DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: SERGIO BRANCO

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2011 7:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Respostas Sergio Branco:

Olá, Barda,

Considero toda concorrência salutar, pois só assim vc consegue sempre evoluir. No caso da Digital Photographer, que é um licenciamento, ela é bem-vinda, pois mostra um estilo diferente de fazer revista, à inglesa, e quem ganha com isso é o leitor. Fotografe já um revista com estilo próprio, 100% feita no Brasil por profissionais brasileiros para fotógrafos brasileiros. A chegada da concorrente em nada afetou nossas vendas. Ao contrário: vivemos um momento único de expansão em 2010 e o ritmo vem sendo mantido em 2011. Nunca a revista vendeu tanto, basta acessar os dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação), que é o órgão que audita as tiragens e vendagens das editoras sérias.

abração

Sérgio Branco

Olá, Aline, Obrigado.

Olá, Paulo.

Bem, é preciso ver se a quantidade de informações na internet tem qualidade. Nosso tratamento de conteúdo é jornalístico, direto, objetivo e totalmente independente. Isso nem sempre se encontra na internet. Fora isso, há muita bobagem postada na internet também em relação à fotografia. E mais: tem gente que pirateia o nosso conteúdo e coloca na internet como se fosse seu. Claro, há bons sites e bons blogs sobre fotografia. Isso só faz o mercado crescer.
O que sinto é que as pessoas ainda querem ler bons textos e ver fotos publicadas na revista. Fotografe só vem crescendo esses anos todos e teve um grande avanço em 2010, mesmo com a concorrência de outras revistas e da internet. O que Fotografe faz é tentar atender as expectativas dos seus milhares de leitores e nisso a internet é uma ferramenta importante, pois é através dela que o leitor de comunica com a revista. Nosso conteúdo, por exemplo, está no iPad (a Editora Europa, aliás, foi a primeira do Brasil a colocar conteúdo de suas revistas no iPad), o que nos permite usar uma nova mídia que é o futuro da revista.
Enfim, as revistas estão aí crescendo e sobrevivendo, apesar de todas as previsões negativas de anos atrás. Há até um questão cultural de folhear uma revista, ver a foto impressa. O nosso leitor tem seu Flickr e publica as fotos que quiser na internet. Mas o tesão dele é ver a foto sair da seção Revele-se, que é disputadíssima.

abração.

Olá, Mauricio.

Sim, fazer revista no Brasil é difícil e exige muita atenção ao que o leitor está necessitando ou pedindo. É longo o caminho até vc acertar uma fórmula que atenda à maioria dos leitores. É bem diferente de vc receber uma fómula pronta, com o design da arte já definido e textos que só precisam de uma boa tradução. Por isso, concordo com vc, tivemos altos e baixos ao longo desses 15 anos de estrada. Tivemos que decobrir a nossa própria receita e isso leva tempo. Creio que hoje temos uma boa receita, que aqui e ali precisa sempre de um tempero a mais ou a menos. São poucas as revistas segmentadas brasileiras que conseguem chegar aos 15 anos de vida. É uma vitória, sem dúvida, e o leitor é a fundação principal desse alicerce que foi construído com dedicação, seriedade, independência, ética, erros e acertos.
abração

Sérgio Branco

Flávio Bravim
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2011 8:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bela entrevista Sérgio,

Eu tb sou apaixonado por motos e lembro bem de vc com o Josias e Mário a algum tempo atrás.
Sobre a FM sou assinanante a muito tempo e foi com ela que aprendi muita coisa,vou guarda-las todas da minha coleção para meu filho de 5 anos quando quiser pesquisar sobe qualquer artigo.

Abs yeah yeah yeah

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2011 9:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Essa seção do DGF está cada dia mais "quente", trazendo pessoas super nota 10 para compartilhar suas experiências e conhecimentos. Parabéns ao staff do DGF pela criação dessa seção.

Sérgio, fiquei muito feliz com a sua entrevista, pois trouxe de volta à minha memória diversas etapas da minha vida. Tenho quase sua idade e foi graças à Editora Europa e a Revista do CD-ROm, alguns anos atrás, que eu atravessei sem problemas a transição da era do papel para a digital. O conhecimento que eu adquiria pelas dicas da revista se refletia positivamente na minha carreira na Empresa, já que eu passava a dominar novos conhecimentos enquanto os meus colegas permaneciam relutantes em aprender sobre novas formas de trabalho.

E ainda é assim com a fotografia. Sou assinante e colecionadora das duas revistas e elas me inspiram e me ensinam o tempo todo. Adoro a Viaje Mais, mas minha assinatura venceu e eu esqueci de renovar.

Além de aprender com a T&P, a Fotografe é crucial para se conhecer as novidades do mercado e novos equipamentos e escolher o mais adequado, já sabendo o que esperar dele positiva e negativamente.

Eu já fui uma das "ilustres" desconhecidas entrevistadas pela Fotografe. A Lívia passou um dia no autódromo de Interlagos comigo, e eu, como sempre, muito tagarela, repassando milhões de informações ao mesmo tempo, correndo de um lado prô outro, e fiquei pasma como ela sintetizou tudo, pinçou o que era mais interessante e fez uma matéria super legal.

Até hoje ainda sou abordada pessoalmente ou virtualmente por pessoas me perguntando se eu sou a mesma Silvia Linhares da matéria da Fotografe.

Vou replicar aqui um trecho da minha entrevista aqui no DGF.

Citação:
10 - Em uma das edições da Fotografe Melhor (Ed. Europa) você foi um dos destaques. Fale-nos sobre essa oportunidade e quais as consequências dessa exposição para seu trabalho.

Foi na edição de dezembro/2009. Vou reproduzir um trecho que postei no Clube DSLR - Ex-integrantes do Clube Canon Série S/SX

"A mudança com a reportagem na Fotografe se deu em dois patamares, um interno e outro externo. Comecei a sentir mais segurança no meu desempenho e vontade de ir além. De repente eu não estava mais ali só por hobby, eu criei uma responsabilidade para com os meus seguidores na web e no mundo automobilístico. E também vi que tinha muito que caminhar. E tenho ainda...

O respeito e admiração aumentou no meio, eu não era mais considerada só mais uma aventureira ali, mas um par com talento e disposição, ou para os mais infelizes, mais um concorrente, um adversário. Alguém que poderia roubar seus clientes. ..."

--------------------------

Orgulhosamente posso dizer que no próximo fim de semana estreio como fotógrafa oficial de uma categoria de automobilismo que está sendo lançada no Brasil pela Mercedes Benz.

De uns meses para cá, ampliei o meu foco na fotografia, do automobilismo às aves...eu me tornei uma "birdwatcher", e foi com base na entrevista do L C Marigo em uma das últimas Fotografe que me inspirei para escrever o prefácio do meu Blog Pessoal. Saboreei cada dica dele sobre a natureza. E a última Fotografe, então, que legal deparar com matéria feita com meu mestre Miguel Costa Jr. a quem citei quando fui entrevistada aqui.

Citação:
5 - Quais fotógrafos que te influenciaram, e o porque?
Quero citar o meu fotógrafo preferido no mundo automobilístico chamado Miguel Costa Junior. Ele sabe tudo, é um gentleman, e fotografa muito...mas muito mesmo...ele faz fotos inusitadas e tem uma humildade incomum para alguém com a capacidade dele.

Enfim, parabéns a você e equipe por esse trabalho maravilhoso voltado ao mundo fotográfico.

Em casa AMAMOS motocicleta. Temos uma 7 Galo 1975.

E essa é nossa cadelinha num encontro de motos...parecia estrela de cinema. Todo mundo queria fotografá-la.

Image
Naná no Encontro de Motos Antigas no Patio do Colégio por Silvia Linhares, no Flickr

Mas vamos às perguntinhas:

Como você está se virando sem a Lívia que está envolvida com a chegada do filhote?

Como é gerenciar várias revistas ao mesmo tempo? Você é centralizador ou delega com facilidade a decisão sobre o que vai ou não ser publicado?

xande_mike
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 17, 2011 11:42 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Leio FM e T&P.

Muitos fotógrafos se comportam como mágicos. Eles não divulgam seus segredos e monopolizam o conhecimento. Na revista Técnica e Prática são mostrados vários truques, idéias e técnicas que nos ajudam bastante.
A minha pergunta é: Vcs tem algum projeto de fazer algo em vídeo? Os fotógrafos não fazem muito DVD por medo da pirataria, porém se fosse vendido em uma revista com um preço acessível acho que seria viável. O que acha? Wink

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 17, 2011 3:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Respostas do Sergio Branco:

Olá, Carmen.

Muito gentil a sua mensagem. Tornamos os nossos testes mais profundos justamente para atender leitores como você.

Um forte abraço.

Olá, Flavio.

Como você lembrou do Josias Silveira, uma dica: ele acabou de lançar um livro aqui pela Editora Europa. Chama-se "Sorvete de Graxa" e narra as muitas histórias de bastidores desse veterano jornalista no mundo das motos e dos carros.

Um forte abraço

Olá, Sílvia.

Bem, a Lívia logo estará em casa com o seu bebê, o Enzo. Está na reta final da gravidez, com barrigão enorme andando aqui na redação. Com isso, o Diego Meneghetti passará mais tempo na redação durante a ausência dela, já que vem para a redação apenas uma semana por mês. O Érico Elias também voltou dos estudos de fotografia em Arles, na França, e retomou a posição de colaborador fixo, o que ajuda muito também.
Quanto a gerenciar duas revistas mensais e uma bimestral (fora livros e edições especiais), é tudo uma questão de planejamento. Sou bem organizado e delego muito, não sou nada centralizador. Na edição final, claro, fico mais atento. Mas minha equipe tem excelentes profissionais e todos sabem cumprir suas tarefas com eficiência e no prazo estipulado.
E agradeço o seu depoimento de como Fotografe pode auxiliar na carreira de um fotógrafo pouco conhecido. Essa é uma das missões mais importantes da revista e fico orgulhoso que só quando alguém desponta com a nossa ajuda.

Um forte abraço

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 17, 2011 5:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Resposta do Sergio Branco:

Olá, Xande_Mike

O plano de encartar DVDs existe. O problema é o preço, já que gerar 60 mil DVDs tem um custo bem alto e não dá pára subir muito preço da revista em função disso. Uma alternativa é buscar patrocínio para os DVDs de forma a não alterar o preço da revista. A produção de conteúdo de um DVD, com qualidade, também não é barata. Temos feito essas contas há pelo menos dois anos e ainda não chegamos a uma solução. Mas o projeto existe.

abração
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior