DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Reinaldo Guedes (Wikiaves)

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Edthomas
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 2:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo Guedes, analista de sistemas e observador de aves, é o idealizador e o administrador do site interativo WIKIAVES (http://www.wikiaves.com.br), uma enciclopédia virtual criada com o objetivo de apoiar a comunidade online de biólogos e observadores de aves do Brasil, fornecendo ferramentas que permitem promover a busca pelo conhecimento, a comunicação entre usuários e a divulgação de informações sobre as aves brasileiras.

Colaboração: Danilo Schinke, peridapituba e iggyPOP.

Image

1- Reinaldo, o que é e o que representa à comunidade brasileira de Observadores de Aves o Wikiaves?

O WikiAves é um site construído por mim e alimentado pela comunidade brasileira de observadores de aves, ele é usado como um concentrador de informações, sendo elas fotos, sons e textos sobre as aves brasileiras. Para isto, foram construídas ferramentas que facilitam aos observadores inserirem e alterarem o conteúdo do site. Ele possui uma hierarquia de usuários necessária para garantir a qualidade do conteúdo e o cumprimento das regras básicas do site. O WikiAves é usado para divulgar a atividade de observação de aves como uma forma sustentável de contemplação da natureza. O perfil dos usuários do WikiAves é de pessoas que amam as aves e lutam por sua liberdade e preservação.

2 - Fale um pouco da história do Wikiaves. De onde surgiu a idéia?

O WikiAves surgiu da minha própria necessidade de encontrar informações na internet. Comecei a observar aves em 2005 e desde então fiquei a procura de informações para identificar corretamente as espécies que fotografava, via que as informações existiam mas estavam dispersas. Haviam sites de fotografia, outros só de sons e os wikis com poucas informações. Achei que seria uma boa ideia concentrar tudo isto de forma organizada, como numa enciclopédia. No início de 2008, eu já tinha o nome WikiAves na cabeça, mas não tinha ideia de como fazê-lo, nem estava muito motivado. Em agosto do mesmo ano, meu colega de trabalho e também observador de aves Luciano Cunha lançou o livro "Guia de Aves, Juiz de Fora e região", fiquei muito contente com a determinação do Luciano em fazer aquele livro, foi então que comecei a pensar mais seriamente no projeto, comecei a trabalhar na identidade visual do site e fiz a logomarca da beija-flor colorida parada no ar. Depois, construí a área de mídias e a área wiki. Meu objetivo como webdesigner era construir um site completo, rápido e fácil de usar, fiquei bem satisfeito com o resultado. Lancei o site em dezembro do mesmo ano e desde então ele só cresce.

Image
chororo-cinzento: ave rara e muito difícil de fotografar

3- Depois de tanto tempo observando e dedicando-se a um assunto que muitos consideram repetitivo, o que você acha que pode ser um atrativo a quem especificamente não se dedica ao tema aves?

Muitas vezes, pra quem trabalha todos os dias com o mesmo assunto, o repetitivo acaba sendo o trabalho, e o estudo das aves acaba sendo o diferente, o hobby. Costumo dizer que a observação de aves é um dos hobbies mais completos e politicamente corretos que existem, pois a atividade promove:
- A busca pelo conhecimento, a maioria das pessoas não conseguem enumerar 10 espécies de aves, porém, no Brasil temos mais de 1800 espécies, muitas vezes não sabemos quais espécies visitam o nosso quintal, nem se estão em perigo de extinção, tampouco o que podemos fazer para ajudá-las. Quando se descobre a observação de aves, abre-se um mundo novo em que ainda há muito o que se descobrir, neste mundo, nós estamos inseridos em um ecossistema e interagindo com ele.
- O ecoturismo, quem observa aves viaja, conhece novos lugares com foco na natureza do local, isto é muito prazeroso, contribui para a qualidade de vida, movimenta a economia e promove a sustentabilidade dos locais visitados.
- A conscientização, a observação de aves é uma forma diferente de contemplação da natureza, quem a pratica entende a necessidade de preservação das espécies e do seu habitat e não fica indiferente quando se depara com práticas anti-ecológicas.
- A ampliação da rede social, ter contato com pessoas com a mesma paixão, conhecer novas pessoas.
- A atividade física, observadores de aves podem caminhar por horas carregando equipamentos pesados sem perceber que caminharam tanto, podem correr, podem ficar por minutos imóveis segurando uma câmera.
- A tecnologia, observadores de aves de hoje estão sempre em busca de novos equipamentos para melhorar os seus registros. Precisam conhecer sobre câmeras digitais, sobre gravadores e precisam saber usar um computador.

4- Que tipo de equipamento você sugeriria a quem deseja se aventurar em fotografar aves?

Para quem está começando, o ideal é uma câmera compacta da categoria Super-Zoom, é necessário um equipamento com um bom zoom pois a maioria das aves não permitem aproximação, existem sites que testam estas câmeras e auxiliam bastante na hora da compra. Para quem quer gravar sons, os voice recorders têm um desempenho satisfatório, mas com um microfone externo melhora bastante.
Além disso, é recomendado usar roupas discretas, o bloqueador solar, repelente de insetos e um chapéu ou boné. Se for visitar uma local mais deserto, ficar atendo as questões de segurança e não esquecer de levar água e lanche.

Image

5 - Você tem alguma perspectiva de negócios envolvendo o Wikiaves e os Birdwatchers, como um banco de dados de guias ou algo semelhante envolvendo turismo, já que este tipo de turista é uma crescente mundial?

Sim, o WikiAves vai crescer neste sentido, não só para ajudar os observadores brasileiros mas também os estrangeiros que querem visitar o Brasil para conhecer nossas aves.

6 - Quais são as fotos e sons que representam o orgulho do Wikiaves (são aves raras, extintas ou em processo de extinção)?

É difícil dizer pois são muitas, mas uma foto que me emocionou bastante foi a da última ararinha-azul livre na natureza:

http://www.wikiaves.com.br/foto_41251

Mas existem muitas fotos de espécies raras como o soldadinho-do-araripe e o crejoá, mas creio que as fotos que mais impressionam são de registros difíceis de fazer, um que gosto bastante é o registro do Josiel Briet de um joão-bobo comendo um marsupial:

http://www.wikiaves.com.br/48437&t=u&u=177&s=10707&p=1

Estes tipos de registros só são possíveis com muita dedicação e também sorte.

Image

Image

7 - Que tipos de conflitos tem que ser administrados em uma atividade coletiva como o Wikiaves?

Vários tipos. Geralmente começam com descumprimento de regras do site, mas aí entram os moderadores, eles têm o poder de intervir no conteúdo de outros observadores e fazer a regra prevalecer. Eles são os principais responsáveis pela qualidade da informação contida no site, caçam erros de identificação e em qualquer suspeita de fraude retiram a informação do site. Dificilmente temos problemas entre usuários, o que ocorre mais é a desinformação sobre as regras do site.

8 – Existem, no acervo do Wikiaves, contribuições de fotógrafos renomados como Araquem de Alcântara, Candisani e outros?

Existem ótimos fotógrafos no WikiAves, alguns já consagrados na comunidade de observadores de aves, suas fotos geralmente se destacam no acervo, mas geralmente eles usam o site mais como um meio de divulgação do trabalho, publicando poucas fotos, porém participam regularmente compartilhando o seu conhecimento.

9 - Há alguma estratégia para levar o conteúdo do Wikiaves para dispositivos móveis?

Esta necessidade é grande. Muitos locais de observação não contam com internet, isto ocorre porque as aves estão em locais preservados e estes locais geralmente têm poucos habitantes e não têm internet. Hoje, não existe nenhum projeto corrente para dispositivos móveis, mas isto certamente acontecerá no futuro. Para os locais onde é possível acessar a internet, muitos usuários já conseguem navegar no site em seus celulares. Recentemente, junto com a versão 2.0 do site, foi feita uma melhoria para permitir que os sons fossem tocados diretamente no site através dos dispositivos da Apple, como o iPad.

Image

10 - Há iniciativas para aproximar o Wikiaves de atividades educacionais (universidades, ensino médio etc.)?

Sim, o WikiAves hoje já é acessado por escolas e universidades. Fomos convidados a hospedar o site em uma grande universidade, mas esta parceria ainda não foi possível. É natural que o WikiAves se aproxime de instituições de ensino, porém é necessário lembrar que ele não é um site acadêmico, apesar do seu valor científico.

11 - Como o Wikiaves estimula a formação de novos observadores de aves?
Principalmente através da divulgação da atividade de observação de aves de forma organizada e bem definida, recebendo e orientando os novos observadores que se cadastram diariamente e promovendo a disseminação do conhecimento de forma democrática.

12 - Há algum interesse ou iniciativa para expandir a plataforma para outras espécies da fauna brasileira (primatas, felinos etc)?

Seria ótimo, já recebi várias sugestões deste tipo, mas não existe nada previsto. Acho que outras classes de animais não possuem tantos observadores como as aves, mas o sistema wiki é aplicável a todas as classes.

Image

13 – No dia 3 de agosto de 2010, o Wikiaves atingiu o primeiro lugar no ranking do Fatbirder, que avalia a audiência dos sites de ornitologia em todo o mundo. O que representa, para você e para o Wikiaves essa notícia?

Para mim representa uma grande responsabilidade, mas também um grande orgulho de fazer parte desta história. Quando cadastrei o WikiAves no ranking, ele foi direto para o 12º lugar, já era a melhor posição que um site brasileiro havia atingido, com o tempo o site foi crescendo e atingiu o primeiro lugar. Creio que para o WikiAves, no sentido de comunidade, foi um momento de coroação pelo trabalho e também de grande entusiasmo, pois pela primeira vez um site brasileiro, sem apoio de nenhuma instituição, ficou em evidência no cenário ornitológico mundial, a frente de sites renomados e patrocinados por grandes instituições.

14 – Reinaldo, agradecemos imensamente a entrevista. Sinta-se à vontade para deixar uma mensagem aos usuários do DIGIFORUM.

Quero agradecer a oportunidade da entrevista e aproveitar para convidar os usuários do DIGIFORUM a conhecer e participar do WikiAves. Quando se fotografa uma ave, não se captura apenas uma imagem, mas também uma informação de registro ocorrência de uma espécie que pode ser importante para a ciência. Compartilhe esta informação!

Um grande abraço!
Reinaldo Guedes

Editado pela última vez por Edthomas em Sáb Out 09, 2010 7:31 am, num total de 2 vezes

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 7:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo, foi com muita alegria que acabei de ler sua entrevista. Confesso que foi um guia em papel e o site wikiaves que me auxiliaram a dar nomes as aves que fotografei no Ubatuba Birds (fotos aqui) no mês passado, tendo como guia Carlos Rizzo, que v. deve conhecer ou ter ouvido falar. Fique fascinada. Fiz um fotolivro que está sendo um sucesso entre os amigos.

Para quem fotografa carros e motos como eu, estar diante de cores e beleza sem igual me colocaram diante de outro panorama da fotografia. Já tinha me acabado de emoção ao fotografar pinguins na Patagônia, mas em Ubatuba entrei em êxtase, mesmo picada por mutucas que coçam até hoje ....Nosso Brasil é um paraíso multicolorido.

O fascínio foi tão grande que estou a organizar um passeio com a galera daqui conhecer o manguezal de Cubatão. E convidei um colega de trabalho e amigo meu que é birdwatching - o André Ricardo de Souza do CEO para ir junto.

Vou contribuir com fotos no wikiaves, já até me cadastrei faz alguns dias.

Ubatuba tem um projeto bem legal para atrair turistas fora da temporada de verão: o birdwatching. Achei o máximo o concurso de fotografias para crianças em comunidade carentes. É educativo e de acordo com o Carlos Rizzo, os pequenos tem protegido os bichinhos, evitando matanças devido a brincadeiras com estilingue...

Mas tenho uma dúvida. Restaurantes, hoteis, e similares por lá estão instalando comedouros com frutas para atrair os pássaros e consequentemente os turistas. Isso é bom ou ruim?

aluar
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 7:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo Guedes: parabéns pelo seu belo trabalho.. =D>
Gostei muito de ler a sua entrevista.. Smile

Pergunta: como vc começou a se interessar pelo assunto "aves" a ponto de criar um site especializado, já que esse tema não possui relação com sua profissão (analista de sistemas) ?

Abraços.. yeah

Editado pela última vez por aluar em Sex Out 08, 2010 7:42 pm, num total de 1 vez

reicesar
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 7:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares escreveu:
Reinaldo, foi com muita alegria que acabei de ler sua entrevista. Confesso que foi um guia em papel e o site wikiaves que me auxiliaram a dar nomes as aves que fotografei no Ubatuba Birds (fotos aqui) no mês passado, tendo como guia Carlos Rizzo, que v. deve conhecer ou ter ouvido falar. Fique fascinada. Fiz um fotolivro que está sendo um sucesso entre os amigos.

Fico feliz que o site tenha te ajudado. Conheço Ubatuba e sei bem do que você está falando. A natureza daquele lugar nos faz ter certeza da existência de Deus. Em Ubatuba, pela primeira vez, pude ter uma ideia do que os colonizadores do Brasil viram quando chegaram aqui. Conheço o Carlos Rizzo, em novembro do ano passado fizemos o primeiro encontro do WikiAves em Ubatuba, o qual ele foi o organizador.

Para quem fotografa carros e motos como eu, estar diante de cores e beleza sem igual me colocaram diante de outro panorama da fotografia. Já tinha me acabado de emoção ao fotografar pinguins na Patagônia, mas em Ubatuba entrei em êxtase, mesmo picada por mutucas que coçam até hoje ....Nosso Brasil é um paraíso multicolorido.

Smile A primeira lição dos observadores de aves é: nunca esqueça o repelente para insetos e o filtro solar. Já passei por isto algumas vezes.

O fascínio foi tão grande que estou a organizar um passeio com a galera daqui conhecer o manguezal de Cubatão. E convidei um colega de trabalho e amigo meu que é birdwatching - o André Ricardo de Souza do CEO para ir junto.

Esta é a melhor parte: passear com a intenção de conhecer a NATUREZA dos lugares.

Vou contribuir com fotos no wikiaves, já até me cadastrei faz alguns dias.

Ubatuba tem um projeto bem legal para atrair turistas fora da temporada de verão: o birdwatching. Achei o máximo o concurso de fotografias para crianças em comunidade carentes. É educativo e de acordo com o Carlos Rizzo, os pequenos tem protegido os bichinhos, evitando matanças devido a brincadeiras com estilingue...

Mas tenho uma dúvida. Restaurantes, hoteis, e similares por lá estão instalando comedouros com frutas para atrair os pássaros e consequentemente os turistas. Isso é bom ou ruim?

Existe muita discussão sobre isto, alguns dizem que sim, outros que não. Na minha opinião, se causasse algum mal já teriam descoberto. Geralmente estas aves somem durante a época em que existe abundância de alimento na mata e "descem" pro comedouro na época da seca, portanto, não creio que esta prática cause algum tipo de dependência das aves sobre os comedouros. As aves, assim como nós, geralmente preferem comer o fruto fresco no pé e recorrem aos comedouros quando o alimento está escasso.

Abraço,

reicesar

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

aluar escreveu:

Pergunta: como vc começou a se interessar pelo assunto "aves" ao ponto de criar um site especializado, já que esse tema não possui relação com sua profissão (analista de sistemas) ?

Bom, o analista de sistemas pode atuar em várias frentes, continuo atuando como analista de sistemas no WikiAves. Por isto, o conceito wiki do site. Quem insere textos, sugere identificação de espécies, etc, são os usuários que têm experiência na área de ornitologia, eu cuido da parte técnica e administrativa do site dando suporte e criando ferramentas para que eles se ajudem. Acho que a pergunta mais correta seria: Como vc começou a se interessar pelo assunto "aves" ao ponto de criar um site especializado, já que esse tema não possui relação com Ferrovia.
pois trabalho há 8 anos em uma empresa de transporte ferroviário como analista de sistemas.
Neste caso, acho que fica fácil responder quando se divide as coisas. Ferrovia é o meu trabalho, observação de aves é o meu hobby. Na empresa onde trabalho, fui muito influenciado por um colega que é mais fanático por observação de aves que eu, e ele também é analista de sistemas. No início competíamos pra ver quem fotografava mais espécies, agora já "joguei a toalha". Ele está com 338 espécies e eu com 113.
Eu não tinha tempo para observar aves, mas tinha o tempo livre a noite, usei este tempo pra fazer o WikiAves.

Abraço,
Reinaldo Guedes

Edthomas
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 11:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Reinaldo.

Gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso alcançado com o Wikiaves.
Como colaborador do site, sei o quanto ele é rico em informações e sei também o quanto você e os demais moderadores trabalham para mantê-lo, inclusive eliminando vícios indesejáveis.

Gostaria de conhecer a sua opinião sobre o uso do flash em fotografias de aves. Quero dizer-lhe que eu mesmo, quase sempre, fotografo aves utilizando o flash de preenchimento.

Abraços. yeah

reicesar

MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2010 12:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

edthomas escreveu:

Gostaria de conhecer a sua opinião sobre o uso do flash em fotografias de aves. Quero dizer-lhe que eu mesmo, quase sempre, fotografo aves utilizando o flash de preenchimento.

Obrigado, Edgar!

O flash é um instrumento indispensável em certas situações, mas é fato que os flashes muito potentes assustam as aves. Por isto não é recomendado o uso de flashes para registros de ninhos e filhotes.
Para algumas espécies, o flash distorce as cores da ave, isto ocorre com frequência com o saí-verde, como neste exemplo: http://www.wikiaves.com/9326&t=s&s=11620&p=8

Abraço,

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 10:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Reinaldo,
Parabéns pelo trabalho / hobby!
Recentemente resolvi "estender" meus temas e aprender a fotografar aves, depois de uma viagem para Ubatuba, como a Silvia.
Elas são fantásticas, coloridas, alegres, vivas!
Descobri que ainda não tenho a técnica necessária, ou o equipamento...
Você sugeriu acima uma super-zoom para aquem está começando. Já tenho uma DSLR, uma Canon XSi e uma lente 55-250mm.
Quais são as dicas que você pode dar para o meu caso? Ainda estou engatinhando em "fotografar aves", mas já percebi que quero aprender!!!
Apanhei bastante nas primeiras tentativas e "mudei a cor" de algumas aves com o flash (580EXII), mas achei que era necessário naquele momento...
Qual é a configuração básica, ou ideal, para fotografá-las?
Abraços.
Godoy.

Afonso
Mod Manager DF Negócios
Mod Manager DF Negócios

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras
Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 9:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo, como já andamos trocando umas idéias lá no Wiki sobre minha pretenção de criar uma reserva particular (RPPN) então pergunto:

Você acha que se o governo facilitar a mim e outras pessoas na criação de RPPN's visando birdwatching e fotografia isso pode vir a evitar que muitas espécies cheguem a extinção no futuro ?

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior