DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Aprendendo a criticar fotos .

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

NFORCER
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2004 3:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

por Charles Dias:

Conhecido relativamente há pouco tempo pelos fotógrafos brasileiros, os websites que permitem que os usuários postem suas fotos que poderão então ser vistas, comentadas, analisadas e/ou criticadas por outros usuários cadastrados, são uma poderosa ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento fotográfico de qualquer fotógrafo, seja amador ou profissional.

Mesmo por se tratar de uma novidade, a grande maioria dos fotógrafos brasileiros que frequentam esses sites não sabe muito bem como proceder ao criticar e receber críticas (deixemos claro que a palavra "crítica" está sendo usada aqui para designar comentários com finalidades positivas de auxiliar o autor das fotos a melhorar sua técnica e não como um comentário pejorativo).

Mas, afinal de contas, porque você iria postar uma foto de sua autoria em um site para que outras pessoas as vissem e as comentassem ??? Bem, a fotografia não é, de modo algum, uma arte solitária, afinal de contas fotos foram feitas para serem vistas, apreciadas e analisadas por outras pessoas, quanto mais pessoas, melhor. Nossos olhos são meio que cegos para os erros que cometemos, quando olhamos uma foto de nossa autoria a vemos também com os olhos do criador que são míopes para certos aspectos. Quando mostramos nossas fotos para outras pessoas, elas as vêem com olhos críticos, olhos que analisam, que procuram o que é bom, o que é ruim e o que poderia ser melhorado. Ouvir o que outras pessoas acham de nossas fotos é ver através dos olhos delas coisas que nossos próprios olhos não vêem.

Saindo um pouco da filosofia da coisa e voltando para a prática, vamos a alguns conselhos úteis quanto a esse universo pouco explorado dos sites de exposição e crítica interativa de fotos.

Recebendo Críticas

Antes de receber críticas, você precisa postar suas fotos. Existem diversos ótimos sites desse tipo e alguns dos que indico são:

http://www.usefilm.com (inglês)

http://www.photo.net (inglês)

http://www.photosig.com (inglês)

www.digiforum.com.br (português)

Vamos agora passo-a-passo:

- Escolha a foto que você quer postar;

- Ajuste o tamanho, resolução e tamanho do arquivo no limite imposto pelo site (cada site tem um limite máximo para esses valores);

- Ajuste a nitidez da foto (sharpness) para deixar a foto corretamente focada, o contrast (contrast) para balancear as áreas claras e escuras e a saturação de cores (saturation) para deixar as cores vivas. Esses ajustes são muito importantes e podem ser feitos em programas de manipulação de imagem (Paint Shop Pro e Photoshop) e são muito importantes, pois ao scanear suas fotos há uma perda natural nesses três fatores que se não forem corrigidos, poderão dar as pessoas que a vêem suas fotos uma falsa impressão de seu trabalho. O PIOR É QUE 80% DAS PESSOAS NÃO FAZEM ISSO !!!).

- Nada de colocar bordas ou frames em sua foto, isso só atrapalha ao invés de ajudar;

- Não deixe de incluir os dados sobre a foto (câmera, objetiva e acessórios usados, filme, abertura, velocidade), pois fotógrafos mais sérios verificam esses dados para poderem dar opiniões mais sérias e muitos deixam de criticar uma foto pela falta desses dados de apoio;

- Se você estiver usando um site em inglês, escreva qualquer informação EM INGLÊS ... se você não souber inglês, use o tradutor do http://www.altavista.com.br (opção logo abaixo do campo de busca).

- Acrescente uma frase curta do tipo "comentários serão bem-vindos" (comments welcome), para encorajar o envio de críticas.

Ok, você já postou suas fotos de acordo com as dicas acima e está esperando as críticas. Agora poderão acontecer três cenários diferentes, vamos analisar cada um com cuidado:

Cenário 1 - O Melhor

Nosso melhor cenário é quando suas fotos recebem comentários positivos.

Nesse caso, tente entender os pontos positivos evidenciados, procure se lembrar se você tinha pensado naquilo propositalmente, se foi algo inconsciente ou obra do acaso.

O mais importante nesses comentários é anotar mentalmente o que agradou as pessoas e procurar repetir esses aspectos em suas fotos futuras.

Cenário 2 - O Médio

Nesse cenário, além dos elogios, quem comenta suas fotos também aponta erros ou aspectos que não estão bons e/ou que podiam ser melhorados.

Bem, não é muito agradável ouvir (ler) esse tipo de comentários, mas eles são extremamente importantes para seu crescimento fotográfico, mais importante que os elogios, pois permitem que você passe a ver aspectos negativos e que devem ser melhorados que antes você não via. Procure entender com cuidado o que quem fez a crítica queria lhe mostrar, observe as fotos com novos olhos, com os olhos dessas pessoas, e se ficar em dúvida, não deixe de mandar um e-mail para esses colegas e pedir para eles serem mais claros na crítica.

Cenário 3 - O Ruim

Nesse cenário suas fotos são, literalmente, malhadas e quem critica aponta somente o que elas têm de ruim.

Antes de sacar sua metralhadora de xingamentos e mandar uma resposta muito mal-educada para quem "meteu o pau" em sua foto, pare um minuto e raciocine comigo. Existem dois tipos de pessoas que fazem essas críticas baseadas somente nos aspectos ruins de suas fotos: O primeiro tipo e o mais comum é de pessoas objetivas que acreditam que ao postar sua foto, você queria que elas apontassem o que elas viam de errado e não receber de elogios e é isso que elas fizeram. O segundo tipo e mais raro é o de pessoas que participam desses sites com o desejo insano de semear a discórdia e ser, no sentido literal da palavra, "sacana".

Ao receber uma crítica negativa, pare, respire fundo, leia novamente a crítica e a analise com muito cuidado, procure entender a intenção de quem a fez. Lembre-se de que o que é bonito para alguns, é feio para outros ... tem gente que acharia a foto PB de um cachorro morto em decomposição na beira de uma estrada seria poético, enquanto outras achariam de mal gosto ... o mesmo vale para qualquer tipo de foto.

Críticas e comentários

Quando posto minhas fotos para crítica nesses sites (participo de praticamente todos), fico mais satisfeito quando recebo comentários dos cenários "médio" e "ruim", do que elogios vagos do tipo "ótima foto", "foto muito bonita", "belo trabalho", que não acrescentam nada ao meu conhecimento fotográfico, não ajudam no meu desenvolvimento como fotógrafo, somente inflam vagamente meu ego.

Se você quiser ouvir elogios às suas fotos, melhor montar um site expondo-as, incluir um "livro de visitas" e divulgar seu link. Agora, se você que crescer como fotógrafo, amador e profissional, nada melhor do que "dar sua cara a tapa" mostrando suas fotos e ouvindo o que as pessoas acham delas.

Dando Críticas

Ao contrário do que parece, criticar é muito mais difícil do que receber uma crítica e isso se aplica 100% a fotografia.

Antes de sair por aí criticando as fotos de outros fotógrafos, sejam amadores ou profissionais, você tem de parar e pensar se você realmente tem uma base de conhecimento teórico mínima para fazer isso. Claro que para elogiar uma foto não é preciso nenhum conhecimento técnico ou prático, mas para tornar seu comentário um pouco mais consistente que um vazio "Muito bom", você tem de saber, pelo menos, como elogiar.

Para facilitar as coisas, vamos usar os mesmos cenários que usamos acima.

Cenário 1 - O Melhor

Nosso melhor cenário é quando você acha que uma foto está perfeita ou muito boa e quer dar seus parabéns ao seu autor.

Nesse caso seu comentário deve deixar claro o que você gostou na foto e porque gostou, deixe que o autor saiba os pontos positivos da foto, seja esses pontos o conjunto, a composição, as cores ou a interação como assunto. Não se limite a um "Muito bom" que não trará nenhum crescimento ao autor da foto quando você pode ir muito além disso.

Cenário 2 - O Médio

Nesse cenário já se supõe que você tenha um conhecimento básico de técnica fotográfica para que possa expressar críticas construtivas.

Comece sua crítica comentando o que a foto tem de bom e então comente o que poderia ser melhor. Tente ser o mais técnico possível e se abstenha de criticar conceitos que não têm nada haver com fotografia. Se possível ofereça uma possível solução para o problema.

Não é demais sublinhar que você deve ser gentil e educado na forma como faz suas críticas, afinal de contas sua intenção é ajudar o autor da foto a melhorar sua fotografia e não desmotiva-lo.

Cenário 3 - O Ruim

Este cenário é reservado para os fotógrafos amadores avançados ou profissionais que já possuem uma grande bagagem teórica e prática, para que conflitos desnecessários não sejam criados.

A crítica direta de pontos negativos de uma foto deve ser feita para fotos que mostram que seu autor não é nenhum fotógrafo iniciante. Digamos que essa brincadeira é de "macaco velho" comentando foto de outros "macacos velhos" ou, no mínimo, fotos de "macacos de meia-idade". É impensável um fotógrafo com uma década de prática fotográfica "meter o pau" na foto de um iniciante com um ou dois anos, seria injusto.

Em minha opinião, esse tipo de comentário não deveria nem ser feito, pois acho que nenhuma foto é passível somente de críticas.

Conclusão

Como você pôde ver, a facilidade que a internet oferece para que você tenha suas fotos vistas, comentadas e criticadas por outros fotógrafos e que possa fazer o mesmo, é uma grande e valiosa ferramenta para seu crescimento fotográfico. Como tudo na vida, essa possibilidade deve ser usada com cuidado, sabedoria e sobriedade para que uma atividade tão saudável e útil não acabe numa troca de xingamentos entre fotógrafos.

Charles Dias é fotógrafo amador-avançado na maior parte do tempo e fotógrafo profissional freelancer quando aparecem boas oportunidades. No dia-a-dia trabalha com consultoria financeira, mas não tira da cabeça a idéia de viver da fotografia.

Editado pela última vez por NFORCER em Qua Mar 03, 2004 11:24 am, num total de 1 vez

thetaos
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2004 12:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

A cor da sua fonte tá sinistra hein!!!
Não consigo ler nada.

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Mar 03, 2004 12:41 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

thetaos escreveu:
A cor da sua fonte tá sinistra hein!!!
Não consigo ler nada.

vc tá no tema escuro ?

Seleciona com o mouse.

Precisamos deixar a fonte na cor padrão, é a melhor opção.

[]s

Luiz Fonseca

Avaliações Positivas13

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2004 10:50 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sou iniciante em fotografia.

Muitas de minhas fotos que considero "boas" ,"olhos do criador", foram ao acaso sem pensar em técnicas, mas quero aprender a começar a fotografar de forma consciente para não contar totalmente com a sorte, pois quando vejo fotos de profissionais sinto as minhas escorrerem pelo ralo. Todavia surge uma vontade enorme de conseguir melhores resultados.

Li toda a explanação sobre criticar e ser criticado e avalio o Sr. NFORCER como um fotógrafo disposto a ajudar pessoas como eu a enfrentar o árduo caminho do aprendizado fotográfico.

Parabéns por essa lição que vai além dos limites da fotografia, trata-se de uma experiência de vida.

Setsuma
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 7:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Boa NForcer .
Agora é esperar pelos novos comentarios .

phmatsuo
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 11:07 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu nunca tinha lido esse tópico. Foi bom ter sido resgatado!

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 1:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Era fixo antigamente.

Nem sei porque caiu.

saulo
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 2:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom mesmo! =D> Merecia ser fixo Dancing

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 5:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ah lembrei.

Deixou de ser fixo porque tem o índice no primeiro tópico da sala dicas e truques.

jairofilipe
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 8:38 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom...da até pra ser impresso ops!! Speak to the hand
...pode imprimir isso? Think

Celso Rogerio

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Eu moro aki!
Eu moro aki!

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2004 9:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

jairofilipe escreveu:
muito bom...da até pra ser impresso ops!! Speak to the hand
...pode imprimir isso? Think

Tudo que vc vê na net pode imprimir, distribuir é outra coisa...

No comecinho tem o nome do autor. yeah

Medina
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 10:27 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cara, muito bom isso aqui, merece um UP yeah

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 8:22 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Medina a pouco estava refletino sobre isso e quero tecer alguns comentários que vem ao caso os últimos duelos e campeonatos.

Precisamos aprender a criticar uma foto. Foto não é apenas uma recordação, se for bem praticada pode se tornar uma Extensão da vida e até uma obra de arte.

Vou citar um duelo que teve com o ricleite e o verizon essa semana que o tema era ave. As duas fotos estão excelentes e o mérito da vitória do ricleite é justissimo, no entanto, as criticas a foto do verizon pra mim são injustas e se às vezes faltam argumentos reais é melhor ficar calado.
Olha a foto

Image

Muitos criticaram porque tinha capins atrapalhando a foto. Mas gente o capim está justamente expressando o habitat natural da ave, é impossível tirar o capim dali, isso não é uma foto montada que dá para vc mudar o que achar melhor, é foto de natureza. O fator diferença nesse caso são: bom enquadramento, boa luz, e uma composição que mostre naturalidade.
Precisamos amadurecer com relação as criticas digo precisamos porque estou crescendo junto com todos aqui.

Outra foto muito criticada foi a do leonardo.freire em um duelo comigo. Foi criticada a foto dele por causa de ruido. Mas o que é isso? Ruído? Se a foto ficou boa, mas o ruído estragou? O ruido é uma limitação da máquina e não do fotógrafo, quando vai se criticar uma foto, tem que apontar os erros da foto e não porque o usou máquina A ou B.

Encarem foto como arte e imaginem alguem criticando Da Vinci porque usava tela muito áspera, ou o pincel era fino.
Ou um artista moderno quando vai retratar o céu e de repente apareçe fios de energia, mas isso faz parte do ambiente...

Quem não leu é bom ler esse tópico e quem leu pode ler novamente.

mouraaex
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 5:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ranyere, gostaria de te fazer uma pergunta. Você disse que ruído é uma limitação da maquina e não do fotógrafo. Mas não pode ser um ajuste errado do fotógrafo que provocou o ruído? Neste caso, a limitação da máquina não seria o problema, seria?

Ranyere Nobrega
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 8:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Com certeza mouraaex, ele pode usar um iso errado e provocar ruido sim, mas nesse caso a imagem também ficaria superexposta pelo uso do ruido errado.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.