DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Desmistificando: F-Stop, EV, quantidade de luz....

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 5:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gente, a matemática da foto é louca... eheheh Até entender! Depois que entende, tudo faz sentido, e é simples, prático, e te ajuda a crescer e até a entender conceitos mais avançados como os que o Mauricio Po compartilha conosco, é preciso entender os conceitos básicos... Eu demorei pra pescar isso, e queria passar para vocês o que entendi. Se algo estiver errado, PELO AMOR DE DEUS, me avisem, eu arrumo e dou o crédito....

Primeiro, o básico do básico... O que é a foto? É transformar a luz em imagem. Então, a luz é o elemento básico da foto.

Então vamos seguir em frente, a luz é o elemento básico da foto... Certo... Mas então, volta e meia ouço ou vejo pessoas que dizem: Essa foto está faltando mais um stop, ou menos um stop... dã! Ou então, faltou 2/3 EV, 1 EV, -1EV.... dã 2! A foto está super exposta, sub exposta... Opa, aí já acho que a maioria sabe e não vai ser dã 3! ehehehe

Então vamos para o básico do básico....

Um stop a mais ou um EV a menos quer dizer que a foto precisava da metade da quantidade de luz... Da mesma forma, um stop a menos ou um EV a mais quer dizer que a foto precisa do dobro da quantidade de luz... Existem diversos meios de chegar a isso, na verdade, vou ignorar o flash pois não tem como fazer conta fácil com flash, vou falar dos 3 importantes que você tem controle na sua máquina: ISO, Abertura e Tempo de Exposição.

Então vamos lá... Quando alguém fala que você ganha um stop, ou ganha dois stops, ou mesmo EV (EV é o mesmo que stop, só que ganhar um stop é -1EV e perder um stop é +1EV), está sendo dito que você tem a possibilidade de conseguir o resultado com metade da luz, ou com um quarto da luz (2 stops, o 1 stop é metade, o segundo stop é metade da metade...) 3 stops, seria com um oitavo da luz (metade da metade da metade).... Ou seja, é exponencial.

Então vamos lá, para facilitar:

-1 stop ou 1EV = dobro da luz
-2 stops ou 2EVs = quadrúplo da luz
-3 stops ou 3EVs = óctuplo da luz

E da mesma forma:

1 stop ou -1EV = metade da luz
2 stops ou -2EVs = um quarto da luz
3 stops ou -3EVs = um oitavo da luz

Até aí, acho que está fácil, certo... Então vamos lá, como conseguir ganhar esses STOPs ou EVs em relação a máquina? É bem fácil com ISO e com tempo de exposição, e um pouco mais difícil (mas não impossível) com abertura, para chegar em quanto tem que mudar:

Para dobrar a quantidade de luz, ou seja, +1 EV, você pode:

- Dobrar o ISO, de 50 para 100 por exemplo
- Dobrar o tempo de exposição, de 1/60 para 1/30 por exemplo
- Alterar a abertura... Em quanto? Logo mais explico, para não embananar tudo de uma vez eheheh Mas não é o dobro...

Da mesma forma, para ter a metade da quantidade de luz, ou seja, -1 EV, você pode:

- Diminuir o ISO pela metade, de 100 para 50 por exemplo
- Diminuir pela metade o tempo de exposição, de 1/100 para 1/200 por exemplo
- Alterar a abertura... Ops, de novo, pera lá que já chego lá

Então, quando você se aprofundar em fotografia, historograma, medição, compensação, etc.... Você vai inevitavelmente chegar ao ponto que vai escutar: para chegar no resultado esperado, +1/2 EV ou 1/2 stop.... Você já sabe.... Se para +1 EV você passa de 1/100s para 1/200, então para +1/2 EV você pode passar 1/100 para 1/150s.... Ou mexer no ISO, mas no caso de 1/2 EV, fica mais difícil para maioria das máquinas. Ou então mexer na abertura....

Bom, parte básica é essa... Vamos ao mais complicadinho... O que é o F NUMBER? Ou, o que é um STOP?

Vamos começar com F/1... Que quer dizer F/1?

Então, F NUMBER é a distância focal da lente dividida pelo diâmetro da abertura.... Então, F/1 quer dizer que a lente tem o mesmo diâmetro da abertura que a distância focal... Então, começamos a entender porque a maioria das lentes começa com um F, e termina com um F maior, pois distância focal, digamos, é 5.8, e pode ir até 23.2 (zoom 4x da A510)... Ela começa com F/2.6, ou seja, o diâmetro da abertura dela em Wide é de 5.8/2.6, 2.23mm aproximadamente.... Ela termina com F/5.5... Então em 23.2mm o diâmetro de abertura é de aproximadamente 4.22mm... Para que ela terminasse com F/2.6 também, o diâmetro de abertura teria que ser aproximadamente 8.92mm!!!! Ou seja, muito maior, o que complica o desenho e tamanho das lentes..... Agora dá para entender porque as FZ da panasonic tem aquele canhão eheheheh

Então, da mesma forma, vamos dizer que como o F é dado em razão do diâmetro.... Isso causa uma confusão... Sem tamanho...

Pois a luz passa por uma área... Dobrar o diâmetro não dobra a área, ao contrário, quadruplica essa área.... Então para dobrar a quantidade de luz, como estamos trabalhando com área que é calculada em razão do quadrado do diâmetro, temos que aumentar da ordem da raiz quadrada de 2 (aproximadamente 1.4).

Então, como fica uma tabela de abertura?

F1 - F1.4 - F2 - F2.8 - F4 - F5.6 - F8 - F11.2....

Como a raiz quadrada não é exatamente 1.4, tem uns errinhos de arredondamento...

Então pense no seguinte... Você tem Fs derivados de F1 e Fs derivados de F1.4, e vá dobrando... Você chega no equivalente...

Então os derivados F1: 2, 4, 8, 16, 32, 64....

Os derivados de F1.4: 2.8, 5.6, 11 (11.2), 22, 44, 88....

Opa, então agora ficou fácil... Guarde sempre, F1 e F1.4, F1 tem o dobro de luz de F1.4, agora multiplique F1 por 2, F2... F1.4 tem o dobro de luz que F2... Agora multiplique F1.4 por 2, F2.8... F2 tem o dobro de luz que F2.8...

Entendeu porque não é tão simples a questão do F???

Então vamos lá:

Para +1 EV ou stop:

Você pode partir de F2.8 para F2... Ou de F4 para F2.8....

Para -1 EV ou stop:

Você pode partir de F2 para F2.8... Ou de F2.8 para F4...

Opa! Agora começa a fazer sentido??

Aumentar de ISO50 para ISO100, se você estiver na seguinte configuração: ISO50 1/100 F5.6....

O mesmo valor que é equivalente a mudar para ISO100 1/100 F5.6 seria ISO50 1/50 F5.6... Ou ainda... ISO50 1/100 F4.... HMMMMMMM

Da mesma forma, podemos dizer que temos 1/100 F5.6... Mas 1/100 é muito devagar para tirar a foto que eu quero, preciso de 1/400!! Então, 1/400 você precisa compensar 2 stops (1/100 x2 = 1/200, 1 stop... 1/200 x2 = 1/400, 2 stop) ou EVs... Esquece o ISO, então temos que ganhar 2 stops na abertura, então o equivalente, para a mesma foto seria 1/400 F2.8.... Ou seja, a mesma quantidade de luz vai entrar, porém, vai entrar mais rápido. Mr. Green

Espero ter ajudado o pessoal a entender o significado de stop/ev... Dancing

Guinit
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 6:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, Excelente turorial yeah , agora q aprendi a verdadeira relação de entrada de luz dos F STOPS, tá de parabéns.
Ae moderadores, deixem esse topico fixo, é uma ajuda mt boa para td mundo entra no forum... Cade dia mais o digiforum aumenta a qualidade e quantidade de conhecimentos para tds q visitam e participam no forum.

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 7:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Show Hinotori, só fiquei meio assim com exponencial, creio que é logarítimica.
O resto está perfeito muito bom mesmo.

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 7:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

volcano escreveu:
Show Hinotori, só fiquei meio assim com exponencial, creio que é logarítimica.
O resto está perfeito muito bom mesmo.

Tudo que é razão de um expoente (no caso, expoente 2, ao quadrado) é exponencial....

A operação inversa da exponencial, o retorno, sim, é logarítmico.

Então ninguém está errado, eu acho ehehe

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 8:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pensando melhor, acho que vc tem razão Volcano, acho que é logaritímico, preciso pesquisar, ai... Santas aulas de Matemática que eu teimo em esquecer eheheh

totok
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 9:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mto bom mesmo!!
Eu jah tinha uma noção.. mas agora ficou mais claro! yeah

Soh uma coisa q eu ja tinha pensado antes... jah q as FZ tem 2.8 no final do zoom.. poderia ter F2 no começo neh.. Pray jah q o que importa é o diametro real da abertura...

deve ser algo com o projeto da lente mesmo.. que não é assim tão simples.. heheh provavelmente com F2 teria muita aberração ou sei lah o que..

bom.. ateh eu me confundi agora

Alan-ZA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 12:32 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

nossa muito bom esse tutorial! tem q dexar fixo mesmo! valeu!

Hinotori
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2005 7:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Alan-ZA escreveu:
nossa muito bom esse tutorial! tem q dexar fixo mesmo! valeu!

Valeu pelo elogio Alan! :-)

saguena
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Abr 09, 2009 3:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hinotori, Parabéns pela ótima explicação

Vou complementar aqui para o pessoal não ficar perdido quando for compesnar, como bem dito pelo nosso amigo a razão entre o Iso x diafragma x obturador e do dobro ou metade conforme cada situação, então partindo dos derivados de F1 e F1.4 como foi descrito no tutorial por exemplo de F5.6 para F8 = 1F stop, no entanto na sua camera quando você faz essa passagem vai encontrar mais dois outros valores F6,3 e F7,1 entre o F5,6 e F8 ou seja = F5,6 ... 6,3 ... 7,1 ... F8 para compensar esses dois valores não são contados Shame on you trata-se e encrementos para que o fotografo tenha um controle mais preciso sobre a luz podendo entre um F stop e outro ter o recurso de 1/2 ponto de compensação então qdo estiver compesando na sua camera esqueça esse valores e só use caso ainda ache que a exposição precise de alguns ajustes. O mesmo acontece com a velocidade de obturação yeah

marcelovdias
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2009 2:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Depois dessa explicação, pude entender o porquê da preferência por lentes com aberturas maiores. Já sabia que eram mais claras, mas é o controle que elas podem dar ao objeto a ser fotografado.

Muita didática a explicação. Parabéns Hinotori.

Continuo aprendendo cada vez mais que venho aqui.

Valeu.

Christiano
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 1:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O assunto e bem complexo, pelo que tenho aprendido no forum existem varias maneiras e diversos recursos para garantirmos a qualidade da foto, mas domina-los e realmente uma arte. Esses topicos tem me ajudado bastante a me desenvolver, aprendendo a cada dia. Valeu mesmo e continuem a produzir esses topicos excelentes.

mr_interrogado
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Ago 13, 2009 7:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Valeu bother .... =D> sem comentarios muito bom esse tópico .......exclareceu muita coisa sobre compensação....abertura ....velocidade .....muito show yeah

ibrsued
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qui Ago 13, 2009 8:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mais uma vez fica patente o alto nível dos participantes deste forum. Parabéns para todos e em especial para os adm.

svg
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 13, 2009 10:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bem explicado ..
Qualquer um entende quando isso é explorado de forma pratica. O dificil é lembrar desses conceitos quando estamos fotografando.
Só mesmo com a pratica pra ficar automatico.
Parabéns
SVG

ibrsued
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Dom Set 06, 2009 2:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

saguena escreveu:
Hinotori, Parabéns pela ótima explicação

Vou complementar aqui para o pessoal não ficar perdido quando for compesnar, como bem dito pelo nosso amigo a razão entre o Iso x diafragma x obturador e do dobro ou metade conforme cada situação, então partindo dos derivados de F1 e F1.4 como foi descrito no tutorial por exemplo de F5.6 para F8 = 1F stop, no entanto na sua camera quando você faz essa passagem vai encontrar mais dois outros valores F6,3 e F7,1 entre o F5,6 e F8 ou seja = F5,6 ... 6,3 ... 7,1 ... F8 para compensar esses dois valores não são contados Shame on you trata-se e encrementos para que o fotografo tenha um controle mais preciso sobre a luz podendo entre um F stop e outro ter o recurso de 1/2 ponto de compensação então qdo estiver compesando na sua camera esqueça esse valores e só use caso ainda ache que a exposição precise de alguns ajustes. O mesmo acontece com a velocidade de obturação yeah

Muito bem colocado! =D>
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior