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 Entrevista: TIAGO PETRIK / RIOetc

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Marcos Borges Filho
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Registrado em: Sábado, 29 de Setembro de 2007
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MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 12:21 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O Digiforum publica uma entrevista com Tiago Petrik, editor responsável pelo principal site de Streetstyle do Brasil: o RIOetc. Entre outras coisas, eles fotografam populares nas ruas do Brasil e do mundo em busca da “alma encantadora das ruas” que vai marcar a tendência da moda nas mais diversas estações. Tiago nos fala sobre o RIOetc, sobre Streetstyle, sobre fotografar pessoas comuns e estilosas nas ruas. Participe, aproveite a oportunidade e questione nosso entrevistado.




Image
Foto: Juliana Rocha

--------------------------------------------

Tiago Petrik




Image
serie de autoretratos


O que é o site RIOetc (www.rioetc.com.br)?

É o blog de streetstyle mais acessado do Brasil, com 1 milhão de pageviews/mês. Foi criado por mim e por minha mulher, a consultora de moda Renata Abranchs, em novembro de 2007. Nossa intenção é retratar "a alma encantadora das ruas". Tomamos emprestada essa tagline do João do Rio, cronista que publicou uma obra com esse título em 1908. Era um flâneur que descrevia o que via em suas caminhadas. Ele fez muito sucesso na época, chegou à Academia Brasileira de Letras, apesar de mulato e homossexual - e de ter vivido naquela época em que os preconceitos eram infinitamente maiores do que hoje. Os textos do João do Rio não falavam só de coisas encantadoras, como faz supor o título do livro. Ele mostrava também muitas mazelas e personagens marginais.
No nosso caso, buscamos inspirar as pessoas com o que encontramos nas ruas. Só entra no blog o que consideramos inspirador. Dá pra considerar que nosso trabalho não é antropológico. Tem algum valor antropológico, se você pensar que nós fazemos esse registro das ruas de forma sistemática (são cerca de 6 atualizações por dia), mas o retrato que fazemos não é necessariamente a "realidade" das ruas. Embora todas as nossas fotos sejam absolutamente naturais. Todos os personagens retratados por nós estavam exatamente do jeito que os encontramos. Não há qualquer tipo de produção. Além disso, a gente lançou o blog numa época em que o Rio estava completamente por baixo. E nossa intenção era falar bem do Rio. A gente resolveu fazer "jornalismo a favor" mesmo, descaradamente! Por isso, a decisão de só mostrar os encantos e exaltar os personagens cariocas. Já tinha muita gente pra falar mal. Felizmente, nesses quatro anos, o vento virou a favor, e o Rio vive um momento iluminado, e não somos só nós a falar bem!




Image


Várias personalidades e edições ligadas a moda têm o RIOetc como um importante campo de pesquisa. Você poderia citar algumas dessas pessoas e edições, e o que elas pensam e falam sobre o Rioetc?

De fato, o RIOetc virou referência no segmento de streetstyle nacional. Em primeiro lugar, acho que por causa da insistência! Nesses quatro anos, foram mais de 10 mil fotos publicadas! E, pela expertise da Renata, que atua no mercado de moda há 15 anos, nosso olhar é treinado para a pesquisa de tendências. Quando a gente fez três anos, recebeu vários elogios de personalidades ligadas à moda, direta ou indiretamente. Um dos comentários que mais gostei foi o do Bruno Drummond, desenhista de mão cheia que faz as tirinhas "Gente Fina", da revista do Globo. Ele disse que quando falta algum detalhe pros personagens dele (quem conhece sabe o quanto ele é detalhista), vai lá e consulta o blog pra se inspirar. A Isabela Capeto disse que indica o blog pros amigos gringos entenderem a cidade. A Patrícia Koslinski, repórter do GNT, disse que considera o RIOetc uma das grandes referências mundiais no segmento streetstyle. A edição francesa da revista Grazia, em outra ocasião, listou o que, pra eles, eram os 17 blogs de streetstyle mais importantes do mundo, e o nosso era o único da América Latina. E quando lançamos o volume 1 do nosso livro, em dezembro de 2010 (com fotos dos 3 primeiros anos de atividade), várias revistas comentaram. A Vogue brasileira, por exemplo, disse que o RIOetc não deve nada aos blogs de streetstyle gringos. A gente fica muito lisonjeado com todos esses comentários, e também com os que nossos leitores "anônimos" publicam em cada foto.



Qual a importância de transformar o site em revista impressa?

Em 2008, demos um passo maior que as pernas ao publicar uma revista. Pretendíamos que fosse uma revista trimestral, mas nunca passamos do primeiro número, apesar do sucesso que fez. A verdade é que não estávamos preparados para distribuir os exemplares e comercializar os anúncios. Isso exige muito mais do que nós éramos capazes. Em 2010, aí sim, fizemos um livro, com 150 das melhores fotos publicadas nos 3 primeiros anos de trabalho. Foi um baita sucesso, até porque a distribuição é mais restrita, em livrarias e lojas. Em 2011, repetimos a dose, com o volume 2, e mais uma vez foi muito bacana. Acho que transformar as fotos em papel tem muito valor, porque nessa era virtual as coisas se perdem. O livro dá uma sensação de perenidade que a internet não dá. Apesar de o objeto livro não ser muito consumido, ele tem uma aura de "coisa séria". E pra nós foi muito importante, veio um reconhecimento ainda maior.



Hoje vocês possuem reconhecimento internacional. Pode nos falar um pouco sobre isso?

Desde sempre nos chamou a atenção o volume de visitas gringas (são cerca de 10% do total). Aí em 2009 fomos convidados para expor 300 fotos na tradicional feira "Prêt-à-Porter", em Paris. O volume 1 do nosso livro foi comercializado na Colette, em Paris, uma multimarcas que faz uma curadoria do que há de melhor no universo da moda. Foi uma honra enorme. E ano passado a gente clicou parte da campanha global da adidas, em que foi feita uma "batalha de looks" entre nove cidades (cada um com um blog representando). Cada blog recebia a coleção e dava sua própria interpretação (não era pra usar adidas dos pés à cabeça), posicionando as modelos em lugares que combinavam com aqueles looks. O Rio era a única cidade da América Latina e do Hemisfério Sul. A cada dia publicavam um look diferente de duas cidades, e os internautas escolhiam o que preferiam. E ganhamos a tal "batalha", no fim da votação!




Image
look Adiddas



Como são definidas as pautas do Rioetc?

No mundo ideal, fazemos reuniões de pautas toda segunda-feira. Digo "mundo ideal" porque isso nem sempre acontece. Mas procuramos diversificar os passeios pelos bairros, concentrando na Zona Sul do Rio, que é onde fica nosso escritório e onde é mais fácil encontrar os personagens que buscamos. De vez em quando, damos um pulo na praia. Normalmente, os eventos ao ar livre são os ideais pra essa caça.



O que é Streetstyle?

Em tradução livre, "moda de rua". É uma moda sem produção, digamos assim. O que se busca é a criatividade.



Qual a importância da fotografia para a streetstyle?

O registro e a publicação dessas imagens alimentam essa moda de rua, porque de certa forma inspiram e influenciam as pessoas que acessam as fotos, e isso se dissemina. Uma maneira diferente de se amarrar um lenço, por exemplo, registrado num blog de streetstyle, pode influenciar outras pessoas.



As publicações sobre streetstyle são “feitas”, principalmente, se fotografando pessoas comuns ou celebridades?

No nosso caso (e em geral também), pessoas comuns. Como estamos no Rio, é comum esbarrarmos com alguns artistas, mas isso está longe de ser uma sugestão pra nós. Se essa celebridade tem a tal "alma encantadora das ruas", pedimos licença e fotografamos, como fazemos com qualquer outro personagem. Não tem tietagem. As celebridades não são nosso foco, mas também não temos preconceito algum com elas.



Os looks das ruas só influenciam as pessoas que se deparam com as publicações ou podem definir tendências de uma moda?

Sem dúvida podem definir tendências. A moda se alimenta das ruas.



Você poderia nos citar um exemplo da força de uma foto de rua sobre a constituição de uma tendência de moda ou sobre a coleção de algum importante estilista?

Não sou especialista nesse assunto, mas estou repetindo o que a Renata fala. Talvez as pesquisas dela sejam um bom exemplo. Há 15 anos ela viaja pra fora do Brasil em busca de novidades. Quando começou, voltava das viagens com 800 fotogramas, sendo a maior parte de fotos de rua. Aí mostrava essas fotos em suas palestras. Hoje em dia, apesar de todas as facilidades da internet - e dos blogs de streetstyle - e da compra de revistas gringas, ela segue fazendo de duas a três viagens por ano pra fora do país, e as fotos de rua continuam tendo muita importância. Há três anos eu acompanho essas viagens e, com a facilidade das câmeras digitais, faço cerca de 5 mil fotogramas. E ela, outros tantos.



Em sua opinião qual a foto que foi mais importante para a consolidação deste segmento?

Não sei dizer. Mas isso se faz lá fora há décadas! A diferença é que na última década houve o advento dos blogs, e isso se popularizou. Outra coisa importante foi a atividade do fotógrafo japonês Soichi Aoki, que nos anos 80 começou a registar a moda de rua no bairro de Harajuku, em Tóquio. Ele lançou uma revista chamada "Fruits", que mais tarde virou livro também. Lá as pessoas se vestem de uma maneira única, parecem fantasiados, cada um mais exagerado que o outro. É muito divertido, gostei muito de passear por lá, ano passado. A Renata já tinha ido em 2010. Mas não é o que nós buscamos. Eles são over. Divertidos, mais que encantadores.




Image



Quais os nomes dos fotógrafos mais influentes em streetstyle? Poderia nos apresentar fotos de alguns deles?

Da atualidade, nossos preferidos são a francesa Garance Doré, que assina um blog com o próprio nome (www.garancedore.fr) , o americano Scott Schuman - por acaso, namorado da Garance -, criador do Sartorialist (http://www.thesartorialist.com/), e o suíço Yvan Rodic, do FaceHunter (www.facehunter.blogspot.com). Todos globetrotters do streetstyle. A gente busca aprender com eles. E no ano passado também fizemos uma boa volta ao mundo: estivemos em Tóquio, Istambul, Paris, Londres e Buenos Aires. Nos quatro anos do blog, fomos a 11 países. E em cada lugar buscamos o diálogo entre as ruas, o que nos une, "a alma encantadora das ruas".


Existem fotógrafos brasileiros, assim como a Renata Abranchs, que fazem sucesso fora do Brasil fotografando a moda das ruas. Poderia nos citar alguns nomes e quem compra as fotos desses profissionais?

Conheço o trabalho da Stella Alves (streetstylebystela.blogspot.com/) e da Ana Clara Garmendia (anaclaragarmendia.blogspot.com/), mas não saberia dizer se elas vivem disso, nem em que veículos publicam, além dos próprios blogs que elas mantêm. Aqui no Brasil, a gente tem o orgulho de ter participado de alguma maneira da formação de jovens talentos, como o Lucas Landau, a Juliana Rocha, a Camila Uchôa e a Anna Clara Carvalho. Todos trabalharam ou trabalham conosco. São muito jovens e têm um futuro promissor.



Na Europa, Estados Unidos e no Brasil quais as publicações mais importante que tratam da moda de rua?

Todas as revistas tradicionais de moda já abrem espaço para a moda de rua. Não sei se existe uma especializada em moda de rua (como era a nossa, a que lançamos em 2008 e só teve um exemplar) que seja impressa.



Existe oportunidade de trabalho para um fotógrafo que deseje inveredar por essa área da fotografia no Brasil?

Acho que sim. Mas isso requer MUITO investimento, sobretudo afetivo. Você precisa amar fotografar gente na rua, interagir com essas pessoas, ganhar a confiança delas para que elas emprestem o que têm de mais encantador pra sua foto. E ralar muito até que isso se transforme de fato em trabalho remunerado.



O que é uma boa foto de streetstyle??? A que um fotógrafo, que esteja buscando uma boa foto de rua, deve estar atento?

Acho que uma boa foto é uma boa foto: boa composição, luz bonita, fundo bem escolhido. Na rua, acho que é importante transmitir naturalidade. Uma das coisas que a gente pede pras nossas "modelos" é que desestufem o peito... As pessoas têm a tendência de fazer uma pose muito caprichada... Mas um sorriso normalmente cai bem também!



Para a publicação de uma foto capturada nas ruas é sempre necessário a autorização do fotografado? Como vocês tratam esse aspecto legal?

Existem algumas exceções, mas normalmente, sim. Quando saímos pra fotografar, levamos uma autorização de uso de imagem e pedimos pra que a pessoa assine.



Temos a idéia que só se consegue fazer belas fotos de streetstyle na Europa. Isso é verdade?

Se acreditássemos nisso, jamais teríamos lançado o RIOetc...

paulo magoo
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MensagemEnviada: Qua Fev 01, 2012 8:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tiago, parabéns pelo blog palmas

Morei anos no Japão e sempre via as publicações de streetstyle por lá fazendo mt sucesso, e realmente os japas são mt radicais e criativos, com um estilo que não combina com o jeito brasileiro.

Quais os lugares,no Brasil, onde o estreetstyle esta mais acentuado e onde se acham os melhores clicks ?? yeah

peridapituba
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MensagemEnviada: Qui Fev 02, 2012 9:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bacana o Blog e bacana a proposta de vcs, Tiago.

Uma coisa que me deixou intrigado foi o fato de vcs concentrarem suas ações em regiões próximas ao seu escritório, em Ipanema e adjacências.

Entretanto o rio é uma cidade plural que vai desde os descolados da zona sul aos imigrantes do Saara ... e o Rio de Janeiro não é apenas Zona Sul, Centro e Barra da Tijuca.

O look despojado que a gente percebe em Ipanema pode se contrapor c um mais 'mauricinho' da barra, ou menos estiloso (mas eficiente) no subúrbio ... estou falando de termos gerais, sem entrar no conceito que o Blog impõe.

1- Não há, da parte de vcs, uma tendência a concentrar demais as ações em locais que são mais elitistas quando vcs se permanecem no eixo Ipanema-Leblon, etc?

2- De outro lado, vcs não tem vontade de sair pra Baixada, ou pros Subúrbios e buscar algo também inspirador mas que tenha outro astral?

Uma outra questão diz respeito à produção.

Quanto à produção das imagens, entendo que não há segundo vc disse uma produção específica, ou seja, vcs não pedem a ninguém para se vestir assim ou assado para serem fotografadas ... ok.

3- Nunca houve uma tentativa dissimulada de alguma marca ou algum estilista, por exemplo, tentando se usar do espaço de um Blog conceituado como este para tentar promover marcas ou ideias?

Quanto à produção das imagens me parece, vendo de fora, que existe alguma produção da imagem propriamente dita para ser postada no Blog.

4- Isto procede, existe esra preocupação para que elas fiquem mais "profissionais"?
As imagens recebem tratamentos capacitados (edições e afins) antes das postagens?

E a última ...

5- Como as pessoas fotografadas se sentem quando são contatadas e recebem o 'título' de descoladas, de possíveis promovedoras de um estilo, formadoras de opinião, etc, e são convidadas a serem "modelos" para o Blog?

Abraços e parabéns pela entrevista.

yeah

tpetrik
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MensagemEnviada: Sex Fev 03, 2012 3:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi, peridapituba!
Obrigado pelo comentário.
Respondendo a suas perguntas:
1 - Sim, é verdade, a gente foca mais na zona sul do Rio mesmo. Nossa pretensão, como eu disse, não é antropológica.
2 - Não é por falta de vontade. Mas nosso trabalho nasceu de um escritório de pesquisa de moda. E o foco dessa pesquisa certamente não está na Baixada ou nos subúrbios, embora já tenhamos fotografado, sim, em bairros suburbanos (por exemplo, Madureira). Além disso, nenhum de nós dirige ou tem carro. Esse é outro motivo para normalmente sairmos aqui por perto.
3 - É raríssimo a gente perguntar sobre as roupas que as personagens estão usando! Mas existe, sim, uma maneira de promover marcas no blog. Temos seções patrocinadas. Esse trabalho para a adidas, por exemplo, foi publicado no RIOetc e pago! Mas fica muito claro, quando fazemos esse tipo de trabalho, que aquilo é uma exceção e que a relação é comercial!
4 - Claro! Todas as fotos são tratadas!
5 - Quando a gente começou, perdia bastante tempo explicando pra cada personagem o que fazia. Hoje em dia, a maioria absoluta das pessoas que são paradas por nós já conhecem o blog, e receber um "não" como resposta é cada vez mais raro! Acredito que muitas pessoas ficam lisonjeadas, sim; mas pode ter certeza de que a gente também fica quando cada um empresta sua alma encantadora prum retrato!
Abraços,

tpetrik
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MensagemEnviada: Sex Fev 03, 2012 3:30 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

paulo magoo escreveu:
Tiago, parabéns pelo blog palmas

Morei anos no Japão e sempre via as publicações de streetstyle por lá fazendo mt sucesso, e realmente os japas são mt radicais e criativos, com um estilo que não combina com o jeito brasileiro.

Quais os lugares,no Brasil, onde o estreetstyle esta mais acentuado e onde se acham os melhores clicks ?? yeah


Oi, Paulo
Obrigado pelo comentário gentil.
Aqui no Brasil não proliferam tantos blogs dedicados exclusiva ou majoritariamente ao streetstyle.
Temos alguns, apenas, que eu conheça. São de São Paulo (o Vista, sim!, da revista Criativa - http://www.vistasim.com.br/colunacriativa/), de Belo Horizonte (http://bhmodaderua.blogspot.com/) e Porto Alegre (http://streetstylepoa.com.br/index/ e http://www.modapoa.com.br/).
E alguns blogs de moda têm seções de streetstyle, como é o caso do modices.com.br (Pelas ruas)
Cada lugar tem suas características. Mas tenho a sensação de que o estilo carioca irradia para mais lugares. Não é à toa que as marcas cariocas fazem tanto sucesso no atacado.
E os paulistas levam a moda mais a sério, digamos assim.
Espero ter respondido.

Abraços,

xande_mike
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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 3:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Como é a abordagem nas ruas? Algum modelo já causou problemas?

Herculano
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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 6:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

yeah

Virgilio Libardi
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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 8:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Acho superinteressante quando uma idéia nasce e alcança scesso.
MInha pergunta é: QUantas pessoas estão envolvidas no RIOetc? Quais são as atribuições?

Tatiane Neves Tavares

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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 5:14 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tiago Petrik Show a ideia e muito legal o resultado.

O que notei o foco maior de voxês antes do site sempre foi a moda o site veio como uma ideia posterior e por consequencia a fotografia se tornou uma ferramenta de trabalho mas nao o objetivo pricipal. como as fotos são feitas nas ruas e a foto pode deixar um figurino mais atrativos ou destruir qualquer atratividade de uma roupa como é feita a composição??? ou seja quando encontram o modelo como é feita a foto??? é preciso buscar um cenario legal acredito e não simplesmente clicar em segundos.... como é este momento criativo e como faz para as pessoas embarcarem na ideia da foto????

tpetrik
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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 8:57 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

xande_mike escreveu:
Como é a abordagem nas ruas? Algum modelo já causou problemas?


Oi, xande_mike!
A abordagem é normalmente feita por uma dupla, formada por um fotógrafo e uma cool hunter - uma "caçadora de tendências" - que normalmente é uma jornalista. A gente se aproxima, pede licença, explica o que é o nosso trabalho e fotografa! Bastante simples! Não lembro de algum problema causado por algum personagem... Muitos pedem pra ver as fotos na hora e, eventualmente, pra deletar alguma imagem. Mas não considero isso um problema, e sim uma relação normal entre fotógrafo e fotografado.
Abrs,

tpetrik
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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 9:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Virgilio Libardi escreveu:
Acho superinteressante quando uma idéia nasce e alcança scesso.
MInha pergunta é: QUantas pessoas estão envolvidas no RIOetc? Quais são as atribuições?


Oi, Virgilio!
Atualmente, contando a equipe completa do Bureau de Estilo e do RIOetc, somos onze pessoas! Cada uma tem sua atribuição - de contas a pagar a edição -, mas há muita troca e todo mundo se ajuda. É um time mesmo. Quase todos manipulam as imagens. Os textos são responsabilidade de três. Mas em fotografia, somos dois fixos, mais uma que trata imagens e eventualmente vai para as ruas, além da Renata, minha mulher, que fotografa com uma G10 para as pesquisas dela e, muitas vezes, traz cliques pra publicar tbém!
Abrs,

tpetrik
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MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 9:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tatiane Neves Tavares escreveu:
Tiago Petrik Show a ideia e muito legal o resultado.

O que notei o foco maior de voxês antes do site sempre foi a moda o site veio como uma ideia posterior e por consequencia a fotografia se tornou uma ferramenta de trabalho mas nao o objetivo pricipal. como as fotos são feitas nas ruas e a foto pode deixar um figurino mais atrativos ou destruir qualquer atratividade de uma roupa como é feita a composição??? ou seja quando encontram o modelo como é feita a foto??? é preciso buscar um cenario legal acredito e não simplesmente clicar em segundos.... como é este momento criativo e como faz para as pessoas embarcarem na ideia da foto????



Oi, Tatiane!
Sempre que possível, a gente busca um cenário. Mas dá pra dizer que em 95% dos casos, os personagens são clicados exatamente onde foram encontrados. Principalmente porque em geral as pessoas estão com pressa, circulando de um lugar pro outro! Por isso a gente fica tão feliz de receber alguns minutos de atenção. Só posso creditar esse "embarque" à generosidade das pessoas que emprestam suas almas encantadoras.
Posso dizer também que, depois que comecei a trabalhar com isso, eu mesmo tenho sido mais tolerante com qualquer abordagem na rua...
Bjs,

peridapituba
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MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 11:09 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tiago, parece-me que o projeto do RIOetc já se consolidou e chegou em um patamar que talvez a expressão "navegar em águas tranquilas" seja bem pertinente.

Vocês tem um conceito, uma atitude perante a sociedade e a moda carioca (e porque não a nível Brasil) e tocam o projeto/site conforme a necessidade do momento.

Um momento da moda, um momento de troca de estação, um momento de um evento sazonal como as Olimpíadas que vem por aí, etc.

Neste âmbito, olhando daqui, a atuação de vocês já é meio que pré-concebida e de antemão as pessoas que acessam o espaço já sabem o que encontrarão, com pequenas variações apenas.

1- Ainda há espaço pra evoluir?

2- Qual é o próximo passo?

3- Vocês vão sair da zona de conforto ou vão apenas recostar ainda mais neste sofá que estão sentados?

Herculano
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MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 11:44 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

palmas

pmenge
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MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2012 8:52 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

tpetrik, parabens pela idéia e trabalho!! muito interessante!
A revista, que como voce disse acabou sendo muita areia pro caminhão...voltaria ?
e repetindo a pergunta do Peri...tem ideia de ampliar a area de atuação ??
parabens!! yeah
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