DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: RICARDSON WILLIAMS

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 19, 2011 9:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Há pouco tempo a revista eletrônica Public Republic publicou entrevista e divulgou o trabalho fotográfico do nosso colega Ricardson Williams (http://www.public-republic.net/artist-of-the-week%E2%80%93-ricardson-williams.php).

Agora é o DIGIFORUM quem apresenta de maneira mais profunda esse nosso companheiro, e mostra seu belo trabalho pelas ruas da China.

Ricardson, queremos de início te parabenizar pelo reconhecimento de sua fotografia pela revista Public Republic que publicou vária de suas fotos e uma bela entrevista
(http://www.public-republic.net/artist-of-the-week%E2%80%93-ricardson-williams.php).

Obrigado! Foi uma grata surpresa.

- Fale um pouco de você e de sua atividade enquanto fotógrafo. Apresente-nos uma foto sua para que possamos conhecê-lo melhor.

Sou analista de sistema, moro na cidade de Dongguan - China, fotografo há pelo menos 4 anos, e no último ano me identifiquei mais com a Fotografia de Rua.

Image
Foto: Ricardson Willians

- Como se define:
fotografo profissional,
profissional amador,
amador profissional

E por quê?

Ja fiz alguns trabalhos pagos... mas prefiro ser fotografo amador, não sinto livre o bastante fazendo trabalhos deste tipo.

- O que te dá prazer em fotografar?

Fotografar pessoas na rua durante o dia ou a noite, alias, gosto muito de registrar as pessoas na durante a noite também.

-Você se sente a vontade fotografando as pessoas nas ruas?

Hoje me sinto completamente tranquilo, mas demorou um certo tempo pra eu me acostumar, pra perder o medo, e unica solução é enfrenta-lo, então no começo eu fazia pequenas saidas todos os dias pra fotografar nem que fosse apenas por 30 minutos.

-Já foi ameaçado ao tentar fazer uma street?

Sim. Certa vez estava fotografando em um Vila antiga e fotografei uma Senhora que não gostou e mesmo eu deletando a foto foi um problema, como meu chinês não é bom demorou um pouco ate a situação se resolver. Mas no geral um sorriso resolve as coisas, quando é possível eu mostro a foto pra pessoa fotografa no geral não há problemas.

-Como resolve a situação de fotografar populares e não ter problema com a exposição de pessoas desconhecidas?

Nunca tive problemas em relação a isso e espero que eu nunca tenha. (risos) Mas eu evito fotografar pessoas em situações desfavoravies.

-Quais suas influências na fotografia, e o porque?

Gosto muito do Cartie Bresson, Steve McCurry, Garry Winogrand, Bruce Gilden, Jay Maisel.

Rui Palha, sabe como ninguem distribuir os elementes de forma primorosa, na maioria de suas fotos não há crop, isso é um objetivo que estou tentando impor em meus trabalhos diarios na rua, acho que eu gosto mais do Rui porque consigo acompanhar o seu trabalho atraves do flickr, mas sempre que posso estou estudando os fotografos que ja citei e muitos outros, gosto de ver uma boa foto.

-Duas fotos suas que te deixam de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessas fotos?

É dificil falar das minhas fotos....

Acho que a composição, expressão e luz.

Image

Gostei da expressão do Sr. e dos reflexos.

Image

-Duas fotos de terceiros que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessa foto?

Não vou comentar fotos, mas quero que os leitores da entrevista conhecam o trabalho da ótima fotografa que foi descoberta recentemente, chamada Vivian Maier

http://vivianmaier.blogspot.com

-Qual seu equipamento, e porque esse equipamento?

Nikon D3s
Nikon AF 35mm f/2
Nikon AIS 50mm f/1.2
Nikon AFS 85mm f/1.4G
Nikon AF 135mm f/2 DC
Nikon AF 180mm f/2.8D
Nikon AFS 28-300mm

Quanto melhor o equipamento mais qualidade e mais fácil será para fotografar isso é fato, claro que isso não tem nada a ver com técnica e composição que devem ser aprimoradas sempre.

-Como o equipamento que você usa influi no tipo de foto que você faz?

Acho que o ISO, velocidade e focos precisos.

-Qual a importância da edição para suas fotos?

Gosto de ter a flexibilidade de trabalhar nas fotos em RAW, isso ajuda em algumas situações.

-Porque a predominância do preto e branco nas suas fotos

As cores no geral criam uma distração, tenho algumas fotos de rua em cor, mas 99% esta em P&B.

-Sabemos que idealmente sensibilidade e técnica devem andar juntas, mas como é complicado alcançar o ideal sempre se tende mais para um lado ou para o outro. Então: o que é mais forte em sua fotografia: sensibilidade ou técnica?

Eu acredito que seja Sensibilidade porque esse é o meu objetivo claro que se possível aliar isso a técnica vai tornar a foto muito mais impacto.

-Vais em busca da foto ou a foto te encontra no meio do caminho?

A maioria das minhas fotos eu não tenho na planejado, acho que tenho 4 fotos que eu planejei e corri atrás (risos) até conseguir, mas no geral a idéia vem de acordo do que interpreto da situação.
Hoje eu sempre estou em busca do momento único mesmo não estando com uma camera a mão, parece maluco mas isso me ajuda a melhorar a percepção, outra coisa é andar pela rua bem defagar sem pressa de fotografar que o momento vai chegar.

-Gosta de ser fotografado? Ou em casa de ferreiro o espeto é de pau?

Risos.... não tenho nenhum problema em ser fotografado acho que os fotografos não deveriam se importar em ser fotografados, penso que se eu fotografo as pessoas porque vou me importar em ser fotografado?

Editado pela última vez por Marcos Borges Filho em Qui Nov 17, 2011 6:05 am, num total de 3 vezes

Oseias Neto
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas43

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 4:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito Bom... Aprendemos e nos encorajamos um pouco mais para fazer "Street"... Rsrsrs

Otima Entrevista.

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 8:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

o Ricardson Williams é um fotografo fantastico, sempre nos surpreende com seus streets incriveis.

gostaria de saber dele se existe uma distancia focal mais adequada ao street, aquela que "resolve" a maioria das situações.

gostaria tambem, se possivel, que ele falasse mais sobre o processo desse tipo de fotografia, ele tem uma rotina? sai todos os dias para fotografar? os locais são aleatórios ou planejados? sabe de onde poderá vir uma boa foto ou "vai na sorte"?
coisas desse tipo... Mr. Green

no mais é parabenizá-lo por seu excelente trabalho e à equipe de entrevistas por mais este golaço... =D>

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 9:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Confesso que faz um tempo que queria saber mais sobre o trabalho do Ricardson Williams e se antes eu ja admirava as fotos depois de conhecer um pouco mais com certeza vou passar a olhar as fotos com outros olhos

Ai vai uma pergunta quando sai para fotografar sai com um tema na cabeça ou as fotos que faz são são obras do acaso????

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Já vi várias de suas streets. É patente no seu trabalho o jogo de foco/desfoque e o ponto focal com uma niídez incrível. Outra coisa é o contraste que vc imprime nas suas edições.
Eu gostaria que vc comentasse como o seu set de lente, muitas primes, inclusive um DC, está adequada ao seu gosto por este tipo de fotografia e se tem alguma objetiva na sua alça de mira.
Vc já falou dos fotógrafos que vc admira, no entanto a minha pergunta é: vc já consegue ver em seu trabalho uma linguagem própria ?(eu consigo)

Abç

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 10:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho, Parabéns por esse trabalho com as entrevistas. Tem sido maravilhoso conhecer mais sobre os nossos colegas e fotógrafos do Brasil e do mundo.

Ricardson Williams, Não é primeira vez que elogio a sua performance como fotógrafo. A-d-o-r-o as suas fotos não é de hoje. Você sabe disso, mas nunca é demais repetir. Se é para perguntar, aguenta então...rs rs rs

Tenho perguntas sobre o que você faz com o seu acervo fotográfico.

1 - Como você lida com isso? Qual software usa como catálogo?

2 - Além de publicar no seu site e Flickr, e revistas on-line, você imprime alguma?

3 - Pensa em fazer um livro, nem que for prá uso pessoal (fotolivro)?

4 - Já aconteceu de alguém te dar o e-mail na rua e pedir prá você enviar a foto?

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 2:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oseias Neto, obrigado!

ric, Ola, primeiro espero poder voltar logo pra moderação e pro forum, estou tentando me organizar, quanto a tua pegunta vamos lah....

Sobre a distancia isso é complicado porque a maioria dos grandes fotografos de rua usam range entre 28mm ~ 50mm mas não existe uma regra pelo menos pra min, o que importa é capturar o momento da melhor forma possível mas muitos não veem desta forma por diversos motivos... isso é um assunto que rende muitas páginas, eu gosto de várias distancias focais pra trabalhar mas se for escolher uma seria 85mm, mas gosto de usar a 35mm e 135mm, ultimamente estou gostando mais das fotos que faço com a 135mm DC, algo no bokeh e na compressão dos planos que me atrai bastante.

Quanto a rotina existe ou existia... Mr. Green Ser pai não é fácil tem que participar também....rsrs, eu sempre procuro fazer saidas noturnas(durante a semana) e nos finais de semanas na parte da tarde, vou para muitos lugares que ja conheco, e sei que pode render boas fotos, mas ja fui pra lugares completamente desconhecidos que rederam fotos bacanas, então tudo depende do dia e da intuição, no geral eu não planejo, mas algumas fotos como a do tunel estava na minha cabeca algo do tipo e da placa de anuncio onde peguei o rapaz dando uma arrumada no cabelo, as vezes demora pro momento acontecer e muitas vezes não acontece tem que ter paciência.

Ja voltei pra casas diversas vezes sem uma única boa foto e acho que ai esta a aprendizagem acho que temos que ser criticos conosco pra sempre melhorarmos.

Tatiane Neves Tavares, as vezes vou com algo na cabeca se conheco o local mas no geral eu vou pro local olhos por algum tempo e dai vem as idéias, vc pode passar pela mesma rua diversas vezes e tente reparar que nunca será igual se tratando da china onde há uma super população sempre ha algo que se pode registrar, mas o estado de espirito do fotografo é muito importante pra poder perceber com clareza o que esta acontecendo ao redor, as vezes uma ótima situação passa dispercebido...

Virgilio Libardi, Sempre tive vontade de usar a AFS 200mm f/2 quase fiz uma loucura uma vez... mas confesso que não preciso de uma lente desse tamanho. Acho que vc mesmo ja comentou como é o meu estilo, acho que esse o foco/desfoque e ponto focal o que mais gosto e o que mais se acha em minhas fotos, por isso que a maoria das minha fotos sao em f/1.4 ~ 2.8 e na maioria das vezes eu não ponho nome nas minhas fotos não gosto de induzir quem olha, acho que a forma que eu fiz a composicao/foco/dof tem que falar por si mesmo. Gosto de apreciar as fotos desse fotografar pra acrescentar algo em minha fotos isso é importante.

Silvia Linhares, Obrigado Silvia fico feliz que gosta do meu trabalho.

Vamos as respostas:

1 - Bem procuro deixar tudo mais simples possível trabalhando em RAW ja da um certo trabalho entao uso o PhotoMechanic pra catalogar/tags/backups e envio pro flickr e deixo o trabalho de edição pro Capture NX 2 + Color Efex Pro.

2 - Eu não imprimo nada por enquanto mas ja pensei nisso diversas vezes....

3 - Bem eu penso em fazer um livro sim pra mostrar um pouco da china pras pessoas e a fotografia de rua mas isso ainda vai demorar um pouco.

4 - Sim foi a foto abaixo, o pai da menina gostou das fotos que fiz e pediu pra eu enviasse no geral as pessoas olham no LCD da camera mas poucos pedem pra enviar talvez seja a barreira da lingua....

Image
street_20110123_612 by  Ricardson Williams, on Flickr

pmenge
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 2:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams, Parabens pela sua entrevista e pelo seu trabalho!!
"Desaparecer" para fotografar sem ser percebido ou sem influenciar as pessoas que estão sendo fotografadas é uma arte, assim como ter a sensibilidade de ver o momento certo da foto!
O seu trabalho está fantástico e é sempre motivo de admiração e exemplo!!
abraço =D> =D> =D>

Ruyepije
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 20, 2011 11:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams, Parabéns pela entrevista, acompanho o seu trabalho faz um bom tempo lá no tópico de streets e tenho ele como uma das minhas principais referências. yeah

Vamos para as perguntas.

Um dos grandes impecilios de se fazer streets no Brasil é a insegurança que muitos fotografos sentem ao andar com o seu equipamento nas ruas. Como você se sente em relação a segurança na China?

Alguma pessoa ao te ver com todo este armamento Mr. Green já lhe pediu para fazer alguma foto? (pergunto por já ter passado por esta experiência)

Como foi que você decidiu ser fotografo? Teve algum evento marcante que te fez querer pegar uma câmera e sair por ai?

Como é o seu aproveitamento de fotos? Descarta uma parcela significativa ou tens um bom aproveitamento?

---
Abraços e parabéns pelo reconhecimento muito merecido. =D>

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 3:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

pmenge, Obrigado Paulo! Fico feliz que goste do meu trabalho, foi como comentou as vezes é dificil passar dispercebido na rua principalmente aqui na china.

Ruyepije, Sim acontece as vezes alguem que pede uma foto ou ate mesmo tirar uma foto comigo.... mas muitos estudantes gostam de conversar em ingles e claro me perguntar o que estou fazendo ali na rua...

Olha eu me sinto seguro aqui, vou em locais bem simples mesmo mas sempre tento tomar cuidado do meu equipamento porque ladrao existe em todos os lugares, mas nunca me aconteceu nada, me sinto tranquilo, ja no Brasil isso é mais complicado quase fui roubado no centro de SP em uma vez que fui sozinho, sempre que vou o Paulo Magoo vai junto, por isso é bom ir com uma galera.

Olha quando eu decidir ser fotografo? Bem comecei a fotografar em 2007 fazendo na maioria das vezes sport com o tempo fui amadurecendo como acontece com todos e fui mudando um pouco o foco, parei de fotografar sports e comecei a fazer Paisagens, mas aqui acho muito complicado usar o equipamente apenas em lugares bonitos ou em viagens, foi entao que comecei a fotografar pessoas na rua durante a noite e foi onde peguei o gosto neste tipo de foto e comecei a estudar mais a fundo, os amigos Paulo Magoo e Cazuza sempre me ajudaram desde o inicio no forum e sao tambem uma referencia pra min.

Sobre o aproveitamente, isso depende muito mas te digo que de aproveito cerca de 10% a 20%, faco o seguinde as fotos ruins eu ja deleto na hora deixo o que acho bom, depois que importo pro computador muitas vezes elas ficam lah por semanas ate eu fazer a triagem, depois que comecei a fotografar em RAW deixo APENAS as fotos que eu gosto o resto eu deleto, mas demoro um pouco pra deletar... fico com elas no meu computador alguns meses ate decidir deleta-las, acho que assim nao corro o risco de deletar uma foto que achei ruim naquele momento mas que depois eu passo a gostar, isso depende muito do momento, acontece comigo de fotografar uma situacao que julgo interessante mas deopis olhar com uma olhar mais critico realmente nao prendem a atencao de quem olha.

Acho que a foto abaixo foi a primeira que eu fiz com a intencao de fotografar pessoas.

Image
Street Photography by  Ricardson Williams, on Flickr

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 3:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Mais uma entrevista legal!

Três perguntas:

- Como vc lida com o medo dos assaltos?
- Vc acha que a prática de street é favorecida na China pela peculiaridade cultural do povo?
- Será q no Brasil a receptividade dos transeuntes seria parecida com a do povo chinês?

Cesar_bastos
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 7:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grande ricardsonwilliams, parabéns pela entrevista e, principalmente, pelo seu profissionalismo. Você sabe também que eu sempre fui teu fã e já lhe havia dado a idéia de fazer um livro e, agora, acho mais do que justo esse seu avanço e aprimoramento nas técnicas de fotografia de rua e sei que você ainda vai longe, já começou com as suas entrevistas, depois é só continuar com as suas técnicas e sensibilidade na arte de fotografar.

Parabéns e um grande abraço. Muito sucesso para você, pois você merece!

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Qui Abr 21, 2011 9:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

xande_mike, Obrigado!

- Quanto a seguranca aqui é tranquilo, nunca tive problemas.
- Eu acho que fica mais facil por ser na China, mas tudo é questao de se adaptar.
- No Brasil nao seria igual mas isso depende mais da forma que abordamos as pessoas, um sorriso muda muita coisa situacao.

Fiz esta foto no Centro velho de SP, quanto estava de ferias no Brasil.

Image
Street Photography (Sao Paulo - Brasil) by  Ricardson Williams, on Flickr

Cesar_bastos, valeu Cesar!

Pataro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2011 10:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O ricardsonwilliams é um daqueles casos onde o talento ficou latente aguardando o momento certo para vir à tona. Brilhante profissional, pai, fotógrafo e amigo. Tiro o chapéu e aguardo novos voos. =D> =D> =D>

panik
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2011 5:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bem legal a entrevista.

Acho suas fotos muito legais.

Parabéns e no aguardo de ver mais fotos suas.

no momento sem idéia para perguntas, pois perguntaram já o que eu tinha em mente hehehehhee

[]'s
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior