DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Clube Sony Nex, ILCE E-Mount - Fotos e Dicas

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Qual o modelo da Nex você usa?

Nex3
4%
 4%  [ 9 ]
Nex5
4%
 4%  [ 8 ]
NexC3
10%
 10%  [ 20 ]
Nex5N
11%
 11%  [ 21 ]
Nex7
2%
 2%  [ 4 ]
NexF3
62%
 62%  [ 113 ]
Nex-6
1%
 1%  [ 3 ]
Nex-5R
0%
 0%  [ 1 ]
Nex-3N
1%
 1%  [ 3 ]
Total de Votos : 182
Sem tempo previsto para finalização

Autor Mensagem

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 11:03 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Image

Olá amigos usuários da Sony Nex! Estamos abrindo este tópico para trocarmos ideias, dicas e informações das Sony Nex!

Desde que foi lançada a Nex em 2010 eu tenho visto essa câmera como uma "saboneteira"... achava feia, desajeitada, ruim de pegada, uma câmera muito pequena e desengonçada com a lente grandona do kit... Menu esquisito... Mas com um sensor APS-C! Caramba! Levou dois anos para me render a essa câmera...

Eu sou adepto do sistema M4/3 (micro four thirds) e mantenho um tópico sobre as GH1/2 no link http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=81004

Tenho uma Panasonic GH1, gosto muito dela pois além de boas fotos ela é incrível em vídeo. Mas o crop de 2x para mim pega pesado, pois gosto muito de lentes GA (grande angular). Uma lente GA 28mm com esse crop vai para 56mm!!! Por outro lado, para quem gosta de lente tele, uma de 100mm vai para 200mm! Nada mal... [editado: meses depois vendi a GH1 por motivo do crop... o sistema M4/3 produz ótimas fotos, mas o fator crop 2x me decepcionou]

Como havia comprado algumas lentes GA de 28mm e recentemente uma de 15mm, percebi que não estava conseguindo alcançar o resultado que desejava com essas lentes na GH1. E não é que acabei comprando uma "saboneteira"? Estava primeiro namorando uma Nex5 usada, só o corpo, que um cara estava vendendo por um preço convidativo.

Mas, pesquisando sobre as Nex no final de 2011, e a Nex5N foi lançada justamente nesse momento em que fazia as pesquisas e resolvi gastar um pouco mais em uma nova Nex5 com a tal da letra N que trouxe algumas modificações importantes sobre o modelo Nex5 anterior, como o novo sensor, tela touch screen, ISO mais alto, dentre outras.

O fato é que agora a Panasonic GH1 está encostada (já vendi!) e estou encantado com a Nex5N com as minhas lentes manuais! E o fator crop das Nex é 1.5x. A minha lente GA 28mm agora vai para 42mm e a 15mm para ~22mm. Melhorou! Mr. Green

Já fui proprietário de câmeras DSLR, mas como não sou fotógrafo profissional, estava incomodado com o tamanho e o peso das DSLR com suas lentes enormes. Cansei de carregar uma DSLR no pescoço nas minhas andanças por aí... Minha opinião, apenas. Por isto hoje só uso câmeras pequenas, leves e com boa portabilidade, mas com sensores grandes que fazem a diferença. E as câmeras compactas com sensores pequenos só servem para fotos com muita luz, durante o dia... à noite são imprestáveis...

Aguardamos os amigos usuários das Nex que se interessam em usar lentes manuais nessas pequenas e, por que não, maravilhosas câmeras. Mostrem as suas fotos com as lentes do kit também , suas experiências, dificuldades, comentar sobre o tipo de lentes, acessórios, etc...

Abraços
Luiz Curcino
yeah

DIVERSOS REVIEWS:

Nex5N:
http://www.cameralabs.com/reviews/Sony_Alpha_NEX_5N/index.shtml

NexC3:
http://www.cameralabs.com/reviews/Sony_Alpha_NEX_C3/

Nex7:
http://www.cameralabs.com/reviews/Sony_Alpha_NEX_7/

Nex6:
http://www.cameralabs.com/reviews/Sony_Alpha_NEX_6/

As câmeras Sony NEX tem uma grande relação custo-benefício.

A força da série NEX, por ser uma câmera mirrorless, é a capacidade de usar praticamente qualquer lente SLR ou as antigas lentes Rangefinder. Estas últimas formam um conjunto Nex-Lente bem compacto por serem essas lentes rangefinder bem menores que as lentes DSLR. Poderá ser uma escolha para fotógrafos de paisagens, que não querem carregar equipamentos grandes e pesados em longas caminhadas. E com o foco manual “focus peacking” disponível, a facilidade de foco manual com as lentes manuais antigas na NEX é simplesmente incrível.
Também é muito boa escolha, para a fotografia de rua devido ao seu tamanho pequeno e discreto.

Uma vez familiarizado com as peculiaridades de seu sistema de menu, usando a Sony NEX supera as expectativas.

A câmera Nex é tão compacta que muitos fotógrafos amadores e profissionais não a levam a sério. E a falta do viewfinder (uma das desvantagens desta câmera) acaba tornando a relação fotógrafo-pessoa mais amigável, pois levar uma câmera ao olho para fotografar, acaba intimidando as pessoas e se revelando na ação de fotografar; É uma desvantagem que acaba se tornando em vantagem... É só virar o LCD um pouco para cima e posicionar a Nex mais ou menos à altura da cintura... E as pessoas podem ver os seus olhos! ... e acreditando que você esteja mexendo em uma pequena câmera fotográfica dessas bem comuns... e disparar!

Muitas vezes, em fotografia de rua ou em algum evento, queremos fotografar e passar o mais despercebido possível... E a Nex tem todo o poder de fogo para realizar excelentes fotos! É pequena, mas possui um respeitável sensor APS-C, do mesmo tamanho dos sensores das câmeras DSLR APS-C.

Dicas para usar lentes antigas de foco manual na Sony Nex
Primeiro, vá no Menu – Setup – Release w/o Lens e habilite (ON) para permitir disparar com lentes manuais que não possuem nenhuma ligação eletrônica com o corpo da Nex.

Modo Prioridade de Velocidade (S)

Como o ISO automático da Nex5N (e outros modelos mais recentes) trabalha muito bem em ISO elevado na maioria das situações, é interessante deixar o auto-ISO habilitado. A não ser que deseja assumir o controle do ISO em determinadas situações. Mas geralmente não há necessidade de se preocupar com o ISO que a câmera escolhe em todas as cenas, mesmo as mais escuras. Até ISO 3200 as fotos são bem aceitáveis.

Ativando o recurso Auto-ISO e usando o modo Prioridade de Velocidade (S), você efetivamente tem controle manual total e auto-ISO (uma vez que no modo Manual (M) perde-se o auto-ISO). Isso significa que você estará assumindo manualmente a velocidade do obturador (via o dial na câmera) e a abertura (através do anel de abertura da lente); e a câmera escolherá o ISO a ser usado para a exposição adequada via fotômetro do corpo.

Esta configuração deve agradar aos fotógrafos experientes que preferem o controle manual, mas os usuários que estão aprendendo a operar a câmara manualmente, também irão se beneficiar com este modo de disparar.

Modo Prioridade de Abertura (A)

Se o modo S ainda parece não ser tão rápido o suficiente, mude para A (Prioridade de Abertura) com auto-ISO, deixando a câmera assumir a Velocidade.

Os dois modos de S e A irão funcionar com auto-ISO, porém utilizando a técnica com o modo S acima parece ser mais confiável. Porque no modo A, poderá haver situações de pouca luz ou de movimentos dos objetos em que ficarão borrados, pois a tendência da câmera é calcular uma velocidade menor que poderá ser indesejável. Por isto a maior confiança no modo S (Prioridade de Velocidade) pois também a velocidade será escolhida pessoalmente além da abertura.

Para fotografar situações em que é preciso rapidez, o tempo gasto no modo manual (A ou S) mexendo com a câmera pode ser um problema, pois perde-se a velocidade do foco automático que em determinadas situações parece ser impossível. Tudo vai depender do aprendizado e entendimento da técnica de foco manual. Eu tenho obtido boas fotografias usando lentes manuais em teatros com iluminação bastante crítica. Tudo vai depender de saber o que está fazendo. Posso dizer que agora que aprendi a usar as lentes manuais, em situações de pouca luz tenho perdido menos fotos do que quando usava lentes AF.

No início parece um pouco confuso e desajeitado usar a Nex no modo manual, mas com poucas horas de experiência verá o quanto é agradável “sentir” as suas escolhas pessoais em abertura e velocidade e ver os resultados nas fotos. É um aprendizado gratificante que amplia o gosto pela fotografia.

O controle manual sobre a abertura (com lentes claras) é possível experimentar o isolamento do sujeito em foco do fundo desfocado (bokeh), criando efeitos artísticos que valorizam a foto. Ou o controle manual de velocidade para uma exposição rápida o suficiente para congelar o movimento de um objeto/pessoa etc. Ou ainda, uma exposição longa para criar efeitos interessantes sobre assuntos em movimento como a água ou nuvens, carros etc.

O modo totalmente automático estará sempre à disposição, é claro, mas a NEX parece encorajar o seu usuário a ser mais criativo usando o modo manual em A (Prioridade de Abertura) ou S (Prioridade de Velocidade).

Esta experiência leva o fotógrafo novato a entender melhor os fundamentos da fotografia e o funcionamento da câmera, e a partir daí assumir o controle e personalizar a sua fotografia.

Usar lentes com o foco manual nos remete ao passado e passamos a entender os desafios que os fotógrafos de antigamente enfrentavam para disparar suas câmeras manualmente. Além disto estaremos usando lentes com características "vintage" que proporcionam um look diferenciado e, dependendo da qualidade ótica, estaremos usufruindo do melhor em fotografia a preços bem mais aceitáveis. Muitos fotógrafos estão aderindo a essa moda e até mesmo o cinema está utilizando de lentes antigas de qualidade ótica em suas filmagens.

ALGUMAS CONFIGURAÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO DA NEX:
(baseado na Nex5N)

DICAS NEX 5N (minhas preferências – o Menu da minha Nex5N não tem português):

Menu – Setup:

- Live View Display – ON – ligado pode-se acompanhar em tempo real as modificações no LCD

- Auto Review – OFF – desligado aumenta a velocidade dos cliques. Quando está ativado, toda vez que clicar, a foto aparece no LCD e perde-se tempo. Se for preciso visualizar alguma foto é só apertar o botão play.

- Peaking Level – Med (ou a gosto)

- Peaking Color – Red/Yellow ou White, dependendo do gosto (amarelo parece ser bom)

- MF Assist – ON – para usar lentes manuais é bastante útil, pois às vezes, por falta de contraste, o focus peaking falha...

- Release w/o Lens (Dispara sem lente) – Enable/Habiliata - para habilitar o uso de lentes manuais sem conexão eletrônica com o corpo

- Front Curtain Shutter (Obturador Primeira Cortina) – ON (já vem de fábrica habilitado) – esta opção habilita a primeira cortina eletrônica diminuindo drasticamente o tempo de retardo do obturador para 0,02 seg.

- Touch operation (Funcionamento de toque) – ON (habilita o touchscreen – toque da tela LCD) Bom para acelerar algumas funções. Alguns modelos não tem touchscreen.

- Help Guide Display (Lista dicas fotografia) – OFF (é um saco ter aqueles textos com dicas sobre fotografia a todo momento. O melhor é desabilitar o menu de ajuda. MENU - [Setup] - [Help Guide Display] - [Off].

- Soft Skin Effect (Efeito Pele Suave) – ON - Na foto as pessoas ficam com a pele suave. Como as imagens em JPeg nativas são de boa qualidade, podem ser perfeitamente utilizáveis quando para retratos, pois no modo RAW terá que tratar a pele em um editor de imagens.

- Portrait (Retrato) no Menu Creative Styles Setting - Essa opção apresenta maior faixa dinâmica (dinamic range).

- Custom Key Settings – configura 3 botões para as funções mais úteis, tornando a Nex mais fácil de operar sem ter a necessidade de entrar nos vários níveis do menu procurando por configurações necessárias e perdendo um tempão. (Nex5N Manual Handbook páginas 131/133).

Observações interessantes:
O uso de lentes manuais ajuda a economizar bateria, pois não há motores de foco e diafragma nem sistema de estabilização das lentes que aumentam o consumo de energia.

Quando utilizando uma lente manual (depois de encontrar o foco) o clique não sofre praticamente nenhum atraso no disparo pois não há controle automático do foco e abertura. Apenas o fotômetro da câmera atua automaticamente.

Para facilitar o entendimento do foco manual é bom procurar entender a técnica da "distância hiperfocal" da lente, isso ajudará na hora de escolher a abertura para colocar em foco o que está dentro de determinada faixa de distância. Entendendo essa técnica, usará menos o anel de foco, pois conforme a abertura escolhida, mentalmente saberá o que estará em foco... Depois de praticar um pouco, entenderá bem.

Dica interessante aos noviços:
- Ativar as linhas verticais e horizontais (Menu – Setup - Grid Line) que mostram as linhas “regra dos terços”. É ótimo para auxiliar o enquadramento correto dentro da regra dos terços, mas também auxilia no alinhamento do horizonte e das estruturas verticais de prédios, postes, etc... É horrível, por exemplo, ver uma foto com o horizonte do mar desnivelado...

CUSTOMIZAÇÃO DO MENU NA NEX5N

Essas configurações devem servir para outros modelos Nex como a F3, C3 que possuem poucos botões.

A Nex é conhecida por faltar botões funcionais essenciais, que é uma outra desvantagem. Não há como ter muitos botões devido ao tamanho reduzido.

O menu da Nex é realmente um pouco confuso e desajeitado, mas nos novos modelos existe a possibilidade de atribuir as funções mais usadas configurando as 3 teclas de funções que faz mudar o ISO, balanço de branco, os métodos de medição, etc, direto nesses botões configuráveis evitando navegar no emaranhado do menu e perder tempo.

Infelizmente vou utilizar os nomes das funções em inglês, pois a minha câmera Nex5N não tem menu em português.

Aqui vamos apresentar o procedimento para configurar esses 3 botões que estão na figura abaixo.

Image

A escolha das funções vai depender da necessidade de cada um. E você não vai ficar perdendo tempo percorrendo o menu para caçar as funções que precisa. No manual Handbook da Nex5N páginas 131/133 encontrará a lista de funções a serem configuradas de acordo com sua necessidade. Abrindo o Menu da câmera: Menu – Setup – Custom Settings, também encontrará a lista de funções disponíveis para cada botão a configurar.

Image

As várias funções que usamos mais frequentemente estão espalhadas pelos diversos submenus e fica difícil lembrar onde estão esses recursos, como ISO, WB Metering Mode etc...
Para chegar até a uma função que usamos, por exemplo o ISO, precisamos clicar várias vezes mergulhando no menu, submenu até encontrar a função ISO. Torna-se impraticável esse procedimento durante uma sessão de fotografia.

Você pode programar a seu gosto os 3 botões Soft Key C (botão do centro da roda), Right Control Key (o lado direito da roda) e Soft Key B (o botão prateado inferior).

Lembramos que essas configurações personalizadas estão disponíveis apenas nos modos manuais (P, A, S, M). Se você selecionar o modo de disparo todo automático (iA), as funções personalizadas se perdem até que vc retorne para um dos modos PASM. Para retornar de IA para um modo entre PASM, terá que ser via Menu, pois o botão C (central da roda) que configurei perdeu a função durante o modo iA.

Vamos agora acessar as funções para configurar seguindo na ordem:
Menu – Setup – Custom Settings
Na tela do LCD encontramos: Right Key Setting, Soft Key B Setting e Soft Key C Setting, como na figura abaixo:

Image

O botão Soft Key C Setting apresenta a opção de customização de 5 funções desejáveis que poderemos escolher ao clicar neste botão.

Eu preferi mudar algumas configurações pois não tenho muita necessidade de usar flash, por exemplo. Então a configuração do flash fica no botão C customizado entre as 5 opções. Quando sentir a necessidade de utilizar flash mais amiúdo, eu mudo a configuração para outro botão. Essas mudanças podem ser realizadas a qualquer momento de acordo com a necessidade.

A MINHA PREFERÊNCIA FICOU ASSIM:

Right Control Key – Shoot Mode

Soft Key B – MF Assist

Soft Key C – customizado para escolher entre 5 funções:
1 – ISO
2 – AF/MF Select
3 – Metering Mode
4 – DRO/Auto HDR
5 – Flash Mode

Como já sabemos, os botões com as funções fixas são:
- O botão do Menu
- O botão esquerdo da roda seleciona o Drive Mode
- O botão inferior da roda seleciona Exposure Compensation
- O botão superior Disp seleciona as informações no LCD.

Com as configurações dos 3 botões as funções mais usadas ficarão mais fáceis de serem acessadas, agilizando os cliques com a Nex.

yeah

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Seg Mar 16, 2015 1:06 pm, num total de 17 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 12:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sem discutir a qualidade da imagem, aqui uma comparação dos tamanhos entre uma Nex com lente 35mm e uma Canon DSLR com lente 35mm, lembrando que os sensores são do mesmo tamanho, APS-C:

Image

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Ter Ago 07, 2012 3:03 pm, num total de 1 vez

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 2:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fotos realizadas com a Nex5N no modo manual com lente antiga manual
Fui convidado a assistir uma peça de balé de última hora! Entre várias lentes, o que levar... Pensei covardemente em levar a lente AF do kit por saber que a luz do teatro é crítica... Mas em um momento de inspiração, sei lá... peguei a lente mais "vagabundinha"*: uma Helios 58/2... e disse pra mim mesmo: seja o que Deus quiser...

* - Vagabundinha, uma vírgula... Esta lente é cópia da Carl Zeiss Biotar 58/2!!!. Vagabundinha porque tem aos montes por aí, por isto é barata, mas é uma lente muito boa!

Ballet
1
Sony Nex5N + Helios 44M7 58mm f2:

Image
Ballet por Luiz Curcino, no Flickr
2

Image

Image

Image

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Qui Out 11, 2012 9:52 am, num total de 2 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 3:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Foco Manual na Sony Nex

As câmeras NexC3 e 5N possuem uma característica interessante para auxiliar o foco manual chamado de "Focus Peacking".

O recurso de dar um zoom na imagem através de um botão específico em diversas câmeras digitais é bastante conhecido. Na Nex5N temos, além do zoom da imagem no LCD via botão, há o recurso de um simples toque na tela do LCD da câmera Nex5N (o recurso de touch screen não existe na NexC3).

No caso da Nex5N onde tocamos a tela LCD, a imagem aumenta e a posição central da imagem é onde tocamos com o dedo. A partir dessa imagem aumentada, procuramos o foco da imagem. (Caso esteja utilizando uma lente de foco automático, ao dar o toque num local do LCD, automaticamente obterá o foco naquele ponto). Mas esse recurso de zoom eu só utilizo quando há pouca luz ou pouco contraste em macro, quando, infelizmente, o Focus Peacking falha porque ele necessita que as bordas tenham contraste suficiente...

As câmeras Nex3 e 5 anteriores podem ter esse recurso do Focus Peacking atualizando o firmware para a versão 4, se não me engano.

Como funciona o tal do Focus Peacking?

Primeiro ele deverá ser ativado via menu. As cores disponíveis são: branco, amarelo e vermelho. Eu estou usando a cor vermelha.
No modo foco manual, ao girar o anel do foco percebe-se um filete colorido (na cor configurada no menu) nas bordas mais contrastadas da imagem. Nos pontos em que os filetes coloridos ficam mais fortes ou mais visíveis, o foco estará cravado! Devo dizer que esse recurso é muito eficiente. O foco é rápido e preciso. Desde que estou utilizando lentes manuais, não tenho sentido falta do foco automático na Nex devido a esse recurso fantástico.

Neste link encontramos dois vídeos mostrando como funciona esse recurso do Focus Peacking:

http://sonyalphanex.blogspot.com.br/2011/06/sony-nex-focus-peaking-closer-look.html

Outro link:
http://www.youtube.com/watch?v=UPQroziHz-M&feature=related

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Dom Set 23, 2012 9:14 pm, num total de 3 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 3:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sony Nex5N com a lente Voigtlander Heliar 15mm f4.5 Super Wide

A poucos meses comprei uma lente GA de 15mm para usar na Nex5N. Fiquei agradavelmente surpreso com a qualidade desta lente. A característica que mais gostei é que não preciso ficar ajustando o foco na lente a todo momento! Simplesmente coloco a abertura da lente em f5.6 ou f8, o anel de foco próximo ao infinito, e saio clicando as minhas fotos. Nas distâncias a partir de 1,5m até o infinito tudo fica em foco! Não perco tempo em focar para fotografar. É uma beleza! Esta é uma característica de lentes ultra wide! valeu o investimento.

Essa lente de 15mm f4.5 é a Voigtlander Heliar Super Wide, baioneta Leica M, minúscula! (para rangefinder). Casou muito bem no corpo da Sony Nex5N, um combo legal. Por ser baioneta Leica M o adaptador é bastante estreito diminuindo ainda mais o conjunto corpo-lente. A seguir algumas fotos com essa lente:

Image
Sony Nex5N por Luiz Curcino, no Flickr

Image

Image
Coreto e Museu por Luiz Curcino, no Flickr

Image
Rodoviária de Uberlândia por Luiz Curcino, no Flickr

Vejam nesta foto como o adaptador é estreito:

Image

yeah

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Ter Mar 12, 2013 8:49 am, num total de 2 vezes

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 4:01 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sony Nex5N com a lente Carl Zeiss Flektogon 35/2.4
Vendi esta lente para o amigo Edson-ebatatoo (que já foi do nosso amigo peridapituba). Vendi com dor no coração, mas tive que pagar uma outra que comprei... Cry

Costureira:

Image
Costureira - dressmaker por Luiz Curcino, no Flickr

Image
Costureira - Dressmaker por Luiz Curcino, no Flickr

yeah

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 4:12 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Enquete...

Eu montei uma enquete no início deste tópico para os amigos mostrarem que modelo da Nex possuem.

yeah

Editado pela última vez por Luiz Curcino em Qua Ago 15, 2012 1:16 pm, num total de 1 vez

ebatattoo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas19

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 5:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

opa mano ,parabens pelo topico..participarei..otimas informações ..abraço
essa primeira com contax zeiss 28mm f2.8

Image
green reflection 2 por edsrzo, no Flickr

takumar 85mm f1.9

Image
zu lai por edsrzo, no Flickr

nikkor 105mm f2.5

Image
estatuas, rua 25 de março por edsrzo, no Flickr

canon fd 55mm f1.2

Image
preset LR por edsrzo, no Flickr

Image
brincando no LR por edsrzo, no Flickr

Editado pela última vez por ebatattoo em Qui Ago 09, 2012 10:09 am, num total de 1 vez

ebatattoo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas19

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 5:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

canon fd 55mm f1.2

Image
espelhado por edsrzo, no Flickr

Editado pela última vez por ebatattoo em Qui Ago 09, 2012 10:09 am, num total de 1 vez

jardimalegria
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2012 10:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu não sou usuário nex, mas usuário alpha (tenho uma a77) mas quero deixar aqui registrado que esse forum pra usuarios nex é muito necessário e com grandes fotografias !Parabéns a todos e faço votos que esse forum cresça
! yeah

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2012 5:11 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ebatattoo, lindas fotos! mandando bem com a Nex5N! Quando colocar suas fotos cita a lente que está usando para a turma aqui ter uma referência sobre as lentes manuais!

jardimalegria, falou! obrigado pelas palavras. Também acredito que será um bom tópico para o pessoal que usa as Nex, onde poderemos trocar experiências, tirar dúvidas...

Abraços a todos!
yeah

Luiz Curcino
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas10

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2012 7:26 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

NOVO FIRMWARE PARA NEX5N VERSÃO 1.01

Data de lançamento: 01/03/2012
Nome: Update_NEX5nV101.exe
Modelos aplicáveis: NEX-5N

Vantagens e melhorias:

* Melhoria da resposta do AF: quando a distância do motivo muda muito.
* Melhoria da estabilidade em determinadas operações da câmara:
- Quando define as opções [Lens Compensation: Distortion] [Compensação da lente: Distorção] "Auto" e [Picture Effect] [Efeito da imagem] "Miniature" [Miniatura] em simultâneo.
- Quando define a opção [Exposure Compensation] [Compensação da exposição], o funcionamento da opção [Intelligent AF] [AF inteligente] melhora.

Neste link encontramos todas as informações para baixar e atualizar o firmware:
http://www.sony.pt/support/pt/product/NEX-5N/downloads/FW_NEX5N_V101_WIN

Até o momento ainda não atualizei o firmware v.1.01 pois estou usando somente lentes de foco manual. Vou aguardar uma próxima atualização com melhoras mais interessantes como bracketing com variação de exposição maior para uso em HDR.

Neste link há um vídeo que mostra a diferença da velocidade do autofoco. Houve uma pequena melhora:
http://www.youtube.com/watch?v=s9On0P0Gn_I&feature

Foi lançado uma nova versão 02 do firmware para NexC3, mas só trás atualização para quem precisa de compatibilidade com o adaptador de montagem Sony LA-EA2 para usar as lentes das câmeras Sony Alpha na Nex. Este adaptador é muito caro, não compensa...

Para ver a versão da Nex:

1. Selecione Menu --> Setup [Configuração] --> Version [Versão] na câmara.
2. A versão do firmware é apresentada da forma ilustrada abaixo.

Image

peridapituba
Eu moro aki!
Eu moro aki!

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2012 10:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Vou acompanhar este tópico porque tem muita informação boa aqui.

Curcino, um usuário de NEX + lentes adaptadas é o Yubo-San (Yubokumin).
Ele tem boa experiência e ótimas fotos c o conjunto, qualquer coisa manda uma MP que ele deixa umas opiniões.

Eu penso em comprar uma compacta mais pra frente e a 1ª opção é a NEX pelos mesmos motivos que vc já descreveu aqui no tópico.

Gostei do seu conjunto NEX/Voigtlander , ficou compacto e de quebra vc tem um conjunto poderoso em termos de qualidade final de imagem.

Parabéns pelo tópico, vai ser de muita utilidade.

Um grande abraço, boas fotos e sucesso.

yeah

ebatattoo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas19

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 10:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

peridapituba escreveu:
Vou acompanhar este tópico porque tem muita informação boa aqui.

Curcino, um usuário de NEX + lentes adaptadas é o Yubo-San (Yubokumin).
Ele tem boa experiência e ótimas fotos c o conjunto, qualquer coisa manda uma MP que ele deixa umas opiniões.

Eu penso em comprar uma compacta mais pra frente e a 1ª opção é a NEX pelos mesmos motivos que vc já descreveu aqui no tópico.

Gostei do seu conjunto NEX/Voigtlander , ficou compacto e de quebra vc tem um conjunto poderoso em termos de qualidade final de imagem.

Parabéns pelo tópico, vai ser de muita utilidade.

Um grande abraço, boas fotos e sucesso.

yeah

peri pode ir de nex que vc nao vai se arrepender..abraço .

ebatattoo
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas19

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qui Ago 09, 2012 10:15 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

zeiss flektogon 35mm f2.4

Image
water por edsrzo, no Flickr

Image
sakuras por edsrzo, no Flickr