DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: GUSTAVO MAZZAROLLO

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 2:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

- Fale um pouco de você e de sua atividade enquanto fotógrafo. Post uma foto sua para que possamos conhecê-lo melhor.

Me chamo Gustavo moro em Teutônia - RS, sou médico com especialização em cirurgia geral, tenho 35 anos, começei a fotografar aos 13 anos com um máquina portátil, acho que era filme de formato 110 e a primeira SLR em 1995, não consegui manter um fluxo de fotografias adequado até a época digital, desde 2007 com uma Sony H5 e desde 2009 com uma DSLR realmente foi possível um fluxo de trabalho mais eficiente.

Image
Portrait @ field by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

- Como se define:
- fotografo profissional,
- profissional amador,
- amador profissional.
E por quê?

Amador-profissional, não vivo das fotos a realização delas é uma atividade despreocupada, porém algumas das imagens estão a venda na Getty Images. Fiz alguns trabalhos que minha mãe necessitava para cursos o que também é um uso profissional. Nesse caso seria quase amador, porém como existem fotos com esses usos não posso me considerar totalmente amador.

- GUSTAVO, como é a procura por suas fotos no seu banco de imagens? Há fluxo de vendas ou ainda é coisa que vc está preparando para o futuro?

Tenho aproximadamente 20 imagens para licença apenas, através do programa Getty Images Contributors, onde alguns usuarios do Flickr são convidados a submeter fotos para o site da Getty Images, é um volume pequeno que não gera muitas vendas, no entanto eles cuidam de todas as questões relativas a cobrança e direitos autorais. Assim quando sou contactado por alguma publicação desejando as fotos posso direcionar diretamente para eles. É um sistema que funciona muito bem para quem não vive da fotografia mas faz fotos publicaveis, sem tempo para fazer o trabalho de buscar clientes, contratos de direitos autorais e cobranças, eles cuidam de tudo.

Estou cogitando bancos de imagens nacionais desde que trabalhem com Rights-Managed.

- O que te dá prazer em fotografar?

A atividade é lazer, e alguns trabalhos eventuais, o momento de fotografar de fato é dedicado a paciência e interação com os insetos. Exercicio compositivo onde se misturam regras classicas de composição com regras próprias para esse tipo de foto, insetos se defendem escondendo embaixo das folhas, e algumas das minhas fotos foram realizadas com o sujeito de cabeça para baixo forçando uma captura fora do horizonte convencional. Gosto de compartilhar fotos e técnicas pela internet.

-Quais suas influências na fotografia, e o porque?

Esse tipo de fotografia se beneficiou muito do digital, as referências são fotógrafos em plena atividade:

Rik Littlefield, é um desenvolvedor de tecnologias e professor que tem suas atividades focadas em ajudar fotografos a fazerem grandes imagens, é um dos administradores do http://www.photomacrography.net um portal focado na fotografia de alto aumento e microscopia. É também o desenvolvedor do Zerene Stacker http://zerenesystems.com/stacker/, um dos programas de empilhamento de imagens que tem se tornado escolha da turma da macro.

Tom Hicks, como moderador dos fóruns de macro do Fred Miranda é um dos fotografos que mais visualizou e mais estimulou pessoas na fotografia de insetos. http://www.natureswildscapes.com

Um blog muito interessante e com informações técnicas, compositivas e filosóficas, John Kimbler, informações de equipamento ele cita o que estudar para retirar o melhor dele http://nocroppingzone.blogspot.com/

O Brian tem o trabalho mais variado de todos, faz todas as fotos no seu quintal, dentro de espirito da macro de descobrir um mundo pequeno independente de saídas excursões etc. http://www.flickr.com/photos/lordv/

-Duas fotos suas que te deixam de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Gosto da parte frontal dos olhos, da transição suave para o fora de foco. Moscas Asilidae são importantes no trabalho fotografico com insetos, reunem beleza com atividades alimentares e reprodutivas interessantes.

Image
Holcocephala fusca IX by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

A primeira vez que me aproximei de um ninho de vespas e ela gentilmente me mostrou os ovinhos, gostei de ter a face da mãe e os ovos em foco (como deve ser uma foto de gestante ) Foi o inicio de uma amizade que gerou vários retratos de vespas.

Image
Mother wasp and eggs by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

-Duas fotos suas que deixam a galera em geral de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Ver as vespas de pé, com uma bolha bem formada e sem outras vespas na frente exige muitas visitas ao vespeiro

Image
Bubbling wasp by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

Gosto dos olhos compostos, mas a foto é simples, acho que nesse caso a beleza da mosca falou mais alto.

Image
Band eye by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

-Duas fotos de terceiros que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessa foto?

Adoro esse retrato de aranha lycosa, a fotógrafa australiana Melanie. E. http://www.flickr.com/photos/46812401@N07/ manejou a foto para de fato parecer que a aranha estava timida no momento da foto (como de fato essas aranhas são) mostrando como uma fotografia bem trabalha e bem composta de fato transmite a mensagem

Image
I'm Shy and Gentle by melieli, on Flickr

Nada melhor do que ver uma foto perfeita. Além de muito detalhe incluído em um DOF pequeno especialmente o detalhe das escovas nas patas. O fotografo da Malasia Kurt http://orionmystery.blogspot.com tem um trabalho variado em insetos, com fotos bem compostas e ótimas descrições dos momentos.

Image
Pink Is In series 1/3: IMG_8385 copy by Kurt - orionmystery.blogspot.com, on Flickr

-Qual seu equipamento, e porque esse equipamento?

Camera

Canon T1i (500D)

Sensor com fator de crop 1.6, no momento atual é adequada para as fotos que faço, pensei em um upgrade no corpo mas considerando apenas fotos de insetos no momento atual não estou encontrado uma que tenha uma vantagem nítida de fato, para esse tipo de foto não preciso de autofoco. Importante para mim são o sensor e o controle de flash para macros na natureza, e para macros de estúdio, live view e remote shooting.

Lentes
Canon 100mm macro f/2.8 USM
Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x
Raynox DCR-250 MSN-202 and MSN-505

Da parte da óptica preferi a solução pronta, a qualidade óptica e distância de trabalho que essas lentes proporcionam de fato fazem a diferença. Atualmente a MP-E fica quase todo o tempo na camera (essa lente inicia no aumento 1:1 tamanho do sensor, e vai até 5x, na prática o aumento minimo deixa 22mm para foto na horizontal e o aumento máximo deixa 4mm na horizontal para trabalhar)

Flash 580 EX II (com manopla tipo C)

Ao contrário da parte óptica, na parte de iluminação optei pelo improviso com flash externo mais difusor e várias adaptações, optei por não ter flash dedicado para macro, gosto da tecnologia mais atualizada do 580 EX II e da potência. Gosto da frente da lente disponivel para adaptadores, e os flash dedicados muitas vezes não permitem.

Tesoura de poda

Permite retirar galhos que estão na frente de um inseto , ou cortar o galho onde o inseto está pousado sem a trepidação.

-Como o equipamento que você usa influi no tipo de foto que você faz?

Comprei esse equipamento pensando nesse tipo de foto ele está em sintonia com as fotos feitas.

-Qual a importância da edição para suas fotos?

Não vejo problema nenhum, não me importo de clonar fora coisas que distraem e não me importo de juntar duas imagens com pontos de foco diferente para ter mais profundidade de campo. Sempre verifico se é necessário ajustar níveis ou ponto preto.

-Sabemos que idealmente sensibilidade e técnica devem andar juntas, mas como é complicado alcançar o ideal sempre se tende mais para um lado ou para o outro. Então: o que é mais forte em sua fotografia: sensibilidade ou técnica?

É um assunto paradoxal, toda vez que coloco fotos para visualização predominam as perguntas sobre equipamento. Perguntas sobre a técnica (maneira como o equipamento foi usado) são mais raras, e perguntas sobre sentimento relacionado a imagem, rarissimas.

A técnica dividido em duas partes:

1. aprender a usar o equipamento disponivel.
2. aprender a se aproximar dos animais a serem fotografados.

No entanto, uma vez que domina-se a técnica resta composição, história e sentimento.

Por exemplo:

Image
Wasp portrait XII by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

Pode se discutir se aumentando o f/stop não vai ter mais profundidade de campo estando ela toda em foco, mas a difraçao e tempo longo de flash piorariam a qualidade dessa nitidez, é uma maneira perfeitamente legítima de discutir a imagem.

Pode se discutir a maneira como foi feita a aproximação do ninho e o enquadramento, também é uma forma aceitável de discutir a imagem.

Pode-se discutir também elementos como o reflexo no olho dela que lembra uma pupila humana a olhar para o observador da foto, e a leve inclinação da cabeça que também lembra articulação humana e o fato de estarem relacionados a processos de transferência (muitos veêm a vespa da forma como veriam um humano na mesma posição) É uma forma, também legitima de discutir a imagem.

De um ponto de vista critico mais negativo é possivel dizer que ao invés de estar fotografando a natureza seria uma caricatura da natureza.

No caso dessa foto aqui aconteceu o contrário:

Image
white crab spider eating solitary bee by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

Até hoje tenho a lembrança apenas do combate na natureza, quem fotografa esteve preocupado apenas com o enquadramento, no entanto pessoas que viram a foto falaram de aspectos filosoficos ligados a imagem assim como que essa imagem faz lembrar simbolos, episódio que os que visualizaram a foto tiveram sensibilidade mais apurada do que quem fez a foto, uma cena não montada as vezes o significado por vir depois.

-Gustavo, o que vc acha que uma foto na categoria Macro deve ter para que seja atrativa?

1. Boa composição, o assunto deve ser mostrado de forma legível, fotos que seguem regras de composição ou tem o foco seletivo bem planejado despertam mais interesse.

2. A foto deve possuir uma história, o público não fotografo prefere quando fotos de natureza são acompanhadas de explicações, na ausência de história as fotos são vistas como "boas" mas a imagem tem pouca duração é um impacto seguido de esquecimento, no entanto quando acompanhadas de explicações sobre hábitos e comportamentos a imagem permanece mais duradoura.

Essa imagem pode ter problemas de composição, no entanto nessas moscas o macho oferece uma presa para a fêmea em troca do acasalamento, ainda não fotografei a troca, mas a oferta do macho com o mosquitinho na boca está na foto, incluida em uma série faz com que fotos mais artisticas dessas moscas retenham a atenção por mais tempo. Ter apenas a foto artistica ou apenas a captura da cena gera inconsistência e perda de interesse.

Image
Holcocephala_fusca_possible_exchange by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

-Como o assunto pode suscitar interesse dos leigos?

Aos poucos o público não fotografico tem aumentado o interesse por registros de insetos no inicio pela beleza e em um momento mais adiante pela curiosidade das informações que são colocadas a respeito do comportamento ou mudanças que passam durante a vida.

-Vais em busca da foto ou a foto te encontra no meio do caminho?

Sempre faço um escaneamento dos locais onde mais provavelmente acontecerá alguma coisa.

-Gosta de ser fotografado? Ou em casa de ferreiro o espeto é de pau?

Não gostava no passado, hoje não me importo, acho bom fazer os auto retratos como o da entrevista, também é um processo de auto conhecimento.

-Mas porque fotografar insetos ?

É possivel pegar um binoculo e observar um macaco ou uma ave de forma tridimensional e próxima, binoculo é um instrumento perfeitamente adequado para esse tipo de observação. Mas é muito mais dificil ver uma formiga de forma tridimensional até porque ocupa um espaço pequeno demais para a visão humana considerar como profundidade, se aproximar da formiga com uma lente de aumento e fotografar com foco seletivo um inseto é uma maneira de trazer uma imagem com profundidade de campo de um mundo que vemos de forma predominantemente plana, nesse caso, para observação do micro mundo a fotografia é o instrumento perfeitamente adequado.

Editado pela última vez por Marcos Borges Filho em Dom Set 26, 2010 7:38 am, num total de 1 vez

panik
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 4:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bacana suas fotos e entrevista.

Parabéns yeah

Qual sua lente preferida para as fotos como a da vespa com o ovo e a da bolha ?

Abraços,

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 7:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

panik escreveu:

Qual sua lente preferida para as fotos como a da vespa com o ovo e a da bolha ?

Oi Panik,

Aquelas fotos ali foram feitas com a 100mm macro (que vai até 1:1) e um adaptador Raynox DCR-250 na frente (que dobra essa ampliação para 2x). São fotos um pouco mais antigas e não havia adquirido a lente MP-E 65mm (que vai de 1 a 5x sem necessitar de adaptadores, mas faz apenas macro).

Quando falo em 1:1 a imagem fotografada é do tamanho do sensor (22mm na horizontal) 2:1 seria o dobro de aumento (11mm na horizontal, que é aproximadamente o horizonte dessas duas fotos. yeah

Quanto a Raynox DCR-250, é um adaptador de 3 elementos que vai na frente da lente, funciona como uma lente invertida, mas é mais leve e fácil de realizar a adaptação. Na frente de uma lente longa ajuda bastante, e é equivalente a uma lente de aprox 50mm invertida na frente da outra. Se não tem lente para inverter é uma boa opção de compra, se já tem a lente, é só comprar um anel inversor e começar a treinar.

Pataro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 7:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo,

Eu já era fã das suas fotos na sala DOF Curto e, depois do que li, fiquei mais ainda. Um espetáculo de imagens e cores. Parabéns,

Abs.

Pataro

PS. No título o seu nome está grafado errado. Peça a um moderador para corrigir, caso vc não consiga.

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 7:49 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pataro, obrigado. Corrigido a grafia do nome do Gustavo.

Pataro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 7:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho, parabéns a você também pela entrevista e pelo cuidado. yeah

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 8:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo, certamente nessas aventuras em busca de uma boa foto já deve ter te acontecido algums fatos interessantes, inusitados, pitorescos, constrangedores... Dá para contar algum que não seja impróprio para menores?

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 12:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gmazza, Parabéns pelo seu trabalho e pela entrevista. A foto da "vespa mostrando os ovinhos" é digna de capa da Nat Geo. Show de imagem.

Eu sou uma medrosa, me pelo de medo de insetos peçonhentos. Alguns sei que são perigosos e/ou muito venenosos, outros apenas chatinhos como as mutucas que me picaram lá em Ubatuba. Sendo médico e conhecendo os riscos, quais cuidados v. toma para fotografar os bichinhos? Usa algum repelente? Você já foi picado alguma vez por algum?

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 12:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal,

Podem deixar elogios, mas não deixem de postar uma pergunta yeah

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 1:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostei da entrevista. Pergunto: A que distância dos insetos vc consegue as tirar estas lindas fotos?

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 2:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fala Gustavo, parabéns pelas fotos e entrevista.Como já disse antes, sou fã de sua técnica e olhar no mundo micro.

Qual a maior dificuldade em fazer este tipo de foto, o clima interfere no trabalho também, tem época do ano que é mais fácil??? Qual o tempo médio pra fazer uma foto assim,preparar o equipamento e tudo ?

abs yeah

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 3:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho escreveu:
Gustavo, certamente nessas aventuras em busca de uma boa foto já deve ter te acontecido algums fatos interessantes, inusitados, pitorescos, constrangedores... Dá para contar algum que não seja impróprio para menores?

Oi Marcos,

Houve uma tarde de fotografias muito mal sucedida, onde todos os insetos pareciam correr quando eu chegava, após uma hora de insucessos descobri que uma aranha havia pulado para a lente, e feito uma teia entre a lente e o difusor e todos os insetos corriam.

Silvia Linhares escreveu:

Eu sou uma medrosa, me pelo de medo de insetos peçonhentos. Alguns sei que são perigosos e/ou muito venenosos, outros apenas chatinhos como as mutucas que me picaram lá em Ubatuba. Sendo médico e conhecendo os riscos, quais cuidados v. toma para fotografar os bichinhos? Usa algum repelente? Você já foi picado alguma vez por algum?

Oi Silvia, é uma questão bastante importante, de fato esse tipo de fotografia tem riscos, não é possivel dizer que é totalmente segura, dessas vespas que fotografei nunca fui ameaçado, no entanto já levei ferroadas por tropeçar em ninhos enquanto caminhava. De uma forma geral tento evitar chegar perto de insetos em grande grupo (uma vespa solitária dificilmente atacará, apenas se for muito ameaçada, mas de um vespeiro grande pode sair um ataque coordenado).

Não utilizo repelente, muitos insetos se defendem com quimica, o repelente pode ser visto como um ataque por uma colônia de abelhas ou formigas e desencadear uma defesa, outros insetos irão fugir porque você está com repelente, prefiro procurar locais com menos mosquitos para as minhas fotos. No entanto livros de fotografia de natureza falam do uso de repelente, mas são pessoas que fazem trajetos maiores e fotografam aves ou mamiferos, muitas vezes sem opção de evitar mosquitos e sem interesse em fotografar insetos, e que passam longe dos nihos de vespa.

Picado ? Claro...

Essa provavelemente é da mesma espécie das que te incomodaram em Ubatuba:

Image
Bite I by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

Essas formigas também estavam bastante agressivas, mas valeu pelas fotos:

Image
Ant attack by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

Editado pela última vez por gmazza em Qua Out 27, 2010 6:58 pm, num total de 1 vez

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 4:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo,

Se te pagassem para fotografar algo no tema Macro (insetos, abelhas, vespas, mosquitos, animais peçonhentos pequenos, etc), o que vc falaria:

" Não, nesta "comunidade" eu não fotografo ", e por quê?

Existe alguma espécie em que você se sinta realmente ameaçado?

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 4:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

xande_mike, a distância encurta conforme o aumento, fotografias em menor aumento como a vespa com ovinhos ou a vespa fazendo bolhas foram a uma distância de aprox 7cm, ja as fotos das duas primeiras moscas, onde aparecem os olhos compostos, são mais de perto aprox 4cm

paulo magoo, fala amigo, essas questões são muito importantes

paulo magoo escreveu:
Qual a maior dificuldade em fazer este tipo de foto, o clima interfere no trabalho também, tem época do ano que é mais fácil???

A principal dificuldade é o peso do equipamento, com lente e flash já passa dos 2Kg e disposto de forma excêntrica (lente estendida com muito peso lá na frente).

A temperatura de fato é muito importante, a melhor época do ano é na primavera e outono, já que nas manhãs frias os insetos se movimentam menos e permitem a aproximação, no inverno eles desaparecem e no verão com a temperatura intensa ficam muito agitados

paulo magoo escreveu:
Qual o tempo médio pra fazer uma foto assim,preparar o equipamento e tudo ?

Deixo o equipamento metade montado na mochila, então até montar o flash e retirar as coisas um pouco menos que 1 minuto, o tempo para fazer a foto depende muito do inseto e comportamento, os retratos de vespa foram na média brincadeiras de 10 minutos:

Image
Wasp portrait XVI diagonal by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

Já um animal mais agitado como as aranhas salticidae pode demorar até 40 minutos para ter uma foto "mostrável"

Image
Jumper VI diagonal by Gustavo Mazzarollo, on Flickr

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 4:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba escreveu:
Gustavo,

Se te pagassem para fotografar algo no tema Macro (insetos, abelhas, vespas, mosquitos, animais peçonhentos pequenos, etc), o que vc falaria:

" Não, nesta "comunidade" eu não fotografo ", e por quê?

Existe alguma espécie em que você se sinta realmente ameaçado?

Oi Peri,

De fato, apesar de haver riscos, procuro minimizar e uma das formas é se afastar de animais reconhecidamente perigosos, aranhas armadeiras podem atacar seres humanos assim como, mais no nordeste, Lactrodectus (Viuva Negra), cobras que podem atacar também não me animo muito e procuro evitar locais onde sei que se escondem. Lagartas apesar de venenosas não me assustaria tanto porque tem pouca mobilidade. Fora esses animais realmente ameaçadores, podem existir outros não tanto mas que representam um perigo, alguns morcegos e não me animo muito a chegar perto de crocodilos.

Abelhas africanizadas que usamos aqui no Brasil para produção de mel podem matar em um ataque de grupo, no entanto como já tirei mel com roupa de proteção, fotografaria uma colméia (com a roupa de proteção) Talvez isso venha do fato da maioria dos insetos desenvolver defesas contra outros insetos, não contra mamiferos, mas a defesa das abelhas produtoras de mel é contra mamíferos.

Alguns besouros de aparência inofensiva podem se defender com produtos tóxicos, alguns desses besouros tóxicos tem fama de afridisiacos em determinadas culturas, que seria conseguido ingerindo o suco de um desses besouros, no entanto a toxina contida em 8 individuos pode matar, nesse caso o cara que quizer dar uma "turbinada" no "fortificante" pode estar comprando uma passagem para a funerária.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.