DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Fotografos de teatro!

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

fabioandofilho
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 3:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gente, vamos dar uma animada aqui!

To descobrindo agora que fotografar teatro é uma delícia, pena que tem pouca gente no fórum querendo compartilhar experiências nesse ramo!

Vou por algumas fotos aqui que tirei da peça "Maria Peregrina" de Luiz Alberto de Abreu em cartaz no Teatro Célia Helena, espero receber críticas!

As outras fotos estão aqui no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/fabioandofilho/sets/72157628848820089/show/

Só pra deixar registrado as minhas impressões e experiências:

Foi a primeira vez que tirei fotos de teatro em uma apresentação, tinha tido experiência em tirar de ensaios com a luz normal da sala. O que ficou pra mim é que com todos os recursos de luz que você tem na apresentação, fica bem fácil fotografar, eu esperava que seria muito mais difícil, mas acho que devo bastante aos técnicos de luz! Se vocês virem o Exif das fotos, vão ver que tem algumas que eu tirei até com iso 640. Eu acho que tinha na cabeça um mito de que teatro significa pouca luz e que ia precisar colocar o iso em 6400, abrir 2.8, colocar 1/60 e usar um tripé, mas não foi nada disso, alguém compartilha esse mito comigo?

1

Image

2

Image

3

Image

4

Image

5

Image

6

Image

7

Image

Abraços!

Editado pela última vez por fabioandofilho em Sáb Jan 14, 2012 4:04 am, num total de 1 vez

kauedeoliveira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 2:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

fabioandofilho, muito bom trabalho gostei muito da 4

soraiadesign

MensagemEnviada: Sáb Abr 28, 2012 11:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gostei muito das fotos desculpa mas ainda não há condições de fazer criticas, mas me tira uma dúvida as fotos foram feitas sem flash, é isso mesmo?
obrigada e parabéns pelas imagens
soraia

schuno
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Dom Abr 29, 2012 12:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

gostei também, posta pra gente o exif e a maquina utilizada....

quanto a composição achei show.... Cool

allsoares
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2012 2:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom pessoal...vai ter de logar no Facebook para ver pois só postei lá.
Seguem 2 espetáculos que fiz recentemente. Já fiz também alguns stadups.

Amor e Ódio em Sonata
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.370679876324321.85924.222304941161816&type=3

Espetáculo Lumini
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.361496753909300.83892.222304941161816&type=3

Fotos feitas com uma D90.

samuka_
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2012 11:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boa esta série bem legal parabéns

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2012 1:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá Galera finalmente achei um post que os colegas poderam me ajudar...

Vou fotografar uma peça teatral no dia 14/07, ja fiz algumas mas com uma compacta a Fuji S2800 e achei horrivel, pois eu não podia passar de ISO 100 q ja granulava muito a foto, mas enfim com a minha NIKON D50 será a 1ª vez em ambientes desse tipo e gostaria de algumas dicas e configurações da camera para obter melhor resultado possivel... vejam meu equipamento na assinatura, é com ele q vou meter as caras, comprei a Tamron 55-200 4-5.6 mais precisamente para fazer essas fotos e claro ter um enquadramento mais fechado, só que a falta de estabilizador e abertura pequena estou com medo de ter que jogar a velocidade muito baixa e não conseguir fotos com Nitidez e foco correto, o que acham q posso tirar maior proveito para boas fotos...

O palco é Romano (tipo arena) platéia fica em toda volta do palco então terei como circular bem para vários angulos, penso que com a 50mm 1.8 vai me ajudar mais por ter uma grande abertura, mas não fui ao local e não sei qual a distância do palco que eu ficarei...

Amigos o que vcs me recomendam, configuração adequada, ISO, velocidade, abertura, etc (obs: A D50 o ISO é de 200-1600) mas acho q não aguenta o máximo com resultado satisfatório... enfim aguardo opiniões, qualquer ajuda é bem vinda! yeah

Ps: Vou entregar as fotos para o grupo, por isso prezo na qualidade!

douglasarruda
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2012 2:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

claudiofulas, nunca fiz fotos em teatro, mas fui a alguns shows e acho que tem bastante coisa em comum
Fotografei com a Nikon D50, e uma lente 24-135mm f/2.8-4.5 da Sigma.
Vai depender muito da iluminação pra saber as configurações certinhas, mas eu só usei ISO 800 ou 1600 nesses shows.

No primeiro show eu usei prioridade de abertura, mas no segundo já comecei usar mais modo manual porque tinha muito oscilação de luz. Deixei a velocidade fixada na máxima que eu consegui sem ficar borrado e fui só alterando o zoom e ISO.
Algumas ficaram escuras, mas deu pra salvar.

Como você vai entregar as fotos pro pessoal depois, aconselho tirar foto em RAW+JPG, pra caso precise dar uma subida na exposição de alguma foto que ficou mais escura.

Dá uma olhada depois (são as fotos do show do Chico Buarque, Selvagens... e do Nada Surf): http://www.flickr.com/photos/douglasarruda/sets/72157629395594140/with/6907452016/
Esse video descobri esses dias tb, bem legal: http://www.youtube.com/watch?v=XgPiJob1dRI

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2012 2:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

douglasarruda, Primeiramente obrigado Douglas

O que disse é verdade "vai depender da iluminação" mas é sério q o ISO 1600 ficou aceitavel??? Think achei q não aguentaria, inclusive eu ja havia visitado o seu flickr e olhei justamente essas fotos, rs

Bom sua lente é mais clara do que a minha pois a minha no caso da Tamron que vou usar ela começa 55mm em f4 e vai nos 200mm em f5.6 acho q é satisfatório né!? o que me preocupo e que não tem estabilizador de imagem nessa lente... Eu ja viciei em RAW, depois dessa descoberta nunca mais usei JPG, mil vezes melhor Mr. Green

As velocidade que usou foi até acima das que eu imaginei, porque eu estava imaginando usar abaixo de 1/20s por isso o medo de foto borrada, mas qndo vi as suas me tranquilizou um pouco, mas também não conheço a iluminação dessa peça em si...

Qnto ao video aqui é bloqueado, mas chegando em casa eu assisto, ok

AlexandreS
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 8:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

claudiofulas, vc fez a pergunta aqui mas também abriu um tópico novo específico sobre sua dúvida.

Peço aos foristas que usem o tópico específico para tratar deste assunto.

AJUDA - Fotos de teatro, qual a configuração da camera?

A moderação pede a todos que evitem a repetição dos assuntos em vários tópicos diferentes, pois isso dificulta a pesquisa por parte dos outros usuários.

Alexandre.Schuster´s

Canon 60D/450D-
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 10:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

AlexandreS,

Ok, Desculpe é que por esse tópico ser "antiguinho" achei q ninguem daria bola ai criei um novo, vou me atentar mais a isso

Obrigado!

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2012 11:24 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom galera, após o desespero e medo de não fazer boas fotos no teatro com a minha "pretinha" (D50 e lente do kit + 50mm 1.8 + Tamron 55-200 f4-5.6) logo em breve postarei o resultado para vcs conferirem... olha que me surprendi com algumas fotos e em algumas situações joguei o ISO no máximo da D50 (1600) e teve pouco ruido o que me surpreendeu ai perdi o medo...

Em breve as fotos yeah

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Set 21, 2012 12:59 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Citação:
Bom galera, após o desespero e medo de não fazer boas fotos no teatro com a minha "pretinha" (D50 e lente do kit + 50mm 1.8 + Tamron 55-200 f4-5.6) logo em breve postarei o resultado para vcs conferirem... olha que me surprendi com algumas fotos e em algumas situações joguei o ISO no máximo da D50 (1600) e teve pouco ruido o que me surpreendeu ai perdi o medo...

Em breve as fotos yeah

Ninguém quer participar desse tópico não!?

Bom como prometido acima trago o resultado da minha 1ª experiencia em fotografia teatral... Confesso que gostei bastante Mr. Green

Deixo apenas uma, mas em breve coloco outras tantas q fiz...

Image
"Carlos e Neno" por claudio.fulas, no Flickr

leandropena

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 10:18 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ficou bacana a foto, claudiofulas. Gostaria de ver as outas depois...

Eu fotografei em 2010 a passagem das "Dionisíacas" do Teatro Oficina aqui em São Paulo, e no ano passado fui convidado para fotografar algumas apresentações da peça "Macumba Antropófaga".

Lá, não há restrições com relação ao uso de máquinas - desde que não atrapalhe os atores e (óbvio rs) não use flash. Para quem quiser treinar é uma boa dica assistir as peças da companhia.

Aqui, fotos das apresentações das "Dionisíacas":
http://www.flickr.com/photos/leandropena/sets/72157625496112065/detail/

e "Macumba Antropófaga"
http://www.flickr.com/photos/leandropena/sets/72157627465935952/detail/

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2012 2:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

leandropena, Entrei nos 2 álbuns e gostei das fotos tem umas muito boas mesmo, parabéns pelo trabalho...

Preciso editar mais algumas fotos do teatro e consequentemente eu postarei aqui, ok yeah
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.