Autor |
Mensagem |
Celso Rogerio
9
0
0
Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18056
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Eu moro aki!

|
Enviada:
Sex Dez 03, 2010 2:41 pm |
  |
Marcos Borges Filho escreveu: | ...
To aqui de metido no navio, pois sou só um amador. Mas, lendo algumas coisas, me ficou a idéia de que cliente que regateia muito o preço pode não ser muito interessante. Vai sempre gerar problemas. |
É assim Marcos, cliente nunca deve ser menosprezado pois eles tem os motivos deles pra chorar, etc.
Os chorões sempre causam transtornos mas pode ser que um dia precisemos dele.
Nos valorizar é super válido numa guerra de preços de mercado, eu também faço isso. Mas aumentar o preço... tem que ter muita confiança em si pra fazer isso. Certamente seu amigo é bastante conhecido e não tem mais clientes, ele tem "fãs" e por isso conseguiu esse resultado. Mas não é uma prática recomendável pra todos não  |
Editado pela última vez por Celso Rogerio em Sex Dez 03, 2010 3:05 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Celso Rogerio
9
0
0
Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18056
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Eu moro aki!

|
Enviada:
Sex Dez 03, 2010 2:52 pm |
  |
Silvia Linhares escreveu: | ...Uma das coisas mais difíceis para mim é precificar meu trabalho. São poucas as referências e poucos revelam o quanto de fato cobram por seus trabalhos. A tabela da ARFOC é um pouco surreal em relação ao praticado no mercado. |
É Silvia, talvez seja momento de alguma entidade servir de balisadora para os fotógrafos. Talvez nós tenhamos condições de desenhar algo assim pois há muitos profissionais aqui no fórum, de todas as áreas da fotografia e também de diversos cantos do Brasil. Não teria a pretensão de "oficializar" preços, até porque quem aprova preço é a massa de clientes e não a massa de fornecedores (exceto nos cartéis, claro...) mas pode ter certeza que seria uma informação real e verdadeira além de colaborativa.
Muito boa sua observação  |
|
|
|
 |
Celso Rogerio
9
0
0
Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Janeiro de 2004
Mensagens: 18056
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Eu moro aki!

|
Enviada:
Sex Dez 03, 2010 3:04 pm |
  |
paimvideo escreveu: | Ah...
Sobre preços desleais:
Na minha "empresa", trabalham eu e minha esposa. Sem aluguel, sem funcionários, custos mínimos, e além de tudo trabalhando como autonomos.
Meu concorrente mais forte, tem uns 5 funcionários, paga aluguém, água, luz, propaganda, impostos (é uma empresa), etc...
Eu cobro R$ 5,00.
Ele TEM que cobrar mais caro, para pagar os custos dele !
Meu preço não é desleal, é meu preço justo, cobrindo custos e me dando um ucro razoável.
Então, antes de criticar os predadores, avaliem bem a situação. |
paimvideo, bacana sua opinião. Importante quem está praticando os mesmos preços que você também se expressar afinal de contas é conhecimento de mercado.
O que achei mais interessante foi sua observação de trabalhar muito, pelo menos foi isso que entendi. Fazendo uma conta rápida, pra você faturar R$ 6.000,00 e ganhar líquido entre 4 e R$ 4.500,00, trabalha muito e cobrando barato. (A conta é com algum custo que voce tem, mesmo que mínimo e impostos, vamos levar em conta que autônomos também pagam imposto)
Se cobrasse 50% a mais, trabalharia 30% a menos e teria mais tempo livre. Mas daí viria um cara que preencheria seu lugar de preço baixo e tomaria aquela fatia de mercado que você tinha, isso aliado à região onde vive, cujas dificuldades de público consumidor você citou.
Nao é fácil achar esse ponto de equilíbrio realmente mas no seu caso eu acho que a região é o fator mais determinante pros preços baixos. E isso é importante a gente destacar pra que outros na mesma condição possam avaliar se estão agindo correto ou não nos seus preços. Eu acho que você está correto.
E só quem pode julgar isso são os consumidores da sua região realmente. Mas leve em conta que o cara que cobra mais caro também deve ter público, senão ele fecharia, certo?
Enfim, praticar um preço predominantemente baixo pode ser opção e não exclusivamente necessidade.
 |
|
|
|
 |
Zepp
Usuário Participativo

1
0
0
Registrado em: Sábado, 13 de Março de 2010
Mensagens: 214
Localização: SP
|
Enviada:
Sex Dez 03, 2010 6:56 pm |
  |
Caramba, pensei tanto em como dar uma resposta ao nível do pessoal daqui e não me saiu nada.
Pois bem, vi certos comentários aqui de pessoas descontentes com certos "causos" na relação cliente-profissional, e só o que devo dizer é: É comum, é normal.
Em toda profissão, em todos os lugares existem aqueles que querem se dar melhor.. em todos os momentos.
No próprio curso de Direito já ouvi histórias de valorização do profissional: "Perco um cliente, mas não abaixo o preço; aqui, eu mostro qualidade!"
Como também sei que, - entendamos por analogia, tá? - quando um cliente vai buscar um advogado, é certeza de que ele já "garimpou" outros cinquenta, e já buscou todo tipo de preço possível (assim como o colega supracitou quando conhece clientes que só aparecem pelo preço).
Sempre existirá aquele cliente que desistirá do seu serviçoe face do preço dele. Quando procurará outro, talvez , o cliente se arrependa do provável serviço do concorrente e pense "será que eu poderia ter pago mais?" e com certeza não recomendará o concorrente em futuros casos.
Até mesmo, talvez o serviço prestado por ele seja adequado ao que a cliente quis, ou, de uma forma artística mais parecida com a preferencia do cliente.
E acredito que o Celso Rogerio fez um comentário excelente:
"quem aprova preço é a massa de clientes".
Sempre temos que ver as coisas dessa forma;
Mas deixo uma dica aos fotógrafos daqui:
Sempre existem preços altos e baixos, só tomem cuidado para não deixar o preço de vocês irreal |
|
|
|
 |
paimvideo
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

Registrado em: Terça-Feira, 17 de Mai de 2005
Mensagens: 12
|
Enviada:
Sex Dez 03, 2010 7:52 pm |
  |
O certo, é o seguinte: cada um, cobre o que quiser, se isto está te dando retorno (pagando as contas no final do mês).
Quem acha que deve cobrar mais caro, cobre. Se tem bala na agulha (qualidade e valor agregado) para isto, vá em frente. Cobre o que acha justo pelo seu trabalho, é seu direito.
Não reclame de quem cobra menos. Faça melhor, para poder cobrar mais.
Quando vejo pessoas reclamando de fotografos que cobram preços menores, quando vejo gente criticando outro por causa do equipamento inferior (e que mesmo assim ganha seu pão), lembro da frase "ninguém bate em cachorro morto"... |
|
|
|
 |
|
|
Publicidade |
|
Parceiros DigiForum |
|
|