DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Quanto cobrar?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Brunø
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 1:10 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ola pessoal, jã olhei todos os tópicos a respeito de preços de trabalhos e etc mas ainda estou com dúvida em relação a quanto cobra pois vai ser meus primeiro trabalho "profissional".

Um amigo meu tem uma fábrica da móveis e quer atualizar as fotos do seu site, são fotos dos moveis feitos pela empresa dele instaladas os ambientes dos clientes.

Como formar o preço nesse caso?

Abraço

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 11:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O que eu costumo fazer..

Colocar todos os meus gastos no papel
- Deslocamento até o local
- Alimentação (se o trabalho for muito tempo e isto for necessario)
- 2% da apolice de seguro do equipamento utilizado incluindo o computador
- uma taxa referente ao gasto com eletricidade para computador e iluminação do ambiente pelo tempo que vou gastar em edição destas fotos (na media da entre 10 a 20 reais)
- valor da midia a ser entregue para o cliente contando capa etc...
- deslocamento para entrega ou envio via correio

Depois eu somo estes custos ao valor que eu acredito que vale a minha hora de trabalho multiplicado pelas horas que vou gastar
Como cheguei neste valor??? busquei uma pesquisa de mercado para saber o valor hora de um fotografo no mesmo nivel que o meu, liguei para alguns deles como se fosse cliente Wink

Bem no final fica assim:
Suponha que o valor hora seja 100 reais (só um exemplo) e você vai gastar 4 horas para fazer o trabalho então o valor é 400 reais

Teriamos (somente como exemplo os valores nao sao reais)
400 reais (referente ao seu trabalho )
20 reais (de alimentação)
10 reais (deslocamento até o loccal)
120 reais (2% da apolice de seguro)
20 reais (gastos com energia)
2 reais (midia de cd)
2 reais (capa para a midia personalizada)
10 reais (deslocamente de entrega)

Neste exemplo o valor a ser cobrado seria 584 ...

Como coloquei este valor é simbolico você agora tem que subistituir os valores para sua realidade yeah

Espero ter ajudado

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 11:17 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esqueci de comentar embora seja um trabaho pago a lei de direitos autorais não são isentas portante se este catalogo do seu amigo vai ser impresso ou exibido via internet por lei ele tem que colocar o credito da foto na lateral ou no canto supperior ou inferior da imagem por isto um termo de responsabilidade e uso de imagem deve ser assinado antes alem do contrato....

Eu tenho o contrato de serviço e tambem tenho um termo para estes casos que fala em que midia de comunicação você esta autorizando o uso desta imagem e o cliente assina se comprometendo utilizar esta imagem somente nas midias que estão descritas neste termo, colocando os devidos creditos do autor da foto yeah

Brunø
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 1:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado Tatiane, me ajudou bastante yeah

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 3:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

R$100 por hora de trabalho? Ta bem! Smile

Bom, outro calculo:

Hora de trabalho como fotógrafo
Hora de trabalho como pós produtor
Custo de combustível / taxi / busão / trem / metrô
Custo de impressão (no seu caso não se aplica)
Custo de DVDs
Depriciação do equipamento

Margem de lucro

Supondo que o Job tenha sido de 4 horas e a pós tenha levado 2

4 x R$20,00
2 x R$12,00
2 x R$20,00
1 x R$1,00
3 x R$3,00

Total = 154

Agora com a margem de lucro de 60% = 126 + 92 = R$246.

De fato desse valor tu ficaria com a margem de lucro e com os valores da hora de trabalho. yeah

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 1:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Brunø, yeah

sergiotucano, 20 reais a hora????? bem cada um tem a sua realidade respeito isto, mas nao concordo, um fotografo não trabalha 8 horas como uma pessoa normal então este valor é baixo para ele viver no final do mes seria um valor hora bom se a pessoa trabalhasse 8 horas por dia o mes inteiro... por isto os valores costumam ser maiores por que tem dia que nem temos trabalho, se acha100 muito no minimo 60 please ...

Desculpe sergiotucano, com todo respeito, cada um tem a sua realidade mas aqui em são paulo eu simplesmente não respeito um fotografo que cobre isto.... pelo menos em são paulo a media de fotografos Eticos e serios é maior ..... e acho anti ético com os amigos que vivem da pratica gerar uma concorrencia desleal e sem qualidade......

Isto é depreciar a profissão e uma vez que 1 fotografo faz isto causa um problema muito grande para o mercado....

Sem falar que este calculo ai esta confuso por que
4 vezes de 20 (entendi que são 4 horas de trabalho )
2 horas de 12 (2 horas de trabalho) se esta cobrando a hora e não o conteudo destas horas então ela deveria ter o mesmo valor ja que a hora se refere ao profissional e não o que ele executa nesta hora .... isto não se aplica nem na area de TI um profissional que cobra a hora 80 ele não cobra 80 para programar e 10 reais a hora para gerar um pacote de instalação, a partir do momento que a hora dele tem um valor então é isto que ele cobra por hora trabalhada não importando o que vai ser feito....

um pedreiro ou ele cobra por metro ou por hora dia ele não cobra um valor para uma parede e outro valor para rebocar a parede ou ele cobra o valor da parede ja rebocada contando o metro ou ele cobra a hora de trabalho dele e é sempre um padrão ...

não entendi este 3 X 3,00 como chegou a conclusão qu este é o custo da depreciação do seu equipamento???? com que base??????

mas como falei a ideia dos calculos é colocar os valores que diz a sua realidade se 20 reais a hora então ta fazer o que o meu é mais que isto .... mas este calculo ai esta bem confuso Think no meu ponto de vista....

notei que muita gente fala um valor quando alguem pergunta o que vem na cabeça (200, 300, 100 ) por que na hora é o que parece justo, sem fazer os devidos calculos, como fotografo vai ganhando dinheiro na quantidade ele tem uma falsa impressão que esta tendo lucro, e muitos tem ajuda dos pais, da esposa(o) e não nota que esta trabalhando praticamente de graça ..... e uma vez que se cobra barato depois para cobrar mais é dificil ja que sempre vai ter aquele que vai falar : " meu amigo fez com você e você cobrou tanto" .... as vezes é so uma questão de antes de dar o valor responder para o cliente, eu vou ver certinho os custos e te falo .... depois com um tempo com a pratica de fazer estes calculos de cabeça vai ser facil dar o valor para o cliente assim que ele perguntar ....

Só quem vive da fotografia sabe o que é esta concorrencia desleal ... eu hoje vivo da fotografia dependo dela para pagar as contas, não era minha ideia inicial mas acabou que aconteceu, e acho que deve sempre ser cobrado o justo para o fotografo e para manter equilibrado o mercado de trabalho

Como diria o meu pai, negocio bom é aquele aonde todos sai ganhando .....

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 1:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Brunø, Bruno depois coloca aqui o trabalho para a gente ver Smile, vai fundo este vai ser o primeiro de muitos tenho certeza, seja ético com os colegas de trabalho, faça um trabalho com amor, e o sucesso vai ser o resultado yeah

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 12:45 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Esse calculo de depreciação envolve todo o equipamento que ele irá utilizar, desde câmera até computador....

Se meu equipamento dura em média 2 anos e ele custou 1000 então 1000/24 = 41 reais por mês.

Enfim, foi um exemplo.

E sobre o valor de hora / trabalho. Cem ou acima disso para um profissional que muitas vezes nem superior tem, é sim um valor exagerado.

Fotógrafos, até pelo preço do equipamento, tem a mania de supervalorizar o serviço.

Veja, um consultor com pós e certificação ganha por hora de trabalho em uma multinascional em torno de 100 a 200 por hora de trabalho, trabalhando em média 4 a 6 horas por dia.

Ok, um fotógrafo nem sempre tem jobs diários ou trabalha 6h por dia, mas isso não quer dizer que o mercado tem que inflacionar cobrando 100 pela hora de trabalho.

Vou explicar:

4 x R$20,00 4 horas por 20 reais fotografando
2 x R$12,00 4 horas por 12 reais editando
2 x R$20,00 ida e volta combustível
1 x R$1,00 custo de 1 dvd
3 x R$3,00 depreciação do equipamento

e depois os 60% de lucro em cima do valor cobrado.

E sim Tatiana, sobre o valor de hora isso se aplica.

Como eu posso cobrar o mesmo valor em tudo se eu não tenho a mesma formação?

Se eu faço serviço técnico é um valor, se eu faço serviço superior é outro.

Herculano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 7:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ai aparece o amigo da tia do irmão da sogra, que faz fotografia e cobra 10% do valor orçado ...
Qto vale ..seu trabalho....?
qto vc investiu e investe na carreira.... cursos, WS, congressos, Livros ....

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 9:28 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O problema é que não existe uma métrica definida, já que esta profissão não é regulamentada.

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 10:47 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano, ok 41 por mes (embora o equipamento todo custe mais de 1000 por que uma maquina fotografica hoje compacta como a G12 é 100, uma Ti1 com lente do kit não sai menos que 1300 ) ainda não enteni aonde apareceu o 3x3,00 ...... bem ainda não concordo com o seu calculo....

sergiotucano, concordo quenão é regulamentada mas todo undo saba as praticas do mercado, sempre tem gente casando na familia o que mais vejo é valores de fotografos, se não quero cobrar o valor de um fotografo para concorrer tenho que pelo menos cubrir os meus gastos, e ser etico com quem vive disto, por que não adianta cobar barato por que se tem outro emprego, ninguem sabe o dia de amanhã, eu sou Gerente de projetos de TI faz 60 dias estou sem alocação, eu não planejei viver da fotografia mas hoje eu vivo, então ter etica com os amigos é o minimo.... por que amanhã você pode estar na posição dos amigos .....

Herculano, De acordo eu ja tive um caso assim na familia mesmo, a minha prima quando casou um amigo dela da igreja fez as fotos, ele deu o cd para ela com as fotos que da para imprimimir em 15X21, ela não fez o album (bem cada um recebe o que pagou), depois ela veio me pedir para eu fazer o album, eu não fiz por que isto é ético, o cara ganhou bem pouco por ser amigo dela o minimo é ele ganhar o album ..... eu expliquei para ela o que eu pensava que isto seria ético e que ela tinha que fazer o album com ele.

Uma outra prima me pediu para fazer um aniversario do filho eu falei o meu valor, ai ela encontrou um amigo (incluso tambem é amigo meu la nos grupos do flickr) e ele cobrou metade do valor, ela fez o aniversario com ele, sou uma pessoa ética o suficiente para não criticar o trabalho dos outros, mas ela me ligou reclamando e eu simplesmente respondi cada um recebe exatamente aquilo que está pagando .... depois ela engravidou novamente e desde então eu fiz o album de gestante dela, o book do filho menor e toda vez que ela precisa de fotografo ela me contrata e nunca mais ela questionou os valores ...

Pode ser que alguem que cobre barato seja bom na verdade não podemos julgar mas eu sei o meu valor e não baixo o meu valor por este tipo de coisa sei o quanto gastei para ter o equipamento que tenho e sei quanto pago de seguro por ano ....

Herculano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 10:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

e nunca Será regulamentada..................

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 11:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Herculano, não sei depois que para jornalismo não precisa mais ter faculdade acredito nisto tambem que nunc será regulamentada..... por isto vai do bom senso e da Ética entre os profissionais

Uma coisa é fato conheço pessoas que trabalham com a fotografia a anos, e a maioria pensa assim de maneira ética, estes que cobram barato com um tempo se adaptam ao mercado ou somem de vez não conheço ninguem que vive da fotografia a mais de 2 anos com este pensamento de valores .....

Herculano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 12:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tatiane Neves Tavares,
Tem aqueles como eu vivem ou sobrevivem da fotografia e aqueles que acham que fotografia é ter uma camera e sair clicando , como opção de fazer um extra no fim de semana.
Os que vivem da fotografia investem em equipamentos, em informatica, em WS, Livros, Cursos, viagens, frequentam museus exposições assinam as melhores revistas do mundo, esses tem um custo infinitamente superior ao fotografo que compra uma camera(kit) de entrada. e sai por ai clicando.....Existe mercado para os dois, diferentes é claro, mas existe. , hoje fotografo a festa de 15 anos da filha de quem fotografei o batizado, e com certeza irei clicar o casamento dessa jovem. esse tipo de cliente é fiel, vc se torna um fotografo de familia.

Qto a valores .......preciso de x reais para viver dignamente, preciso de x reais para dar o up no equipamento a cada 2 anos , preciso x reais para custear os WS, livros, cursos...
preciso de x reais para me dar ao luxo de viajar e clicar.2 vezes por ano. preciso de x reais para um fundo que garanta um crise. tudo isso somado, dividido por 10 me dá um valor que preciso por mes de salário .

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 12:32 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tatiane, o 3x3,00 foi apenas um exemplo , todo o custo que ali coloquei foi apenas um exemplo, oque vale é a fórmula. Que na verdade é bem parecida com a sua...

Vejam bem, então cobrar mais barato não é ético?

Que culpa que eu tenho se eu consigo cobrir meus cutos cobrando 2x menos do que a maioria dos fotógrafos?

Se meus clientes gostam do meu trabalho e meu preço é menor, eu sou o culpado?

Sim, sou culpado por fazer um trabalho bom cobrando pouco. Vocês sabem oque é livre concorrência não?

Enfim, antes que venham mais pedras, eu nunca dei um clique profissional, nunca cobrei por nada e espero não cobrar.

Mas pela proximidade que tenho com esta área eu sinto sim que fotógrafos super valorizam esta área.

E pela facilidade que é sair fotografando, pela quantidade de pessoas que estão no mercado que se acham os fotógrafos, vocês têm que se proteger, porém, não é inflacionando ou super valorizando o mercado que vocês vão conseguir.

Herculano, nunca será regulamentada? Que isso! Não seria bom para vocês uma regulamentação? Iria acabar com tantos transtornos !
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.