DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: GUSTAVO MAZZAROLLO

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 2:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vc fala em alguns aspectos:

Gustavo Mazzarollo escreveu:

Marcos, esse aqui foram aproximadamente 20 fotos ...

6 deletei antes de baixar para o computador, das 14 que restaram uma é o perfil e outras duas juntei os pontos de melhor foco para conseguir a textura ...

Sem contar que vc se refere a algumas dificuldades para fazer as fotos ao longo da entrevista.

No meu caso, não faço fotos Macro, e lendo o que disse me soa bem penoso chegar a um nível como o que vc tem, como o que o Bucci tem, por exempo.

Dá pra perceber que não é moleza conseguir estas fotos que vcs fazem.

Eu não teria esta paciência, sinceramente, e agora então ... - rs

1- Devido à dificuldade, já pensou em parar?

2- Ou a dificuldade serve de estímulo?

3- O que ainda o mantêm na busca?

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 8:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba escreveu:

Acho que é melhor investir numa lente Macro de verdade (que foi projetada para esta função) e poder controlar melhor os resultados do que fazer uma gambiarra e TALVEZ ter um resultado satisfatório.

Esse raciocínio é adequado, até pensando em valores, uma gambiarra bem feita passa dos U$ 500, e com isso é possível comprar uma lente de macro legítima, que por melhor que seja a gambiarra a lente de macro verdadeira sempre vai ter uma margem de vantagem.

oz escreveu:

Por que a paixão pela fotografia?
O que a fotografia te dá que desperta tanta dedicação?

Oi Flávio,

A resposta se divide em quesitos pessoais e coletivos, do ponto de vista pessoal é facil responder, gosto de fotografar, gosto pelo fato de ser atividade mista que reune ar livre com trabalho em casa, gosto também no final da história das comunidades de fotografia onde fiz amigos e é possível mostrar, e ver, o trabalho dos outros. Gosto de acompanhar os animais que fotografo.

Existem também quesitos coletivos, e até fóruns onde o pessoal discute a razão de fotografar, o conceito geral de muitos seria algo proximo do seguinte:

A fotografia muda a maneira de ver o mundo, cenas que podem ser comuns, no mundo micro ou na perspectiva humana do mundo, através da fotografia podem ser reimaginadas de outra forma, ou, serem sacadas fora da banalidade e transformadas em algo interessante, dependendo da maneira como a foto foi colocada.

Essa possibilidade de expor o cotidiano contando a históriana sua versão é o pensamento que move muitos para a fotografia, eu me junto a isso e acredito que muitos dos que estão lendo também.

Outro quesito que me move (e move vários outros entusiastas) é o desafio primitivo da fotografia que quando foi inventada foi considerada meio de documentação científica, e a arte estaria nas pinturas, os fotografos da epoca desafiaram o conceito imprimido arte a algo que devia ser racional. A propria fotografia ainda não estava consolidada como arte quando os proprios fotografos se voltaram contra si mesmos quando da invenção dos fotogramas coloridos, onde os fotografos em PB da época tentaram desacreditar o colorido dizendo que era vulgar e não uma forma de arte, mas o colorido sobreviveu e hoje é reconhecido. Nesse caso estamos num constante desafio de imprimir formato artistico em uma mídia com paradigma documental.

peridapituba escreveu:

1- Devido à dificuldade, já pensou em parar?

2- Ou a dificuldade serve de estímulo?

3- O que ainda o mantêm na busca?

São considerações pertinentes, a questão fundamental é o espírito, na inicial da entrevista, citei que vou a procura da foto, e de fato faço escaneamento dos locais onde mais provavelemtne acontecerá algo, no entanto, se eu não encontrar nada, fico tranquilo comigo mesmo.

A dificuldade dentro desse ponto não funciona nem como barreira nem como estimulo, desenvolvi um certo vício de procurar fazer as imagens dentro de um padrão, e como tenho feito apenas um tipo de foto o dificil deixa de se tornar tão dificil.

Outra questão são os locais, essas fotos todas são próximas a minha casa ou no sitio da familia, sei o local onde esses insetos moram e torço para que as coisas deêm certo para eles, alguns gosto de ver desde acasalando até os ovos e depois dos ovos.

Image

Image

Image

Se protegendo do frio ou se limpando após uma refeição:

Image

Image

Buratto
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 12:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns, Gustavo, beleza de entrevista! =D>

Na tua tua atividade profissional não haveria alguma possibilidade interessante para a macrofotografia?

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 7:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Buratto escreveu:
Parabéns, Gustavo, beleza de entrevista! =D>

Na tua tua atividade profissional não haveria alguma possibilidade interessante para a macrofotografia?

Oi Buratto,

Faço fotografias médicas sim, mas são em aumento bem menor do que essas macros de insetos (enxertos de pele, tratamentos de microvarizes) coisas do tipo.

É notável que o interesse por esse tipo de fotografia surgiu em um trabalho de faculdade de enxerto de osso em ratos (na epoca comprei um filtro +10 que coloquei na frente do kit de uma eos5000 e fotografei os slides) He he, na epoca era fácil encontrar quem revelasse slides em Porto Alegre. Foi a primeira vez que vi o potencial desse tipo de foto. Esse combo não tinha tanta qualidade, mas chegava a 1:1 yeah

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 8:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gmazza, já tem algum tempo que acompanho suas postagens no FLICKR e aprendi a admirar o seu trabalho.
As empresas de insumos do setor agrícola têm uma demanda muito forte por imagens de insetos/pragas de lavouras aqui cultivadas, você tem um banco de imagens específico nesta área? Já foi procurado por alguma empresa deste setor?

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2010 11:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi escreveu:
gmazza, já tem algum tempo que acompanho suas postagens no FLICKR e aprendi a admirar o seu trabalho.
As empresas de insumos do setor agrícola têm uma demanda muito forte por imagens de insetos/pragas de lavouras aqui cultivadas, você tem um banco de imagens específico nesta área? Já foi procurado por alguma empresa deste setor?

Oi Virgilio,

Lembro de um comentário seu em uma das fotos de afídeos, de fato tenho algumas imagens que são de pragas, e outras de predadores das pragas. No enytanto não é um trabalho bem embasado ainda, não foi um trabalho direcionado em cataloga-las, o que pode ser um serviço interessante. yeah Até agora não me procuraram Smile

eb
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 1:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gmazza, parabéns pela entrevista e pelas fotos.

A h5 você usou mais para aprender ou começou a fazer fotos macro desse tipo com ela?

Conta outra coisa no começo qual era média de aproveitamento das fotos, digo entre as tiradas e as "mostráveis" como você diz?

E agora como anda essa média?

Abraços

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 6:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eb escreveu:

A h5 você usou mais para aprender ou começou a fazer fotos macro desse tipo com ela?

Pergunta muito boa

A H5 comprei em 2007, em outro contexto, tinha menos locais para fotografar e o preço das DSLR era comparativamente mais alto. No entanto continua sendo uma camera muito importante para mim, tanto que usei ela no auto retrato da entrevista. Como possibilita fotos tele (com adaptador) e macro (com adaptador). Das fotos que fiz com ela verifiquei que a maioria era de insetos, e uma minoria de mamiferos e aves, então cheguei a conclusão que se desejasse variedade de sujeitos nas minhas fotos seria melhor investir em equipamento dedicado para macro (foi o que fiz).

No entanto as fotos de macro que fiz com ela não chegam a qualidade atual, principalmente porque não permite flash externo.

eb escreveu:

Conta outra coisa no começo qual era média de aproveitamento das fotos, digo entre as tiradas e as "mostráveis" como você diz?

E agora como anda essa média?

He he, tive que visitar as fotos antigas para responder, mas na média em cada 10 eu aproveitava uma, hoje de cada 12 aproveito 3 a 5 fotos (no entanto mesmo as fotos "não mostráveis" de hoje são melhores que as "não mostráveis" de ontem.

Acho que fui conhecendo o que valia ou não a pena antes de apertar o botão, assim como fui melhorando o equipamento no que diz respeito a acessórios, o que aumenta a usabilidade de cada clique.

panik
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 5:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse 1:1 que tanto se fala.

o que seria ele, leigamente falando ? distancia focal ? aproximação ? como saber o quanto esta preenchido de luz o sensor ?

Continuando acompanhando esta excelente entrevista.

novamente parabéns.

Abraços,

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 7:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Panik

Diz respeito ao aumento.

1:1 significa que a projeção da imagem no sensor é igual ao tamanho do objeto em foco, por exemplo, o sensor da camera T1i que utilizo tem 22mm, se a lente estiver em 1:1 e eu fotografar uma régua vai ser mostrado na imagem 22 milimetros da régua, se eu estivesse usando uma full frame colocando a lente em 1:1, como o sensor tem 35mm na foto aparecerá 35mm da régua. (simplificando 1:1 seria 1 aumento e 2:1 dois aumentos e assim por diante)

Essa é a definição classica de macro, fotos mais ampliadas do que 1:1 acabam sendo chamadas de macro extrema, e além de 10 aumentos de microfotografia. Fotos em menor aumento (tipo 1:3) são chamadas de close ups yeah

Mais duas notas:

- Essa clasificação serve para SLR ou DSLR, para compactas não é muito prática porque os sensores dessa são muito pequenos.

- Diferentes lentes chegam no aumento 1:1 a diferentes distâncias, normalmente quanto maior a distância mais cara é a lente.

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 9:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gustavo,

Você já viu um programa na TV em que eles vão aumentando a imagem através de um Super Microscópio?

Vão a 10.000 vezes ou mais de aproximação.
É um barato, vão passando as diversas fases dos objetos, super interessante.

Já imaginou uma lente destas? - rs

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Out 03, 2010 10:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba escreveu:

Você já viu um programa na TV em que eles vão aumentando a imagem através de um Super Microscópio?

Vão a 10.000 vezes ou mais de aproximação.
É um barato, vão passando as diversas fases dos objetos, super interessante.

Já imaginou uma lente destas? - rs

He he, o dia que essa tecnologia for portátil o suficiente, fácil de usar e um preço para consumidor, vai trazer várias oportunidades criativas. Assim como foi com o digital que viabilizou um monte de coisas para esse tipo de fotografia. Smile

MEGA_VET
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Out 04, 2010 9:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

=D> Gustavo,

aprecio a algum tempo suas fotos e tenho seu trabalho como referência em macro no Brasil. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo e tambem gostaria de saber quais tipos de vegetação, normalmente, rendem melhores fotos (variedade de animais) ? jardins, matas, ...
Gostaria tambem que você falasse um pouco mais sobre as adaptações e equipamentos que usa para iluminação, tendo em vista que em suas fotos a exposição está sempre na medida certa.

T+

Luiz Piovesana - MEGA_VET´s

"Quais das minhas fotos é minha favorita? Aquela que vou tirar amanhã" (Imogen Cunningham)

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 11:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

MEGA_VET escreveu:
=D>
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo e tambem gostaria de saber quais tipos de vegetação, normalmente, rendem melhores fotos (variedade de animais) ? jardins, matas, ...

É uma questão bastante séria, depende muito de experimentação, dentro do mato, onde existem sombras encontro poucos insetos, a maioria vejo na transição entre mato e campo ou nas bordas entre água e vegetação. Existe um conceito de procurar flores para fotografar insetos que nem sempre é o correto, algumas flores atraem borboletas besouros etc.. (mas outras não atraem nenhum inseto). Borboletas em geral são mais vistas proximas a frutas em decomposição, e também mais fáceis de fotografar em cima dessas do que no campo.

MEGA_VET escreveu:

Gostaria tambem que você falasse um pouco mais sobre as adaptações e equipamentos que usa para iluminação, tendo em vista que em suas fotos a exposição está sempre na medida certa.

Con certeza todas as fotos da entrevista são de exposição pelo flash (as aberturas efetivas giram em torno de f/30 a f/60 e a luz do sol fica vários stops abaixo do tempo de exposição). Na verdade tanto faz o tempo do obturador, o tempo verdadeiro da exposição vai ser a duração do flash, nesse caso o que deve se levar em consideração é:

1. Flash próximo a porção frontal da lente
2. Difusor.
3. Duração minima possível para uma boa exposição
4. Flash mais potente possível para conseguir exposição no tempo minimo

Normalmente faço umas fotos teste da exposição antes da foto principal para definir a melhor exposição para a foto, essas fotos teste não são um "artesanato fotografico" por motivação minha, o próprio manual da lente MP-E recomenda exposições teste a serem feitas, ainda mais com a variedade grande de objetos fotografados, nesse caso, estou cada vez mais usando o flash no ajuste manual (já que a exposição é determinada com fotos teste, para que o ETTL ?), assim economizo em tempo de recarga.

Situações dificeis:

Fotos com mais de um inseto (tipo presa e predador)
Insetos muito coloridos ou combinando cores reflexivas e que absorvem luz (amarelo e preto é uma exposição dificil se for totalmente flash)

É dificil que esse assunto se esgota aqui, se quizer perguntar mais podemos conversar. yeah

bruno lins
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 7:08 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi, ótimas fotos. =D> =D> =D>
vendo as suas foto da ate vontade de sair pra fotografar. mas 7 da manhã
não da. hehehehehehe.
pergunta
as suas fotos tem algum fim lucrativo ou é pra todos que quiserem usar.
eu vejo que vc não ponhe nome nem marca nada.
as suas fotos é um belo trabalho de registro, gostaria de saber se vc já foi atraz dos nomes essa coisas. vc tem alguma foto rara, de inseto.
abraços...
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior