DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Livros bons sobre fotografia

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

tadeufm
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Setembro de 2004
Mensagens: 95
Localização: Natal-RN

 


MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 2:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem acho que este topico vai ser util a muitas pessoas, porque acho que minha duvida é a duvida de muitos aqui do forum.

Qual o melhor livro para aprender a fotografar?

Sempre estou pesquisando, e sempre que pesquiso na net paro sempre nesses dois livros:

Tudo Sobre Fotografia
Autor: Michael Busselle
Editora: Thomson Pioneira

e

Guia Completo de Fotografia
Autor: Hedgecoe, John
Editora: Martins Fontes

Recentemente no topico da Missão Impossivel, Mauriciopo colocou na sua discussao a trilogia de Ansel Adams, que é:

A Camera
O Negativo
e A Copia

E este livro que o morfeatire indicou:
"Fotografia-Manual Completo da Arte e Técnica" adaptado pela Abril Cultural da série Time - Life Books

Tambem tem os antigos cursos que saiam em fasciculos na banca, ja vi algums fasciculos de um curso chamado "Curso Profissional de Fotografia", gostei muito desse curso, porque cada fasciculo vinha falando sobre Tecnologia, Composição, iluminação e Historia e o mais interessante é que vinha com exercicios (fato que acho importantissimo para mim, pois sou iniciante), acho que esse completo (pena que é antigo e sao inumeros fasciculos) seria o ideal para mim, mas so vi fasciculos aleatorios desse curso. Tem outra que um amigo meu tem, tb vem com exercicios, mas ele acha tao boa a colecao que é a maior frescura pra emprestar (po%&# hugo, taz f&%$#@).

Bem, concluindo, o climax desse drama é Estou atras de um livro bom, completo, mas que venham com algum tipo de exercicios, ou que seja bem claro, que faça eu progredir nesta arte, gostaria entao de saber que livro é este que tanto procuro, sera que é um desses livros que citei acima ou sera outro livro,

Bem, é so isto.

Gustavo_bl
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Sábado, 30 de Outubro de 2004
Mensagens: 2034
Localização: Porto Alegre/RS . Equipamento: Canon EOS T1i

 


MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 1:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O editor do site dpreview lançou um livro, conforme notícia:
Get the most from your digital camera
Published today is the latest book from dpreview's own Simon Joinson: Get the most from your digital camera (David & Charles). The book is aimed at beginners and intermediate users, explaining how digital cameras work, understanding image files, how to take better pictures and how to manipulate them. There is also detailed information on how best to print digital images, arrange them into electronic albums, send them by email, post them on a website and much more. by dpreview on 29/10/2004 07:20

Morfeatire
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2004
Mensagens: 135
Localização: Brazil

 


MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 2:01 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Passando por uma banca de livros usados eu encontrei um livro que é o preferido dos professores de fotografia na faculdade, "Fotografia-Manual Completo da Arte e Técnica" adaptado pela Abril Cultural da série Time - Life Books.

Este livro nem tem noção de foco automático e muito menos cameras digitais... mas tem de tudo com relação a construção e uso de máquinhas de pequeno e médio porte.. história da fotografia, construção de lentes, técnicas de fotografia, iluminação e laboratório P&B.

Como isso se aplica ao mundo da fotografia digital? as máquinas mudaram, como funcionam lentes, como se fotografa e como se ilumina, não. (chega ao ponto de ensinar até poses em que a máquina fica mais estável ¬¬)

Tou acabando de ler, é espetacular... quem é apaixonado por fotografia pode procurar um exemplar em bibliotecas e se deliciar...

tadeufm
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Setembro de 2004
Mensagens: 95
Localização: Natal-RN

 


MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 9:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Morfeatire, gostei muito do comentário deste livro, perfeito e ele se encaixa no artigo do Nelson Ricciardi sobre "cursos de fotografia digital". Vou colocar este livro na primeira mensagem do tópico, para ver se alguem tambem ja o leu e o que achou. Por favor, mande mais algumas informaçoes sobre o livro, tipo: nº de pag, se existe exercicios, tira uma foto do indice pra gente e coisas do genero.

Vejam o ínicio do artigo do site de Nelson Ricciardi sobre "curso de fotografia digital":

Há tempos me intriga a quantidade de anúncios que começam a aparecer oferecendo cursos de fotografia digital. O que será isso, meu Deus do céu? O que será essa coisa chamada fotografia digital que precisa de um curso à parte?

Eu passei pelas dores da transição do filme para digital. Ganhei minha primeira câmera ainda muito pequenino. Uma Kodak Instamatic 33. Vinha com um livrinho da Kodak intitulado "Como Tirar Boas Fotos" ou algo parecido. Ainda o tenho em alguma prateleira por aqui.

Mais tarde, lá pelos meus 11 anos, ganhei uma Olympus EES-2. Era uma máquina curiosa. Dividia cada frame em dois. Com um filme de 36 poses eu conseguia tirar 72 fotos. Achava isso bom, claro. Não entendia o que estava dando em troca destas 36 poses a mais. A objetiva era uma Zuiko 30mm f2.8. Nada mal.

Depois dela vieram a Canon EOS Rebel, uma pequenina Canon SureShot e a Elan II, com a qual, finalmente, estudei fotografia.

A Elan II só foi aposentada quando, mordido pela mosca digital, a substitui por uma EOS 10D. Antes experimentei a Nikon Coolpix 880, uma digital de bons 3 megapixels e um shutter lag capaz de tirar a paciência de Jó.

Fiz muitos cursos de fotografia. Cinco módulos formais e 3 workshops. Leio bastante sobre o assunto. Mas nunca fiz curso de fotografia digital.

Corro o risco de ser leviano, mas acho que estes cursos fazem parte do velho esquema caça-níqueis para tirar do aluno cada centavo que possuem. E não ensinam nada que um curso normal não possa ensinar.

Não faça cursos de fotografia digital. Faça cursos de fotografia. Ponto. Se a sua máquina é de filme ou digital, não faz diferença. Estude fotografia.

Vejam o restante do artigo em:
http://www.ricciardi.eng.br/Artigos/Aprender_fotografia_digital.htm

Beleza galera, ainda estou esperando coment neste topico dos mais antigos fotografos, os profissionais e afins: afinal dos que leram livros fizeram cursos e sabem por onde começar. Só porque usamos maquinas modernas nao vamos aprender a fotografar com pessoas modernas, e sim com pessoas que usaram maquinas totalmente mecanicas, mas souberam aceitar a chegada da evolucao e estao usando disso ultimamente. E é exatamente isso que eu estou atras com este topico.

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0




Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Abril de 2004
Mensagens: 7050
Localização: Ribeirão Preto - SP

 


MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 11:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

não seria um bom livro e recomendado pra iniciantes, mas eu to muito afim de comprar o livro do Tony Genérico, sobre splashes, o cara é d+..


vai minha recomendação aos interessados.

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Terça-Feira, 24 de Agosto de 2004
Mensagens: 566
Localização: Sao Paulo

 


MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 11:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tadeu, concordo com tudo o q vc diz... aprenda fotografia e nao se deixe enganar por titulos como "aprenda fotografia digital" É claro que existem diferenças entre os dois sistemas mas quem sabe fotografar em uma convencional totalmente manual nao terá dificuldades em usar uma digital. Nao vale a pena investir em cursos dessa natureza !

Livros bons sobre fotografia??? Existem diversos... os classicos sao esses dois citados acima. Leitura obrigatoria para quem pretende conhecer um pouco sobre fotografia
Particularmente, nao gosto de livros do tipo passo a passo... acho q cada um tem um jeito de se adaptar, de aprender e de fazer... nao acho certo livros q dizem "faça assim"
Dos livros estilo "manuais" os q valem a pena sao os do Ansel Adams
Alguns livros na linha que eu gosto... que faz a pessoa pensar em fotografia e nao reproduzir fotografia:


Sobre Fotografia
Fotografia Moderna no Brasil
Fotografia e Viagem

Sem contar os inumeros livros sobre arte, principalmente pintura!!!
é isso aí
bom estudo!!!

Abs,

FGiacomo
Mega Participativo
Mega Participativo










Registrado em: Terça-Feira, 13 de Abril de 2004
Mensagens: 1535
Localização: Ponta Grossa/PR

 


MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 11:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O problema e qm se acostuma com o sistema manual de uma reflex passar pra uma digital. Acho muito ruim fazer foco, mudar aberturas da lente e velocidade do obturador com o metodo das compactas. Claro, q uma p-xx da vida, uma a-xx da vida, nao tem como funcionar com aneis na lente e botoes com acesso direto, mas nao entendo porque em uma f828, na g6 e similares nao ha mecanismos ligados diretamente a lente (a velocidade do obturador nem precisaria, mas um botao dedicado pra isso, ou algo com sistema de acesso rapido). Ficar acessando menus e muito demorado e, pra mim, ineficaz. Sinceramente, se eu precisar tirar fotos totalmente manuais, prefiro minha pentax de 1900 e guarana com rolha, porque ela eu mexo rapidamente.
Nas digitais, foco acaba ficando mais no automatico mesmo. Mas a abertura do diafragma e velocidade do obturador por menus e botoes, e absurdo.

tadeufm
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Setembro de 2004
Mensagens: 95
Localização: Natal-RN

 


MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 1:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu mauriciopo, acho que vou comprar a camera de Ansel Adams, o que vc acha? é um livro para inicair? Ou é muito pesado

mauriciopo escreveu:
Tadeu, concordo com tudo o q vc diz... aprenda fotografia e nao se deixe enganar por titulos como "aprenda fotografia digital" É claro que existem diferenças entre os dois sistemas mas quem sabe fotografar em uma convencional totalmente manual nao terá dificuldades em usar uma digital. Nao vale a pena investir em cursos dessa natureza !

Livros bons sobre fotografia??? Existem diversos... os classicos sao esses dois citados acima. Leitura obrigatoria para quem pretende conhecer um pouco sobre fotografia
Particularmente, nao gosto de livros do tipo passo a passo... acho q cada um tem um jeito de se adaptar, de aprender e de fazer... nao acho certo livros q dizem "faça assim"
Dos livros estilo "manuais" os q valem a pena sao os do Ansel Adams
Alguns livros na linha que eu gosto... que faz a pessoa pensar em fotografia e nao reproduzir fotografia:


Sobre Fotografia
Fotografia Moderna no Brasil
Fotografia e Viagem

Sem contar os inumeros livros sobre arte, principalmente pintura!!!
é isso aí
bom estudo!!!

Abs,

Mauricio Po
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Terça-Feira, 24 de Agosto de 2004
Mensagens: 566
Localização: Sao Paulo

 


MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 4:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

se tiver oportunidade compre os tres !!! vale a pena te-los e estudar em cima deles !!! te dará uma outra noção sobre a fotografia !!! Como já disse é uma leitura um pouco "dura" mas é classico e tras muita informação !

Abs,

Setsuma
Muito Participativo
Muito Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 573
Localização: São Paulo - SP

 


MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 4:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

FGiacomo escreveu:
O problema e qm se acostuma com o sistema manual de uma reflex passar pra uma digital. Acho muito ruim fazer foco, mudar aberturas da lente e velocidade do obturador com o metodo das compactas. Claro, q uma p-xx da vida, uma a-xx da vida, nao tem como funcionar com aneis na lente e botoes com acesso direto, mas nao entendo porque em uma f828, na g6 e similares nao ha mecanismos ligados diretamente a lente (a velocidade do obturador nem precisaria, mas um botao dedicado pra isso, ou algo com sistema de acesso rapido). Ficar acessando menus e muito demorado e, pra mim, ineficaz. Sinceramente, se eu precisar tirar fotos totalmente manuais, prefiro minha pentax de 1900 e guarana com rolha, porque ela eu mexo rapidamente.
Nas digitais, foco acaba ficando mais no automatico mesmo. Mas a abertura do diafragma e velocidade do obturador por menus e botoes, e absurdo.


Concordo plenamente.
O foco aqui tb só fica no auto, porque no menu sem chance.

tadeufm
Usuário Novo
Usuário Novo










Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Setembro de 2004
Mensagens: 95
Localização: Natal-RN

 


MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2004 9:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mauriciopo escreveu:
se tiver oportunidade compre os tres !!! vale a pena te-los e estudar em cima deles !!! te dará uma outra noção sobre a fotografia !!! Como já disse é uma leitura um pouco "dura" mas é classico e tras muita informação !

Abs,


Bem realmente se pudesse hoje compraria os tres, mas vi no site da saraiva que esse era o 1º livro da serie, entao achei que devia começar por ele, mas para voce que provavenmente tem os tres qual deveria comprar primeiro? ja que sou uma pessoal que so "leu" fundamentos basicos sobre obturador e diafragma praticamente

homoloquax
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2005
Mensagens: 387
Localização: BLUMENAU/SC

 


MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 11:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

CRIEI UMA SALA ACHANDO QUE AQUI NAO TINHA UMA SOBRE LIVROS E SO AGORA ME INDICARAM ESSA AQUI. EU ATE JA ESTAVA BOTANDO FOGO NAQUELA OUTRA. ESTOU REPASSANDO AS MENSAGENS QUE COLOQUEI LA, AQUI. VALEU!

------------------------------------------------------------------

Olá, percebi que no fórum nao há um espaço para discussão de livros e autores que discutem teorica e tecnicamente a fotografia. Como tenho tido uma certa dificuldade em diferenciar o bom material do material ruim e nao sei quais sao as obras de referencia na área, achei que o espaço seria util para pessoas que enfrentam o mesmo problema que eu e que querem se aventurar como autodidatas no campo.

Tbem nao encontrei dica de livros de fotografos e estudios celebres no universo da fotografia e as caracteristicas que os diferenciam dos demais, entao achei que isso tbem casava bem com a proposta de uma nova sala sobre a discussão da literatura fotografica.

Pensei em fazer algumas pesquisas iniciais e trazer para cá, mas ainda nao sei o que os srs. pensam sobre a pertinência da sala. Abro o tópico para exame. Muito obrigado.

Já vou deixando dois links para dar margem a algum material sobre o campo:

Livros de Fotografia do Submarino:

http://www.submarino.com.br/books.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11676&PrevCatId=11668


Livros de Fotografia da Editora Cosac & Naify:

http://www.cosacnaify.com.br/loja/produtos.asp?codigo_categoria=26&codigo_subcategoria=58&language=pt

Há algum material de interesse nestas páginas. Aguardo participação dos interessados.

Valeu

------------------------------------------------------------------

homoloquax
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2005
Mensagens: 387
Localização: BLUMENAU/SC

 


MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 11:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado pelas dicas Independence e Giacomo. Bom, encontrei em uma de minhas revistas FOTOGRAFE MELHOR uma matéria com um especialista na área, Juan Esteves, que tem bagagem mais do que de sobra para opinar, tendo em vista a sua participação nos principais veículos de mídia desde a Folha de Sao Paulo até a extinta Íris Foto. Aqui segue a lista do fotógrafo...



1. Henri Cartier-Bresson Photographer
2. Passage, de Irving Penn
3. Appearances, Fashion Photography Since 1945, Vários Autores
4. Walker Evans, The Hungry Eye
5. The World History of Photography, Naomi Rosenblum
6. Pierre Verger Photographies 1932-1962
7. Êxodos, Sebastião Salgado
8. New York School, Photographs from 1936-1963
9. Coleção Photo Poche, Centro Nacional da Fotografia - França/Nathan
10. Caderno de Fotografia Brasileira, São Paulo - 450 Anos; Diversos Autores


Referência:
Juan Esteves (pp. 42-47) Revista Fotografe Melhor, Ano 8 - No. 92 - Maio 2004

Alguém conhece esses livros? Pode discorrer mais a respeito deles? Bresson, Verger e Salgado acho que todos já conhecemos, e os demais? Bom, aguardo participação dos interessados...

Valeu! d'oh!

homoloquax

homoloquax
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2005
Mensagens: 387
Localização: BLUMENAU/SC

 


MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 11:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Outras dicas de obras de referência sobre Fotografia:

FOTOPT
http://www.fotopt.net/livros.asp?tipo=25

Lançamentos de Livros sobre Fotografia do portal Photos:
http://photos.uol.com.br/materias.jsp

Livros da Editora Landy:
http://www.landy.com.br/produtos.asp?assunto=%20%20%208

Os Grandes Fotógrafos:
http://www.cotianet.com.br/photo/great/livro.htm

BIBLIOGRAFIA

* The Persuasive Image - Art Kane - Thames & Hudson - London - 1975
* Photography in America - Robert Doty - Thames & Hudson - London - 1974
* Creative Camera International Year Book 1975 - Coo Press - London
* Diálogo con la Fotografia - Paul Hill & Thomas Cooper - Gustavo Gili - Barcelona - 1979
* Man Ray - Filipacchi - Paris - 1973
* A história da Fotografia - Afonso Roperto - Escola de Fotografia ZOOM
* Ansel Adams - A Morgam & Morgam Monograph - 1972
* Jacques Henri Lartigue - Penguim Books
* Lewis Carroll Photographer - Helmut Gernsheim - 1969
* Robert Frank - Aperture - 1976
* História Gráfica de la Fotografia - H. & A. Gernsheim - Omega - 1966
* Photography - from 1839 to today - Taschen
* Human Figure in Motion Postcards - Eadweard Muybridge - Dover - 1986
* Mirror and Windows - American Photography since 1960 - J. Szarkowski
The Museum of Modern Art, NY
* Mucha Photographs - Graham Ovenden - Academy - 1974


Por hora, é isso...continuo na pesquisa, esperando a participação de reais interessados. Valeu.

homoloquax

claudinho
Usuário Participativo
Usuário Participativo










Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Março de 2005
Mensagens: 144
Localização: Niterói, RJ

 


MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 5:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

se souberem de E-BOOKs... postem também..
são mais viaveis economicamentes pros não-profissionais.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem


 Ir para:   



ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata



Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB :: phpBB Group :: FI Theme (modified) :: Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Spam Poison :: Spam Catcher