DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: pmenge

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 6:06 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Digiforum tem a satisfação de publicar uma entrevista com o Paulo Menge (pmenge). Um médico que adora fotografar e falar sobre fotografia. Um bate papo repleto de informação e de belas fotos. Vamos conversar com ele... Que venham os questionamentos!!!

Image

Entrevista: (pmenge)

Fale um pouco de você, de suas atividades e, se possível apresente-nos uma foto sua para que possamos conhecê-lo melhor.

Vamos lá...
Sou médico, formado em 1978 pela FESP, cardiologista de formação. Morei um ano em Berlin fazendo pós, onde fui apresentado a uma canon AE1 com lente 50mm1.4 (show de bola). Voltei a Recife, fiz especialização em cardiologia e dei continuidade na subespecialidade de ecocardiografia (mais imagens para variar).
Tenho poucas fotos minhas que se aproveitem, acho que não sou muito fotogênico rsrsrsrs
Esta foi da última vez que estive em São Paulo, com Fábio (FrangoJones), seu pai e Godoy (Cecgodoy)

Image

O que te encaminhou para a fotografia?

Com a maquina de ecocardiografia, tive a oportunidade de trabalhar utilizando uma maquina fotográfica polaroid para o registro das imagens, que mais adiante, em função do custo proibitivo dos filmes polaroid, foi substituida pela AE1, depois por uma impressora térmica e finalmente, a cerca de 20 anos, pela digitalização da imagem com impressão por computador.
Em torno de 2003/2004 adquiri uma máquina digital da olimpus, que fazia fotos com fantásticos 0,3 megapixels.
Depois da olimpus, comecei a considerar a fotografia como hobby e gradativamente fui migrando de um modelo para outro. Passei por uma fuji S5100, fuji S9000, S9100, S6000, canon xti, xsi, 50D, 7D e agora estou com uma 5DII.

Como se define:
- fotografo profissional, profissional amador, amador profissional. E por quê?

Realmente....apenas amador.

Devo admitir que tenho, em função do treinamento profissional que tive ao lidar com diversas formas de registro de imagens, uma melhor noção de exposição, velocidade, abertura, profundidade e nitidez, que um amador simples teria.
Mas, embora goste de ler assuntos técnicos relacionados às máquinas/lentes, me falta bagagem teórica mais profunda sobre composição, campos, cores, pósprocessamento, etc. que permitisse me enquadrar como “amador profissional”.

Nos apresente duas belas fotos suas, e qual a razão da força dessas fotos?

Image

Esta foto, diria que foi uma situação de sorte, muita sorte. Em um passeio com um amigo, num dia nublado, batemos algumas fotos da orla de Itapuama (Cabo, PE), quando o pescador entrou no mar para lançar o anzol. Por sorte, enquanto o acompanhava, as nuvens se abriram exatamente sobre ele - dai a iluminação da foto. Creio que a iluminação (como disse antes – pura sorte) é o segredo da foto, chamando atenção sobre o pescador e acentuando os detalhes.

Image

No inicio do ano (abril acho) Recife passou por maus momentos com o excesso de chuvas.
Estava saindo de casa, quando, olhando para oeste vi esta nuvem de aspecto assustador – e bati a foto com o celular! A foto me transmite uma sensação de quase caos...e realmente o dia seguinte foi de caos na cidade!

Como se deu sua formação fotográfica? Você é um diletante ou já passou por alguma coisa mais formal?

Minha formação para obtenção de imagens e impressão das mesmas, foi movida pela obrigação de colocar no papel o que se via na tela do aparelho de ultrassom, com relação à escala de cinzas e tons – foi na base de tentativa e erro (isso a 30 anos atrás). E me marcou até hoje – gosto muito de fotos com alto contraste – do branco ao preto com todos os tons bem definidos.
A formação com relação à arte, beleza, estética....algo lido, e muito, muito olhando imagens dos outros, criticas sobre imagens de terceiros e minhas.
Já pensei em fazer um curso de fotografia, mas, tempo que é bom, tambem é curto...pode ser que a futuro, quando a profissão exigir menos, faça um.

O que te dá prazer em fotografar?

Olhando de forma racional...quando você pensa na foto, bate e é aquilo!
Também gosto muito de olhar as fotos depois de batidas, fazer o enquadramento final e ajustes de pósprocessamento.
Mas a maior satisfação é quando em uma imagem dinâmica, por algum motivo consigo me antecipar ao que vai acontecer e no momento de bater a foto, olhando no viewfinder ou no monitor, sinto que é a foto!! Aconteceu na foto do pescador!

Sua fotografia já recebeu reconhecimento em vários locais. Quais desses reconhecimentos te deixaram mais satisfeitos? E nos mostre algumas dessas fotos.

Menos Marcos, menos....
Ganhei o concurso regional para calendário da Unicred em 2006

Image

e em 2007

Image

no ano de 2011, no nacional, fiquei em 6º lugar

Image

Ano passado, a foto do pescador

Image

foi considerada pelo Grupo Duetos (http://www.flickr.com/groups/duetos/) a foto do ano.
Sem duvida, ter ganho a foto do ano no Grupo Duetos, foi para mim fantástico. O grupo tem participantes de altíssimo nível, profissionais da área, hobbistas pesados e é extremamente dinâmico!

Você é uma pessoa com uma participação bem ativa no Digiforum e participa de maneira bem eclética, transitando muito bem por várias salas. Qual a importância do fórum para sua fotografia?

Toda. Quando comprei a S5100, me registrei no fórum.
Os clubes Fuji serie S, canon série S, Rebeld's, canon unificado, D clube, correte de fotos, alfabeto, nikon, sony, me permitiram contato com pessoas como Ale, Luiz, Carlos Seo, Destro, Porto, Rostev, sacatrapa (oreia seca), Kidneri, TomJorge (Goiano), Proton, Zandor, Carluba, Buratto, Alexandre S, Tapparo, Silvia Linhares, Cecgodoy, FrangoJones, RicardsonWilliams, Aba, Paulo Magoo, TiagodeGaspari, Peridatuba, Tatiane Neves, Celso Kuwajima, você Marcos, e outros (que me perdoem não citar)
Alguns deles conheci pessoalmente e mantenho contato regular – pessoas fantásticas!!
Os que ainda não conheço, tenho certeza que mais dia, menos dia, teremos a chance de nos encontrar pessolmente!!
No convivio nas salas, os comentários de cada um, honestos, criticas sutis ou não, elogios que chamam a atenção sobre o visualmente agradável, servem como norte de aprendizado!

Você tem a oportunidade de visitar várias regiões do Brasil, e outros países. O que foi gostoso de fotografar em cada um desses lugares pelos quais você transitou? Apresente-nos algumas fotos.

Aqui na região, sempre é bonito fotografar as praias. Fomos uma vez a Natal, cidade belíssima com praias maravilhosas

Image

Curiosamente não tenho fotos de João Pessoa rsrsrs
Em Recife a cidade proporciona belas imagens seja o Parque Brennand no Marco Zero

Image

ou a vista da bacia do Rio Pina (panoramica com 14 fotos)

Image

ou na praia de Boa Viagem

Image

As praias do sul (Porto de Galinhas, Carneiros, Tamandaré) não vou nem colocar fotos...senão isto vai virar um livro rsrsrsr
As saidas para o interior do estado, até agora ficaram restritas ao Vale do Catimbau, perto da cidade de Buique. A região é muito seca, mas tem inscrições rupestres datadas de 3 a 5 mil anos, e vistas belíssimas

Image

Ocasionalmente vou a São Paulo (interior) e aproveito para fazer fotos de natureza

Image

Image

Image

Como minha filha reside nos EUA, ocasionalmente tenho a oportunidade de ir lá, e bater outras tantas fotos...
Tudo muito bonito, mas a foto que mais me agradou, foi na última viagem, quando fomos à montanha mais alta da Ilha de Maui no Hawaii, o monte Haleakala – 3000 metros, com ventos em torno de 30 a 40km/h e temperatura ambiente de 5 a 8 graus celsius (na parte baixa da ilha estava a 32º).
Aproveitei um spyshot em uma turma que estava zoando por lá

Image

Image

Você gosta de saídas fotográficas por vários lugares e principalmente pelo interior de seu Pernambuco para fotografar. Como se prepara para esses programas, como decide o equipamento que vai levar?

Quando viajo próximo, ou com apoio fácil (SP por exemplo) levo basicamente três lentes (a 11-16, a 24-105 e a 70-200 e o TC 1.4).
Nas viagens que fiz aos EUA, uma vez me restringi a uma lente – 18-200 (estava com a 7D) e outra vez a 24-105 e a 70-200 (com a 5DII) porque tinha acabado de comprar o equipamento.
Da última vez que estive no Vale do Catimbau, deixei a 24-105 e levei no lugar a canon S95 (28-105). Ficou mais leve, diminuiu o troca-troca de lentes e serviu como segundo corpo. Acho que não fez vergonha...a foto do Vale que coloquei acima, foi uma panoramica com 8 fotos feita com ela...

Quais suas influências na fotografia, e o porque?

Como já disse antes...as imagens de alto contraste, sejam em P&B ou cores, foram derivação profissional do ultrassom (P&B com 16 tons de cinza)
De resto...voces do forum são os culpados!!!! Falando sério, as fotos aqui no forum e nos grupos que frequento no flickr, que vejo e me agradam, acabam servindo como padrão. Entra-se em debates sobre enquadramento, nitidez, luz, sombras...e eu acompanho, absorvo e tento aprender.

Duas fotos de terceiros que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessas fotos?

Do pessoal do digiforum, acho que citar qualquer um que fosse, seria um desrespeito para todos os outros, que tem fotos belissimas postadas.
Escolhi uma, que por coincidencia, acho que o autor é uma unanimidade no forum, e porque, a vi publicada, me impressionou e só tempos depois vim a saber que seria de Paulo Magoo. A sensação de profundidade que esta foto me passa é algo inebriante.

Image

Foto realizada por Eduardo Hanazaki, do grupo Duetos, melhor do ano de 2009. Esta foto é surreal.

Image

Você é um fotógrafo que foi sempre fazendo up grades em seu equipamento. Com que câmera começou, por quais câmeras passou, e qual seu equipamento atual? Se possível poste fotos realizadas com algumas de suas câmeras

Comecei com uma canon AE1 de filme em 1980. após um periodo latente, reiniciei com uma olimpus digital de 1ª geração. Passei pela fuji (S5100, S9000, S9100, S6000) e canon (Xti, Xsi, 50D, 7D e 5DII)

S5100

Image

S9000/S9100

Image

Xti

Image

7D

Image

5DII

Image

Você já transitou por várias marcas e formatos de câmara. Tem uma marca de sua preferência? Se tem ou se não tem nos fale o porque.

Seria injusto dar preferencia a marca A ou B. Lembrem-se entre a olimpus, as fuji e as canon, hoje existe um hiato de quase cinco anos de evolução tecnologica e formato.
As cores da fuji são ótimas. As lentes das UZ da olimpus (tive uma de primeira geração) tem muita aberração cromatica. A S90/S95 é surpreendente. A Xti, Xsi e 5DII são quase da mesma geração...o sistema de fotometria da 7D e foco são show...a qualidade do sensor da 5DII é deslumbrante...
Mas são comentários pontuais, que são tempo dependente.
Acredito hoje, que, tendo cumprido a curva de aprendizado de qualquer máquina, qualquer fotógrafo com conhecimento técnico mínimo, consegue obter bons resultados. Incluindo aí, as máquinas que não citei 4/3, nikon, leika, etc.
Cada um dos fabricantes tem suas preferencias na montagem e programação de cada modelo, mas...fotografia é fotografia.
Acho que hoje, excluindo vantagens sob ponto de vista monetario, um bom fotografo estará bem servido com qualquer sistema (obvio dependendo do uso).

Como o equipamento que você usa influi no tipo de foto que você faz?

Na qualidade final da imagem, cores e profundidade de campo.

Normalmente como você faz a pós produção e qual a importância desse tratamento para suas fotos?

Tenho um mau hábito, fruto de lentes não L. No meu enquadramento, eu sempre deixo sobra. No pós, faço o reenquadramento (quase sempe) e corto as bordas onde nas lentes não L existem mais AC e desfoque.
E como gosto de alto contraste, faço a correção para tal.

É inimigo do flash ou o utiliza em alguma circunstância?

Flash é complicado...como hobbista, tenho um270EX canon.
Discreto, só para preenchimento vai bem. Se extrapolar estraga a foto.

Sabemos que idealmente sensibilidade e técnica devem andar juntas, mas como é complicado alcançar o ideal sempre se tende mais para um lado ou para o outro. Então: o que é mais forte em sua fotografia: sensibilidade ou técnica?

Acho que tenho a tendencia de ser mais técnico. Acho que a sensibilidade é resultado do aprendizado visual do dia a dia...ainda estou nele.

Vais em busca da foto ou a foto te encontra no meio do caminho?

Se considerarmos o “hoje vou bater uma foto assim”...não, ela me acha no caminho.
Só uma vez, fui ao aniversário de 60 anos de um amigo, e resolvi logo que cheguei em fazer um book da festa para ele, como presente. Foi a única vez que sai para bater foto com um propósito especifico. Todas as outras vezes, foi para bater fotos. Simplesmente.

Gosta de ser fotografado? Ou em casa de ferreiro o espeto é de pau?

Casa de ferreiro...

Algo mais que voce gostaria de falar que não lhe foi perguntado?

Gostaria de agradecer pela oportunidade. Muito me honrou.
Gostaria de pedir desculpas aos amigos que porventura não tenha citado. Infelizmente a memoria sempre nos prega algumas peças.
Mas podem ter certeza, o fórum, como um todo, com todas as alegrias e eventuais discordâncias que provoca, é de extrema utilidade para meu aprendizado. Imagino que para o de todos!

rodrigo_marques
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 6:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Show
Falar o que das fotos do amigo, simplesmente perfeitas e muito interessante e rica sua entrevista
Hoje por coincidencia estou em casa, de folga, e pude ter o prazer de ler uma entrevista dessas
Parabéns ao Paulo e ao Marcos pela escolha palmas palmas palmas palmas palmas
Abraço
Rodrigo Marques

Oseias Neto
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas43

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 8:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Demais, a seção de entrevistas tem sido senssacional e hoje fomos presenteados com a entrevista do pmenge.

Vou ficar acompanhando os comentarios e as perguntas que viram aqui.

Parabens

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 8:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bela entrevista, pmenge. Tem alguns trechos muito inspiradores!

Abração

ismaelmattos
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 8:55 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótima entrevista, fotos maravilhosas e uma observação em especial que foi ótima "um bom fotografo estará bem servido com qualquer sistema (obvio dependendo do uso). " Não adianta ter um equipamento fantástico se você não souber usa-lo, é o fotógrafo que faz a maravilha acontecer a câmera é apenas uma ferramenta e que se bem usada pode fazer coisas fantásticas, mesmo que não seja uma maravilha da tecnologia.

Buratto
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 9:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns, Doutor Paulo!

É muito bom conhecer um pouco da história pessoal dos amigos aqui do Digiforum. yeah

Beto Felix
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas4

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 10:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fantástica a entrevista do pmenge. Conheço ele pessoalmente e sei bem que é um cara super gente fina, um baita do fotográfo.

Parabéns pmenge você merece!! palmas palmas palmas

Um forte abraço.

pmenge
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 12:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

rodrigo_marques, Oseias Neto, Humberto Teté, ismaelmattos, Buratto, Beto Felix, gente, só posso a agradecer a voces suas palavras e suas inquietudes....
É onde aprendo!!!
yeah yeah

TSilva
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 12:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente entrevista Marcos Borges Filho!

Sempre admirei as composições do pmenge, e imaginava ser o mesmo um fotógrafo profissional. Assim, surpreendeu-me a verdadeira profissão do Dr. Paulo. Mr. Green

Mas, analisando bem, tem tudo a ver...

Primeiro, porque suas críticas sempre me pareceram opiniões sobre as fotos...
Depois, o homem, cuida do coração, fonte dos sentimentos (sem ser piegas), e conhece a fundo a sensibilidade humana, nos premiando sempre com fotos que, a mim, sempre vem carregadas do sentimento de quem fica por trás da câmera...

Por isso, discordo apenas no ponto em que ele se aponta como fotógrafo técnico.

Porque, antes de mais nada, quando vejo as fotos do pmenge, sinto aquela sensação de estar olhando a cena, a paisagem, o inusitado, no mesmo ângulo... E isso, para mim, revela a sua grande sensibilidade. Nos faz viajar para o momento do registro.

Parabéns Dr. Paulo Menge, e tudo de bomque o mundo te possa ofereceer hoje e sempre.

E continue nos premiando com suas fantásticas fotos. Afinal, para corações cansados e cérebros sobrecarregados, o extase do olhar ainda faz muito bem !!! Ohhhh Ohhhh

[]s.

TSilva-Aru´s

Canon Powershot SX50HS
Canon Rebel T1i
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS + Canon EF 50mm f/1.8 II + Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS
Raynox DCR-250
Speedlite Canon 430II EX, e mais alguns vidrinhos...

http://www.flickr.com/photos/tsilva_aru/

Sakasam
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas41

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 8:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho, parabéns por mais essa bela entrevista. palmas palmas

pmenge, Dr. Paulo, gostei muito de tua entrevista, sabias palavras. palmas palmas

Aproveitando a oportunidade, vamos fazer uma consulta Mr. Green , quero dizer uma pergunta, na tua opinião, a fotografia faz bem ao coração ou, ainda, fotografar faz bem para a saúde ? O Dr. recomenda ? (preciso justificar alguns gastos para a esposa.) Mr. Green Mr. Green

Parabéns e sucesso como médico e fotográfo.

al.maia
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas5

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 10:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Seu Menge, ocê falô bunito, meu fi! yeah

Meu caro amigo, padrinho fotográfico e grande incentivador na paixão por esta arte fabulosa, só tenho a te agradecer por tudo que já fez por mim, me disse, me ajudou. Já era admirado sem ler uma entrevista assim, e agora conhecendo-o ainda mais sinto que já temos assunto para mais boas conversas sobre........

(precisa dizer não, né? abração, Mengão veio!)

Juarez Cassio
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 10:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fantástica!!!!

juarez cassio´s

Canon 60D
18-135mm
Helios 58mm f2
Takumar 50mm f1.4
Takumar 135mm f3.5
flash yongnuo 460yn
radio flash yongnuo
aneis inversores e tubo extensor
Mais umas coisinhas

ssjunior
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 3:21 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caro Dr. Paulo,

Muito bom ler a sua entrevista e parabéns pelas fotos e pela humildade. Suas fotos são sempre muito inspiradoras e de elevado grau técnico.

Continue nos brindando com suas belas imagens.

Abraços de um conterrâneo.

Jr

pmenge
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 8:02 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

TSilva, sinto-me lisonjeado!! Mr. Green
Sakasam, kkkkk se esta querendo enrolar a esposa, diga a ela, que sem a lente nova,, você não relaxa e fica com taquicardia!!! De preferencia, após ler ostensivamente sobre a mesma, com aspecto cansado e suado (se puder suor frio- gelinho ajuda- fica perfeito) rsrsrsrsrsr
al.maia, Assim você me deixa encabulado....
Juarez Cassio, ssjunior, obrigado!!!

Mr. Green Mr. Green yeah yeah

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 5:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Foi interessante ler a entrevista do Paulo, aliás, do Dr. Paulo.
Temos 2 Drs. Paulos cardiologistas, o Menge e o Machado, que tb foi entrevistado aqui. Mr. Green yeah

Paulo, vc cita que iniciou em 1980 com uma cam de filme.

Acompanhando a evolução e inserindo-se na mídia digital, o que vc pode citar como pontos positivos e negativos dos 2 sistemas?

Que fotos vc possui, em ambos os sistemas, que vc acha que não poderiam ser feitas nos sistemas opostos?

Ou seja, uma foto em filme que não funcionaria em digital e vice-versa.

Poste-as se for possível.

No mais, parabéns pela bela entrevista e obrigado por compartilhar conosco suas experiências.

Abraços, yeah

Em tempo:

2 belíisimas imagens suas estas daqui:

pmenge escreveu:

Image

Image

A segunda lembrou-me de imediato o Steve McCurry, lindíssima.

yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior