DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: CARLUBA

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2011 5:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Afonso, muito obrigada!
Pretendo participar do PhotoAves, sim, mas preciso antes organizar melhor meu tempo por aqui. Obrigada pelo convite. Já bisbilhotei o seu PhotoAves várias vezes e também algumas vezes vendo seus duelos lindíssimos.
Bom, não sei bem o que é essa "nova onda" de fotografia de aves, mas imagino que esteja relacionado aos grupos de observadores de aves que vem aumentando cada vez mais.
Se fotografia de aves pode ajudar na presenvação das espécies? Eu acredito que sim, pois imagino que quanto mais pudermos mostrar as belezas das espécies para mais pessoas, mais e mais gente irá se "apegar" aos penosinhos. E gostando mais deles, pela lógica, mais irão ajudar a preservá-los.
Eu percebo que as pessoas em geral gostam de fotos de aves e as admiram bastante e percebo também que nas redondezas por aqui mais gente está colocando comedouros e bebedouros para as aves e os que conheço tem o cuidado necessário com a higienização também. Parece-me que, aos poucos, começa a aumentar a conscientização em geral. Claro, ainda levará muito tempo para que chegemos a ter um nível de conscientização desejável. É de pouquinho em pouquinho que chegaremos lá. E a observação de aves e fotografia (divulgação) e acredito mesmo que pode contribuir para isso. yeah

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 9:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma questão do Luis Claudio Marigo:

Querida Carluba,

O que se passa na sua cabeça quando você está procurando oportunidades de fotografar? Isto é, como é o teu processo criativo na hora de fotografar?

Um beijo,

LC marigo

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 11:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Carmencita, você deve estar se sentindo muito honrada nada menos que Luis Cláudio Marigo ler sua entrevista e fazer perguntinha prá você!

Minha querida amiga, já que estamos falando muito de aves, eu lembro que no ano passado, você ficou muito frustrada com o concurso Avistar Brasil 2010. Lembro de você comentar algo em Ubatuba quando vimos as fotos vencedoras em uma exposição junto com o Carlos Rizzo.

Você pode nos contar o porque disso e postar as fotos com as quais v. participou?

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 9:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho para LC Marigo:

Obrigada por ler minha entrevista e me fazer essa pergunta!
Geralmente procuro oportunidades para fotografar quando me é possível ficar pelo menos umas duas horas fotografando, porque não serão “alguns” cliques que irão me satisfazer a vontade de fotografar. O que passa pela minha cabeça, especialmente quando saio para fotografar a natureza, é que vou encontrar um momento, uma situação, um hábito na fauna, ou mesmo um belo retrato na flora, que valerá por todas as saídas fotográficas que já fiz. Isso ainda não aconteceu, mas já teve algumas fotos que me deixaram muito satisfeita. E, por incrível que pareça, as fotos que mais gostei eu não planejei fazer, não precisei de nenhum processo criativo. Foi estar na hora certa, no lugar certo, diante de algo que eu gosto muito de fotografar.
Como, por exemplo, este trio de biguás (Phalacrocorax brasilianu) tomando sol e dois deles com as asas abertas e viradinhos para o lago, no Zoobotânico, em Joinville/SC. Nesse dia eu saí para exercitar fotografia em planos, que era um exercício para a extinta sala de estudos fotográfios. Quando vi a cena dos três ali, fui chegando muito devagar, pé por pé, até que conseguir enquadrá-los na minha Sony R1, que não tem uma lente tele. Antes dessa foto eu não sabia que essas aves tinham o hábito de ficar se secando ao sol. Foi em otubro de 2008.

Image
DSC02309A por carluba, no Flickr

Outra foto não planejada, cujo processo criativo foi totalmente das capivaras... rs...
Dediquei esta foto a Ricardson Williams, meu mentor em street phtography, e a ele eu disse que esta foi a minha melhor fotografia de rua.

Image
IMG_9414_S5 por carluba, no Flickr

Por outro lado, tem fotos que planejo bem e fico esperando a oportunidade do clique para determinadas situações, como esta do joão-de-barro. Ouvi, de longe, ele cantando. Aproximei-me e esperei ele reiniciar a cantoria para flagrá-lo assim nessa pose.

Image
IMG_5833_T por carluba, no Flickr

Não sei bem qual a razão, mas eu gosto de conversar com pássaros, especialmente beija-flores, e com borboletas. E parece que eles me entendem ou sentem que eu gosto muito deles. Não é difícil para eu pegar uma borboleta na mão e fazer uma supermacro com uma compacta, como a da página 2 desta entrevista, ou esperar uma pose do beija-flor tomando sol na minha sacada, como a da página 1.
Em síntese, posso dizer é que sou capaz de ficar duas horas inteiras atrás de uma borboleta ou esperando por um beija-flor.
Se não fosse meu sério problema com alergia de insetos e o medo de cobras (acho que jamais vou conversar com uma cobra!), passaria dias e dias numa mata para observar e fazer fotos da fauna e da flora.

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2011 10:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares, eita memória de elefante a sua! Até dessa conversa você lembra!
A frustração não está relacionada às fotos que ganham os prêmios e menções honrosas. Muita pretensão seria a minha achar que minhas fotos fossem melhores.
Na verdade, eu não fiquei frustrada com o Concurso Avsitar 2010, mas com o que consta no edital. É que o edital é bem claro que as fotos não devem ter praticamente nada de pós-edição e, ao ver as fotos campeãs, visivelmente se percebia o tamanho tratametno nas imagens. Aí comentei com o Carlo Rizzo, dizendo-lhe que era frustrante enviar as fotos "cruas" para cumprir o edital e deparar-se com fotos vencedoras bem editadas.
Então ele me disse que as fotos são escolhidas sem serem editadas e que depois, para publicação são feitas as edições necessárias para melhorar a imagem.
Até aí tudo bem, mas eu disse na ocasião (e penso assim) que isso deveria constar no edital justamente para não frustrar os participantes.
Isso também já acontecia com o concurso Itaú BBA, com fotos de natureza, árvore e plantação florida.
Eu sempre enviava fotos para esses concursos, mas não participo mais por isso.

E as fotos (ufa! depois de muito procurar, encontrei!) que enviei em 2010 foram estas (3 na categoria primeiras aves e três na de melhor registro:

1 - pomba chocando

Image
IMG_2421a por carluba, no Flickr

2 - quero-quero se alimentando

Image
IMG_2021a por carluba, no Flickr

3 - Beija-flor espiando a fotógrafa

Image
IMG_0835a por carluba, no Flickr

Primeiras aves:
4 - Coruja buraqueira

Image
IMG_1867a por carluba, no Flickr

5 - pose do beija-flor

Image
IMG_1585a por carluba, no Flickr

6 - filhote no vento

Image
IMG_0887A por carluba, no Flickr

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 8:05 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

carluba, Vixi, memória de elefante nada, se não eu lembrava o que tínhamos falado sobre esse assunto. Esse ano eu questionei o Guto (Avistar) e foi dito que podia saturar, cropar, mexer na exposição, balanço (edições básicas) só não pode alterar a foto...tipo retirar um incluir um elemento no PS. Até porque a maioria fotografa em raw que é o modo cru, e obrigatoriamente tem uma pós-edição e o arquivo raw é a prova de que como a foto foi feita na real, caso necessário.

Esse filhote no vento, merecia pelo menos uma menção. A foto ficou estupidamente linda. Sabia que a Mônica Ruiz, nossa companheira do Plano Tuituiu foi a única mulher a receber uma menção honrosa no Avistar 2011! Eita panelinha. Estamos sem representaividade no pedaço. 2012 que nos aguarde!

O OctávioSales ministra curso de pós edição avançado, chegando a ensinar como alterar elementos da foto, o que eu não aprecio. Mas tenho certeza que não foi esse o motivo dele ser o primeiro colocado no Avistar 2011. A foto é bonita, tanto quanto a do Luis Claudio Marigo que ficou em segundo. Aliás só tinha fotão participando, e algumas até merecedoras do prêmio. Os critérios que norteiam o processo de escolha é personalíssimo, e não dá para imaginar o motivo de porque essa e não aquela...

Aproveitando a deixa: nunca coçou o dedo para tentar fotos em raw?

Confesso que a pós-produção é um dos "meus baratos"....Eu gosto muito. Mas em geral só mexo nas configurações básicas.

Agora, minha amiga, essa das Capivaras é Nat Geo.

Aba
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 4:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Por gosto pessoal, as capivaras / João de barro / e a 6, são dignas de qualquer revista especializada em aves. =D> =D> =D> yeah

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2011 8:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares, obrigada por achar que o filhotinho merecia uma menção honrosa, mas eu sei que devo melhorar muito a qualidade de minhas fotos antes de ter a chance de ganhar alguma coisa com elas. Por ora, só relax.

Citação:
Aproveitando a deixa: nunca coçou o dedo para tentar fotos em raw?

Já tentei fotografar em RAW logo que comprei a T1i e desisti. Depois fiz algumas em RAW quando fui com vcs para Ubatuba (ainda não converti as fotos!), mas, como eu disse, para aquilo que faço e preciso, RAW ainda não me fazia falta e que dia desses eu entro no mundo RAW. Então, digamos que, mais precisamente ontem, depois de umas aulinhas via sKype com o AlexandrreS, eu comece a fotografar em RAW. Vamos ver se agora pego jeito e gosto. Como sempre fotografei com compactas e não tinha a possibilidade de fotografar em RAW com elas, habituei-me a fotografar em JPEG.

Quanto às capivaras, penso em planejarmos fazer uma foto como essa. No acaso foi tranquilo fazer a foto, mas esperar por um trio desses atravessar a rua perto da placa é que será um desafio e sorte. A menos que a gente as encante e vá conversando de pertinho até que elas resolvam se posicionar para uma foto Mr. Green Mr. Green É como eu disse: estar na hora certa, no lugar certo.

Aba, obrigada, amigo! Fico feliz que tenha gostado das fotos. yeah

ricardsonwilliams
Mod Manager Digiforum
Mod Manager Digiforum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2011 10:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

carluba, Ola tudo bem? Fiquei muito feliz e saber que foi entrevista e te conhecer um pouco mais! Por falta de tempo nao consegui vir aqui deixar os meus parabéns e uma pegunta também.

1 - Atualmente o que mais gosta de fotografar? Digo, quando vc vai fazer uma saida o que pensa em fotografar? Digo cenas e tal.

Parabéns novamente!

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 11:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ricardsonwilliams, está tudo bem! Obrigada!
Atualmente o que mais gosto de fotografar? O que penso em fotografar numa saída fotográfica?
Bom, o que mais me dá prazer em fotografar são mesmo os pássaros, mais especificamente os beija-flores. Mas os que tenho fotografado não preciso fazer uma saída fotográfica: vou até a minha sacada e me encanto com eles. Aí quando penso que fiz a foto mais bela de um deles, vem outro e consigo algo que gosto ainda mais. Ontem, por exemplo, fotografei o beija-flor tesoura em diversas poses e gostei muito do que fotografei.
Como estas:

Image
IMG_5869_T1i-crop por carluba, no Flickr

Image
IMG_4586_SX30 por carluba, no Flickr

E este outro dias atrás em que quis compor com a vista que tenho daqui da minha sacada e ganhei esta bela pose (claro, depois de muitas tentativas... rs..).

Image
IMG_4546_SX30 por carluba, no Flickr

Todavia, em saídas fográficas, depende bastante do meu propósito. Se saio com intuito de macrofotografia, fico procurando assuntos entre as folhas, flores e galhos. Como nesta foto:

Image
IMG_4380_SX30+Raynox por carluba, no Flickr

Se saio com intuito de fotografar paisagens, procuro uma cena que possa me dar uma composição diferente e que eu goste. Por exemplo, esta:

Image
IMG_0074_T1i por carluba, no Flickr

Quando estou viajando, as cenas que mais gosto de fotografar são aquelas em que posso compor um quadro com algum assunto que me faça lembrar do local, mesmo sem fazer uma legenda.
Como esta do Jardim Botânico, Curitiba/PR:

Image
IMG_1213_JB_Ctba_SX30 por carluba, no Flickr

E estas em Zaase Schans, na Holanda. Aliás, estas fotos eu planejei fazer desde quando estava fazendo o roteiro de viagem. Tinha visto fotos do local e fui lá para conhecer e, esepcialmente, para fazer as fotos dos moinhos. Aliás, tinha prometido para o Marcos Borges Filho que desta vez fotografaria moinhos na Holanda. Em 2009, quando estive por lá não tive a oportunidade de fotografá-los.

Image
IMG_3942_Zaanse Schans por carluba, no Flickr

E a vila, com casinhas bem tipicas, também em Zaanse Schans:

Image
IMG_9390_Zaanse Schans por carluba, no Flickr

Image
DSC04078 por carluba, no Flickr

Aba
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 1:59 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esses beija-flores sempre estão em poses pra voce, a foto nuca se repete, parabens pelas lindas capturas. =D> =D> =D> =D> yeah

Silvia Linhares
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 7:38 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

carluba, Suas fotos de aves encantam pela forma que v. as consegue. Deduzindo, temos você como uma fotógrafa eclética, ou seja, completa. Com isso você amplia, mesmo sem perceber seu conhecimento geral da fotografia. Todos nós temos fases, plagiando mais ou menos algumas palavras de Cecília Meirelles, fases de fotografar isso ou aquilo. Mas você, querida amiga, sempre fotografa um pouco de tudo em todos os momentos, não deixando nada a escapar das suas viagens.

Sei que seu tempo é curto, mas suponhamos que v. fosse fazer um curso de fotografia agora. O que você gostaria de cursar?

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 12:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aba, obrigada! A cada dia mais, mais eu me encanto com os beija-flores. Dizem que eu sou "encantadora de beija-flores", mas, para mim, eles é que são "encantadores da Carmen". yeah yeah
Hoje, estavam 3 deles bebericando e pulando nos galhinhos na sacada e eu não os fotografei. Fiquei apenas observando como se comportavam com a minha presença. Se eu chego de mansinho e nada digo, eles ficam um pouco por ali e voam, mas se converso com eles num tom tipo "mamãe" eles ficam por muito mais tempo e me olham de ladinho, virando o pescocinho. Será que algum dia teri um deles na minha mão apra fazer um carinho? Think Think Think

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 1:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Silvia Linhares,

Citação:
Sei que seu tempo é curto, mas suponhamos que v. fosse fazer um curso de fotografia agora. O que você gostaria de cursar?

Ainda que meu tempo seja curto, se eu tivesse um bom curso de fotografia aqui em Joinville, eu sacrificaria outras coisas para fazê-lo.
Num curso de fotografia eu gostaria de aprender mais sobre fotografar pessoas, já que é o que mais tenho dificuldade ou pouca prática. E nisso aprender mais sobre luzes e sombras, uso de flash, rebatedores e difusores. E também gostaria de aprender mais sobre os comandos das câmeras. Acho que muitos recursos das câmeras ficam obsoletos por pura falta de saber lidar com os comandos das câmeras. Os manuais ensinam como fazer os ajustes e setar, mas não ensinam quase nada o quanto mais ou o quanto menos ajustar para determinadas situações de fotografia. yeah

E, sim, numa viagem ou em qualquer lugar estou sempre muito atenta às coisas e momentos.
Nesta foto, por exemplo, eu já tinha subido as escadas todas da Notre Dame de La Garde, em Marseille (França) e vi esta estátua "Silêncio" e percebi que Fernando, meu amrido, estava subindo. Desenhei a cena na minha mente e consegui este único click sem ele perceber. É como se algo maior que eu pudesse, enfim, dizer: "Silêncio, Fernando!"
Coloquei esta foto no meu fotolivro da Costa Azul, justamente com o texto "Silêncio, Fernando!".
Se eu consigo captar algo e ainda associar a uma cena que possa fazer história particular, eu gosto demais! Especialmente se o retratado não percebeu a minha intenção.

Image
IMG_0255_Sx200_SE por carluba, no Flickr

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 11:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Carluba, parabéns pela entrevista e pela simpatia, mostrada nessas páginas e nos relatos dos colegas, =D>

Hj em dia vemos uma profusão de fotos na net, qual a importancia das redes sociais e foruns na fotografia, tendo em vista que a grande maioria usa esses meios ???

abs
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior