DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 iPad para fotógrafos - utilidade ou frescura?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Sáb Dez 25, 2010 8:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O mundo da fotografia vem sendo revolucionado há uma década, com o "boom" das digitais e consequentemente mudanças em todos os processos que envolvem a fotografia.
Câmeras digitais para os trabalhos, microcomputadores potentes de última geração, monitores que se auto-calibram, notebooks com telas maiores e melhores, dispositivos de armazenamento de alta capacidade e absurdamente menores (como os Storages da Western Digital, ideais pra fotógrafos), pen-drives, blue-rays, wi-fi, bluetooth, etc, etc, etc.

Image

O que mais um fotógrafo precisa pra desenvolver seu trabalho? Um iPad você deve estar se perguntando, ou talvez respondendo. Tecnologias de apresentação ou edição de imagens são mais que bem-vindas, sempre.

Estou experimentando o iPad há alguns dias e já consegui ter a noção exata dos prós e contras que ele vai apresentar para o meu trabalho como fotógrafo pois eu o usarei em primeiro lugar como dispositivo profissional. Iniciei usando um pouco em casa e é bacana navegar pela Internet deitado no sofá sem o peso ou calor de um notebook. É uma delícia escorregar os dedos em sua tela elegante e bem projetada pelos engenheiros da Apple. Mas isso não conta, pra mim o importante é qual a funcionalidade desse aparelho para nós fotógrafos e aqui vai minha opinião.

Não farei uma análise técnica do aparelho, tampouco hardware ou software, farei uma análise simples e objetiva da sua "utilidade" na nossa profissão, levando em conta as variações de ramos da fotografia e algumas situações que passamos no dia-a-dia.

Principais funcionalidades para fotógrafos:

Dispositivo de armazenamento de segurança e backup: Durante um trabalho, pode-se descarregar fotos nele (necessário adaptador para câmeras/leitor) e gerar um backup de segurança das imagens.
    É um procedimento que todo fotógrafo profissional deveria fazer (nunca se sabe quando um cartão vai lhe deixar na mão...). Normalmente nos meus trabalhos eu faço isso em notebook. Alguns fotógrafos fazem isso em HDs portáteis como Wolverine ou Photosafe.
    Com o iPad pode armazenar e apresentar as imagens conforme a funcionalidade abaixo.

Prós:
    - Dispositivo pequeno e prático de se usar
    - Pode ser usado em rede wi-fi e bluetooth
    Contras:
    - O adaptador para cartões só tem leitor SD, quem tem CF tem que ligar um cabo do adaptador direto na câmera, resultado: câmera ocupada enquanto descarrega.
    - Tamanho de armazenamento 16G;32G;64G não ideal para muitos fotógrafos. Uma campanha de moda por exemplo pode consumir mais de 64GB de fotos.

Dispositivo de exibição: Ao final de um trabalho ou numa seleção de imagens, o iPad pode ser usado como álbum/galeria de fotos, com slideshow ou manualmente.
    A elegância dos dispositivos da Apple em arrastar fotos com os dedos é imbatível na exibição de imagens. As pessoas (ainda) se impactam com isso, muito mais que nos monitores.

Existe uma app pra rankeamento chamada Short-Shorts, não é um LightRoom mas funciona.

Prós:
    - Apesar da tela menor em relação a um notebook ou monitor LCD, o iPad exibe fotos com aprimoramentos de cor, brilho e nitidez fantásticos, as fotos realmente ficam mais bonitas, saltam aos olhos em um iPad.
    - Existem vários APPs gratuitos ou pagos para exibição de fotos, além do básico que vem no aparelho (que já é bom).
    - Pode-se usar o slideshow, tornando a apresentação mais requintada.
    Contras:
    - Se a foto não for realmente boa prepare-se para evidenciar mais os defeitos e ouvir comentários inadequados do cliente na hora. Bem diferente de mostrar as fotos no LCD das câmeras, que esconde defeitos que podem ser corrigidos depois, com calma.
    - Apesar dos APPs existentes mostrarem bem as fotos, há dificuldades na organização e ranqueamento de arquivos, não são práticos para isso.
    - Para fotos em RAW o Ipad exibe somente o JPG embutido.
    - Pouca capacidade de armazenamento em virtude da quantidade de fotos que se tira em trabalhos profissionais.
    - Ainda não tem LightRoom pro iPad.

Edição de imagens: Poderia ser usado como dispositivo de edição. Imagine-se em um lugar onde seu notebook ou micro não estão disponíveis e precisa editar uma foto para entregar urgente.
    Não consegui editar uma única imagem a qual eu tivesse alguma intenção profissional. Dá pra brincar, mas trabalhar é completamente diferente disto. Não chega aos pés de notebooks e desktops, pelas limitações de memória, armazenamento e comandos de tela. Ferramenta seleção então... nem pensar!
    Destaco 2 apps bem legais que testei pra edição de fotos, fora o photoshop: Photo-Fx-Ultra e Photogene.

Prós:
    - O Photoshop para iPad na Apple Store é gratuito.
    Contras:
    - Dificuldade em seleções
    - Dificuldades de armazenamento (arquivos PSD ou TIFF consome muito mais espaço que RAWs e JPGs).

PortFólio: Todo fotógrafo profissional que se preze deve se preocupar com a apresentação de seu trabalho. Normalmente fazemos fotos impressas, bem encadernadas ou suportadas por pastas próprias pra portfólio. Eu apresento alguns trabalhos em notebook, depende o trabalho e o cliente. O iPad pode ser uma ferramenta que mude isso. A apresentação de fotos fica linda no iPad e os clientes gostam de ver que o fotógrafo possui as mais recentes tecnologias.
    É bem legal mostrar seu trabalho no iPad. Eu diria que é o dispositivo atual ideal pra apresentação das fotos em mãos, mas cuidado: o cliente pode se interessar mais nele do que em suas fotos. Isso deve mudar com o tempo, quando praticamente todas as pessoas possuirão seu iPad ou dispositivos semelhantes.

Prós:
    - Fotos lindas em tela elegante
    - Tecnologia de última geração sempre causa impacto e agrada ao cliente
    Contras:
    - Compete e pode chamar mais atenção do que o objetivo principal que é mostrar as fotos.

Agenda e contatos: Como em todo negócio, o agendamento de compromissos e a organização de contatos é imprescindível. Deve funcionar de maneira perfeita e prática, pro fotógrafo e pro cliente.
    Neste ponto o iPad é perfeito. Existem inúmeras APPs para agendamentos e contatos, lembretes, encaminhamentos, etc. Apesar disto, eu ainda prefiro armazenar meus contatos e agenda no smartphone e sincronizar com o iPad apenas por segurança em perder os dados

Prós:
    - Diversidade de APPs para estas funções.
    - Mobilidade que o dispositivo proporciona.
    Contras:
    - Se esquecer o iPad em casa, o compromisso fura...

Usos e funções diversas: Todo fotógrafo profissional tem suas tarefas triviais como ler e-mails, transferir arquivos, entrar em bancos. A maioria das coisas que eu faria no notebook em meu escritório ou no sofá de casa dá pra fazer com perfeição no iPad.
    Algumas dificuldades serão sentidas como por exemplo o sistema de acentuação do texto, pouco prático. O sistema de seleção de texto também é menos prático do que num note ou desktop. O navegador Safari ainda tem uma desvantagem que segundo a Apple é uma vantagem: não exibe Flash (existe um "hack" que pode ser feito no aparelho pra exibir flash) e apesar da marca apontar essa tecnologia como em extinção isso não é verdade, o desenvolvimento em flash aumentou nos últimos anos e há várias funções como banners, sistemas de upload, etc. Mas há outros navegadores possíveis de serem instalados.

Prós:
    - Praticidade de leitura, tanto na vertical como horizontal.
    - Zoom super rápido.
    - Diversas APPs para uso executivo e office, pagas e gratuitas.
    - Apps de controle remoto via Web, do seu Mac ou Pc, facilitando a vida do fotógrafo que mantém tudo no micro do estúdio/escritório.
    Contras:
    - Escrita pouco prática com teclado limitado e sistema de acentos lerdo.

Minha avaliação:

Para fotógrafos, o dispositivo da Apple é um moderno e elegante suporte para fotos. Eu o usaria como demonstrador de portfólio mas somente em situações específicas e clientes os quais vou achar que o impacto de usar um aparelho assim vai me trazer vantagens. Realmente há clientes que vão perguntar quanto pagou ao invés de ficar olhando as fotos com atenção.

Nos demais usos, até mesmo pras tarefas mais triviais, eu continuarei usando notebooks e desktops onde terei mais performance, velocidade, qualidade e armazenamento controlado. Uma coisa que me deixou bem satisfeito foi abrir o DigiForum com perfeição no iPad, ainda que o flash não tenha funcionado.
    Em resumo, é um dispositivo em que, levando-se em conta a profissão de fotógrafo, não tem um uso à altura das nossas necessidades. Para outras profissões talvez, mas no ramo da fotografia, pouco. Claro que existem diversas funcionalidades além destas que descrevi e pra um uso doméstico o dispositivo substitui algumas tarefas que se tornam incômodas em notebooks ou computadores.

Pra mim, Steve Jobs ficou um pouco mais rico usando um grande marketing pra vender este produto ao contrário do que ele realmente apresenta como vantagens. Pesa também o fato de haver uma "guerrinha" entre Jobs e a Adobe, a preferida dos fotógrafos. Menos mal pelo iPad ser a tecnologia pioneira, que certamente vai abrir campo para outras inovações práticas e portáteis.

Esta é minha opinião.

Gostaria de ouvir a opinião de outros fotógrafos que estão utilizando o dispositivo, mas leve em conta o uso profissional que é o cerne da questão aqui apresentada. Assim os demais fotógrafos que lerem, terão uma base a mais na internet antes de partirem pra um investimento em um iPad. Fique a vontade também para apontar algum erro em meu texto.

Forte abraço a todos yeah

Editado pela última vez por Celso Rogerio em Qui Dez 30, 2010 5:00 pm, num total de 3 vezes

DanielC.Santos
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 2:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom!!!! Acho que fiz bom negocio, chega nessa 2feira. Valeu pelas dicas, mais me animou do que desanimou. Abraço

johnnymuylokoycaliente
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 10:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio e DanielC.Santos, acho que seria interessante citar onde o dispositivo foi comprado e por quanto, eu pelo menos gostaria de salvar uns $dots$.

Valeu!!!

Alexandrep
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 4:20 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom, não sei se o amigo ja usa a plataforma Mac, eu não uso, mas gostaria. E em minhas buscas na madrugada, achei um dispositivo bem interessante e funcional, um sonho para alguns e o fim de problemas para outros, estou falando de um APP que eles desenvolveram para controlar as funções da camera sem fio, ele funciona com extensão de tela do moniotr, não sei se funciona so com a plataforma MAC, mas achei muito bacana, porque alguem que quer dirigi um video ou uma sessão de fotos para uma agencia tem nas mão a possibilidade de dizer se o rumo do ensaio esta bom ou se terea que refazer alguma foto por não ser aquilo que o diretor de arte quis. Estou passando o link para vcs analizarem e deixar os comentarios de mais uma utilidade deste pequeno notável. O que me faz acreditar que o dispositivo IPAD ainda vai ser muito útil é justamente saber que a empresa do JOBS ser uma gigante de softwares e APPs bem diferentes dos que encontramos por ai, dando ao aparelho possibilidades ainda gigantes para explorar esse mundo da fotografia. http://www.youtube.com/watch?v=CXZ_AcgIyT8

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Dom Dez 26, 2010 10:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alexandrep, é uma app pra transportar a tela do Mac pro iPad controlando um Mac que controla a câmera. Apesar de não ser o ideal eu quero testar isso. Uma das coisas mais óbvias da tecnologia é: use pra dizer que é serve. Seria interessante o iPad controlar câmeras, eu gostaria. Tomara que além disso tenhamos outras utilidades já prontas ou que outros leitores apontarão em seus testes e usos.

johnnymuylokoycaliente, eu estou testando o iPad até Janeiro, não estou com idéia de comprar não, pelo menos pelo que senti até o momento. Mas Pelo que vi na net não tem tanta diferença de $$ de uma loja pra outra.

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 12:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio, otimo review, ja pensei num desses mas uma coisa que me incomoda é nao ter opcao de multi-usuarios e acho que nunca tera mesmo....

Alexandrep
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 1:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pois é Celso eu tb, ja comprei tb algumas coisas por impulso, mas estou bastante relutante e cuidadoso para saber se vou ingressar nessa. Vi outro dia, acho que no orkut, na comunidade casamentos, que ja tem gente oferencendo ipad como forma de atrair ou fazer valer o dinheiro de um albumd e casamento, ou seja o pessoal empurra um ipad no pacote junto para ter um album digital e ai fisga o noivo que so pensa em apagar os arquivos e usar para ele o brinde. hehehehe, por enquanto vou me arriscando e testando o iphone que faz a mesma coisa so que em escala menor.

johnnymuylokoycaliente
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 12:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alexandrep, Hehe, o iphone ainda faz ligações e manda mensagens.

Chamar de futilidade eu, particularmente, considero exagero. Afinal foi o dispositivo eletrônico mais vendido da história e não se consegue isso só com um comercial no intervalo da novela. O guaraná Dolly que o diga.

Mas também comprar um aparelho que custa quatro salários mínimos não é uma coisa pra se fazer sem pensar, e por enquanto eu também estou aqui só observando.

Vou esperar o lançamento da segunda geração e aí decido de vez se compro um segunda mão pra me exibir pros clientes ou se gasto essa fortuninha na nova versão (se as mudanças valerem a pena) ou, ainda, se desencano dessa e desisto do dispositivo.

Uma coisa eu digo, o iPad é uma daquelas coisas que em breve a gente vai se perguntar como é que a gente viveu mais de dois mil anos sem ele.

Lembra que o celular e o GPS, antes personagens dessas discussões sobre futilidade ou utilidade, hoje são quase extensões do corpo humano.

Sei lá, só minha opinião.

Mas a discussão tah bacana, vamos lá.
Abraços.

alsc71
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 8:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom, eu tenho um iPad e acho bem útil a sua utilização, até mesmo pelo tamanho, mas ainda nao usei pra nenhum trabalho profissional, mas acho bem interessante vc ter seu portfolio nele pra poder mostrar pros clientes !!!!!

abraços

Marcelo Luzio
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Dez 27, 2010 8:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Rogerio, o photoshop gratuito disponível na app store é bastante rudimentar. Parabéns pela iniciativa quanto à avaliação que pontuou as questões mais interessantes acerca do iPad.

Loganvms50
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 1:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pelo tamanho ainda não testei nenhum dos aparelhos mas prefiro pelo que já li o Galaxy Tab.

Pedrão_RJ
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas37

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 1:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ótimo artigo! =D>

sou fã da apreciação de imagens, slideshows e afins em dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, notes e tv's widescreen.

kenji1505A
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 2:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótimo artigo!

Tirou as dúvidas que eu tinha sobre o aparelho.
Obrigado! yeah

Marcos Silveira
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1

MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2010 6:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom!

Nossa, eu não sabia dessa de que o Stev Jobs disse que o Flash está em extinção... Eu sinceramente não consigo ver isso acontecendo um dia, hahah.

Não tenho um iPad, mas pretendo adquirir um quando possível. Apresentar os trabalhos nele deve realmente dar um impacto muito grande.

Abraços e parabéns pelo artigo!

BrunoBorges
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2010 9:58 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom!

Já tenho o aparelho ... é sensacional

Abs
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder