DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Ameaça a atividade dos fotógrafos e liberdade de imprensa

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder
Autor Mensagem

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Seg Jun 06, 2011 11:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Digiforum recebeu solicitação do fotografo Luis Claudio Marigo, no sentido de divulgar amplamente ato em que o ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, propõe estabelecer uma instrução normativa que vai restringir drasticamente a possibilidade de se fotografar em Parques e Unidades de Conservação Ambiental da União.

O artigo que ameaça a atividade dos fotógrafos e até a liberdade de imprensa é o seguinte:

Art. 4š A atividade de captação de imagens associada a matérias jornalísticas sobre ocorrências ou fatos eventuais na região da Unidade de Conservação deverá ser objeto de autorização direta pela chefia da Unidade de Conservação.

Ou seja, quando estivermos em um Parque Nacional, numa Unidade de Conservação, não poderemos simplesmente sacar nossas câmaras e fotografar. Se virmos um belo pássaro, uma bela paisagem, um desmatamento ou uma queimada, teremos de nos submeter a um procedimento burocrático para acionarmos o obturador; e, sabe-se lá quando isso será desembaraçado.

Se não nos mobilizarmos; e, essa instrução Normativa for aprovada, dificilmente teremos a satisfação de apreciarmos ou fazermos fotos como essa que o Marigo fez no Parque Nacional do Itatiaia - Agulhas Negras:

Image

Abaixo, transcrevemos o email encaminhado pelo Marigo ao Digiforum:

Luis Claudio Marigo escreveu:

Prezados colegas fotógrafos,

Estamos num momento importantíssimo para resolver o impasse que o ICMBio provocou com a exigência de autorização para fotografar nas unidades de conservação federais e sua tentativa de controlar nossas fotografias. POR FAVOR, leiam essa mensagem com atenção, respondam à consulta pública que o ICMBio está fazendo através de seu site institucional.

Participem!

Divulguem através de suas redes sociais, através de foto-clubes, através do WIKIAVES, através de qualquer meio. Quanto mais fotógrafos participarem e responderem à consulta pública, maiores serão nossas chances de o ICMBio refazer favoravelmente essa instrução normativa.

Escrevi um documento sobre essa questão e a AFNatura ­ Associação de Fotógrafos de Natureza publicou-o em seu website: http://www.afnatura.org.br/fato/66

Por favor, leiam-no (está anexado aqui também). Ele contém reflexões importantes para se pensar sobre essa questão e responder à consulta pública.

No dia 1º deste mês, o ICMBio ­ Instituto Chico Mendes para a conservação da Biodiversidade, colocou sua minuta da instrução normativa para regulamentar o "uso de imagens de unidades de conservação federais" em consulta pública e essa instrução normativa é uma loucura. Atenta até contra a liberdade de imprensa, o direito autoral, e sei lá mais o que! Vejam a consulta pública aqui:

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/998-aberta-consulta-publica-sobre-captacao-de-imagens-das-unidades-de-conservacao-federais

Vejam o artigo que ameaça a liberdade de imprensa:

Art. 4š A atividade de captação de imagens associada a matérias jornalísticas sobre ocorrências ou fatos eventuais na região da Unidade de Conservação deverá ser objeto de autorização direta pela chefia da Unidade de Conservação.

Já pensaram ? Um fotógrafo ter que pedir autorização para fotografar, durante uma matéria? E se o gestor não der a autorização, ou demorar para dá-la?

Um abraço,

LC Marigo

Editado pela última vez por Celso Rogerio em Ter Jun 07, 2011 12:05 am, num total de 1 vez

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
    Eu moro aki!

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 12:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O DigiForum apóia todas as iniciativas de combater tentativas de restrições a fotógrafos e imprensa. A restrição induz à formação de monopólio e domínio de interesses por grupos fechados, enquanto que o verdadeiro objetivo da fotografia de natureza é disseminar as belezas e virtudes de nossa terra de maneira democrática e ética por fotógrafos profissionais e amadores.

Convidamos a todos que participam em nossa comunidade a responderem a consulta pública. yeah

WalbronSp
    Usuário Senior
    Usuário Senior

Avaliações Positivas45

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 1:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Artigo infeliz do legislador, vejo que se refere à materias jornalisticas, agora deve esclarecer quais são as ocorrencias ou fatos eventuais. Caso seja a proibição de se fotografar e divulgar o mau uso dos recursos naturais, queimadas etc... para mim seri totalmente inconstitucional este artigo, pois a impressa deve ser livre.

Walbron Siqueira´s

Fiat lux

Marcos Borges Filho
    Veterano DigiForum
    Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 3:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal,

É só clicar no link que segue abaixo para ter acesso ao formulário que o ICMBios disponibiliza.

Em janeiro desse ano, fui à festa de formatura de minha filha, e só porque eu estava com uma t2i, passei pelo constrangimento de ter sido impedido de fotografá-la e fotografar minha família.

Se deixarmos essa instrução normativa passar, quando quisermos visitar algum parque nacional, e se pretendermos fotografar por lá (mesmo que seja nossa família) teremos que enviar uma solicitação em formulário próprio, com uma antecedência mínima de 20 dias. O mais interessante é que só nós temos obrigações, pois o legislador só imputa prazos para nós. As "autoridades" dos parques não têm prazo para responder nossas solicitações. E como bem sabemos como é "ágil" o serviço público...

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGo5aldVU1M4QnJfU3FSSWtGNUVYREE6MQ&ifq

Herculano
    Usuário Senior
    Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 7:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nossa Democracia, liberdade de ir e vir, está acamada ......

Ruria
    Usuário Participativo
    Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 8:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Apoio totalmente a iniciativa do nosso amigo Luis Claudio Marigo e a da Adm. do DG por vincular na mídia.
    Sou aventureiro e fotógrafo amador, passo a maioria de meu tempo vago nos Parques Nacionais, principalmente o do Itatiaia que é meu "quintal".
    Não consigo pensar na hipótese de pedir autorização para fotografar as belas paisagens, fauna e flora aqui do Parque. Seria inviável qualquer tipo de divulgação, eu ter que pedir autorização 20 dias antecipado. Onde estaria o direito básico de ir e vir de nossa constituição? Só faltam pedir cache das fotos.

Vou divulgar essa IN na minha faculdade e contatos, creio que o pessoal dos cursos de Biologia e Eng. Ambiental também não concordarão com essa idéia.

Vamos passar a frente!!! yeah

Eduardo Buscariolli
    Mega Participativo
    Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 9:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigos foristas, se ainda existe alguém que eventualmente possa pensar que as instruções normativas do ICMBIOS não lhe afeta, sugiro re-pensar isso.

Ainda que eu não frenquente parques ou reservas biologicas, vejo aí uma tentativa formal de bloquear uma liberdade individual, portanto é digna do nosso repúdio.

Celso Rogerio , embora tardia, essa bola já está rolando a algum tempo, sua atitude de botar o DF no jogo é muito apreciada. yeah

Marcos Borges Filho
    Veterano DigiForum
    Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 9:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Pessoal,

olhem outro absurdo... Vejam o que temos no parágrafo 5 do cap. 9

§ 5˚ Ao final da produção deverá ser entregue cópia do material conforme termo de cessão de uso não comercial para a Unidade de Conservação e para a Assessoria de Comunicação do Instituto para inclusão em seu acervo.

Já pensaram... Tiramos nossas fotos. Muitas pessoais, e teremos que deixar uma cópia com eles...

Outra coisa... Como faremos esas cópias? Quem imagina que em cada parque público vai ter equipamento onde podemos fazer as cópias? Como sempre eles só nos atribuem responsabilidades, a deles é só inventar impostos e restrições a direitos.

Eduardo Buscariolli
    Mega Participativo
    Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 10:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A propósito, como podemos responder a essa consulta púlbica?

Marcos Borges Filho
    Veterano DigiForum
    Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 11:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eduardo Buscariolli,

É só clicar no link que segue abaixo para ter acesso ao formulário que o ICMBios disponibiliza.

Não é obrigatório preencher todos os campos.

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGo5aldVU1M4QnJfU3FSSWtGNUVYREE6MQ&ifq

Eduardo Buscariolli
    Mega Participativo
    Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 11:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho escreveu:
    Eduardo Buscariolli,

Não é obrigatório preencher todos os campos.

Marcos, o esse formulário é onde se propõe alternativas ao texto original do ICMBios. Até onde entendi, não se presta para manifestar discordância ao termos propostos. Ou não?

Marcos Borges Filho
    Veterano DigiForum
    Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 11:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eduardo Buscariolli, nesse formulário você pode ir colocando suas observações parágrafo por parágrafo da instrução normativa. Ao final tem um campo para "Outras Observações"... E aí é só se deleitar e dizer o que pensa...

R.A.Tesch
    Usuário Senior
    Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 3:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Não sou a favor de liberdade total e sou a favor de restrições sim, mas nesse caso acho ridículo e pra mim isso não vai vingar. Shocked d'oh! RollEyes

Eduardo Buscariolli
    Mega Participativo
    Mega Participativo

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 5:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

R.A.Tesch escreveu:
    Não sou a favor de liberdade total e sou a favor de restrições sim, mas nesse caso acho ridículo e pra mim isso não vai vingar. Shocked d'oh! RollEyes

Na base do respeito ao tópico e você: não seria mais interessante liberdade com responsabilidade? Porque quando apoiamos algum tipo de restrição, podem ser que em um momento essas mesmas restrições nos sejam impostas.

Spy
    Usuário Novo
    Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Jun 07, 2011 11:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Por favor alguem escreva que isso é uma pegadinha do malandro!! RAHHHHHHHH!!!

Que coisa ridicula !!! sem base , sem noção, sem sentido !!!

Só no brasil mesmo os caras tem a cara de pau de propor essas idiotices e descabimentos !!! A gente tem que entrar no link e fazer valer a nossa opiniao contra isso!!!

Depois que aceitarmos isso , eles vão querer cobrar por foto clicada nos parques e por ai vai...................

Nos impoem cada vez mais responsabilidades, impostos, taxas, e nos aqui feito burros de carga trabalhando para sustentar esses Legisladores Incompetentes (para ser educado com o forum!)

Tenha paciencia !! Estragou minha noite ler isso !!!

Boa Noite.
    Mostrar os tópicos anteriores:      
    Publicidade
    Parceiros DigiForum
    Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder

Ir para:   

ao menos uma das palavras
    todas as palavras
    frase exata

Receber rss deste tópico
    Exibir próxima mensagem
    Exibir mensagem anterior