

Há anos deixo meu nome no site do senac, junto com o da minha esposa e às vezes até de amigos, mas nunca abriram o curso desde então. O curso do IIF me parece bacana, mas atualmente não tenho como morar em SP para fazê-lo, talvez se fosse só aos sábados eu iria.

Então, aproveitando que sei ler fluentemente em inglês, e que temos isenção de impostos para importação de livros de papel, importei pela amazon.com 1 dúzia de livros de técnicas de fotografia de arquitetura, todos bem conceituados. Minha única dificuldade foi tentar escolher os melhores, pois haviam mais opções. Todos de grande formato e impressão de primeira, entre 15 e 30 dólares cada, mais 90 dólares de frete total. Devem chegar durante esse mês.

Tenho certeza que aprenderei bem mais do que esperando a boa vontade do Senac ou de algum fotógrafo de arquitetura brasileiro.

Para quem se interessar, assim que chegarem, vou fazer um post com a avaliação de cada livro.

Saudações.

danielalexandre
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas94

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 03, 2011 10:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

C_Matrix, concordo com você amigo.
Eu já comprei vários livros nacionais, alguns até de comida (que gosto desse tema). E é incrível como num livro de fotografia de comida por exemplo, não se explique técnicas e macetes. É um livro apenas com fotos + exif. Ou seja, não serve pra nada.

Se puder me indique uns 2 livros sobre arquitetura, me interessa muito.
absss

danielalexandre
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas94

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 03, 2011 11:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Então vou contribuir um pouco com esta sala.

Em fotografia de arquitetura não tem assim tantos segredos. Basicamente:
1) ter uma lente grande-angular (não fisheye)
2) p/ ambientes internos, iluminar áreas escuras com LUZ (continua ou flash)
3) usar aberturas fechadas p/ pegar o máximo de profundidade de campo, geralmente entre f11 e f18 (depende da lente)
4) alguns fotógrafos fazem HDR, para equilibrar as baixas luzes do interior com as altas luzes vindas de fora de uma janela.
5) Iso baixo
6) tripé
7) e caprixar na pós-produção, que isso faz toda diferença.

Aqui um post bacana do Akel Studio. Esse blog tem outros posts bem bacanas.
http://www.akelstudio.com/blog/shooting-for-triple-net-properties-do-you-need-architecture-photographer/

Suzan Martino

MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2011 8:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou pesquisando sobre o assunto tb, e realmente, tá difícil... Sad

Achei uma série de 4 vídeos de um fotógrafo desta área, são dicas bem básicas, mas da pra aproveitar , principalmente que não é arquiteto(a)!

http://youtu.be/iWKQf5FK4Ak

RenatoPB
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2011 10:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É uma área muito interessante da fotografia. Com bom equipamento e boa pós-rodução podemos conseguir ótimos resultados.
Para quem esta começando, faça fotos de casa, de amigos e coisas assim.

neuronio
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 11:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Para fotografia nessa área, estudar um pouco de arquitetura ajuda bastante também na hora captar/mostrar o que o ambiente tem de melhor.

Conversar com o arquiteto responsável pelo projeto (quando possível) é de muita valia, assim você consegue destacar o trabalho desse profissional também e pode render boas parcerias Smile

noel20
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2011 12:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Interessado, acompanhando o tópico, tenho um amigo que é corretor de imoveis e sempre no plantão de vendas tem os decorados, ai aproveito e tiro algumas fotos para ajudar na divulgação do site dele, muito bom.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.