DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: IGOR COLTRO

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 11:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hermano S. Maior, valeu cara!

Aqui na minha cidade ainda não acontece essa nova moda, mas aqui na região é comum sim, principalmente em Ribeirão Preto. Pra faciliar a noiva contrata uma unica empresa que faz tudo e nesse caso, todo mundo fica com orçamento "sucateado" por causa desse "acordo".

Fazer parcerias é fundamental, mas tem que avaliar até que ponto ela é saudável. Já tive uma vez proposta de fotografar formatura entregando TUDO pra eles (Eles dão cartão de memo deles pra vc não desviar eles e recolhem no final da festa) e te pagam 200 pila por evento, onde vc leva todo equipo seu. Muita sacanagem pra depois eles ganharem muito em cima disso.

Vamos encarar isso como uma "moda" de mercado e como gosto de fazer comparativos, pensei que celular hoje faz tudo, filma, faz fotos, faz ligações, é praticamente um computador, mas NADA COM EXCELENCIA.

A mesma coisa acontecerá na fotogragia, as empresas ou mesmo os noivos que buscam a EXCELENCIA, irão contratar fotografos pela qualidade e não pelo preço. Nesse nosso mundo existe fotografo pra todo publico e gosto. Cada um tem que se enquadrar no publico que melhor atende e que mais agrada.

Abração!

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2011 8:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, parabéns pela intrevista, yeah

Com a popularização das cameras digitais, aumentou mt a concorrencia,pricipalmente no setor de retratos,books,eventos...
não é minha prai e gostaria de saber ,qual os eu conselho,pra quem quer se aventurar no setor e sair da mesmice ??

abs

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 8:30 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo, Obrigado cara!

A melhor coisa pra começar é a pratica.. Talves convidando pessoas mais próximas para fazer fotos até você se sentir apto a prática. No começo você pode convidar pessoas que julga bonitas para fazer as fotos (Faça muitas). Como você tem um custo de se deslocar, equipamento, pessoas pra ajudar, etc, tente negociar com a pessoa fotografada. Faça a proposta que ela não irá pagar nada, mas se gostar e querer as fotos impressas, terá que pagar por um valor X (Cobre pouco inicialmente, senão assusta o publico, pelo menos para pegar pratica). Caso ela não queira comprar, vc passa em baixa pra ela o ensaio em um CD. Eu nunca deixo TODAS fotos a disposição, faço a minha seleção antes dela ter acesso, pra evitar que divulgue alguma foto que ficou ruim, mas que ela gostou (Normal isso).

Outra dica é tentar acompanhar pessoas do setor, seja fazendo making of ou de assistente. Mais dificil que fotografar modelos é Dirigir elas.. Não é fácil dar coordenadas a moças que nunca fizeram fotos profissionais.
Não se esqueça de:
- Fazer contrato de uso de imagem (De que adianta fotografar pra portfolio se a moça a qualquer momento pode pedir pra vc tirar as fotos dela da Net devido a falta de contrato);
- Levar maquiadora (É tão bom ela estar no local, pois em externas, a maquiagem começa a derretar rapidamente, precisando de retoques;
- Seja comunicativo. Quanto mais a modelo confiar em você, mais ela vai se soltar e o trabalho fica bem mais interessante.

Abração cara!

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 10:51 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, parabéns pela linda entrevista!
Eu não tenho perfil (por escolha pessoal) pra fotografar pessoas. Não me imagino num estúdio (interno ou externo) fazendo "trocentas" fotos de uma pessoa. Não é o meu chão, mas admiro demais quem faz esse tipo de trabalho. Vejo que vc usa muito de sua criatividade e marca suas fotos com um estilo bem pessoal.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz com maestria! yeah

Uma pergunta: Vo cê dia na entrevista "Meu objetivo seria uma 5D MkII ou sucessora da mesma linha" e, em resposta à pergunta do Peri, você diz que "Equipamento é TUDO............... tudo que você não teria que se preocupar. Pra que ter uma 5D MK II se você não precisa disso, uma rebelzinha já resolveria seus problemas". O seu objetivo "seria" ou ainda é uma 5D MKII?

Pergunto isso, porque eu tenho uma T1i (e gosto muito) e já pensei numa 5D MK II. Agora penso em comprar uma 60D. Não mais que isso porque meus objetivos não são financeiros.

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2011 11:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

carluba, Bom Dia! Obrigado

O Objetivo de uma camera como a 5D MKII é meio que "sonho de consumo mesmo". Quando comprei a 7D, queria uma 5D, mas estava fora do meu orçamento. Queria não porque precisava, mas porque ainda estava naquela fase de achar que equipamento mais caro faz a diferença de um fotografo. Eu particularmente só trocaria minha 7D hoje se fosse necessário ou se o desgaste dela fosse tivesse alto e como a gente pensa sempre pra cima... 5D ou sucessora seria o que se enquadrasse mais.

Eu tenho uma t1i e gosto muitoo. Eventos menores eu to sempre com ela. Antes da 7D usava uma XSI e ela me satisfez por muito tempo, acabei vendendo ela por BURRICE.

Te pergunto, vale a pena você trocr sua camera? Se ela atende, porque não continua com ela mais tempo.. Reflita...
fotografia eu também nunca visei lucro, mas ganhar algo pra manter os custos de troca de equipo ou aquisição de novos, mas confesso que ganhei uma grana legal já com foto, isso "Brincando".

Editado pela última vez por Igor Coltro em Seg Ago 01, 2011 10:03 pm, num total de 1 vez

carluba
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 1:20 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, a idéia não é trocar a câmera, e sim ficar com as duas. Trocar menos vezes de lente é a intenção. Uma tele numa e uma mais GA na outra. Penso que será mais fácil isso do que ficar trocando a toda hora e perder momentos como perco algumas vezes, já que gosto muito de fotografar a fauna.
Não tenho a intenção de obter lucro com a fotografia, Na verdade, nem posso. O cargo que ocupo me impede uma porção de coisar e dentre elas de obter outra fonte de renda como fotografia. Sou funcionária pública Federal. Depois que me aposentar, quem sabe faço uma renda extra com fotografia.

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2011 8:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

carluba, Hummm entendo... ter duas cameras em mãos com lentes diferentes ajuda muito a evitar de perder o momento.. duro é que é taõooo desajeitado kkkkk bom, pode ser falta de costume minha mesmo.

Eduardo Buscariolli
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2011 2:56 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro escreveu:
- Seja comunicativo. Quanto mais a modelo confiar em você, mais ela vai se soltar e o trabalho fica bem mais interessante.

Pessoas como você, que são generosas, conseguem essa empatia facilmente.

Igor Coltro, ehh amigo, que boa entrevista a sua. A gente não se topa mais por aí, nos programas de indio da região, mas acompanho seu trabalho no flickr: rapaz seu trabalho ganhou bastante qualidade.

Uma pergunta: pelo seu flickr, percebo que suas fotos não carregam pós processamento, muito do resultado é fruto de uma boa escolha de iluminação e maquiagem bem feita. É possível falar um pouco disso, dessa preferencia por começar bem - e mais dificil - ao invés de confiar em recursos mais cômodos do pós-processmento?

Um abração

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2011 10:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eduardo Buscariolli, como vai meu amigo? Obrigado!!!

Edu, minha vida mudou muito de uns 4 anos pra cá... viagens pra atender clientes da TOTVS, fizeram meu dia a dia mudar bastante e de certa forma, perder o controle do tempo, até por isso eu sumi da comunidade. Perdi a noção de tempo e infelizmente deixei mtas coisas passarem.

Sabe que ainda tenho bastante contato com o tio_re. Ele sempre me ajuda em casamentos aqui na região e tem feito um excelente trabalho. Bem que a gente qualquer dia desses poderia marcar um pinguim e sair pra fotografar... será um prazer brother... também to precisando fotografar lugares...

Legal que você percebeu bem uma coisa em minhas fotos, a escolha de usar pouco processamento. Desde a época do inicio do digiforum eu sempre fui defensor do não uso do photoshop, mas isso não quer dizer que eu parei no tempo e continuo com essa idéia "velha" Mr. Green
Uso do Photoshop moderado sempre foi o meu lema, mas a maioria das minhas fotos não tem nenhum photoshop, só um tratamento de correção feito na conversão RAW e correção de pequenas imperfeições das modelos. Não gosto de deixar a modelo surreal (Apesar de que as pessoas que fotografo adorariam se ver como nunca foram, perfeitas).

Quem manja muito de PS (que não é o meu caso), deve usar (mas não abusar), pois o uso exagerado tira a originalidade da imagem e o fotógrafo perde seu papel. Divertido é você fazer a foto sair praticamente pronta da camera, observar luz, reflexos, angulos, etc etc.
Não sou radical em dizer que o fotografo não pode corrigir enquadramento ou exposição no LR ou PS, mas não deve ser uma regra. Inclusive uma técnica bem interessante é você corrigir enquadramento via PS de suas fotos que julga ruins para treinar seu olhar na hora do clique (Não to dizendo que de deve consertar e deixar parecer um falso olhar). Com o tempo, você começa a ver tudo enquadrado. lol

Quando usamos muito a tecnologia, ficamos mal acostumados, aí, quando fotografa uma modelo e no fundo tem um quadro (Elemento que dependendo o caso, pode ser retirado de cena), você pensa: Ahhhhh deixa lá que depois eu tiro no Photoshop e isso acaba virando habito pra tudo.

Evitar de fotografar um lado que a modelo tem a perna cheia de manchar dá menos trabalho que passar horas no photoshop para tirar aquelas manchas e correr o risco da foto ficar muito artificial, assim como aprender a observar os defeitos nas modelos e de certa forma omití-los nas imagens fazendo uso de luz (Talves uma super exposição) ou um enquadramento bem pensado. Bom, é isso que penso

Abração.

_fabinho_
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2011 10:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Em uma entrevista assim, é frustrante chegar aqui e ver que não tem mais conteúdo pra ler.

Eu vou fazer uma pergunta então;, eu uso Nikon, e vou pro Paraguay na proxima semana, o que você aconselha, uma 35mm f/1.8 ou uma 70-300 3.5-5.6? Brick wall
Tenho atualmente somente a lente kit da D5000.
Edit:

Vi em seus vídeos, que os tripés que você utiliza para os flashes, são tripés de cameras mesmo, correto? O que é necessário pra poder adaptar a sombrinha nele?
Tenho um tripé assim e uma sombrinha, que até hoje não usei porque não tenho como usa-la.

Abraço e parabéns pelos trabalhos.

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 10:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

_fabinho_,
Infelizmente não vou conseguir te ajudar nesse caso, pois, não conheço lentes de sets nikon com relação a qualidade.

Pense que você está comparando duas lentes totalmente distintas.. uma wide e fixa, a outra tele e zoom. Tudo depende do seu gosto.

Os tripés que eu uso são tripés convencionais, porém, utilizam um swivel para linkar o tripé, sobrinha, trigger e o flash, mais ou menos parecido com esse
http://cgi.ebay.com/SWIVEL-Umbrella-Holder-Flash-Mount-Bracket-Nikon-Canon-/270652423594?pt=Camera_Flash_Accessories&hash=item3f04243daa
Com ele você consegue tudo que precisa pra usar um flash compacto.

Abraço

_fabinho_
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 10:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Igor Coltro, obrigado pela dica.

Cara, fiquei muito impressionado com alguns vídeos de making of, da maneira que algumas gurias conseguem ser tão "ousadas' e naturais nas fotos.

Parabéns.

Barda
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 9:00 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gostei muito da entrevista, gostaria de saber se você investiria hoje uns 15mil reais para comprar equipamentos para montar um estudio ou você acha que esse mercado de fazer book em estudio so vai bem quem é muito conhecido? Logicamente ninguem começou sendo conhecido, você acredita que tendo um estudio montado ,um imovel locado um site na internet, muita vontade de trabalhar teria chance de ter sucesso ou você acha que fotografia é hobby mesmo.

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 9:35 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Barda, Obrigadoo André!

Tudo depende de uma análise de mercado. Você montar um estúdio de qualidade em seu bairro sem saber se há necessidade do mercado é complicado.
Existem muitos fotografos "boca de porco" aí no mercado que cobram valores impraticáveis e que tem qualidade ruim, mas também existe público pra esses caras.. Quem paga muito pouco, esperar muito pouco também...

Pra investir aqui na minha cidade (pitangueiras) eu não faria isso hoje, mesmo sendo mais conhecido, pois o publico que gastaria de 500 a 1000 reais num book é pequeno, teria que começar a atender a região.

A fotografia não é diferente de outros setores de comercio que temos.. Sem analise de mercado é arriscado. Talves o Sebrae te ajudaria a fazer um estudo de caso no seu bairro eim???

Se você puder, porque não vai investindo as poucos e levando em paralelo a sua profissão atual como um hobby. Com o tempo, você vai sentir se o mercado vai ou não absorver o seu trabalho.

Abraço

leandrokt
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 9:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótima entrevista!
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras