DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Panasonic Lumix G, GF, GX, GH - Informações e Dicas

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 2:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fiz uma pesquisa em nosso Forum e não encontrei um local onde se reunem para troca de informações e dicas sobre a Panasonic Lumix GH1.

Portanto, estou abrindo este tópico para reunir os proprietários/usuários (e interessados) deste modelo da Panasonic. Entendo que o número de fotógrafos possuidores da GH1 (e outras da série G) poderá ser reduzido.

Primeiro, devido ao preço aparentemente alto. No caso da GH1 deve-se levar em consideração a lente estabilizada 14-140 e por ser dedicada a vídeo.

Segundo,por ser um formato recente, muita gente ainda tem receio de encarar essa novidade, preferindo as DSLR já conhecidas.

Já faz um ano que ela foi lançada, espero que possamos reunir aqui pelo menos uma meia dúzia de usuários e interessados, quem sabe...

A minha opção foi sobre o modelo GH1 porque já estava no jeito... Estava de olho no lançamento da Lumix FZ100 e vendi uma FZ35 para comprar essa mais recente, mas depois que a vendi fui acompanhar os foruns fotográficos, reviews, etc... E me decepcionei com o resultado das fotos noturnas da FZ100. E fiquei mais chateado pois tinha colocado fora a FZ35 que tinha um bom resultado como uma câmera compacta ultra-zoom.

Também não queria uma DSLR pelo seu tamanho, Já tenho uma antiga, a Canon EOS D30, muito boa por sinal, mas não sou fotógrafo profissional... Onde ia com ela as pessoas me procuravam para tirar uma foto do filho... quanto cobrava, etc e tal... Também é pesada e grande rs rs... A série G da Panasonic com o seu padrão micro 4/3 me pareceu uma boa pedida, pequena e com resultados convincentes. Comparando a objetiva 14-140 com a Sigma 28-300 que uso na D30, as duas tem quase o mesmo zoom mas o tamanho físico nem se compara! Portanto, a portabilidade da GH1 com a objetiva zoom 14-140 é perfeita. Nem é tão pequena assim que dificulte a pegada. A gente acaba se acostumando e aguenta mais tempo segurando-a nas mãos para filmar/fotografar...

O que mais me impressionou foi a qualidade do vídeo, o que também me interessou muito.

Esse novo formato não é uma DSLR como muitos a chamam. O padrão "Micro Four Thirds System" é um sistema de câmaras “sem espelho” (mirror less) o que a tornou bem menor com a eliminação do conjunto de espelhos.

Esse formato chamado "Micro Four Thirds system" (Micro 4/3) é ainda um sistema que possui poucas lentes dedicadas. Mas, o interessante é que foram bolados vários adaptadores para o uso de diversas lentes, inclusive para as mais antigas, o que vem possibilitar o uso delas nas novas câmeras da série G da Panasonic. Isto é o máximo! Pode-se adquirir um adaptador, por exemplo, para as lentes Canon FD e encaixá-la com o adaptador (mount adapter) no corpo da câmera. É claro que vão trabalhar no modo manual. No YouTube encontramos o resultado de vídeos noturnos com lentes luminosas a exemplo das Nikon; Canon FD 1.2 a 1.8; Pentax, Minolta etc.

Aqui poderemos discutir, trocar ideias sobre esses adaptadores que já estão sendo vendidos lá fora, mas aqui nas terras tupiniquins é fogo... Quando aparece um, está com o preço de 10 peças lá fora... O jeito é comprar pela Internet.

Vamos trocar experiências? Apareçam.

Image

Olha aí a GH3!

Image

Image

Comparando com a GH2, a GH3 aumentou de tamanho.

Image

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Ter Out 16, 2012 4:00 pm, num total de 7 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 2:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A Panasonic anunciou novas versões de firmware para as diversas câmeras da série G e para suas lentes:

http://panasonic.jp/support/global/cs/dsc/download/fts/index2.html

Para a GH1 já temos a versão 1.3
Verifiquei que a minha câmera e a lente ainda estão com o firmware 1.1

A página da Panasonic anunciou que ao atualizar o firmware da GH1 para a versão 1.3 as baterias paralelas não mais funcionarão!

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Sex Dez 03, 2010 3:25 pm, num total de 2 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 2:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Algumas fotos noturnas, realizadas em um teatro sob condições críticas de iluminação. A lente 14-140 f4/5.8 é escura, não ajudou.
A GH1 se portou adequadamente com relação ao nível de ruído. As fotos foram realizadas em JPG sem pós tratamento. Na próxima oportunidade vou utilizar o RAW para comparações:

Image
F5.6 - 130s - ISO 260 por curcino2000, no Flickr

Image
f5.5 - 1/40s - ISO 400 por curcino2000, no Flickr

Image
F5.3 - 1/50s - ISO 400 por curcino2000, no Flickr

Image
F 4.7 - 1/50s - ISO 800 por curcino2000, no Flickr

Image
f5.6 - 1/80s - ISO 1600 por curcino2000, no Flickr

Image
F5.6 - 1/80s - ISO 1600 por curcino2000, no Flickr

Image
f5.6 - 1/80s - ISO 1600 por curcino2000, no Flickr

Image
f4.4 - 1/80s - ISO 1600 por curcino2000, no Flickr

Image
F5 - 1/80s - ISO 3200 por curcino2000, no Flickr

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Ter Abr 12, 2011 6:59 pm, num total de 12 vezes

mauro.assis
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 3:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caro Luiz ...

Pelo visto é preciso abri um "Forum" somente para os modelos mirror-less ( sem espelho) ... com relação ao video na Panasonic - achei alguns links com varios teste e alguns feitos com outras cameras - na geral gostei do resultado da Panasonic ... veja alguns :

http://vimeo.com/2824845 5dmk2
http://vimeo.com/5911651 GH1
http://vimeo.com/8030904 7D

esses feitos somente com a PANA :

clip de uma banda - http://vimeo.com/6942561
trailer - http://www.vimeo.com/7449911
um documentario - http://www.vimeo.com/7305316

video feito em 1080/24p, - é o melhor dela - que fica com aspecto de cinema. Mas ai é preciso transformar ela em Panasonic GH13 ( Hacked ) !!!

Acho um grande vantagem dessas cameras ( m4/3) , não somente nas lentes antigas - mais um leque muito maior de objetivas , praticamente todas as objetivas do mundo e ainda; aquelas de CCTV - mandei buscar uma fujinon 12-75mm f/1.2 e uma bolex ( toxina ) 25-50 f/1.4 - vou ver como fica na epl-1 ....

Tem tambem as lentes COOKE pra cinema - exclusivas !!!

Outro detalhe interessante ;
http://www.fotodigital-online.com/tecnica/48-noticias/624-panasonic-gh1-bate-sensor-da-canon-eos-7d.html

isso prova que o sensor/firmware panasonic manda muito bem !!!

abs.
[]
Mauro

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2010 4:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi Mauro obrigado por deixar noticias e dicas por aqui.

Interessante a modificação para aumentar o poder de video da GH1. No link abaixo encontram todas as dicas para hackear:

GH1 hackeada
50Mbit 1080p MJPEG on the Panasonic GH1 and the new 32Mbit AVCHD native 24p MTS files.
http://www.eoshd.com/content/250-50Mbit-1080p-MJPEG-on-the-Panasonic-GH1

Esqueci de incluir no primeiro post que o padrão micro 4/3 também é da Olympus!

A Olympus e a Panasonic desenvolveram em conjunto o que chamam de padrão Micro Four Thirds (Micro Quatro Terços).

Portanto os que usam Olympus micro 4/3 também poderão dar seus pitacos rs rs...
Mr. Green

abraços

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Sáb Mar 26, 2011 11:47 am, num total de 1 vez

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2010 8:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

No link abaixo está um vídeo realizado nesse teatro. O vídeo está em full HD, sem nenhuma edição. Filmado sem tripé, a estabilização da lente contribuiu bem.

http://www.vimeo.com/17489787

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Dez 11, 2010 12:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

PROBLEMAS COM ADAPTADORES BARATOS

Tenho feito uma busca na Internet sobre anéis adaptadores para usar lentes Canon FD na GH1 que é padrão Micro Four Thirds. Lá fora há um monte de modelos. Encontrei um feito no Japão, no momento a mais cara: RayQual (222 dólares), está neste link abaixo:
http://www.japanexposures.com/shop/index.php?currency=USD&cPath=41

As mais elogiadas são: Ciecio7 (polônia), RayQuest (Japão). Outras como Photodiox, Novoflex, RainbowImaging, etc, não encontrei reclamações...

Tem a Panasonic DMW-MA1 para a Leica D Series...

Na China são fabricadas vários modelos, bem baratinhos! Mas encontrei muita gente reclamando sobre a qualidade do foco no infinito. Alguns encontraram uma solução paliativa apertando os 4 parafusos 1/4 a 1/3 de volta. Recomendam cuidado para não espanar a rosca pois o material é aluminio... Outros, desmontaram a peça retirando os parafusos e passando essa peça (anel) em uma lixa molhada, bem fina, colocada em uma superfície plana. Após algumas lixadas, lavar e secar e vai experimentando o foco no infinito se já chegou no ponto ótimo...

Neste link mostra como o autor conseguiu corrigir o foco no infinito de um adaptador de marca RJ Camera:
http://cjeastwd.blogspot.com/2009/06/rj-camera-fd-adaptor.html

Image

Image
Nesta figura acima mostra o resultado do foco no infinito, depois de apertar os parafusos ou de lixar o anel.

Lembrando que esses adaptadores não têm conexão elétrica, portanto, o foco e a abertura da lente funcionarão no modo manual.

O grande barato desses diversos adaptadores é a possibilidade de usar as várias lentes, inclusive as antigas que são encontradas por preços convidativos e que possuem óticas de qualidade.

Editado: Com a descoberta do uso de lentes manuais em câmeras digitais, no momento (julho 2011) nota-se uma inflação nos preços dessas lentes, causada pela euforia... Shocked

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Dom Jul 31, 2011 8:50 am, num total de 8 vezes

mauro.assis
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 1:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Luiz ... comprei um adaptador c-mount para usar lentes de cftv - funciona relativamente muito bem .. o maior problema - é justamente com relação ao tamanho das lentes em proporção ao corpo da câmera .. estou correndo atras de algumas lentes com grandes abertura do tipo f/1.2 e f/1.4 - mas não muito grandes - ai não tem coisa melhor que as próprias lentes do sistema m4/3 !!! - além de serem pequenas , com baixíssimo peso ... - o problema fica sendo o preço !!!

Na semana passada , um colega comprou a gf1 - fizemos um pequeno teste nas mesma condições de luz e praticamente na mesma situação de uso entre a Olympus E-pl1 e Panasonic GF1 ;

Na geral ;
Panasonic parece mais robusta e mais profissional - devido até ao acabamento em relação a Olympus E-pl1

O sistema de foco da panasonic parece esta mais afiado do que a Olympus - mas na quantidades de erros e acertos - ficaram empatadas

Achei as cores da Olympus bem mais natural - em relação a Panasonic ... fora o vermelho - que as vezes insiste em sobressair ; na Panasonic o azul predomina mais - outra cor também que as vezes sai errada é o roxo e o purpura !!!
O verde da Olympus é muito mais natural !!!

em relação ao ruído - melhor mesmo é fotografar em Raw com lentes bem rápidas tipo 20mm f/1.7 ou a 17mm f/2.8 .

Fotos close-up - a Olympus ganha com a lente - 14-42mm - da para chegar bem mais próximo - já no kit da Panasonic 14-45mm - a distancia é bem maior do objeto focado .

O Som "podemos assim dizer " - do obturador da Olympus soa bem melhor !

Tem vantagem o IS da Olympus em ralação a Panasonic - mesmo com lente OS mas ambas as câmeras deram diferenças no ISO, o que resulta em diferentes velocidades do obturador.
A Panasonic tenta sempre reduzir o iso ...com isso o obturador sofre mais - ... ponto positivo para a Olympus - mesmo em velocidades bem lentas - sem contar que todas as lentes são estabilizadas !!!

Uma outra coisa que pude notar - na E-PL1 - posso disparar os dois flash - coloquei o FL 36 na sapata e acionei o flash da camera - não é que ambos fora ativados ... !!!

Colocando as cameras lado a lado com as respectivas lentes - 14-42 e 14-45 - na posição 14 - a Panasonic Ganha - mas quando se desloca a lente para a maxima posição - fica claro que a lente da Olympus é bem menor - e ainda mais leve !! --ou melhor mesmo é usar as lentes pancake de 20mm !!!

ABS.

[] MAURO

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 8:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi Mauro,

Também senti a dificuldade de lentes pesadas no corpo pequeno da GH1. Comprei uma Canon FD 55mm f1.2 e vejo que ao comprar o adaptador terei receio de que o corpo quebre, não aguentando o peso da lente hehe...

Interessante o comparativo que fez entre uma GF1 a a sua E-PL-1.
Reparei também que o barulho do obturador da GH1 é meio escandaloso hehe... Deve ser o mesmo esquema da GF1.

Estou pesquisando sobre os adaptadores de lentes para o padrão micro 4/3. De cara terei que comprar uma de Canon FD para m4/3 pois já tenho a Canon FD 55mm f1.2.
Também estou pesquisando sobre as lentes da Olympus OM pois colegas me deram a dica sobre a qualidade delas. E vi que vc é proprietário dessa marca e pode me dizer algo sobre elas.

Na medida em que for fazendo as suas experiências com as lentes no c-mount, vá postando aqui os resultados.

Abraços
Luiz Curcino

mauro.assis
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 12:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Luiz ,
estou aguardando o adaptador c-mount ,,,, a lente ja chegou mas o adaptador ainda não - e logo no fim de ano - acho que a "receita" esta com dificuldades em liberar algumas coisas !!!

Quanto as lentes - do Sistema OM ; as que considero primes :

OM Zuiko 55mm f/1.2 - coisa de loco - riquezas de detalhes e ainda muito luminosa **

OM Zuiko 50mm f/1.4 - excelente - sempre uso essa com a E-620 !!!
OM Zuiko 21mm f/2 ou f/3.5 **- outra jóia da Olympus !!!
OM zuiko 85mm f/2 - essa tem que tirar o chapéu !!!
OM zuiko 100mm f/2
OM zuiko 24mm f/2.8
OM zuiko 35mm f/2

e ainda ;
PEN F G Zuiko Auto S 40mm f/1.4
PEN F G Zuiko Auto S 38mm f/1.8

Pra falar a verdade - As f/3.5 são muitas tesouros da Olympus , já que são muito acessíveis (excepto a 21mm) e a qualidade é excelente ! !!!

As outra lentes que considero verdadeiras jóias são as Rokkor -

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 7:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

oi Mauro,
Estive pesquisando várias lentes para fazer um jogo para a GH1. Sei que tem muitas lentes boas de várias marcas, mas acabei optando pelas Canon FD pois já tenho duas aqui: Canon FD 50mm f1.8 e a FD 55mm f1.2... Agora pretendo comprar uma macro e talvez uma 35mm f2 que dizem ser muito boa para video.

Agora em janeiro vou ver se consigo o adaptador para espetá-las na câmera!

BOAS FESTAS!

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Sex Dez 31, 2010 10:19 pm, num total de 1 vez

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2010 7:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Video com baixa velocidade de 1/2s, ISO 100, GH1 + Canon FD 28mm f2.

Impressionante este video feito com a GH1 em baixa velocidade do obturador:

http://vimeo.com/5588719

Observe a atmosfera: cemitério, "fantasmas" circulando...

Não tinha ideia que uma filmagem pudesse ser realizada em tão baixa velocidade.
A GH1 no modo MJPEG, 720p consegue! Com AVCHD, só chega a 1/30.

Obs.: Para alcançar essa baixa velocidade do obturador em vídeo, é preciso que a câmera GH1 esteja atualizada com, pelo menos, o firmware versão 1.1.

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Sáb Mar 26, 2011 11:57 am, num total de 1 vez

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 9:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sensor de Câmera Digital x Raios Laser

Vejam nesse link o resultado de uma infeliz filmagem.
Devemos ter cuidado pois está na moda o uso de raios laser em festas,
nas ruas etc...
O sensor da câmera digital, sob a insistência dos raios laser pode deixar o
rastro no mesmo. E aí, adeus câmera...

http://hdslr.com.br/?p=1224

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 9:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

VIDEO QUE MOSTRA AS DIFERENÇAS ENTRE GH1 E GH13

Hackear a GH1 é muito fácil através de um firmware disponibilizado na internet.
Pode ser encontrado no site http://www.dvxuser.com

Neste vídeo mostra com bastante detalhe a diferença entre uma GH1 com firmware
original e a GH13, chamada assim por ter instalado o firmware hackeado.
No caso, o vídeo da GH13 foi hackeada para apenas 32mbps; a original só processa o vídeo até 17mbps.

Abram o vídeo em HD 720 e quando aparecer a placa daquele carro, com o vídeo em tela cheia dê uma pausa no video e veja a diferença. A grama também dá pra ver diferença ao dar pausa. Vale a pena hackear a GH1, lembrando que os arquivos de vídeo ficarão maiores, enchendo os cartões com mais rapidez... É mais seguro usar cartões de qualidade, de preferência os da classe 10 para evitar problemas de gravação.

http://www.youtube.com/watch?v=x2i9tjTKZbI&feature=related

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Dom Mar 20, 2011 10:32 am, num total de 2 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 11:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A NOVA CÂMERA PANASONIC GH2

Image

Um ano e meio após o lançamento da Panasonic Lumix GH1, chega ao mercado a nova GH2, sucessora da GH1. Uma pré-produção foi apresentada no final de 2010 e o lançamento no mercado ficou para o início de 2011. Porém, até o presente momento, março de 2011, está difícil de adquirir uma GH2. A conhecida loja em Nova Iorque, BH Photo & Vídeo, em sua página na Internet, todas as vezes que visito, sempre está em falta o estoque desta câmera.

Com os terremotos e tsunamis ocorridos no Japão neste mês de março, tudo leva a crer que a produção da GH2 ficará comprometida. A não ser que houve uma programação para a produção em outros países, como a China (!).

A seguir, apresentamos as novidades e diferenças da GH2 em relação à GH1.

Image

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A GH2 E GH1:

- Novo sensor, do mesmo tamanho, mas com 16mp efetivos (GH1 com 12mp);
- ISO entre 160-12800 (GH1 até 3200);
- Auto foco mais rápido que o da GH1 (que já é considerado rápido);
- Melhorou um pouco mais a latitude (dynamic range);
- HD vídeo 1080p em 60fps, legal para slow motion (GH1 é 1080 24 fps encapsulado no formato 60i);
- Bit rate (taxa de transferência) de 24mbps (GH1 17mbps) ainda é relativamente baixo;
- Preview da gravação pela saída HDMI, mas o monitor deve ter essa entrada. (GH1 não tem);
- O LCD é touch screen com várias funções;
- Preparada para filmar em 3D com a lente Lumix G 12,5mm/F12;
- O corpo apresenta uma camada enrugada que melhora a pegada. Na GH1 é lisa, porém, emborrachada, o que apresenta certa firmeza (aderência) na pegada;
- O EVF é um pouco maior (852x600 ao invés de 800x600 pixels na GH1);
- Reposicionamento de alguns botões como o de gravação de vídeo e o Q-Menu;
- A bateria é menor, no tamanho e na capacidade. Dura menos. (1200 mA vs 1250 mA da GH1);
- GH2 5 fps de disparo contínuo até 40 em resolução menor – GH1 apenas 3;
- Usa cartões de memória SD, SDHC e SDXC (o mais rápido) - GH1: SD e SDHC;
- O flash incorporado é bastante consistente, chegando a quase 16 metros (GH1: 10m);

No link a seguir há um vídeo da Panasonic mostrando as novas características da GH2:
http://www.youtube.com/watch?v=iUmbquiyPvI&NR=1

Image
COMENTÁRIOS:
O Micro System Four Thirds LUMIX G apresenta a disponibilidade de 11 lentes, incluindo três novas lentes que foram lançadas recentemente, entre elas uma lente 3D.

A capacidade de utilizar lentes de outras procedências, inclusive as antigas, baratas e com óticas de qualidade, através de anéis adaptadores é o grande atrativo do momento. Aliás, essa atração não se prende apenas às Panasonic da série G, mas, também, está acontecendo com outras marcas, como Canon e Nikon...

A GH2 vem com a tecnologia de toque na tela (touch screen). Não acredito que seja plenamente utilizada pelos fotógrafos acostumados a fazer suas próprias pontarias pelo visor... Você toca em um ponto do LCD onde deseja o foco e a câmera automaticamente acerta o foco nesse ponto... É um recurso interessante, mas acredito que impressionará mais os amadores. É claro que não deixa de ser um recurso à disposição, principalmente em vídeo. Com a câmera no tripé, gravando uma cena, é só tocar o LCD no ponto desejado, o foco acompanha. Em seguida, toca-se noutro ponto e o foco muda... pensando bem, é bem prático.

O EVF maior proporciona melhor visão, a GH2 não efetua o crop para mostrar os formatos 16:9 e 3:2. A tela LCD e o EVF são atualizados nada menos que 60 vezes por segundo possibilitando grande qualidade de imagem, bem mais clara e com menos traços. (GH1 apenas 30 vezes já é bastante clara e o seu tamanho apresenta uma visão muito confortável).

Image
VÍDEO
Até o momento do seu lançamento é a câmera, entre as HD-DSLR, que entrega o melhor vídeo HD, segundo os entendidos pelos foruns da Internet.

A GH2 é capaz de gravar vídeos em alta definição (Full HD em 1080p a 60 quadros por segundo) oferecendo bem mais opções de controles do que a sua antecessora GH1. O full HD agora possui os 24p nativos, com "look de cinema", superando a dificuldade da GH1 nesse aspecto.

O bit rate em vídeo, apesar de ter dado um pequeno salto, de 17 para 24mpbs, ainda é insuficiente para os mais exigentes. Como ainda não surgiu uma alternativa de hackear a GH2, continua a GH1 confortavelmente dominando essa área com o aumento do bit rate via software Ptool (do russo “tester13”, Vitaliy Kiselev), através do qual se consegue atingir os 50mbps de taxa de transferência, aumentando consideravelmente a qualidade do vídeo.

Na GH1 hackeada, a capacidade de gravação em 24p é critica. A GH1, quando hackeada para gravação em 1080 24p (estilo cinema) em full HD, é passível de erros, ocasionando a parada de gravação e apresentando um arquivo com tamanho zero. Esses erros ocorrem quando o bit rate fica perto dos 50mbps. Até 40mbps para os arquivos AVCHD é mais seguro. Por isso os experimentadores no fórum www.dxuser.com recomendam não ativar a função 24p quando hackear via Ptool. Outros utilizam menores valores de bit rate para evitar os erros de parada da gravação em 24p. Por exemplo, configuram para 32 ou mesmo 40mbps e ativando o 24p. Como não há consenso definido, fica o risco por conta de cada um. No YouTube encontramos muitos vídeos da GH1 em 1080 24p...

Para gravação em vídeo uma característica interessante é o modo de detecção de rosto. Filmando, por exemplo, um desfile de moda, onde a câmera detecta o rosto e filma com o foco concentrado no rosto, o foco é mantido mesmo com o movimento da pessoa ou da câmera. Um quadradinho amarelo em cima do rosto da pessoa vai movendo pelo LCD mostrando a detecção do rosto. Mas, confesso que tive momentos de dificuldades com este recurso. Há momentos que funciona bem, outros em que se perde a detecção de rosto. Em ambientes onde as luzes variam muito de cores e intensidade é melhor esqueçer este recurso.

Para os que pretendem explorar vídeo com a GH1, no link a seguir encontrarão muitas dicas sobre:
http://www.luminous-landscape.com/reviews/cameras/gh1.shtml

Image
LENTE PARA VÍDEO
A lente do kit Lumix G 14-140 f/4.5 – f/5.8 (28 - 280mm equivalente em 35mm) possui o recurso de foco contínuo, em tempo real durante a gravação de vídeo. Especialmente concebida para esta finalidade, é bastante eficaz: o movimento automático da íris (abertura automática do diafragma) não apresenta ruídos e o motor do foco é bem silencioso.

Tudo isso torna agradável a produção de vídeos com essa lente, características que são necessárias para vídeo suave na mudança de condições de luz, e a lente é essencialmente silenciosa quando na focagem automática durante as filmagens. Esta lente por si só vale a metade do preço da câmera.

Não podemos deixar de citar as lentes primes antigas de boa ótica, para usar em filmagens, principalmentes as claras, dão um "look" bem original, explorando as características, como cores, nitidez, o DOF...

Para finalizar, no link abaixo há um video produzido pelo fotógrafo da National Geographic, Bruce Dale, com uma GH2. Este vídeo mostra a qualidade da sucessora da GH1 que veio para brigar pelo espaço entre as full HD DSLRs:

http://vimeo.com/14725884

Luiz Curcino

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Dom Jun 26, 2011 8:58 pm, num total de 10 vezes
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.