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Qua Jan 19, 2011 4:06 pm
A principio quem olha uma fotografia de skate em uma revista, imagina ser fácil, porem por traz de uma foto de skate há muita transpiração não só por parte do skatista como também do fotografo, abaixo relaciono alguns temas que irei abordar e os comentarei na mesma ordem disposta.
- Equipamento
O equipamento não é o mais importante, porem conta muito
• CÂMERAS: Hoje em dia tem muitos fotógrafos brasileiros de skate estão produzindo suas fotos nas antigas câmeras de médio formato, “Hasselblad”, o que proporciona maior qualidade de imagem ao ser impressa na pagina da revista, e pode se dizer que são ideais para capturas de moment*. Por outro lado ter uma câmera digital que faça foto seqüência, (mais de um frame por segundo) é fundamental, e diria que indispensável, pois algumas manobras exigem este recurso, por serem muito técnicas e apresentarem mais de um movimento em uma só manobra, um único frame não traduziria para o leitor toda a técnica da manobra. É recomendado uma câmera que faça em média de 5 a 6 frames por segundo, neste caso as câmeras Canon EOS da linha D, se destacam, pois são bem rápidas.
Em geral ter uma câmera digital atualmente é mais recomendado, devido as enumeras tentativas dos skatista em acertar a manobra, porem mais para frente falarei sobre isto.
• LENTES: Com uma lente básica 28-105mm, você já pode iniciar no mundo do skate, porem sempre é bom ter uma 50mm fixa para retratos e ate mesmo para fotos de ação, uma lente bem particular e muito utilizada é a vulgarmente conhecida como Olho de Peixe ou Grande angular, em geral uma lente de 10mm já se pode começar a brincar, esta lente é muito utilizada, pois proporciona que o fotografo chegue mais perto do assunto a ser fotografado e no skate isto é uma vantagem, pois proporciona uma melhor visualização de detalhes, e em algumas imagens torna o obstáculo mais alto do que ele realmente é, ou valoriza algo que é pequeno. Por fim ter uma Tele ou meia tele é importante, principalmente para utilização em eventos, por exemplo, no X-Games Brasil, os fotógrafos tinham uma área limitada para trabalhar e na maioria dos esportes esta área era muito mal localizada e longe, sem uma tele você não faria fotos boas e claro com uma tele você pode explorar ângulos e enquadramentos diferenciados.
• FLASH: Utilizar flash em fotografia de skate é muito comum, principalmente porque nem sempre o assunto no caso o skatista esta de frente para o sol executando uma manobra, então até em dias de sol se utiliza flash para preenchimento de sombras.
No caso de fotos noturnas ai a história se configura de outra forma, quanto mais luz melhor, normalmente se utiliza uma luz para iluminar de onde o skatista esta vindo, outra para iluminar o meio da manobra e uma terceira para o local onde o skatista ira voltar a manobra, se você tiver uma quarta luz, poderá utilizar para iluminar o fundo, ou até mesmo para apurar a técnica da foto, fazendo uma contra luz, ou uma luz cruzada com a segunda luz citada aqui.
• RADIO: O Radio flash é muito utilizado para a composição de luz em fotos noturnas e até mesmo diurnas, então este equipamento é muito importante e extremamente utilizado na fotografia de skate.
- Composição
• A composição fotográfica para mim é um tema muito complicado e bastante subjetivo, pois o que é legal para um skatista pode não ser legal para um editor de revista, e assim pode acontecer com o fotografo e por ai vai. Porem existem algumas regras básicas que são bastante utilizadas, no enquadramento de uma foto, é importante mostrar de onde o skatista vem, o local do moment da manobra e onde o skatista irá voltar a manobra.
Porem acredito em criatividade, inovação e bom gosto, quem sabe não vira arte e sua foto é premiada mesmo não possuindo estes critérios.
- Técnica
• Quando o assunto é técnica o skate é repleto delas, por exemplo para se congelar um skatista fotografando sem flash o ideal é utilizar uma velocidade de obturador 1/500, abaixo disto você passa a correr risco de o skatista sair riscado no imagem, borrado, tremido, em fim.
Ai vem a questão e fotos com flash onde a maioria das câmeras tem sincronismo em 1/200 ou 1/250, nestes casos a luz faz este papel de congelar o skatista. Quanto a abertura do obturador ou “f”, sempre é bom usar em média de 8 a 11f para se obter boa profundidade de campo, principalmente quando o skatista esta em um plano distante do fundo da imagem.
Porem neste caso ao abordar técnicas sou da mesma opinião do assunto composição, não existem limites para a fotografia, exceto as regras básicas de congelamento do skatista para que não saia sempre borrado, em alguns momentos sempre é bom inovar e explorar as vastas técnicas fotográficas que são postas para nós fotógrafos e porque não criar uma nova.
- Ética
• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital. É como um fotografo de futebol publicar uma foto do Ronaldinho cabeceando uma bola e colocar na legenda, “momento do gol” porem todos no estádio sabem que o gol foi um chute com a perna direita.
Por este motivo o fotografo de skate tem que ter muita paciência, pois alguns skatistas, pela dificuldade da manobra ou do local, podem demorar até mesmo horas para acertar a manobra, já fiz uma foto que para o skatista acertar voltamos no mesmo lugar oito dias diferentes, no oitavo dia o cara acertou a manobra na segunda tentativa.
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Sex Jan 21, 2011 1:57 am
O Moment
No skate, como em qualquer outro tipo de fotografia de ação, existe o tal do "moment", aquele instante de maior expressão do movimento do atleta. Para quem é skatista, nos já temos um pouco de noção do momento por tanto consumir a mídia do skate, revistas sites etc. Mas ainda assim, existe algumas duvidas sobre o moment de certas manobras.
A primeira grande dica é para olhar revistas de skate, e ler a legenda para associar aquele moment na foto com a manobra correspondente.
Notem que na imagem abaixo manobra do Skatista Orivaldo "Sujeira" mandando a manobra bs nose slide, considero este o moment ideal, pois capturei a imagem no exato instante em que o skatista cola o skate na borda, se esperasse pouco mais o skatista ja estaria mais para baixo neste caso não mostraria o quanto alto o skatista encaixou a manobra.
Nesta imagem resolvi suar a grade para dar uma incrementada e uma boa perspectiva do local.
Reinaldo P. Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2009
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Dom Jan 23, 2011 10:56 am
Leandro Pires escreveu:
- Ética
• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital.
Não concordo que foto em que o atleta errou a manobra seja lixo digital. O fotógrafo capta momentos, e um belo momento registrado, é digno de sair até na capa de uma revista. O que pode não ser ético na sua opinião, pode ser de grande interesse para o atleta ou para uma revista.
Não vejo isso como anti-ético.
O que importa mais é o momento captado, pois essa é a excência da fotografia.
Agora fotos sequência é outra história, aí sim precisa de que o atleta venha acertar a manobra, pois a intenção é mostrar o acerto da manobra com as sequências.
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Seg Fev 14, 2011 3:26 pm
Reinaldo P. escreveu:
Muito bom esse tópico.
Ando de skate também, comprei uma D90 a pouco tempo. Para fotos de skate, eu troco a D90 por uma T2i ?
Estou com essa duvida.
Cara tu tem que ver duas coisas, a D90 é da linha profissional da Nikon, se for, jamais troque porque a T2i não é profissional da Canon, agora se tu for mudar para uma camera da linha profissional da Canon ai eu aconselho, porque a relação velocidade frames por segundo da Canon é mais rapida que a Nikon o que para Skate é melhor, pois se faz muita foto sequencia no skate...
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Seg Fev 14, 2011 10:12 pm
Cara se me permitir uma dica, seguindo sempre a lei da liberdade visão, em sua primeira foto não há uma ênfase no local onde o skatista irá voltar a manobra, o plano reto.....em skate é quase que necessário mostrar a o local da volta no enquadramento, no tipo de foto apresentada,.....
David Filipe escreveu:
Leandro Pires escreveu:
- Ética
• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital.
Não concordo que foto em que o atleta errou a manobra seja lixo digital. O fotógrafo capta momentos, e um belo momento registrado, é digno de sair até na capa de uma revista. O que pode não ser ético na sua opinião, pode ser de grande interesse para o atleta ou para uma revista.
Não vejo isso como anti-ético.
O que importa mais é o momento captado, pois essa é a excência da fotografia.
Agora fotos sequência é outra história, aí sim precisa de que o atleta venha acertar a manobra, pois a intenção é mostrar o acerto da manobra com as sequências.
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Seg Fev 14, 2011 10:13 pm
é até um fator que ira valorizar mais sua foto !
Leandro Pires escreveu:
Cara se me permitir uma dica, seguindo sempre a lei da liberdade visão, em sua primeira foto não há uma ênfase no local onde o skatista irá voltar a manobra, o plano reto.....em skate é quase que necessário mostrar a o local da volta no enquadramento, no tipo de foto apresentada,.....
David Filipe escreveu:
Leandro Pires escreveu:
- Ética
• Este tema é bastante delicado, porem sou categórico no assunto, só se publica foto de skate que o skatista acerou a manobra, pois este é o verdadeiro sentimento do skate, acertar a manobra, se o skatista não acertou a manobra a foto não é foto é lixo digital.
Não concordo que foto em que o atleta errou a manobra seja lixo digital. O fotógrafo capta momentos, e um belo momento registrado, é digno de sair até na capa de uma revista. O que pode não ser ético na sua opinião, pode ser de grande interesse para o atleta ou para uma revista.
Não vejo isso como anti-ético.
O que importa mais é o momento captado, pois essa é a excência da fotografia.
Agora fotos sequência é outra história, aí sim precisa de que o atleta venha acertar a manobra, pois a intenção é mostrar o acerto da manobra com as sequências.
Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2009
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Dom Fev 27, 2011 6:34 pm
Leandro Pires escreveu:
Cara se me permitir uma dica, seguindo sempre a lei da liberdade visão, em sua primeira foto não há uma ênfase no local onde o skatista irá voltar a manobra, o plano reto.....em skate é quase que necessário mostrar a o local da volta no enquadramento, no tipo de foto apresentada,.....
Não vejo necessidade nessa foto minha de dar ênfase ao local que o skatista irá voltar a manobra, muito menos mostrar o plano reto. Mas mesmo assim, a foto está mostrando onde o skatista irá voltar, mesmo não dando ênfase nisso.
A ênfase está no skatista, e cada foto é uma foto, não tem regra.
Se dar ênfase no local onde o skatista volta a manobra fosse tão importante, a tua foto que saiu na capa revista Switch Skate Edição 15, não seria capa de revista, rsrsrsrs. E por falar nela, gostei daquela foto, ficou bem loka, parabéns!!!
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Qua Mar 02, 2011 11:26 pm
Legal mas para mim é uma foto sem contexto, concordo com você quando fala que não há regras, mas não sei te explicar mas olho para aquela foto e não me agrada, desculpa opinião particular minha.
Obrigado pelo elogio na foto da revista Switch Skate Edição 15, como voce mesmo disse não há regras mas se ver sigo a risca o fator volta da manobra bem no canto inferior esquerdo se prestar atenção tem um pequeno pedaço da parte plana, la que o skatista volta, não importa se mostra muito de onde o skatista volta a manobra ou muito pouco mas o importante é mostrar, e la naquele pequeno espaço pude mostrar onde o skatista voltou.
Posso te dizer claramente que se ali naquela foto eu não tivesse mostrado a volta do skatista ela nunca, mas nunca mesmo seria capa, talvez entrasse na sessão de fotos do leitor de tão amadora, ou talvez virasse lixo digital em meu arquivo morto.
Mas isto ai, profissionalmente falando para um trabalho editorial, realmente ha alguns padrões a se seguir, fora isto podemos classificar como arte, ponto de vista ou como queira.....o importante é estar satisfeito com o que se vê após o click.......o importante é satisfazer a alma !
David Filipe escreveu:
Leandro Pires escreveu:
Cara se me permitir uma dica, seguindo sempre a lei da liberdade visão, em sua primeira foto não há uma ênfase no local onde o skatista irá voltar a manobra, o plano reto.....em skate é quase que necessário mostrar a o local da volta no enquadramento, no tipo de foto apresentada,.....
Não vejo necessidade nessa foto minha de dar ênfase ao local que o skatista irá voltar a manobra, muito menos mostrar o plano reto. Mas mesmo assim, a foto está mostrando onde o skatista irá voltar, mesmo não dando ênfase nisso.
A ênfase está no skatista, e cada foto é uma foto, não tem regra.
Se dar ênfase no local onde o skatista volta a manobra fosse tão importante, a tua foto que saiu na capa revista Switch Skate Edição 15, não seria capa de revista, rsrsrsrs. E por falar nela, gostei daquela foto, ficou bem loka, parabéns!!!
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Dom Mar 13, 2011 6:55 pm
Olá,
já fazem alguns anos que não posto no fórum e resolvi voltar, pois a fotografia que era um hobbie virou profissão hoje.
Já fotografei Skate, mas me especializei em bicicletas que é a área que atuo. No caso, ciclismo extremo (Downhill, freeride, bmx, urban, etc).
O assunto retratado serve perfeitamente para a bike também, em especial das praticadas em ambiente urbano, a essência é a mesma do skate.
Infelizmente temos pouquíssimos profissionais no Brasil que fotografam bike e os poucos não tem a pegada suja e underground que vejo na maioria dos fotógrafos de skate que dão a cara do esporte e do estilo.
Estou tentando aperfeiçoar minha técnica e aprimorar meu estilo com os fotógrafos de skate.
Ando de bike, então naturalmente sei o tempo da manobra e como ela deve aparecer, isso facilita bastante.
Uso uma grande ângular 18-55mm na maioria das fotos, mas estou há um tempo namorando uma 10mm fisheye que não comprei por falta de recursos.
Gosto de participar do momento de ação, de estar bem perto do assunto, há centímetros, isso passa com mais ênfase o momento, pois a adrenalina do piloto também é a do fotógrafo (se o cara errar, ele te acerta).
Quanto a ética, entendo perfeitamente o que o Leandro explanou e de certa forma concordo com o David.
Acho que aí vai da legenda e do que você está mostrando. Não acho ético publicar uma imagem de uma manobra em seu ponto máximo sendo que o piloto não concluiu a aterrissagem ou não a finalizou que deixa a entender que foi finalizada.
Mas ao mesmo tempo o momento de tentativa vale a pena ser publicado, desde que de alguma forma fique claro que ele não concluiu.
Isso evita aqueles comentários "montagem", "fake", que tiram a credibilidade do fotógrafo, atleta e veículo.