DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Skateboarding, equipamentos, composição, técnica e ética.

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2011 3:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A principio quem olha uma fotografia de skate em uma revista, imagina ser fácil, porem por traz de uma foto de skate há muita transpiração não só por parte do skatista como também do fotografo, abaixo relaciono alguns temas que irei abordar e os comentarei na mesma ordem disposta.

- Equipamento
- Composição
- Técnica
- Ética
- Revistas
- Sites

- Equipamento
O equipamento não é o mais importante, porem conta muito

CÂMERAS: Hoje em dia tem muitos fotógrafos brasileiros de skate estão produzindo suas fotos nas antigas câmeras de médio formato, “Hasselblad”, o que proporciona maior qualidade de imagem ao ser impressa na pagina da revista, e pode se dizer que são ideais para capturas de moment*. Por outro lado ter uma câmera digital que faça foto seqüência, (mais de um frame por segundo) é fundamental, e diria que indispensável, pois algumas manobras exigem este recurso, por serem muito técnicas e apresentarem mais de um movimento em uma só manobra, um único frame não traduziria para o leitor toda a técnica da manobra. É recomendado uma câmera que faça em média de 5 a 6 frames por segundo, neste caso as câmeras Canon EOS da linha D, se destacam, pois são bem rápidas.
Em geral ter uma câmera digital atualmente é mais recomendado, devido as enumeras tentativas dos skatista em acertar a manobra, porem mais para frente falarei sobre isto.

LENTES: Com uma lente básica 28-105mm, você já pode iniciar no mundo do skate, porem sempre é bom ter uma 50mm fixa para retratos e ate mesmo para fotos de ação, uma lente bem particular e muito utilizada é a vulgarmente conhecida como Olho de Peixe ou Grande angular, em geral uma lente de 10mm já se pode começar a brincar, esta lente é muito utilizada, pois proporciona que o fotografo chegue mais perto do assunto a ser fotografado e no skate isto é uma vantagem, pois proporciona uma melhor visualização de detalhes, e em algumas imagens torna o obstáculo mais alto do que ele realmente é, ou valoriza algo que é pequeno. Por fim ter uma Tele ou meia tele é importante, principalmente para utilização em eventos, por exemplo, no X-Games Brasil, os fotógrafos tinham uma área limitada para trabalhar e na maioria dos esportes esta área era muito mal localizada e longe, sem uma tele você não faria fotos boas e claro com uma tele você pode explorar ângulos e enquadramentos diferenciados.

FLASH: Utilizar flash em fotografia de skate é muito comum, principalmente porque nem sempre o assunto no caso o skatista esta de frente para o sol executando uma manobra, então até em dias de sol se utiliza flash para preenchimento de sombras.
No caso de fotos noturnas ai a história se configura de outra forma, quanto mais luz melhor, normalmente se utiliza uma luz para iluminar de onde o skatista esta vindo, outra para iluminar o meio da manobra e uma terceira para o local onde o skatista ira voltar a manobra, se você tiver uma quarta luz, poderá utilizar para iluminar o fundo, ou até mesmo para apurar a técnica da foto, fazendo uma contra luz, ou uma luz cruzada com a segunda luz citada aqui.

RADIO: O Radio flash é muito utilizado para a composição de luz em fotos noturnas e até mesmo diurnas, então este equipamento é muito importante e extremamente utilizado na fotografia de skate.

- Composição

• A composição fotográfica para mim é um tema muito complicado e bastante subjetivo, pois o que é legal para um skatista pode não ser legal para um editor de revista, e assim pode acontecer com o fotografo e por ai vai. Porem existem algumas regras básicas que são bastante utilizadas, no enquadramento de uma foto, é importante mostrar de onde o skatista vem, o local do moment da manobra e onde o skatista irá voltar a manobra.
Porem acredito em criatividade, inovação e bom gosto, quem sabe não vira arte e sua foto é premiada mesmo não possuindo estes critérios.

- Técnica

• Quando o assunto é técnica o skate é repleto delas, por exemplo para se congelar um skatista fotografando sem flash o ideal é utilizar uma velocidade de obturador 1/500, abaixo disto você passa a correr risco de o skatista sair riscado no imagem, borrado, tremido, em fim.
Ai vem a questão e fotos com flash onde a maioria das câmeras tem sincronismo em 1/200 ou 1/250, nestes casos a luz faz este papel de congelar o skatista. Quanto a abertura do obturador ou “f”, sempre é bom usar em média de 8 a 11f para se obter boa profundidade de campo, principalmente quando o skatista esta em um plano distante do fundo da imagem.
Porem neste caso ao abordar técnicas sou da mesma opinião do assunto composição, não existem limites para a fotografia, exceto as regras básicas de congelamento do skatista para que não saia sempre borrado, em alguns momentos sempre é bom inovar e explorar as vastas técnicas fotográficas que são postas para nós fotógrafos e porque não criar uma nova.

- Ética

• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital. É como um fotografo de futebol publicar uma foto do Ronaldinho cabeceando uma bola e colocar na legenda, “momento do gol” porem todos no estádio sabem que o gol foi um chute com a perna direita.
Por este motivo o fotografo de skate tem que ter muita paciência, pois alguns skatistas, pela dificuldade da manobra ou do local, podem demorar até mesmo horas para acertar a manobra, já fiz uma foto que para o skatista acertar voltamos no mesmo lugar oito dias diferentes, no oitavo dia o cara acertou a manobra na segunda tentativa.

- Revistas

• Vista Skate Art
• Tribo Skate
• 100% Skate

- Sites

• www.sk8.com.br
• www.campeonatosdeskate.com.br
• www.skate.com.br
• www.cbsk.com.br

Obs: Em seguida neste mesmo tópico, vou postando fotos com diferentes fatores comentados por mim acima, para ilustrar o que foi dito.

Espero que gostem e ou seja valido para alguem aprender algo !!

abraço a todos.

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2011 11:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Abaixo uma exemplo de foto utilizando uma lente Canon 75-300, esta lente te obriga a ser bem criativo na busca de uma ângulo legal:

Image
Skatista_Flavio Augusto
Manobra_ Fs 50-50

Editado pela última vez por Leandro Pires em Qui Jan 20, 2011 1:10 pm, num total de 1 vez

fabinho420
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 12:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

falto soh nome do skatista e manobra.
Isto é etica tb lenadrinho hehe

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 1:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Como queira ! ai esta, obrigado.

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 12:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Moment

No skate, como em qualquer outro tipo de fotografia de ação, existe o tal do "moment", aquele instante de maior expressão do movimento do atleta. Para quem é skatista, nos já temos um pouco de noção do momento por tanto consumir a mídia do skate, revistas sites etc. Mas ainda assim, existe algumas duvidas sobre o moment de certas manobras.
A primeira grande dica é para olhar revistas de skate, e ler a legenda para associar aquele moment na foto com a manobra correspondente.

Notem que na imagem abaixo manobra do Skatista Orivaldo "Sujeira" mandando a manobra bs nose slide, considero este o moment ideal, pois capturei a imagem no exato instante em que o skatista cola o skate na borda, se esperasse pouco mais o skatista ja estaria mais para baixo neste caso não mostraria o quanto alto o skatista encaixou a manobra.

Nesta imagem resolvi suar a grade para dar uma incrementada e uma boa perspectiva do local.

Image

Reinaldo P.
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 4:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom esse tópico.
Ando de skate também, comprei uma D90 a pouco tempo. Para fotos de skate, eu troco a D90 por uma T2i ?
Estou com essa duvida.

David Filipe
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 9:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo P. escreveu:
Muito bom esse tópico.
Ando de skate também, comprei uma D90 a pouco tempo. Para fotos de skate, eu troco a D90 por uma T2i ?
Estou com essa duvida.

Continue com sua D90.

David Filipe
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 23, 2011 9:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leandro Pires escreveu:

- Ética

• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital.

Não concordo que foto em que o atleta errou a manobra seja lixo digital. O fotógrafo capta momentos, e um belo momento registrado, é digno de sair até na capa de uma revista. O que pode não ser ético na sua opinião, pode ser de grande interesse para o atleta ou para uma revista.

Não vejo isso como anti-ético.

O que importa mais é o momento captado, pois essa é a excência da fotografia.

Agora fotos sequência é outra história, aí sim precisa de que o atleta venha acertar a manobra, pois a intenção é mostrar o acerto da manobra com as sequências.

Foto única o que vale é o momento.

Image

Image

Image

Image

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 2:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo P. escreveu:
Muito bom esse tópico.
Estou com essa duvida.

Cara tu tem que ver duas coisas, a D90 é da linha profissional da Nikon, se for, jamais troque porque a T2i não é profissional da Canon, agora se tu for mudar para uma camera da linha profissional da Canon ai eu aconselho, porque a relação velocidade frames por segundo da Canon é mais rapida que a Nikon o que para Skate é melhor, pois se faz muita foto sequencia no skate...

Abs

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 9:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Reinaldo P. escreveu:
Muito bom esse tópico.
Estou com essa duvida.

andei vendo a T2i é bacana, o fato é que não conheço a D90 mas a T2 me surpreendeu, mas uma EOS 30, 40 ou 50D ja seria um bom inicio !

Canon EOS Rebel T2i traz funcionalidades avançadas para gravação de vídeos: http://www.canon.com.br/Noticias.aspx?id=23378&origem=2

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 9:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara se me permitir uma dica, seguindo sempre a lei da liberdade visão, em sua primeira foto não há uma ênfase no local onde o skatista irá voltar a manobra, o plano reto.....em skate é quase que necessário mostrar a o local da volta no enquadramento, no tipo de foto apresentada,.....

David Filipe escreveu:
Leandro Pires escreveu:

- Ética

• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital.

Não concordo que foto em que o atleta errou a manobra seja lixo digital. O fotógrafo capta momentos, e um belo momento registrado, é digno de sair até na capa de uma revista. O que pode não ser ético na sua opinião, pode ser de grande interesse para o atleta ou para uma revista.

Agora fotos sequência é outra história, aí sim precisa de que o atleta venha acertar a manobra, pois a intenção é mostrar o acerto da manobra com as sequências.

Image

Image

Image

Image

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 9:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

é até um fator que ira valorizar mais sua foto !

Leandro Pires escreveu:
Cara se me permitir uma dica, seguindo sempre a lei da liberdade visão, em sua primeira foto não há uma ênfase no local onde o skatista irá voltar a manobra, o plano reto.....em skate é quase que necessário mostrar a o local da volta no enquadramento, no tipo de foto apresentada,.....

David Filipe escreveu:
Leandro Pires escreveu:

- Ética

Image

Image

Image

Image

David Filipe
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2011 5:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leandro Pires escreveu:

Não vejo necessidade nessa foto minha de dar ênfase ao local que o skatista irá voltar a manobra, muito menos mostrar o plano reto. Mas mesmo assim, a foto está mostrando onde o skatista irá voltar, mesmo não dando ênfase nisso.

A ênfase está no skatista, e cada foto é uma foto, não tem regra.

Se dar ênfase no local onde o skatista volta a manobra fosse tão importante, a tua foto que saiu na capa revista Switch Skate Edição 15, não seria capa de revista, rsrsrsrs. E por falar nela, gostei daquela foto, ficou bem loka, parabéns!!!

Leandro Pires
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 10:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Legal mas para mim é uma foto sem contexto, concordo com você quando fala que não há regras, mas não sei te explicar mas olho para aquela foto e não me agrada, desculpa opinião particular minha.

Obrigado pelo elogio na foto da revista Switch Skate Edição 15, como voce mesmo disse não há regras mas se ver sigo a risca o fator volta da manobra bem no canto inferior esquerdo se prestar atenção tem um pequeno pedaço da parte plana, la que o skatista volta, não importa se mostra muito de onde o skatista volta a manobra ou muito pouco mas o importante é mostrar, e la naquele pequeno espaço pude mostrar onde o skatista voltou.
Posso te dizer claramente que se ali naquela foto eu não tivesse mostrado a volta do skatista ela nunca, mas nunca mesmo seria capa, talvez entrasse na sessão de fotos do leitor de tão amadora, ou talvez virasse lixo digital em meu arquivo morto.

Mas isto ai, profissionalmente falando para um trabalho editorial, realmente ha alguns padrões a se seguir, fora isto podemos classificar como arte, ponto de vista ou como queira.....o importante é estar satisfeito com o que se vê após o click.......o importante é satisfazer a alma !

David Filipe escreveu:
Leandro Pires escreveu:

Não vejo necessidade nessa foto minha de dar ênfase ao local que o skatista irá voltar a manobra, muito menos mostrar o plano reto. Mas mesmo assim, a foto está mostrando onde o skatista irá voltar, mesmo não dando ênfase nisso.

A ênfase está no skatista, e cada foto é uma foto, não tem regra.

Se dar ênfase no local onde o skatista volta a manobra fosse tão importante, a tua foto que saiu na capa revista Switch Skate Edição 15, não seria capa de revista, rsrsrsrs. E por falar nela, gostei daquela foto, ficou bem loka, parabéns!!!

robocop
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 5:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá,

já fazem alguns anos que não posto no fórum e resolvi voltar, pois a fotografia que era um hobbie virou profissão hoje.

Já fotografei Skate, mas me especializei em bicicletas que é a área que atuo. No caso, ciclismo extremo (Downhill, freeride, bmx, urban, etc).

O assunto retratado serve perfeitamente para a bike também, em especial das praticadas em ambiente urbano, a essência é a mesma do skate.

Infelizmente temos pouquíssimos profissionais no Brasil que fotografam bike e os poucos não tem a pegada suja e underground que vejo na maioria dos fotógrafos de skate que dão a cara do esporte e do estilo.

Estou tentando aperfeiçoar minha técnica e aprimorar meu estilo com os fotógrafos de skate.

Ando de bike, então naturalmente sei o tempo da manobra e como ela deve aparecer, isso facilita bastante.

Uso uma grande ângular 18-55mm na maioria das fotos, mas estou há um tempo namorando uma 10mm fisheye que não comprei por falta de recursos.

Gosto de participar do momento de ação, de estar bem perto do assunto, há centímetros, isso passa com mais ênfase o momento, pois a adrenalina do piloto também é a do fotógrafo (se o cara errar, ele te acerta).

Quanto a ética, entendo perfeitamente o que o Leandro explanou e de certa forma concordo com o David.

Acho que aí vai da legenda e do que você está mostrando. Não acho ético publicar uma imagem de uma manobra em seu ponto máximo sendo que o piloto não concluiu a aterrissagem ou não a finalizou que deixa a entender que foi finalizada.

Mas ao mesmo tempo o momento de tentativa vale a pena ser publicado, desde que de alguma forma fique claro que ele não concluiu.

Isso evita aqueles comentários "montagem", "fake", que tiram a credibilidade do fotógrafo, atleta e veículo.

Valeu!
(Bom estar de volta)
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem