DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Heider Torres

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

pamelamachado

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2012 1:23 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Heider Torres é paraense, tem 30 anos, é marido, pai e trabalha como Analista de Comunicação.
Autoditada como a maioria, aprende fotografia através de livros, revistas e principalmente sites (fóruns) ou trocando informações com os amigos mais experientes.

Antes da fotografia se interessou por design gráfico, fazendo trabalhos de criação de logotipos (o do Digifórum é criação dele!), folders, camisetas, banners... Em certo momento começou a querer ter seu próprio banco de imagens; foi quando resolveu comprar uma câmera.

Seu primeiro contato com a fotografia digital foi em 2003. Em 2004 ele ingressou no Digifórum e, mais tarde, comprou sua primeira DSLR; foi quando o hobby começou a ajudar no orçamento com os freelas de final de semana.

Adora fotografar a natureza e as pessoas e, através das suas fotos, pretende mostrar as virtudes e mazelas do lugar onde vive.

Image

Este 'e nosso entrevistado, Heider Torres - conhecido por muitos aqui no DF por "Kavoo"

Image

Heider Torres, nos fale um pouco sobre você:

Como você chegou na/conheceu a fotografia?
Sempre gostei de design gráfico, eu pegava fotos na internet e ficava editando no Photoshop. Houve um momento em que eu passei a querer editar minhas próprias fotos. Brinquei um pouco com uma point-and-shoot, me cadastrei num tal de Digifórum (em 2004) e logo percebi que precisava de algo mais. Então por influência do meu brother Igor Coltro comprei uma Canon Powershot A80, minha primeira câmera com controles manuais, foi aí que começou o aprendizado. No Digifórum aprendi quase tudo que sei.

O que te dá mais prazer em fotografar?
Gosto de fotografar gente. Faço ensaios fotográficos, fotos institucionais, mas eu gosto mesmo é de fotografar os ribeirinhos, agricultores, o povo amazônida. Sempre que posso, imprimo as fotos e dou de presente num próximo encontro. Eles adoram.
Também gosto muito de fotografar natureza: Paisagens e macros.
Minha cidade é pequena, existem poucos fotógrafos, por isso muitas vezes eu pego a câmera e acabo fazendo passeios fotográficos solitários. =)

Você mora em um lugar incrível, te dando a possibilidade de fotografar dentro da mata e também nos mostrar detalhes do Brasil que nem todos conhecem e/ou tem a oportunidade de ver, inclusive o trabalho de castanheiros, por exemplo. Como é poder fotograar esses "temas"?
Eu moro em Monte Dourado, é uma cidade planejada, que faz fronteira com o Amapá. Tem infraestrutura de primeiro mundo e foi criada em razão do Projeto Jari. Basta sair da cidade e você está no meio da floresta. Há várias comunidades vivendo da agricultura, pesca, extrativismo dentro da mata. São pessoas simples, trabalhadoras e muito receptivas.

Image

Engraçado é que foi há pouco tempo que percebi que muitas pessoas tem curiosidade de saber como vivem as pessoas na Amazônia. O que para mim é normal, é curioso, interessante para outras pessoas da cidade grande.

Image

Trabalhar num escritório, ar condicionado, cafézinho... é legal. Mas sempre que tenho alguma pauta nas comunidades fico muito feliz com a possibilidade de conhecer novas pessoas, histórias e com a oportunidade de voltar pra casa com uma boa foto.

Você também já teve fotografias de sua autoria publicadas em revistas/artigos muito importantes. Como foi para você ver seu trabalho ilustrando essas matérias?
Eu gosto de ver minhas fotos nos calendários, outdoors e folders da região, agora imagina numa revista de circulação nacional ou num grande site. Não ganho a vida com fotografia, é um hobby que começou a ajudar na minha renda, então é motivo de muito orgulho para mim. Já tive fotos publicadas na revista Época Negócios, revista Auto Esporte, revista Opiniões, revista Por Exemplo, apostilas do colégio Positivo e materiais institucionais de grandes empresas.

Quais são suas influências na fotografia? E por quê?
Nossa, é muita gente. Mas vamos aos principais:
Joe McNally: o cara é mestre no uso criativo do flash remoto. Tenho livros, fotos e videos dele.
Araquém Alcântara: Grande fotógrafo de natureza. Tenho seus livros e me identifico muito com a maneira em que ele retrata a Amazônia.
Alguns outros que não posso deixar de citar: Scott Kelby, Joel Grimes, Joey L, Zack Arias, David Hobby, David Tejada...

Qual equipamento você usa?
Câmera: Nikon D90
Lentes: Sigma 10-20, Nikon 28mm 2.8, Nikon 35mm 1.8, Nikon 50mm 1.8, Nikon 105mm 2.8 VR, Sigma 70-300 APO DG.
Flashes: Sb800 (duas unidades), Sb600 e Sb700.
Modificadores de luz: Softbox (80x60cm), octabox (120cm), sombrinha difusora (90cm), beauty dish, todos adaptados para uso com speedlights.

Como o equipamento que você usa influi no seu estilo fotográfico e no modo como você trabalha?
Como podem perceber, gosto de trabalhar com speedlights, adoro poder posicionar e modificar a luz.
Comprei acessórios que me permitem montar um "estúdio" em qualquer lugar, sem precisar de paredes, teto ou energia elétrica. Posso transformar o dia em noite ou deixar a noite mais iluminada.
Claro que eu também adoro usar a luz natural, a luz do sol nos horários certos é maravilhosa. =)

Mostre-nos duas fotos de sua autoria que você gosta muito e conte-nos o porquê de elas serem especiais.
Essa é difícil, então vou escolher uma com valor profissional e outra sentimental.

Image
Essa foi feita em Santarém, essa plantinha se chama Curauá e a fibra dela está sendo usada na indústria automobilística. Foi minha primeira foto publicada numa grande revista.
Estava fotografando e uma chuva se formava. Fiz a fotometria nas nuvens e usei um flash na direita para preencher.

Image
Esse é meu avô, o cara mais generoso que já conheci. Ele não gosta muito de ser fotografado, mas abriu uma exceção para o neto que mora longe. =) Usei uma sombrinha difusora acima da cabeça e um flash sem modificador a esquerda e ao fundo.

Quem conhece um pouquinho de você, sabe que você usa e gosta de usar o CLS - Creative Light System da Nikon. Conte-nos um pouco sobre quando você mais usa esta técnica, quando prefere usar...
Na verdade o CLS é uma das opções que uso para os speedlights. Em 80% dos trabalhos acabo utilizando um Cactus V4 para disparar os flashes em modo manual, visando uma luz constante durante o ensaio.

O CLS é a solução quando tenho pouco tempo para realizar uma pauta ou quando o ensaio é muito dinâmico. No modo manual, eu tenho que posicionar os flashes, testar um a um, achar a potência correta e caso haja alguma mudança (abertura, por exemplo), eu tenho que ir alterando flash por flash. Imagina o tempo que perco fazendo isso.

Com CLS eu possuo abertura, ISO e o flash vai compensar isso. Eu nem preciso ir até os flashes para configurar, compensar ou desativar algum deles, faço isso pelo flash commander ou pela câmera.

E ao contrário do que muitos pensam, usar os speedlights off camera em modo TTL não significa que basta posicionar que o flash faz tudo. Como falei, muitas vezes é preciso compensar a potência. Em TTL você nunca conseguiria, por exemplo, estourar o branco num fundo infinito e, assim como no modo manual, é preciso aumentar a potência.

Outro benefício do uso do CLS é a função AutoFP, que possibilita a sincronização do flash mesmo em altas velocidades. Como se não bastasse tudo isso, ainda posso perceber, pelo bit do flash, quando as pilhas estão fracas e então substituí-las. Chega, né? rs

Qual a importância da edição nas suas fotos?
Como eu disse no início, eu comecei a fotografar justamente para ter o prazer de editar minhas próprias fotos. Então a edição é um importante no meu fluxo de trabalho. Eu fotografo sempre em Raw, uso o Lightroom para os ajustes iniciais e finalizo usando Photoshop. No caso dos eventos sociais, só o Lightroom resolve a parada.

Image

Algo a mais que gostaria de nos falar que não lhe foi perguntado?
Muita gente pergunta sobre os acessórios que usei na montagem do meu estúdio móvel, então gostaria de aproveitar e esclarecer a quem queira algo parecido.

Para fotos indoor, inicialmente eu usava um tecido para fazer o fundo infinito. O primeiro que comprei foi aqui mesmo, tive que comprar duas partes e mandar costurar. Não usei nem três vezes, pois percebi que ter que apagar a costura em todas as fotos não era legal. rs Depois comprei outro tecido sem costura no Mercado Livre, mas minha esposa continuava odiando ter que lavar e passar um tecido de 3x6m a cada trabalho. Hahaha

Foi então que, para felicidade dela, comprei um fundo infinito de papel, juntamente com o suporte, formado por dois tripés grandes e uma haste que se divide em duas. O grande problema do fundo de papel é o transporte, pois ele tem 2,70m de largura.

No chão eu uso uma fórmica brilhante que tem duas funções: proteger o papel (não preciso cortar depois de cada trabalho) e dar um bonito reflexo ao fotografado, como podem ver na foto abaixo:

Image

No início eu tinha somente dois flashes, usava um no fundo e outro na modelo. Com dois flashes e sombrinhas ou softboxes já dá para fazer bastante coisa, principalmente se for fazer fotos em locações externas.

Hoje tenho quatro speedlights, o que me permite experimentar vários setups diferentes.

Image

Image

Quem acompanha meu blog (eu sei, tá meio desatualizado), vê que eu gosto de inventar algumas coisas. Umas muito úteis, outras só pela diversão. Quem quiser dar uma olhada: http://www.heidertorres.com.br/blog. Como meu site está desatualizado, quem quiser acompanhar os trabalhos mais recentes, visitem meu Flickr: http://www.flickr.com/kavoo.

Bom, é isso.

Queria agradecer a Pam pela oportunidade (=*) e fiquem a vontade para perguntar algo mais.

Grande abraço!

Amaro da Franca
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2012 11:51 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Heider Torres!! yeah

Quando estamos "presos" a um contexto urbano, somos impedidos, ou perdemos a capacidade de ter este olhar real e singular das diversas regiões de nosso gigantesco País!!

Seu trabalho é de talento e valioso!!..

yeah

Igor Coltro
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 9:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tá aí um cara que nāo tem como não admirar o trabalho com fotografia. Parabéns Heider, o resultado é fruto do tanto de carinho que sempre aplicou na fotografia. yeah

leonardo.muller
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 9:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Kavoo, muito legal sua historia.
Parabens pela a Pamela pela entrvista tambem. yeah

.kavoo.
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 11:04 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado amigos, fico feliz que tenham gostado. =)

althoffj
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2012 11:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Show! Um verdadeiro estúdio só com speedlights!

Marcos Borges Filho
Veterano DigiForum
Veterano DigiForum

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2012 5:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito boa a entrevista...

Heider, essas fotos que você faz de trabalhadores em suas labutas do dia a dia a maioria é espontânea ou dirigida? E quando tem que dirigir pessoas, em seus locais de trabalho e que não são modelos profissionais, qual o seu procedimento?

Parabéns pelo trabalho ....

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2012 6:42 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

.kavoo., parabens pelo belo trabalho... yeah

pamelamachado, parabens pela entrevista... yeah

.kavoo.
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 24, 2012 9:56 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Marcos Borges Filho escreveu:
Muito boa a entrevista...

Heider, essas fotos que você faz de trabalhadores em suas labutas do dia a dia a maioria é espontânea ou dirigida? E quando tem que dirigir pessoas, em seus locais de trabalho e que não são modelos profissionais, qual o seu procedimento?

Parabéns pelo trabalho ....

Marcos, na minha primeira abordagem eu converso um pouco e observo a atividade que está sendo realizada, percebo os movimentos e escolho no ângulo. Uma coisa que sempre falo é 'Finja que eu não estou aqui, faça como você está acostumado'. Faço as fotos mais espontâneas e partir daí começo a dirigir, caso necessário: 'Não olhe pra mim', 'Repita esse movimento, por favor', 'Cadê o sorriso?'...

Para as fotos institucionais, geralmente eu já conheço o local e a atividade, então já vou com algumas ideias na cabeça, nesse caso, a maioria das fotos é dirigida, mas nada muito diferente do que eles estão acostumados a fazer no dia a dia.

Grande abraço!

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 10:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns .kavoo., muito legal o seu trabalho, qndo comprar meus Sb's vou me inspirar em vc, ainda mais que me identifiquei por ser designer também assim como eu e como tive contato com fotografia ja estou me apaixonando, esse ano comprei a minha querida e humilde D50, mas meu primeiro contato foi com uma D90 como a sua... Não desmerecendo ninguém, mas acho q todos fotografos deveriam conhecer um pouco de design, principalmente na hora da Edição ou montagem de albuns isso facilita muito o trabalho e resultado final...

Eu sempre fiquei me perguntando: "Quem fez esse logo do DIGI Think , rs"

Falando nisso poderia ser aberto um concurso aqui mesmo para um redesign desse logo (renovação) eu topo e participarei com certeza, pois adoro criar logotipos...

Parabéns a pamelamachado, por essa ótima entrevista... esta se saindo muito bem

Abraço a todos! yeah

.kavoo.
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 4:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

claudiofulas escreveu:
Parabéns .kavoo., muito legal o seu trabalho, qndo comprar meus Sb's vou me inspirar em vc, ainda mais que me identifiquei por ser designer também assim como eu...

Poxa, fico feliz e meio sem jeito, estou começando agora e já sirvo de inspiração? rs Valeu.

Citação:
Falando nisso poderia ser aberto um concurso aqui mesmo para um redesign desse logo (renovação) eu topo e participarei com certeza, pois adoro criar logotipos...

Apoiado.
Tá na hora de dar um UP nele.
Mas na minha opinião não deveria ser totalmente redesenhado, pois é uma marca bastante forte, não só na web, mas também em revistas e grandes eventos que apoia, por isso deveria manter características principais.

Mas concordo ele precisa de um tapinha pra ficar mais moderno. Fica a dica aos Adms.

Abraços!

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 7:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

.kavoo., Se isso é começando agora, imagine daqui a alguns anos o que não vai fazer com a luz criativa, gostei bastante do que vi... Parabéns mais uma vez...

Qnto ao Logo do DIGI, não quero q mude ele é forte sim, mas acho q precisa de uma atualizada Reedesign é justamente isso, deixar atual mas mantendo as principais caracteristicas... assim q sobrar um tempo vou tentar colocar a idéia no papel, ops no illustrator, rs e ver o que sai... ai sem compromisso mando para vc dar uma olhada...

Abraço e sucesso ae na carreira! yeah

Edir Manzano
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2012 12:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabens pela entrevista .kavoo.

Parabens Pam por assumir essa seção.

Abs

ale_design
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 2:36 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Heider, tanto pelas belas fotos quanto pela entrevista...

Como vc lida com os sapos que tem que engolir as vezes pra satisfazer um cliente? Como fica o ego de artista quando se faz trabalhos profissionais?

Na verdade essa é pergunta que, neste momento, eu queria fazer pra todos os fotógrafos que defendem uns trocados com a sua "arte". Talvez a dificuldade seja mais minha mesmo, por estar lidando com pessoas de "arte" e cultura, que tem também seu ego artístico...

Refiro-me talvez, muito mais aos trabalhos sociais (que parece você faz menos), onde ocorre um rebaixamento que a ignorância das pessoas nos coloca, como um cara que tem uma supercâmera que de tão boa faz fotos perfeitas bastando apertar um botão. Você sente isso quando faz social? E em mais alguma experiência que tenha tido, já se sentiu assim?

.kavoo.
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 11:37 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ale_design escreveu:
Parabéns Heider, tanto pelas belas fotos quanto pela entrevista...

Como vc lida com os sapos que tem que engolir as vezes pra satisfazer um cliente? Como fica o ego de artista quando se faz trabalhos profissionais?

Ale, como eu falei, ainda considero fotografia um hobby pra mim, quero me divertir, não engolir sapos. Cliente chato eu simplesmente dispenso.

Isso aconteceu pouquíssimas vezes, mas já dispensei trabalhos por saber que o resultado final não me agradaria, eu não gostaria de 'assinar' aquele trabalho.

ale_design escreveu:
Refiro-me talvez, muito mais aos trabalhos sociais, onde ocorre um rebaixamento que a ignorância das pessoas nos coloca, como um cara que tem uma supercâmera que de tão boa faz fotos perfeitas bastando apertar um botão.

Acho que isso acontece com todo mundo.
"Tudo isso? Dá um desconto! Será um evento simples, nem precisa tratar as fotos..."

É outro tipo de cliente que eu dispenso. O cara quer qualidade, mas não quer pagar o preço justo. Prefiro evitar a dor de cabeça. Agradeço e peço pra ele procurar um fotógrafo profissional. hehe

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior