DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Uma Homenagem - CELSO ROGÉRIO

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

DigiForum

MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2012 12:57 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Em homenagem ao Celso Rogério, que está prestes a deixar a Administração Geral do Digiforum, criado e mantido por ele durante esses oito anos de sucesso, reapresentamos sua entrevista

Image

Entrevista realizada pelo Peridaputiba em 01 de agosto 2010

----------------------------------------------------------------------

Antes de iniciar as respostas, trace um breve perfil, de preferência com a inclusão de uma foto.

Celso Rogerio, 40, São Paulo.

Image

Venho do mundo da tecnologia da informação, onde conheci a carreira de designer e acabei aportando na fotografia. Isso desde 2003, quando comecei a fazer fotos para minha pequena agência de criação e design e fui progredindo. Particularmente curto fotografia de moda e publicidade, em especial gastronomia. Também faço fotos industriais, um segmento que é difícil de entrar.

Parte do meu trabalho como profissional está em portfólio no meu site: http://www.fotoprodutora.com.br/galeria (em reformas da página principal) e aqui no Digi pode se ver algumas brincadeiras fotográficas que gosto muito http://digiforum.com.br/album.php?user_id=3.

Meu perfil como fotógrafo atualmente é puramente profissional, tanto no ato de fotografar quanto nos negócios e atividades que envolvem fotografia. Nos últimos anos a fotografia tem sido pra mim fonte de rendimento onde o aprimoramento técnico tem a maior vertente junto do conceitual e da linguagem. Tenho alguns trabalhos próprios e autorais que são apenas pra mim por enquanto. Talvez no futuro isso seja disponibilizado ao público quando estiverem mais completos.

A foto de mim mesmo vou ficar devendo, só tenho essa do avatar.

1) Como se define:

- fotografo profissional,
- profissional amador,
- amador profissional.

E por quê?

Fotógrafo Profissional. Pois desde que me conheço fotógrafo trabalho com isso e acabou virando meu mundo fotográfico.

2) Duas fotos suas que deixam os críticos que te interessam de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Difícil hein.

Essa foto é uma das que mais gosto. Foto simples, feita em 2004 quando comecei a fotografar, e foi para um duelo aqui no DigiForum. A força desta foto não está na técnica e tampouco na qualidade mas sim no sentimento. Eu a chamo de "feelings" e tem participação da minha esposa na produção.

Image

Este é um trabalho profissional, foi feita no início de 2009 em uma campanha para uma marca de moda feminina que atendo sempre, meu primeiro cliente de moda.
A força desta foto é a mensagem que ela transmite. É uma foto conceito. Um dos temas da coleção da marca era baseado nas "amazonas", e teria que transmitir uma sensação de liberdade e poder da mulher. Além da temática que envolveu a foto, o que me agradou também foi a complexidade técnica. Não parece mas haviam alí 11 profissionais envolvidos comigo, num dia chuvoso dentro de um curral e um cavalo arisco e nervoso. Dois amigos aqui do fórum me auxiliaram em 2 dias de trabalho, o Ricardo Pichler e o Marcelo TK, ótimos fotógrafos que foram conhecer o que envolve uma campanha de moda.

Image

3)Duas fotos suas que deixam a galera em geral de queixo caído (esquece a modéstia), e qual a razão da força dessa foto?

Essa aqui é uma foto que muitos gostam onde eu a coloco. Eu curto ela pelo ar bucólico do local, a vila de paranapiacaba em Santo André - SP e foi tirada durante um passeio com o fotoclube em 2006.

Image

Aqui outra foto profissional, que deve deixar a galera de queixo caido... de fome rsrs. Pode ser vista em algumas testeiras e menu-boards da marca, além dos cardápios. Foi feita pra um cliente que tem 52 pizzarias em shoppings, a Patroni Pizza. Foto de 2009.

Image

4)Duas fotos de terceiros que te derrubam o queixo, e qual a razão da força dessa foto?

Uma foto que não me sai da cabeça desde que a vi quando garoto é da menina vietnamita nua e seus coleguinhas bombardeados por napalm. Aprendi a admirar esta foto pelo cunho social humanitário de alerta que ela demonstra ter. Alguns críticos crucificam este fotógrafo, Nick Ut, enquanto outros o admiram. Eu sou dos que o admiram por estar no lugar certo na hora certa e fazer um bom e útil trabalho. Não fosse pelo fotógrafo e sua imagem esta garota não se tornaria uma ativista humanitária tão forte.

Image
Autor: Nick Ut.

Admiro dois outros grandes fotógrafos, o Bresson e o Richard Avedon, pelo controle das cenas que conseguiam. Escolhi esta foto do Avedon porque é mais o que eu gosto, controle da luz e da cena. Imaginem quanto tempo e qual linguagem ele usou com esta modelo pra conseguir a foto que queria. Aprendemos muito com ele.
Mas não dá pra sintetizar em 2 fotos o que estes caras da antiga representam.

Image
Autor: Richard Avedon.

5)Qual seu equipamento, porque escolheu esse equipamento.

Tenho uma D300 Nikon, algumas lentes fixas antigas entre 2.8 e comuns, e uma meia tele, e também flashes nikon. No estúdio eu tenho equipamentos Mako e Atek entre geradores, tochas, softs e refletores. Nas estações eu uso PCs, Lightroom e Photoshop. Não sou de gastar muito com equipo e me sinto completo com o que tenho atualmente. Escolhi esse equipamento fazendo um equilíbrio entre custo e qualidade. Com a D300 eu chego perto das melhores sem gastar os tufos em câmera. Com as lentes antigas eu tenho qualidade a custo baixo e além disso faço muitas externas, o risco de ficar sem lente é grande pois as campanhas são no meio do mato, cachoeira, etc... não pelo custo pois tenho seguro, mas porque perderei tempo e trabalhos até arrumar ou comprar outra.

6)Como a escolha do equipamento que vc usa influi no tipo de foto que vc faz?

O equipamento não me influencia no comportamento fotográfico. Já fiz fotos que sairam em Vogue e Elle com bem menos do que tenho hoje.

7) Do que vc tem visto por aí, há alguém que vc ache que vale à pena ser notado?

Sim, sem dúvida. Tem muita gente boa surgindo e gosto de caras como o Faya que é bastante novo, gosto do Luiz Claudio Marigo e tem muitos outros que são exemplos notáveis pra nós fotógrafos.

8)Qual a importância da edição para suas fotos?

Total. Sem edição eu não faço nada. Edito tudo. Mas trato somente o que é selecionado pelo cliente.
Veja, editar pra mim não é tratar mas sim selecionar e catalogar. Normalmente na fotografia profissional é isso. O tratamento é outra coisa que pode variar de básico a montagens complexas. Neste caso eu sou conservador, tratamento eu faço básico e quando é necessário algo específico eu mando fazer fora .

9)Sabemos que idealmente sensibilidade e técnica devem andar juntas, mas como é complicado alcançar o ideal sempre se tende mais para um lado ou para o outro. Então: o que é mais forte em sua fotografia: sensibilidade ou técnica?

Técnica e linguagem. 50% de cada. Sensibilidade pra mim é momento e normalmente eu sou planejado.

10)Vais em busca da foto ou a foto te encontra no meio do caminho?

Algumas coisas eu faço casualmente, mas 90% é planejado então sou daqueles que vai em busca da foto.

11)Gosta de ser fotografado? Ou em casa de ferreiro o espeto é de pau?

Se achar uma foto minha me manda porque eu tenho duas ou três e olhe lá. Não gosto de sair em foto mas não ligo se sair casualmente.

12) Celso, o que é hj, com esta nova fase, o Digifórum para vc?

O fórum passou por muitas fases nestes quase 7 anos. Todos amadureceram e quem está chegando agora encontra um lugar cada vez mais qualificado. Isso me faz pensar em torná-lo mais profissional a nível de administração, e também mais comercial pra continuar sendo viável. Acho que é a tendência a seguir, vejo como exemplo outros grandes fóruns como o ForumPcs.
Hoje vejo o DigiForum não apenas como reunião, comunidade, descontração, mas também como um grande centro de apoio pra quem está começando e para os que já estão enraizados na fotografia, seja amador ou profissional.

13) O que vc esperava quando lançou o fórum e como vc o vê hj em dia comparada com o início?

Esperava poder colocar no ar um espaço que ajudasse pessoas a entrarem no mundo da fotografia. Poderia dizer que o objetivo está cumprido, pois manter um site desse porte por 7 anos com qualidade não é tarefa fácil. Mas graças a Deus Ele tem colocado pessoas boas, justas, ao meu lado que são: Admins, Mod-managers e Moderadores de primeira grandeza.

Temos que continuar nossa missão. O DigiForum só me trouxe alegrias até aqui, especialmente pelas amizades com os usuários e staff. Tenho certeza que continuará com mais alegrias ainda e estamos descobrindo novas fórmulas de sempre ir melhorando o espaço.

14) Cite duas fotos que você viu no forum e que te impresionaram:

No DigiForum tem muita foto que eu não vi ainda. Pelas contas, já temos mais de 1,5 milhão de fotos postadas em hotlinks, fora as que estão nas galerias do Álbum DigiForum. Tem milhares que me agradam e que eu poderia citar, mas como são só duas:

Image
Usuário AVG. Um bom uso da baixa velocidade. Gosto da composição, me agrada muito as cores diferentes para o tema.

Image 7441
Usuário Sergio Moreira. Me agrada o Infra Vermelho no tema caminhos ou vegetação.

15) Algo mais que vc gostaria de falar que não lhe foi perguntado?

Acho que não, eu ia sugerir de falar um pouco do fórum mas você leu meus pensamentos rsrs.

Abs, yeah

Celso.

Tatiane Neves Tavares

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2012 9:25 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso Grata por este espaço que foi criado que me ajudou muito a ser o que su hoje como profissional e como pessoa, aqui aprendi a respeitar o proximo, a respeitar opniões e a não ter medo de colocar o que penso.
Muito legal saber o seu modeo de pensar referente a fotografia e adorei principalemnte o que falou sobre o equippamento Mr. Green , são visões polemicas diante do que vejo e falo com os fotogrados, uma visão que as veses busco na maioria e não encontro em dias que o equipamento parece ter mais importancia do que o conhecimento ...

Adorei a ter lido isto e fica aqui meu agradecimento por tudo que fez e faz por muita gente e o desejo que em seu caminho encontre sucesso sempre yeah

Bernardo Vaghi
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas50

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas1

MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2012 12:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grande Celso!

"Profissional não é aquele que tem o melhor equipamento e sim quem produz resultados profissionais" - e é isso que vemos no seu portfólio, resultados profissionais.
Hoje, o mundo da fotografia está intoxicado pelos desejos de consumo: "Sem uma D800, não consigo fazer fotos com grandes detalhes, nem imprimir posters", "Sem uma D3S ou uma MARK III não consigo focar direito", "Preciso ter uma Zeiss 21mm 2.8 ou uma Summinilux para fazer tal foto", etc. O que vemos aqui nessa entrevista é um depoimento profissional e prático, esse fórum só poderia ter sido administrado por alguém com esse nível, tem que conhecer fotografia!

Grande exemplo de fotógrafo o Celso, que continue sua jornada de sucesso e profissionalismo na fotografia! E venha dividir com a gente seus clicks e insights!

Abraço!

Bernardo

yeah

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2012 2:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grande Celso, cada vez que entro aqui no DIGI (todos os dias) rs te admiro cada vez mais e sei da importância e dedicação q vc teve para que isso tudo se mantivesse no ar até os dias de hoje, sou usuário recente aqui, descobri por acaso, sou designer também e acho q estou partindo para fotografia é simplesmente apaixonante... Fiquei assustado com o anúncio do fechamento, pois aqui eu estou fazendo como se fosse meu curso de fotografia, duelando (gosto muito) e lendo sempre que posso entrevistas, artigos, enfim tudo de bom que o Melhor fórum de fotografia proporciona (sem desmerecer outros fóruns) Aqui tem ótimos fotografos que vc pode conversar, debater, trocar idéia é como se fosse um grande Universidade mesmo e tenho certeza que são ótimas pessoas!

Gostei muito do que respondeu:

5)Qual seu equipamento, porque escolheu esse equipamento.

Tenho uma D300 Nikon, algumas lentes fixas antigas entre 2.8 e comuns, e uma meia tele, e também flashes nikon. No estúdio eu tenho equipamentos Mako e Atek entre geradores, tochas, softs e refletores. Nas estações eu uso PCs, Lightroom e Photoshop. Não sou de gastar muito com equipo e me sinto completo com o que tenho atualmente. Escolhi esse equipamento fazendo um equilíbrio entre custo e qualidade. Com a D300 eu chego perto das melhores sem gastar os tufos em câmera. Com as lentes antigas eu tenho qualidade a custo baixo e além disso faço muitas externas, o risco de ficar sem lente é grande pois as campanhas são no meio do mato, cachoeira, etc... não pelo custo pois tenho seguro, mas porque perderei tempo e trabalhos até arrumar ou comprar outra.

porque hoje tem pessoas que só querem o equipamento mais caro, seja por status ou sei lá porque (claro q não são todos) mas esquecem e deixam de lado o conhecimento, criatividade, inovação e a sensibilidade que deve se ter ao fotografar, eu atualmente estou com uma bela D50 q me entrega ótimas imagens, estou satisfeito, mas futuramente busco uma D300s para fotografar o que eu tanto amo, que é o skate...

Te agradeço por tudo que construiu e por decidir o não fechamento desse incrível espaço que é o DigiFórum... Tenho certeza que vc continuara fazendo coisas importantes onde quer que vc esteja, é uma pena mesmo que vai deixar isso aqui, mas a vida é feita de escolhas e se tomou essa dificil decisão é porque será o melhor para você no momento...

Te desejo muita sorte em seu novo caminho e na sua vida!

Abraços

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Mai 12, 2012 12:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Celso, valeu por tudo que você fez aqui no Digiforum. yeah

Thiagoget
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas7

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Mai 12, 2012 11:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito obrigado grande Celso, me sinto honrado de ter feito parte desse fórum pelo tempo em que vc administrou isso tudo, foi uma aula diária do mais alto nível. Deus te abençoe nessa nova fase e por mais afastado que vc esteja, pode ter certeza que esse fórum sempre terá sua marca.

paulo magoo
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Mai 15, 2012 6:00 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grande Celso, valeu pelos varios anos de dedicação e paciencia com nós, Mr. Green por disponibilizar um espaço, onde surgiram grandes fotógraos e onde conhecemos mts amigos, de verdade, e só falo uma coisa : vc vai sentir saudades disso tudo heim Mr. Green

abração
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior