DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: VIRGILIO LIBARDI

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

@ZCMESQ
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 9:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi escreveu:
Douglas Soares, o que vou te falar talvez pareça absurdo, mas foi exatamente o contrário que já aconteceu algumas vezes.
Pessoas ligadas ao meu meio de trabalho original não entendem e fazem pouco caso da minha atividade paralela com a fotografia. Sempre ouço piadinhas de mau gosto e inclusive já precisei me desentender por causa disso. Infelizmente.

O único problema que venho enfrentando é nao ter tempo suficiente (por enquanto) para me dedicar somente à fotografia, no mais está tudo certo.

Virgílio, imagino que isso seja algo comum então, só de desejar me arriscar na carreira fotográfica sofro esse tipo de "bullying", mas não somente no meu local de trabalho, em todo lugar, as vezes até por parte da família... mas felizmente já sou vacinado contra esse pessimismo externo.

Sua entrevista foi muito enriquecedora, fico feliz por você e em ver como podemos evoluir baseados na nossa dedicação e força de vontade! palmas

_fabinho_
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 10:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boa entrevista, percebe-se mesmo a humildade do Virgilio.
Estou querendo entrar no mercado aqui na minha região, e essa entrevista realmente mostra que se você tem vontade de dedicação, se consegue. yeah

fabio.fox
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 4:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Virgílio, ótima entrevista.

Gosto muito de ler histórias como como a sua, conseguir transformar uma paixão em um hobby remunerado. Mr. Green

Com a sua simplicidade e capacidade didática vai muito longe.

E o curso de flash em Sampa, está amadurecendo a idéia ?

Grande abraço,
Fabio. yeah

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 5:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Virgilio, é mais uma grande revelação que o DF teve pra nos apresentar, lembro quando ele chegou de mansinho,participando sempre e sem medo colocar suas dúvidas aos colegas, e de repente se transforma neste profissional,que tds conhecem pelos trabalhos postados aqui, parabéns meu velho, palmas

minha pergunta é, se é mais dificil dirigir os modelos já profissionais,para alguma matéria ou as pessoas comuns que querem apenas ter um book para guardar ou tentar entrar no mercado de modelos ??

abs

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 10:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ESTEVAM CESAR FIGUEIREDO, Obrigado. yeah

peridapituba, obrigado pelas palavras, suas fotos sempre me intrigam e prendem minha atenção por um tempo acima do normal. Mesmo para quem não gosta de fotos de rua, eu sugiro que a pratique, isto faz com que se perca parte da timidez de fotografar, lhe faz lidar com situações de iluminações complexas, é sempre um desafio que vale no mínimo o aprendizado.

@ZCMESQ, são pessoas que ainda precisam desenvolver a sensibilidade que existe dentro de cada um de nós.

fabio.fox, só depende de nós para organizarmos!!!!

_fabinho_, yeah

paulo magoo, obrigado, ver as fotos que os amigos postam aos montes por aqui só nos faz crescer e aumenta o nosso repertório de inspiração.
Respondendo: não há regras quanto a esta questão, existe de tudo, mas certamente uma modelo tarimbada que sabe se portar e consegue interagir com a equipe, facilita muito uma sessão e invariavelmente faz com que o resultado seja melhor.
Nas fotos de "não modelos", há uma tendência das primeiras fotos tiradas não renderam muito. Afinal são as fotos de "conhecimento do território", por hábito, neste tipo de sessão, deixamos as melhores produções e looks para serem usadas mais pro fim do ensaio.
Não consigo afirmar se é mais fácil fotografar modelos profissionais, apenas posso dizer que são situações diferentes, e temos que saber lidar com ambas.

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 24, 2011 10:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi, primeiramente quero parabenizá-lo pela entrevista e por toda sua trajetória.

Citação:

Não se feche apenas na fotografia de moda, praticar street photography poderá lhe abrir a cabeça para novas possibilidades no mundo da fotografia de moda. Fazer fotos de eventos esportivos lhe ajudará a desenvolver habilidades que poderão ser o seu diferencial. Até a macrofotografia lhe dará paciência Zen em seus trabalhos.
Da mesma maneira que você indicou a importância de o fotógrafo de moda praticar outros tipos de fotografia, especialmente a street photography, para perceber novas possibilidades, podería-se dizer que a recíproca é verdadeira? Ok, já sei a resposta, mas os teus comentários serão muito úteis para que quem busca um espaço em outras áreas da fotografia possa tirar melhor proveito de um curso de iluminação, por exemplo. Gostaria que falasse sobre isso, e "puxando a brasa para o meu assado" mais especificamente sobre esta interação com a reportagem autoral e de eventos.

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Nov 24, 2011 11:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ale_design, obrigado, também tenho visto o seu empenho em evouluir na fotografia.

Vc está certo quando diz que sabe a resposta, ela é SIM. Quando nos dedicamos à fotografia de beleza e moda desenvolvemos algumas habilidades que são inerentes a este tipo de trabalho, quais sejam, direção, cuidado extremado com iluminação artificial, aproveitamento adequado da luz natural, etc. Lógico que estas habilidades serão úteis em outros tipos de atividades fotográfica.

Certamente quem se aventurar por estes caminhos por onde tenho andado, ao fotografar um evento, analizará antecipada e cautelosamente as possibilidades com a iluminação do ambiente, saberá que em determinado momento alguém que deverá ser fotografado estará na posição adequada e até ousará em pedir um sorriso ou expressão com muita naturalidade. Este é apenas um exemplo, mas continuo afirmando que todas as modalidade de fotografia são muito úteis às outras, elas se somam.

Convido todos a tentarem sair da zona de conforto e não só fotografar aquilo que se tem mais facilidade.

Eu acabei de editar (selecionar) algumas fotos que fiz nas estações de metrô de sampa na semana retrasada, um tipo de street subterrâneo (rs) que virou um ensaio autoral, estou produzindo uma série sobre os operários de construções nos bairros da orla de Vila Velha, ou seja, tudo isso me ajudará na hora em que eu estiver fotografando um editorial ou planejando uma campanha de moda.

Nas composições costuma-se dizer que menos é mais....... eu concordo com isso.
Mas em conhecimento, sempre o mais será MAIS.

althoffj
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 25, 2011 2:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma aula essa entrevista! coloquei no blog o link, no post que dediquei ao Virgilio Libardi

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 25, 2011 3:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

althoffj, me senti muito importante sendo notícia no seu blog.

Muito obrigado.

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 25, 2011 3:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

althoffj escreveu:
Uma aula essa entrevista! coloquei no blog o link, no post que dediquei ao Virgilio Libardi

De acordo isto aqui é uma aula

Bulldog
Usuário Suspenso Administrativamente

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 26, 2011 2:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

show a entrevista!!parabems..

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 11:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio, você chegou a passar pelo momento de se reeducar para deixar algum mau hábito de amador, como por exemplo a "síndorme do dedo nervoso" ou algum procedimento de captura ou de edição inadequado? Ou por ter feito muitos cursos práticos desde o início vc conseguiu se esquivar destas situações?

E qual foi o motivo da escolha deste nome para o estudio?

Virgilio Libardi
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas6

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 27, 2011 11:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tatiane Neves Tavares, yeah Smile yeah Dancing

Bulldog, Grato.

ale_design, vamos começar pelo nome do Estúdio Umbra. Não é fácil batizarmos coisas... pessoas acho mais fácil, rs. Mas em longa busca consultei como seria "sombra" em lantim, eis que surge o nome "UMBRA".
Respondendo a primeira questão, acho que a todo instante estamos nos livrando de manias (em tudo, não só na fotografia), a questão do dedo nervoso acho que é bem comum né? Pois é, este eu perdi ao ir numa loja e pagar num cartão de 256Kb, o mesmo valor que custava um de 4 Gb, com isso eu me limitei em muitas saídas a voltar com no máximo 40 fotos. Isso me ajudou bastante.
Tratamento de arquivos digitais é engraçado, parece que passamos por fases, o estilo vai mudando com o tempo. A única mania que mantenho forte é evitar ao máximo os "crops" em minhas fotos, no máximo um ajuste de horizontalidade ou ajustar de 3x2 pra 4x5, quando é o caso. Lógico que dependendo da situação eu também os faço, porém com muita dor no coração.

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2011 12:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi, yeah
Valeu!

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 28, 2011 7:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio, tenho acompanhado que você tem se divertido muito fotografando com analógiacas. O que te levou a essa opção e nos apresente alguma de suas belas fotos não digitais?
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.