DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Carlos Eduardo Godoy

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 2:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Peri,

Dando continuidade à resposta, recentemente coloquei como desafio pessoal aprender a fotografar aves em geral.

Tenho muitas fotos feitas no Zôo mas ainda poucas de aves livres...

Em função disso andei vasculhando o DF em busca desse tipo de fotos e encontrei dois usuários que frequentemente postam fotos de aves na natureza, com altíssimo nível.

Tenho ficado atento às postagens desses dois usuários e suas fotos me servem como inspiração.

Eles são o edthomas e o daniloshinke.

Além de belas fotos, elas foram feitas com aves soltas, o que representa um nível de dificuldade muito maior.

Por essa razão eu gostaria de conhecer melhor o trabalho de ambos.

Certamente há outros fotógrafos de aves muito bons, mas esses dois me chamam a atenção.

As fotos que peguei podem não ser as mais belas de cada um, são algumas recentes, mas mostram o tipo de foto que quero aprender a fazer.

Algumas fotos do edthomas, escolhidas rapidamente, são:

edthomas escreveu:
Mais umas fotos:

Gaviãozinho:

Image

Guaracava-de-barriga-amarela:

Image

Socozinho:

Image

Beija-flor-tesoura:

Image

Pica-pau-do-campo:

Image

Algumas do Danilo, também captadas rapidamente em uma de suas últimas mensagens, são:

Danilo Schinke escreveu:
caramba pessoal, belíssimas fotos!!!

Vou contribuir com algumas deste mês:

1- pica-pau-de-cabeça-amarela

Image

2- jacupemba

Image

3-garça-grande

Image

4- sabiá-barranco

Image

5- Japu

Image

Desculpem a quantidade, []´s pra todos

Abraços.

Godoy.

peridapituba escreveu:
Godoy,

Andando pelos espaços do fórum o que vc vê de interessante (quem) que possa mostrar pra gente (se puder/quiser poste algumas destas fotos)?

Quem vc indicaria para ser entrevistado que possui uma produção bacana que merece ser compartilhada (além de ter algo interessante a dizer)?

Editado pela última vez por cecgodoy em Qua Nov 03, 2010 8:23 pm, num total de 1 vez

Ed Galazzi®

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 3:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma entrevista maravilhosa, de uma pessoa com um coração que a muito não se ve. Sempre dedicado no que se propõe a fazer e procura sempre melhorar no que faz.

Parabéns Godoy... =D>

Creio que compartilhamos de uma mesma opinião.... equipamento faz diferença?? Faz... claro que faz, facilita a vida do fotografo, mas..... a "arte" em si retratada com que ela tem de melhor; isso vc perpetua com qualquer equipamento.... qualquer lente... qualquer maneira... "aquela luz".... mágica.... única.... impressiona qualquer pessoa.

Acompanhei alguns de seus experimentos, gambiarras ou não, e vi seus olhos brilharem qdo chegava no resultado esperado.... parecia criança qdo ganha presente novo.... Mr. Green

É isso ai....mais uma vez Parabéns a vc pela entrevista e ao DF pela iniciativa de valorizar os fotógrafos, amadores ou não, de poder dizer um pouquinho de si.

Grande abraço a todos

PS:.... onde vc tava com a cabeça em citar meu nome aqui hein?? Brick wall Mr. Green

Brigadão professor..... yeah

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 8:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Ed,

Muito obrigado pela visita e comentários.

Quanto a sugerir seu nome, você merece!

Sou grato por tudo que me ensinou em nossos passeios.

Penso muito parecido com você em relação à poesia na fotografia. Penso que a mensagem da fotografia chega a ser muito mais importante que a qualidade técnica da mesma.

Uma bela poesia escrita em papel sujo e amassado, com letra feia, continuará sendo uma bela poesia.

Tudo bem que a foto não permite tanto "descuido com a imagem", mas ainda assim pode ser poética...

Um grande abraço.

Godoy.

Ed Galazzi® escreveu:
Uma entrevista maravilhosa, de uma pessoa com um coração que a muito não se ve. Sempre dedicado no que se propõe a fazer e procura sempre melhorar no que faz.
Parabéns Godoy... =D>
Creio que compartilhamos de uma mesma opinião.... equipamento faz diferença?? Faz... claro que faz, facilita a vida do fotografo, mas..... a "arte" em si retratada com que ela tem de melhor; isso vc perpetua com qualquer equipamento.... qualquer lente... qualquer maneira... "aquela luz".... mágica.... única.... impressiona qualquer pessoa.
Acompanhei alguns de seus experimentos, gambiarras ou não, e vi seus olhos brilharem qdo chegava no resultado esperado.... parecia criança qdo ganha presente novo.... Mr. Green
É isso ai....mais uma vez Parabéns a vc pela entrevista e ao DF pela iniciativa de valorizar os fotógrafos, amadores ou não, de poder dizer um pouquinho de si.
Grande abraço a todos
PS:.... onde vc tava com a cabeça em citar meu nome aqui hein?? Brick wall Mr. Green
Brigadão professor..... yeah

Edthomas
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 10:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Godoy, parabéns pela linda, comovente e inspiradora entrevista. Parabéns, sobretudo, pelo entusiasmo que demonstra fazer parte de seu cotidiano.

Quero dizer-lhe que, para mim, é um privilégio e uma grande honra ser citado por você, que, como já lhe disse, considero um grande mestre da fotografia, mais precisamente da macrofotografia. Fazer macrofotografia com a qualidade que lhe é peculiar é muito mais do que fazer simplesmente fotografia. Envolve muita técnica, muito domínio de equipamento, muita inspiração e muito sentimento.

Obrigado e muito sucesso! yeah

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 5:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi edthomas,

Muito obrigado pela visita e comentários!

A cada dia que passa vejo melhor o quanto o DF contribui para a nossa formação.

Temos aqui diversos fotógrafos, cada qual com seu tema preferido e sua habilidade especial.

Em outras salas já existe troca de informações de maneira muito proveitosa.

Com a criação dessa sala de entrevistas penso que o compartilhar de conhecimentos foi potencializado, organizado e dinamizado.

Parabéns a todos os administradores e participantes do Digifórum.

Abraços.

Godoy.

edthomas escreveu:
Godoy, parabéns pela linda, comovente e inspiradora entrevista. Parabéns, sobretudo, pelo entusiasmo que demonstra fazer parte de seu cotidiano.
Quero dizer-lhe que, para mim, é um privilégio e uma grande honra ser citado por você, que, como já lhe disse, considero um grande mestre da fotografia, mais precisamente da macrofotografia. Fazer macrofotografia com a qualidade que lhe é peculiar é muito mais do que fazer simplesmente fotografia. Envolve muita técnica, muito domínio de equipamento, muita inspiração e muito sentimento.
Obrigado e muito sucesso! yeah

Nnato
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 6:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tive o privilégio em conhecer o cecgodoy aqui no DF, um rápido encontro pessoal e ocasional em uma das minhas idas ao JB de São Paulo com minha noiva, logo mais um passeio com todo pessoal também no JB e um pouco mais tarde, outro encontro para comemorar o aniversário de Silvia Linhares.

Calmo, educado e que nos enche de maravilhosas fotos de plantas e animais, considero uma referência nesses dois tipos de fotos, sempre paro por alguns instantes e avalio cada centimetro da foto para tentar entender toda expressão do momento capturado.

Quando pequeno, eu tinha vontade de ser biólogo, mas acabei seguindo outro rumo, esse é outro motivo pelo qual suas fotos me chama muito a atenção.

Parabéns pela entrevista, forte abraço.

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 3:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Nnato,

Muito obrigado pela visita e pelas palavras!

Nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos, mesmo que por caminhos não pensados antes.

Veja o exemplo do G.Mazza e do Bucci.

Ambos têm outras profissões que não a biologia, mas fazem belíssimas fotos macro de insetos.

Sou fã de ambos e gostaria de atingir um nível semelhante algum dia.

Nenhum deles é biólogo!

Um grande abraço.

Godoy.

Nnato escreveu:
Tive o privilégio em conhecer o cecgodoy aqui no DF, um rápido encontro pessoal e ocasional em uma das minhas idas ao JB de São Paulo com minha noiva, logo mais um passeio com todo pessoal também no JB e um pouco mais tarde, outro encontro para comemorar o aniversário de Silvia Linhares.

Calmo, educado e que nos enche de maravilhosas fotos de plantas e animais, considero uma referência nesses dois tipos de fotos, sempre paro por alguns instantes e avalio cada centimetro da foto para tentar entender toda expressão do momento capturado.

Quando pequeno, eu tinha vontade de ser biólogo, mas acabei seguindo outro rumo, esse é outro motivo pelo qual suas fotos me chama muito a atenção.

Parabéns pela entrevista, forte abraço.

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 6:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cecgodoy escreveu:

Bem, a Sílvia me carregou para o Salão do Automóvel ontem e fiz algumas fotos de flores diferentes das que costumo fazer...

Godoy.

Carregar o Godoy para o Salão não foi fácil. Precisei da ajuda do meu marido...kkkkkkkk

Mas Godoy, conta aí como foi a experiência de passar das belas fotos de ninféias para fotos de ninfas (* ninfas = fadas sem asas, leves e delicadas).

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 7:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Silvia,

Mais uma vez agradeço, pela visita aqui na entrevista e pelo convite para o Salão do Automóvel 2010.

Como já disse antes, nunca havia fotografado pessoas por me sentir invadindo o seu espaço.

Uma amiga certa vez me disse que "algumas pessoas gostam" de ser fotografadas! Mesmo assim não havia ainda tentado...

No Salão do Automóvel as modelos estão lá para isso, chamar a atenção das pessoas e eventualmente serem fotografadas... Isso ajudou um pouco.

Ao chegar lá e me deparar com mulheres tão belas, maravilhosas, minha timidez provavelmente atrapalhou.

Porém comecei a seguir seus passos e prestar atenção em sua forma de interagir com elas, sua estratégia, seu posicionamento.

Aprende-se com a observação de alguém mais experiente. Aprendi com você!

Aos poucos fui me soltando e percebendo que um sorriso abre portas, quebra o gelo, facilita muitas coisas... e é retribuído com outro sorriso!

Tenho que admitir que gostei muito! Estou bastante satisfeito com os resultados, mesmo sendo a primeira vez!

Sei que ainda há muito para aprender! Preciso conhecer os macetes da configuração correta de câmera e flash para não perder boas oportunidades, talvez únicas.

As fotos a seguir são algumas das que mais gostei:

1

Image

2

Image

3

Image

4

Image

5

Image

6

Image

7

Image

8

Image

9

Image

10

Image

11

Image

Resumindo, vejo a fotografia como uma forma de poesia na qual o fotógrafo busca registrar em sua imagem a beleza que seus olhos captam. Nesse caso a beleza das modelos ajudou muito...

Um grande abraço.

Godoy.

Silvia Linhares escreveu:
cecgodoy escreveu:

Bem, a Sílvia me carregou para o Salão do Automóvel ontem e fiz algumas fotos de flores diferentes das que costumo fazer...

Godoy.

Carregar o Godoy para o Salão não foi fácil. Precisei da ajuda do meu marido...kkkkkkkk

Mas Godoy, conta aí como foi a experiência de passar das belas fotos de ninféias para fotos de ninfas (* ninfas = fadas sem asas, leves e delicadas).

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ao ler a entrevista fiquei ainda mais motivado para aprender cada vez mais. cecgodoy, parabéns cara! Fiquei sensibilizado com sua humildade e a serenidade que é transmitida de sua personalidade para suas fotos. =D>

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 7:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Xande_mike,

Boa noite!

Muito obrigado pela visita e pelas palavras!

A vida é um caminho de eterno aprendizado, em todas as áreas de nossa vida. Assuma isso e desfrute de muitas conquistas!

Abs.

Godoy.

xande_mike escreveu:
Ao ler a entrevista fiquei ainda mais motivado para aprender cada vez mais. cecgodoy, parabéns cara! Fiquei sensibilizado com sua humildade e a serenidade que é transmitida de sua personalidade para suas fotos. =D>

gmazza
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 7:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Carlos,

Uma coisa que me deixa em conflito normalmente é uma assimetria quando das fotografias de natureza, entre o mostar a natureza de forma artística, e documentar adequadamente a natureza.

É claro que todos temos a ambição de documentar da forma mais estética possível, no entanto nem sempre as coisas andam juntas.

Você como professor como vê esse ponto de possível conflito ?

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 11:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi Gustavo.

Sua pergunta é muito interessante!

Já me encontrei muitas vezes diante dessa pergunta, pois ao buscar a melhor composição para registrar determinado detalhe muitas vezes o "todo fica de fora" e a foto não permite a correta identificação do organismo registrado.

Entre os dois opostos mencionados tenho optado pelo "olhar artístico", mas estou ciente de que muitas vezes o "olhar acadêmico" perde um pouco.

Como exemplo, gosto muito de usar e abusar do Dof curto. Esse recurso quase sempre torna impossível reconhecer o background em que determinada flor se encontra.

Outro exemplo é que ao buscar detalhes de uma flor com a lente macro deixo de fora o organismo completo, com folhas, caule, ramos...

Apesar disso, minha escolha pessoal inata acaba sendo pela busca do belo, do artístico...

As fotos a seguir representam algumas dessas situações:

Image

O detalhe...
por cecgodoy, no Flickr

Image

Choices...
por cecgodoy, no Flickr

Image

Santo Graal
por cecgodoy, no Flickr

Parabéns por suas belíssimas macros. Acompanho de perto o seu trabalho e aprendo muito com ele!

Um grande abraço!

Godoy.

gmazza escreveu:
Oi Carlos,
Uma coisa que me deixa em conflito normalmente é uma assimetria quando das fotografias de natureza, entre o mostar a natureza de forma artística, e documentar adequadamente a natureza.
É claro que todos temos a ambição de documentar da forma mais estética possível, no entanto nem sempre as coisas andam juntas.
Você como professor como vê esse ponto de possível conflito ?

cecgodoy
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 10:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi pessoal.

Aqui estão outras fotos em que estou tentando "descobrir o caminho das pedras".

Como já disse antes, comecei fotografando flores, experimentei os passarinhos, as modelos, fumaça colorida e aqui estão alguns cristais que tenho registrado para um amigo geólogo.

Image
Cristal de Calcita, eu acho... por cecgodoy, no Flickr

Image
Luz interior... por cecgodoy, no Flickr

Image
Vestígio do passado... por cecgodoy, no Flickr

Image
Alguns minerais... por cecgodoy, no Flickr

Abraços.

Godoy.

alexandreriz
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 12:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Carlos pude perceber que é um fotográfo que busca muito o custoxbeneficio de cada equipamento,então gostaria de saber qual seus equipamentos? e se sente falta de upgrades(falo no sentido de voce não evoluir por falta deles)
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.