DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Quanto cobrar?

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 12:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano escreveu:
Mas pela proximidade que tenho com esta área eu sinto sim que fotógrafos super valorizam esta área.

Só uma correção: ALGUNS fotógrafos supervalorizam seus trabalhos. Somente uma pequena parcela do grande mercado consegue realmente enriquecer com fotografia, a grande maioria de nós trabalha para pagar as contas.

Fotógrafos que cobram R$10.000 por um casamento realmente acho que está fora da realidade, mas um fotógrafo que cobra R$5.000 está fazendo um preço justo, com lucro baixo. Fotógrafos que cobram R$600 por casamento (sim, já vi isso!) estão na prática pagando para trabalhar, e matando a concorrência.

Já ouvi muito esse discurso, e sempre de pessoas que não vivem de fotografia. A partir do momento que a fotografia vira seu ganha-pão, esse pensamento muda.

Mas não estou defendendo os alto preços por si só. Certamente a gente deve apresentar um trabalho compatível com os preços cobrados. Se alguém cobra R$600 pra fazer um casamento, eu tenho que fazer um trabalho que seja muito superior para convencer o cliente a me contratar por R$5.000.

Sinceramente, confio no meu trabalho a ponto de cobrar muito mais que R$600, e sei que tem gente que me contrataria pelo preço que acho justo. Não acho que estou supervalorizando meu trabalho, e certamente não estou enriquecendo com fotografia.

Abraços

Herculano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 1:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano, Seria ótimo a regulamentção, mas assim como não aceredito em papai noel em sacy pererê. não acredito na regulamentação da profissão.
Fotografia é Arte, olhar, cultura...não tem como tabelar o clic em função disso. é o mesmo que querer tabelar o bife com batata frita, vc encontra por 10,00 e em outro lugar por 150,00.ambos suprem a nescessidade da fome.

pmenge
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 2:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

metendo o bedelho por 50 centavos...
sou amador, nunca ganhei um simples tostão com fotografia.
vamos la:

Tatiane Neves Tavares, colocou o valor de 100 reais a hora, que sergiotucano, achou caro e colocou 20 reais+60% de lucro=32 reais.

se (e somente se) o fotografo trabalhar 8h/dia, 22dias/mes, teria uma simbolica renda de 5600 reais.

sejamos realistas...mesmo um fotografo BOM, COM PROCURA, não trabalha 22 dias/mes fotografando...ele tem que editar, gravar, fazer merchand...etc, etc, etc

que ele cobre o absurdo de 100,oo reais por hora ( Shocked Shocked ), trabalhe só 14 dias ao mes fotografando ( o resto é edição, etc, etc, etc) e nestes dias apenas 4 horas (tempo dos eventos), ele teria no final a mesma receita - cerca de 5600,00 reais.

Em bom portugues, estamos falando do mesmo resultado final, apenas fazendo uma adequação à realidade. Nem como médico, fazendo uma parte nobre na minha especialidade, consigo trabalhar 8 ou 10 horas continuas por 22 dias uteis - sempre falta um paciente (tanto que estou teclando uma resposta fora da minha area de trabalho!)

As demais cobranças, são uma questão de bom senso...SÂO CUSTOS para o fotografo. Se ele não cobrar, ele os pagará!!

Com relação à aplicação da ética e dos valores, poderia dizer o seguinte...regatear preço é uma coisa...pagar para trabalhar é outra.
Ou o fotografo se valoriza (não é em excesso, é se adequar à realidade!!) ou se lasca.
Voce investir 3, 4 mil reais em material pouco resistente (se cair quebra, se molhar estraga, se bobear o dono leva) e mais alguma grana em leitura, especialização, experiência, e não dar o devido valor a isto.... Think Think Think sei não...vai levar fumo!!
muito boa a discussão!!
abraços yeah yeah

ps: e tem um detalhe...hora trabalhada não deve ser considerada apenas com a maquina na mão. se o profissional botar a mão no mouse, é a mesma hora...se não estivesse no PC poderia estar clicando...se chegar ao ponto em que ele deixa de clicar pra ficar no PC...contrate alguem pro PC e repasse...

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 2:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Outro problema é a região onde o fotógrafo esta.

Humberto, R$600 por um casamento é realmente muito pouco, mas será que um fotógrafo numa cidade do interior de Pernambuco consegue algum job cobrando R$2000,00?

Ninguém quer pagar para trabalhar ou trabalhar para ter um lucro mínimo, mas devemos ser justos.

Na verdade minha ideia vai de encontro com oque o pmenge escreveu.

Herculano, agora entendi oque tu quis dizer. yeah

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 2:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano escreveu:
Humberto, R$600 por um casamento é realmente muito pouco, mas será que um fotógrafo numa cidade do interior de Pernambuco consegue algum job cobrando R$2000,00?

Bom, obviamente, estou falando de onde eu trabalho, São Paulo, que é onde eu já vi gente cobrando de R$600 a R$10.000 por um casamento. Certamente se eu morasse no interior de Pernambuco (que é lindo, diga-se de passagem, já passeei por lá e deixou saudades), meu custo de vida seria mais baixo, assim como meus preços praticados. yeah

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 2:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Humberto Teté escreveu:
sergiotucano escreveu:

Bom, obviamente, estou falando de onde eu trabalho, São Paulo, que é onde eu já vi gente cobrando de R$600 a R$10.000 por um casamento. Certamente se eu morasse no interior de Pernambuco (que é lindo, diga-se de passagem, já passeei por lá e deixou saudades), meu custo de vida seria mais baixo, assim como meus preços praticados. yeah

Ai sim. yeah

Herculano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 2:53 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fotografia é emoção ........... dura a vida toda .

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 9:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano, todos queremos que seja regulamentada o que ele quis colocar é que nunca será por que não existe nenhuma pespectiva que isto ocorra.....
não concordo com o que colocou que existe uma facilidade de sair fotografando, existem pessoas que apertam o botão o que acredito não seja o meu caso nem da maioria dos que conheço, para fazer o que fazemos tem que ter conhecimento e isto tem um custo.....

Humberto Teté, plenamente de acordo só quem vive da fotografia sabe o quanto custa, e as pessoas que cobram barato como falei não sobrevive por que com um tempo vai ver que a profissão nao paga as contas....

pmenge, Exatamente o que estou querendo colocar, é isto mesmo ...... a maioria que cobra um valor menor não vive da fotografia, e acha que esta ganhando algo, é uma ilusao que esta ganhando por que ele tem um outro emprego que paga as contas, quando passamos a viver da fotografia entendemos o quanto realmente custa e o por que dos valores...

sergiotucano, De acordo uma pessoa no interior de sampa mesmo cobra mais barato que aqui, por isto que coloquei que os custos devem ser adequadas a sua realidade.

Tambem sou contra cobrar um valor muito alto, como coloquei algo que aprendi com o meu pai que negocio bom é aquele que todos ganham, sou a favor do Justo, por isto acho que no caso aqui fotos de interiores o cara não precisa chegar la e cobrar 5000 mas não concordo em cobrar 100, mesmo por que ele vai colocar estas fotos na net para gerar dinheiro para ele, tenho certeza que algo que pague os seus custos e te de um salario digno pelo trabalho pode ser justo para ambas as partes Wink
e como o Dr pmenge fazendo uma conta por baixo daria uns 5000 por mes adequando a realidade, não acredito que alguem esteja ficando rico com este salario mensal vivendo em São Paulo ...

Editado pela última vez por Tatiane Neves Tavares em Sex Fev 10, 2012 10:01 pm, num total de 1 vez

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Fev 10, 2012 10:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano, com qual equipamento você está fazendo os eventos? Poderia nos mostrar um pouco do seu trabalho?

Abraço! yeah

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 12:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Armando, eu não faço evento. Sou um nível abaixo do amador. yeah

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 4:48 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

sergiotucano, se o amigo não faz eventos, apesar de respeitar sua opinião, fica difícil você estabelecer valores, não acha?

Eu também sou um amador apaixonado, não vivo da fotografia, mas se vivesse daria valor ao meu trabalho e cobraria o justo, o que é valor de mercado, sem prejudicar ninguém e nem me super valorizar.

Abraço yeah

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

Douglas Soares
Mod Manager Duelos
Mod Manager Duelos

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 11:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom eu não trabalho com fotografia ainda, digo ainda pois isso está nos meus planos, e estou estudando muito sobre essa questão de valores para que eu cobre um valor justo ao trabalho que eu entregar, o fotógrafo pode cobrar o quanto ele quiser, se quiser cobrar R$600 por um casamento que cobre, e se quiser cobrar R$5.000 que cobre tb, mas que aceitem a consequência disso (o que cobra R$600 provavelmente vai quebrar rapidinho). Eu acho que há clientes para todos (é claro q isso vai depender do fotógrafo) o fotógrafo que cobra R$5.000 não deve ficar chateado se o cliente dele fechar com o de R$600, pois esse tipo de cliente (que só pensa no mais barato) não faz falta, e isso sempre vai ocorrer e não é só no ramo da fotografia que isso ocorre. yeah

sergiotucano
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 3:10 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Armando, trago minha experiência como Consultor Linux e Desenvolvedor Web para esta discussão.

Da mesma forma que na fotografia, na minha área existem pessoas que realizam alguns jobs por um valor que beira o ridículo.

Herculano, dia desses numa comunidade no orkut vi gente dizendo que fotografa festas de aniversário cobrando somente a pilha, ou então dizendo que cobrava somente a boca livre etc...

O importante é ter uma métrica para chegar a um valor justo para você. Mesmo porque vocês sabem que preços tabelados, ou perto disso, não é correto perante a lei.

Herculano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 3:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Custos na fotografia

Aluguel
Salários
Impostos
Encargos sindicais
Agua, luz Telefone
Internet
Lavanderia
Despesas com o Studio/escritório ex Café, Agua , Papel ....
Custo dos Assistentes
Equipamento....depreciação ....baterias...cartões de memoria ...filmes mat de laboratório
Seguro do equipamento
Gasolina
motoboy
Etc....

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 4:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Herculano escreveu:
Custos na fotografia

Aluguel
Salários
Impostos
Encargos sindicais
Agua, luz Telefone
Internet
Lavanderia
Despesas com o Studio/escritório ex Café, Agua , Papel ....
Custo dos Assistentes
Equipamento....depreciação ....baterias...cartões de memoria ...filmes mat de laboratório
Seguro do equipamento
Gasolina
motoboy
Etc....

Shocked Shocked Shocked Shocked ainda tentando entender quem paga isto tudo com 100 reais por mes ...

Bem sei que não devia mas vou abrir aqui o meu dia a dia do mes de janeiro ai fica mais facil para todo mundo entender ...

Eu tenho hoje
Uma D90, 2 flashs USB 600, 1 Flash USB 800, uma D700, 5 cartões de memorias de 8 giga, um Rebatedor, 2 difusores, 1 fundo infinito preto, 1 fundo infinito branco, um notbook Dell XPS (propio para tratamento d midia), capas personalizadas aonde entrego o trabalho, pago 1 assistente (e não pago barato por que não gosto de explorar ninguem), 6 baterias, 8 jogos de 6 pilhas para os flashs, uma 35mm 1.8, uma 50mm 2.8, uma 70-300, uma 18-105, uma 24-120, uma 10-20, grips para as duas maquinas, uma mala para transportar tudo isto ..... todo equipamento pago devidamente com seguro....

Minha mãe me cedeu uma parte da casa que tem um relogio de agua e um de luz separado, o meu custo com o local (ainda sem pagar aluguel ja que é de propiedade da familia) é de 85 reais por mes de energia e 40 de agua... este mes eu tive de trabalho 2 gravidas, 3 books de crianças, e 1 book de uma senhora nada mais do que isto ..... em 30 dias .... contando o tempo que eu fiz para fazer os trabalhos e o meu custo acredito que empatou ... fora o meu investimento em livros e estudo .....

E nestes dias claro eu tenho conta de telefone para pagar, conta de celular para pagar, tenho que me alimentar, me locomover, me vestir, comprar remedios, entre outras coisas de prioridade basica ....

se eu tivesse cobrado 200 reais em cada book eu teria 1100 reais para pagar tudo isto ...

Ou Seja eu sei o que é viver da fotografia e quando coloco os valores que coloquei acho justo, por que eu vivo da fotografia, me dedico a isto, tenho custos e estou prestando serviços para outras pessoas que precisam do meu trabalho, acho que tem que ser justo para ambos os lados yeah

E ja que o Sergio esta trazendo o seu conhecimento de desenvolvedor para o tema, sim é verdade na area de TI tem muitos valores abusivos, sou gerente de projetos por profissao e sei disto mais do que ninguem, mas pagar para trabalhar acho que não dá .

Bem acho que quem pensa em viver da fotografia tem que pensar bem nisto tudo é muito importante, concordo que tem que ser justo com o cliente, são raras os fotografos fora da media que pode se dar ao luxo de ganhar realmente dinheiro com a fotografia......

Acho que so pode opnar em algo assim quem vive da fotografia, quem não vive da fotografia tem que tentar entender o por que das coisas antes de colocar uma opnião que pode não ser correta das coisas... e quem quer viver da fotografia tem qe pesquisar e ver as historias de quem vive da arte e ver se é isto mesmo que quer seguir e como vai viver disto ....
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.