DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Mercado Fotográfico. Nem só de técnica vive o profisisonal

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 10:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Certo dia eu estava em um casamento que era fotografado por um conhecido, Fernado Bronzeado. É considerado um dos melhores na área aqui na terrinha. Perguntei para ele como se conduzia frente a essa concorrência predatória, e ele me disse o seguinte:

-Marcos, quando começou uma guerra e todos passaram a baixar o preço, sabe o que fiz: me valorizei, subi o meu. Não perdi um cliente, não diminui o rítimo de meu tabalho.

To aqui de metido no navio, pois sou só um amador. Mas, lendo algumas coisas, me ficou a idéia de que cliente que regateia muito o preço pode não ser muito interessante. Vai sempre gerar problemas.

Daniel Machado
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 10:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho escreveu:
Certo dia eu estava em um casamento que era fotografado por um conhecido, Fernado Bronzeado. É considerado um dos melhores na área aqui na terrinha. Perguntei para ele como se conduzia frente a essa concorrência predatória, e ele me disse o seguinte:

-Marcos, quando começou uma guerra e todos passaram a baixar o preço, sabe o que fiz: me valorizei, subi o meu. Não perdi um cliente, não diminui o rítimo de meu tabalho.

To aqui de metido no navio, pois sou só um amador. Mas, lendo algumas coisas, me ficou a idéia de que cliente que regateia muito o preço pode não ser muito interessante. Vai sempre gerar problemas.

é isso Marcos, excelente atitude do seu amigo, e mesmo que o fluxo de trabalho dele tivesse caído, o que compensa mais: 4 eventos de R$1000,00 ou 1 de R$4000,00??

Fotolance

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 10:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigos, como é bom ver nossa comunidade, mesmo que seja aqui no virtual com todo este gás ! Mas precisamos em conjunto aqui e acola, tentar de todas as formas sem constranger o cliente, ...ajuda-lo a perceber as diferenças, do "BEM FEITO E MAU FEIRO" - VÊ QUE SÃO OS MESMO NUMEROS DE LETRAS SÓ MUDA A FORMA DE TRABALHAR ! abs a todos !!!

marcelotk
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 10:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostaria de compartilhar minha opinião.

Acredito que nem todo bom fotografo seja artista. E mesmo fotografos que não sejam artistas podem sim cobrar tanto quanto um fotografo artista.
Tamos diversos nichos no mercado e cada um requer uma característica diferente do fotografo. Entre alguns nichos eu penso que um fotojornalista não necessariamente precisa ter as inspirações artísticas de um fotógrafo de moda, que não precisa ter o carísma de um retratista, que não precisa ter a coragem do fotojornalista.

Sobre o mercado, vejo que não está evoluindo, está amadurecendo. Digo que o mercado não está evoluindo pois não vejo um avanço no mercado (qualidade e quantidade) para acompanhar o avanço tecnológico pelo qual estamos passando. Com toda a tecnologia e disseminação de conhecimento, poderíamos imaginar um mercado muito maior, onde mais e mais clientes buscariam serviços especializados para popular suas páginas de blog, websites, perfis em sites de relacionamento, decorar sua casa, personalizar objetos, mandar lembranças entre outras possibilidades que a tecnologia nos trouxe e está trazendo a cada dia.
O amadurecimento está vindo às custas dessa guerra de preços, onde quem cobra muito barato está retirando a sí mesmo do jogo e quem cobra o correto está cada vez mais consolidando sua imagem. Me parece um processo lento, mas cada vez mais vejo novos profissionais procurando por imagem sólida no mercado e qualidade em seus produtos.

Klacewicz, essa idéia não é errada, porém o pensamento é de que um casamento exige mais responsabilidade e qualidade do que um aniversário de 15 anos, seu comprometimento é maior e isso pode se converter num custo maior. É importante lembrar também que o custo atrelado ao tratamento das fotos e confecção do album do casamento é muito mais alto do que o de um aniversário de 15 anos de uma menina de classe média comum. O retorno do trabalho de um fotografo está muito atrelado à confiança que ele passa ao seu cliente, e isso inclui a estrutura que o fotografo pode oferecer e a qualidade do seu trabalho final. Quanto mais qualidade, maior o retorno.
Quando falamos de qualidade, não podemos nos limitar à imagem. Sempre precisamos ter em mente a pontualidade, bom relacionamento com o cliente, estrutura por trás do serviço, abrangência de produtos e etc

marcelotk´s

Fotolance

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 12:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Concordo com o Sr. Marcelotk, estamos todos aqui com as opiniões, e isto que faz a diferença...

Em particular o mercado não existiria sem a inexperiência, pois á daí que surge tudo à nossa volta, pois são os experimentos que nos levam a realizar tudo que ao longo do tempo se torna concreto e melhora a vida de todos nós ! Pois todos temos aprender com todos.

Que me refiro é que muitos e muitos profissionais, estão deteriorando ou colaborando para banalizar a profissão, isto nos deixa triste e ora outra sem ação diante de um cliente que vemos gastar mau por algo visivelmente mau feito, vê-se que tem todas as condições.... Compreendem – Mas foi rendido pela quantidade de aparato que usar para o convencimento, o cliente compra pelo barulho e não pelo conteúdo.

Outro dia fui para um trabalho de culinária, (perdi o serviço...) Pois não me contive... E questionei “ como podem pegar ingredientes lindos e tão bons, etc... e conceber algo tão estranho !¿ ...” esteticamente não está meio que etc etc ... etc etc etc ... “ não posso fotografar isto... etc etc etc “ posso sugerir etc etc... ( não, a patroa diz que é assim) eu )... Eu não assino esta Foto por nada ... E saí agradecido !

Mas é sabido sim, que mercado também tem estas facetas que precisamos conviver, administrar com certa elegância e respeito! Mas escorreguei num momento de emoção !

marcelotk
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 1:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fotolance, hahahaha gostaria muito de ver a cara de sua possível cliente ao ouvir sua opinião sobre seus pratos, me desculpe se parece rude, mas achei hilário Mr. Green

Outra questão problemática para nós é que com a cultura que a maioria possui, não há como fazer distinção entre o que é bom ou ruim quando falamos de fotografia. O povão vê fotografia profissional somente nas capas de jornais ou albuns de casamentos. Esse tipo de fotografia passa a se tornar referência para a massa.
Felizmente as coisas estão mudando e a inclusão social está trazendo a arte visual para mais perto da população através de galerias online além de iniciativas ainda tímidas para a criação de galerias fotográficas e amostras de bons artístas fotógrafos que agora estão sendo revelados aos montes através de cursos, em especial do Senac, que me surpreende a cada turma de formandos.

marcelotk´s

Fotolance

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 1:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hoje é de rir mesmo !!! Sim mas na hora Eu ví que estava sendo rude... mas não conesguí ficar calado... e pegar meu din e vazar !!!! Fui contra tudo que prego aos meus clientes, preparo sempre com diálogo para começar qualquer serviço, procuro ver entender participar. "Mas este dia me chamaram eu não perguntei nada, fui ví a coisa na mesa ... falei ... e dancei ... os Funcionários que me assessoravam, tmbm não sabiam se riam ou chorarão ou me batiam ... ou concordavam! Eu saí de fininho meio que me sentido arrasado... Mas todos temos nossos momentos ! rs - Um dia se Eu encontra-los de frente pedirei perdão com certeza. Imaginei depois outro dia, como minha imagem ficou alí... Abs a todos aqui, não façam isto NUNCA ! nem num momento mais duro que seja, invente uma dor de cabeça enorme !!!! dor de quaquer coisa ...

kildare

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 2:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa tarde Pessoal

Estou aqui novamente para dizer uma coisa que pode ser ate produtivo para quem está adquirindo cameras fotograficas.
Bom eu tive uma Finepix 1800 durante 2 meses o qual foi o bastante para eu trocar por uma Canon sx20is, o fato é que a Fuji tem muito ruido e nao estabiliza imagem, ja a canon sem comentarios, a camera é simplesmente o maximo, para eu que sou amador foi a melhor coisa que fiz nestas cameras intermediarias, sem dizer que as pilhas duram pra caramba.

Abraços a todos

Fotolance

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 3:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigo, sim tudo é produtivo quando se encontramos aquilo que nos agrada, trabalho com Nikon com um bom mix de lentes desde 1970 e venho renovando sempre que posso. Agora nunca me acertei com Canon, passei todas que tentei para minha Irmã que faz coisas lindas, acho que Câmera a gente cria uma intimidade uma empatia, tenho 54 anos 40 de foto desde meu Avo, mas tenho um a Fuji Fine Pix A205 não imagina as coisas que fiz co ela.

fabiomaster30
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 3:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aqui em São Luis tem muito desses fotógrafos "predadores" que tentam colocar a concorrência no chinelo com seus preços desleais, fui pegar um trabalho em casamento e dei o meu valor, demosou 3 dias e o cliente me liga dizendo que cotou o preço do serviço fotográfico a absurdos R$ 3,00 por foto no tamanho 15x20, fiquei pasmo e ao mesmo tempo com um certo sentimento de frustração, mas como não sou canibal, mantive minha proposta e não baixei, peguei o numero de telefone desse suposto fotógrafo e ele me deu o seguinte orçamento:

Casamento, batizado e aniversário:

30 fotos 15x20 a R$ 3,00 cada e R$ 1,50 pos foto adicional, todas tratadas e com excelente qualidade profissional.

Esse cara é um louco Not talking Big Mouth

paimvideo

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 9:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigos,

Falar de preço, sempre gera um monte de problemas....
Quase no final da faculdade de administração de empresas, lembro das aulas de economia, em que aprendi que o mercado regula os preços. Tudo é em função da balaça da oferta e demanda.

Se tem gente que pode pagar R$ 20.000,00 por um album de casamento, atue nesse mercado, nesse nicho.
Se o público da sua praça (cidade ou região), não tem todo esse poder de fogo, tem que baixar a bola, se adequar ou largar a profissão.

Moro em uma cidade, de menos de 50 mil habitantes. Aqui, vender um fotolivro, é motivo de comemoração, por que ninguém quer pagar R$ 1200,00 (mil e duzentos reais !!), pelo album editado. Ninguém, não tem jeito, não tem o que faça eles meterem a mão no bolso !!

Vendo entre 80 e 120 fotos por evento, fotos 15x21 a R$ 5,00 cada (tem gente vendendo a R$ 4,00 !!). O que me defende, é que não tenho muitos custos atrelados. Não pago aluguel, ou funcionários.

Sempre aparece alguém, nos fórums, falando que tenho que me valorizar, cobrar mais caro, já pensei nisso. É uma boa forma de ficar em casa, nos sábados e domingos, para curtir o Zorra Total e o Faustão. conheço o mercado em que atuo, e pretem atenção: cada um sabe onde aperta o seu sapato.

Não esquentem a cabeça com quem cobra barato. Ou eles estão fazendo mágica (trabalhando com custos menores), ou não vão resistir e irão quebrar. E também, não tenham medo deles. São concorrentes, tentando entrar em um mercado concorrido. Talvez, por falta de outro meio de entrar no mercado, eles pratiquem preços menores, até achar uma situação mais estável. Ou acham que todo mundo começa "grandão" ?

paimvideo

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 10:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ah...
Sobre preços desleais:

Na minha "empresa", trabalham eu e minha esposa. Sem aluguel, sem funcionários, custos mínimos, e além de tudo trabalhando como autonomos.

Meu concorrente mais forte, tem uns 5 funcionários, paga aluguém, água, luz, propaganda, impostos (é uma empresa), etc...

Eu cobro R$ 5,00.
Ele TEM que cobrar mais caro, para pagar os custos dele !
Meu preço não é desleal, é meu preço justo, cobrindo custos e me dando um ucro razoável.

Então, antes de criticar os predadores, avaliem bem a situação.

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2010 9:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio, Excelente o seu texto com muito discernimento do que vem a ser a vida/carreira de um profissional da fotografia.

Eu trabalho com fotos de automobilismo, cubro corridas e eventos correlatos.

Uma das coisas mais difíceis para mim é precificar meu trabalho. São poucas as referências e poucos revelam o quanto de fato cobram por seus trabalhos. A tabela da ARFOC é um pouco surreal em relação ao praticado no mercado.

Digo o quanto de fato porque alguns colegas dizem que cobram X, mas aí o cliente dele acaba me revelando quanto ele de fato cobrou. Além disso meu marido trabalha no mercado publicitário e já comprou licença de muitas fotos de automobilismo de outros colegas antes de eu ser a principal fornecedora dele. Descobri mentiras assim: o cara diz que cobra R$ 50,00 a R$ 100,00 por arquivo, aí vendeu para a agência do meu marido um CD com 100 fotos por R$ 150,00.

A minha base de preço é quanto a minha empresa me paga por hora de trabalho como analista de fundos e programas sociais. Calculo o tempo que levo produzindo e pós produzindo uma foto. Somo isso ao investimento/desgaste do equipamento e ao meu próprio talento e crio o meu próprio valor. Quer uma foto minha, quer, não quer, busque a de outro.

Dependendo da excluvidade da foto eu cobro mais ou menos pelo arquivo.

O mais difícil são os amigos, que "pedem" fotos. É complicado dizer que isso tem custo para mim e que eu cobro por isso. Mas eu penso, amigo de verdade, valoriza, amigo que vira a cara porque v. cobrou um arquivo, não é amigo de verdade. Então é melhor deixar esse "amigo" de lado!

E o pior, ninguém quer a foto em papel, querem o arquivo. E aí é difícil controlar o uso permitido para aquele arquivo. O cara adquire a licença para um poster para colocar no box, e aí faz publicidade, folder, banner, publica em jornal, revista, na cidade dele, onde dificilmente eu vou saber.

Paulinho mega
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2010 11:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola gostei muito do texto e para chegarmos em um nível cada vez melhor, temos que valorizamos nosso trabalho e valorizarmos também o trabalho de outros profissionais (concorrentes). Temos que fechar em nossa região um preço mínimo e sempre indicar outro profissionais quando nossa agenda estiver cheia, (gentileza gera gentileza)...
Segue um artigo que postei em um fórum e um email de uma cliente que só estava atras de preço...
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=76627561&tid=5462247486695405082

no email ela foi atendida em nosso estúdio e a primeira frase dela foi:
"EU não gosto de álbuns encadernado e de paginas montadas... gosto da estilo tradicional" até aí concordo com ela, pois achei que ela gostava de fotos.
Porem quando comecei a mostrar o álbum tradicional para ela, ela me disse "mais dá para fazer montagens neste álbum, não é?" Aí pelo tom da pergunta, notei que ela não queria era pagar o preço do álbum encadernado, e queria as montagens no álbum de folhas plásticas. Ela não gostar de álbuns encadernado e de paginas montadas, é uma coisa... mais não era essa a idéia dela, pois ela queria o mais barato no estilo do mais caro, quando percebi a joga da cliente, já não me senti a vontade para continuar a negociação, e terminamos a reunião em mais 5 minutos.... No outro dia ela me mandou um email..... Agora segue o email e a minha resposta para o tal email!!!

Email da noiva

Boa tarde Paulo
aqui é a XXXXX de XXXXXX
estive ai com vc ontem
bem, so estou te mandando esse e-mail porque realmente gostei mto do seu trabalho visto no blog
umas coisas diferentes e criativas
porém ontem no seu atendimento vi que faltou algo...
não sei porque
entao so to te dando um toque ok
a gente ia ver de fazer orçamento de convite, mas nem lembramos
o XXXXX de XXXXXXX falou mto bem de vc, disse que vc dava um banner se fechasse com vc
mas vc nem comentou sobre isso
também seu preço nao se enquadra no nosso orçamento
sucesso
XXXXXXX

Minha resposta

Ola XXXXXX, muito obrigado pelo seu contato.
Realmente, faltou algo no atendimento ontem, me desculpe.
Hj nós trabalhos com qualidade, criatividade, investimos em cursos e especializações, e amamos quem valoriza fotos diferenciadas.
O XXXXXXX falou, está certo.
Dou mesmo um baner no fechamento do álbum encadernado, como vc disse que não gostava de álbum encadernado, acabei não oferecendo.
Nós eternizamos um dos melhores momentos da sua vida, isso é muito importante... por isso acredito que as fotos e filmagem ficaram para o resto da sua vida e seja a parte mais barata do casamento.
Pois hj,
uma decoração para o seu salão custará mais ou menos R$ 3mil, e será jogada fora no outro dia,
o salão, aluguel por 7 horas custará R$ 2500.00
para vc se arrumar ( cabelo, maquiagem) simples é 400.00
aluguel de vestido de noiva, R$ 1000.00
a comida será uns R$ 25.00 para cada pessoa x 200 convidados = R$ 5mil fora bebida
mesa de doces, lembrancinhas, etc... não fica por menos de R$ 1000.00.
gastos extras xxxxxxxx

Tudo isso que listei é muito importante, porem a foto e filmagem custam menos de 10% de todo o custo de um casamento.
Entendo que nossos valores não esteja no seu orçamento, e posso lhe indicar alguns fotógrafos que cobram até metade do meu preço, porem acho que o trabalho deles será diferente do apresentado pela nossa empresa.
Hoje fazemos livros fotográficos para que vc tenha orgulho de mostrar para todo mundo. Nosso livros são verdadeiro documentos fotográficos de casamento, que ficara de gerações em gerações...
Peço desculpas novamente pelo atendimento e caso queria alguma indicação de profissionais que talvez se encaixem no seu orçamento, posso te passa.

Muito Obrigado

Paulo Maroneze Filho
18 3642-1516
18 9746-6921

www.megafotostudio.com.br

Mega Studio
Rua São Paulo, 677
Vila Xavier
16203-012
Birigui - SP

Conclusão.... Não tente enganar, ou falar que tem um gosto diferenciado.... é só dizer que gostaria muito de um álbum que é vendido a 3mil só que só tem dinheiro para para R$ 500,00, e o que poderia ser feito com esse valor.
Quando atendemos um casal e mostramos nossas fotos, sentimos se eles gostam de belas imagens ou estam apenas atras de preço....
Vamos nos valorizar e assim nossos clientes nos valorizaram!!!
Hj por exemplo... existi muito mais advogados que fotógrafos, e com certeza eles ganham muito mais dinheiro que alguns de nós... porem eles tem uma classe unida, profissão reconhecida, uma tabela, etc...
Antigamente, pelo mesmo aqui em minha cidade, fotógrafos não eram bem vistos, pois alguns profissionais ou eram enrolado, ou tinham pendências com a justiça, ou eram alcoólatras... entam ninguém valorizava o trabalho... hj está mudando, com a especialização do pessoal!!!
Entam vamos se especializar e cobrar um preço cada vez mais justo pelo nosso trabalho!!!!!!

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2010 1:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Klacewicz escreveu:
Parabéns pelo seu texto, gostei bastante de ler.

Uma duvida minha é em relação ao tipo de evento... um aniversário de 15 anos por exemplo, não vai ter o mesmo retorno financeiro que um casamento por exemplo ou esse tipo de ideia é errada?? Da mesma forma como um fotografo especializado em moda vai ter um retorno maior visto a própria exigência do cliente e a visualização do seu trabalho.

olá Klacewicz, obrigado.

Não é errada sua observação, porém o retorno é relativo à quantidade de trabalho. Fotógrafo de casamento tem mais custos, mais pessoas junto, pode ser que tenha mais equipamentos (e mais caros) pra traduzir sua linguagem (arte) em imagem (técnica). Um Fotógrafo profissional de casamento fica em pé cerca de 10 horas se acompanhar o making off/traslado/cerimonia/festa. Depois fica ele ou seus funcionários, ficam mais 15 ou 20 horas em seleção/edição/tratamento/montagem fora os trâmites de provas, etc.

Quando pensamos a grosso modo, podemos imaginar que o Fotógrafo de aniversários ganharia menos, mas ele também dedicará menos tempo e consequentemente poderá pegar mais trabalhos. É relativo.

Na fotografia de moda há diferenças de valores por conta de outros fatores. Tem Fotógrafos de moda que só fazem foto de produto pra catálogo enquanto outros fazem campanhas inteiras. E há os grandes Fotógrafos de mercado, que em uma única uma foto agregam o valor de seu nome ao trabalho gerando u m alto lucro.

yeah

[EDITADO] é exatamente o que o MarceloTK escreveu com bastante consciência, antes de mim yeah

Editado pela última vez por Celso Rogerio em Sex Dez 03, 2010 2:10 pm, num total de 1 vez
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.