DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Sistema de Foco - AF-C e AF-S - Diferenças e Opiniões

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Qual mode de focagem costuma usar?

AF-S
84%
 84%  [ 22 ]
AF-C
15%
 15%  [ 4 ]
Total de Votos : 26
Sem tempo previsto para finalização

Autor Mensagem

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2012 5:44 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Segue algumas fotos sempre em modo de focagem AF-C e modo de área de AF em área dinâmica com 21 pontos:

Image

Image

Image

Poderia ter usado área dinâmica com 9 pontos para as situações de disparo acima.

Editado pela última vez por Gilmar da Silva Melo em Dom Fev 01, 2015 8:37 pm, num total de 1 vez

Mariano
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas33

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2012 10:25 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Aqui um exemplo de foto somente possível com AF-S e luz de AF ativa. Em uma caverna com ZERO luz disponível. Notem que a luz acabou ficando bem concentrada na parte superior da formação, visto que não havia luz alguma na parte inferior e o rebatimento não era adequado devido as dimensões e dispersão da luz. Sem lanterna não se enxergava um palmo à frente do nariz, literalmente Wink

D300s + SB-900 pra dar conta do recado...

Image

Image

djusten
Usuário Novo
Usuário Novo

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2012 2:02 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Belo tópico, estava com a pg aberta aqui há umas 3 semanas e agora tive tempo de ler todo, assim que possível irei colocá-os em prática, apenas para dar meu relato:

atualmente uso AF-S (ponto único de focagem e no modo dinâmico) quando faço fotos acima de F4 (f2 / f3.5) faço o seguinte: 1. Enquadro 2. escolho o ponto de focagem alterando no botão (joystic) e clico já em F4 e outras aberturas ponto focal no meio e enquadro,...

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2012 11:19 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Como já havia escrito aqui neste post, uma objetiva que foca rapidamente é fundamental para se ter foco nítido, usando o modo de focagem AF-C, para objetos em movimento rápido.

Nas fotos abaixo usei a Tamron 70-200mm f/2.8 Di LD (IF) com modo de focagem AF-C e modo de área de AF em área dinâmica com 21 pontos mas, como esta objetiva não foca rapidamente, como faz a Nikon 24-70mm f/2.8G ED AF-S, essas fotos estão ligeiramente fora de foco.

Image

Image

Editado pela última vez por Gilmar da Silva Melo em Dom Fev 01, 2015 8:39 pm, num total de 1 vez

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Sáb Nov 10, 2012 11:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Já fiz testes com a Nikon 50mm f/1.4G em modo de focagem AF-C, para objetos em movimento rápido, e o percentual de fotos fora de foco foi de 30%.

A Nikon 50mm f/1.4G é mais lenta no AF e menos nítida do que a Nikon 50mm f/1.8G.

A foto abaixo foi uma das que consegui foco aceitável com a Nikon 50mm f/1.4G em modo de focagem AF-C.

Image

Editado pela última vez por Gilmar da Silva Melo em Dom Fev 01, 2015 8:44 pm, num total de 1 vez

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 10:12 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Amigo Gilmar, cabana as fotos e o foco quase cravou mesmo.

NAs lentes que possuo a mais rápida é a 70-300VR para objetos em movimento, o que mais dificulta é que por ser uma tele qualquer movimento um pouco maior faz com que o ponto de focagem "fuja" do assunto.

Na falta de muita luz o AF-C fica bem perdido também, ontem um aniversário infantil que fiz a luz era horrível, meu índice de erros de foco foi maior. Na hora do parabéns mudei para AF-S de ponto único.

As fotos estão um pouco mais expostas e claras que o normal pois já foram tratadas para revelação.

Todas as fotos feitas com o flash em modo manual Yongnuo YN 460 II, muito, mas MUITO mais consistente que usar TTL, é polêmica a colocação, mas para mim funciona, flash manual é tudo de bom! Smile

Só me preocupava com a distância d objeto fotografado e altura do teto, modificava o ISO ou potência do flash, quando queria menos luz diminuía o ISO, quando queria mais luz aumentava o ISO ou a potência, às vezes os dois. Fotos em ISO 400, 800 e 1600, velocidades de 1/125. Basta cjegar um pouco antes e fazer a fotometria do local, simples, simples.

Mas isso dá assunto para outro tópico... Cool

Image
Aniversário Ana Lívia por ArmandoFerreira, no Flickr

Image

Image

Image

Image

http://farm9.staticflickr.com/8058/8174979749_0731e30f6c_c.jpg
Citação:
Editado pelo RIP - Robô de Conferência de Imagens, a imagem excede o tamanho máximo em bytes permitido de 500.000 bytes por ter 556423 bytes.
Por favor leia o seguinte post: http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=30554

Mais fotos em:
http://www.flickr.com/photos/professorarmando/sets/72157631980405245/with/8174989363/

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 11:40 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, como você já percebeu o modo de focagem AF-C não é a solução para todas as condições de iluminação.

Devemos ser capazes de alternar entre os dois modos de focagem, AF-S ou AF-C, quando as condições de iluminação assim nos obrigar.

No meu caso e acredito também no seu, usamos como modo de focagem default AF-C, que alteramos para AF-S, quando for necessário.

Parabéns, a nitidez das fotos postadas estão excelentes.

Biggi
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 7:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilmar da Silva Melo escreveu:
...A Nikon 50mm f/1.4G é mais lenta no AF e menos nítida do que a Nikon 50mm f/1.8G...

Taí uma ótima dica.

jbsaramago
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2012 2:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Armando, pelo tópico e a todos que estão dando sua parcela de contribuição.
Sou novato aqui, mas este tema me chamou muita atenção e estou aprendendo bastante!
Tenho uma D7000 e pretendo colocar em prática os conceitos que aprendi.
Valeu!

jbsaramago´s

JBSaramago
www.flickr.com/photos/jbsaramago
Nikon D7000 + Nikkor AF-S DX 18-105mm f/3.5-5.6 + Nikkor AF 50 mm f/1.4D + SB900

Gilmar da Silva Melo
Usuário Senior
Usuário Senior

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2012 3:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Biggi, a Nikon 50mm f/1.8G é mais barata e melhor que a Nikon 50mm f/1.4G.

http://photographylife.com/nikon-50mm-f1-8g-vs-f1-4g

Biggi
Muito Participativo
Muito Participativo

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2012 9:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Gilmar da Silva Melo escreveu:
...http://photographylife.com/nikon-50mm-f1-8g-vs-f1-4g

Apesar das duas serem grandes lentes, interessante, no artigo, é que ele demonstra que a 1.4G começa a apresentar melhoras, em relação à 1.8G, a partir de f5.6, ou seja, a 1.4G resolve um pouco mais em f/5.6 e aberturas menores, mas não fornece boa nitidez com grandes aberturas.

Jlcaleffi
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 12, 2014 11:26 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Bom Dia a Todos
Caramba.....Um tópico tão antigo que me ajudou demais.......
Fazia algum tempo que não entrava no DIGIFORUM
Valeu Armando Ferreira......Estou só na página 2 deste tópico e já aprendi um mundo de coisa.
As dicas do Gilmar Melo (Enviada: Sáb Out 27, 2012 2:29 am) são interessantíssimas......
Ressucitei o tópico...rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Abraços

Jorge Caleffi´s

Jlcaleffi
Usuário Participativo
Usuário Participativo

Avaliações Positivas3

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Jan 12, 2014 11:27 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Claro........todas as dicas dos participantes são interessantíssimas........estou lendo aos poucos

Jorge Caleffi´s

digid5500

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2018 8:31 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

claudiofulas escreveu:
DanielFotos, e ArmandoFerreira, Esse problema de foco na D7000 é tão gritante assim, pois muita gente reclama, são exigentes demais ou realmente a NIKON falhou no sistema... digo isso porque qndo escuto fico com o pé atrás ja que eu visava sair da D90 e ir para a D7000 (zero) mas esperar por volta de 20k clicks para ela ficar afiada é muita perda, não!?

Sou totalmente hobbysta, mas gosto da D90 (peguei ela zero) e se for de upgrade eu gostaria uma camera equivalente a ela (qndo lançada em 2008)

E ai como proceder com isso...

Qnto ao tema do tópico que por sinal é uma bela discussão e uma forma de trocarmos conhecimento eu ficarei acompanhando para mais um aprendizado.... Bom eu uso o modo AF-S, mas ultimamente percebi o grande vantagem do AF-C principalmente em fotos com movimentos... abaixo segue uma foto feita recentemente que estava em modo AF-C, pois só assim foi possivel q o foco acompanhasse o assunto por toda sua sequencia de cliques... yeah

Mas me digam além de fotos em movimentos qual a outra vantagem e usabilidade do AF-C Think

Image
Backside Ollie por claudio.fulas, no Flickr

Forum muito bom, entrei porque vi que tem bons assuntos.
Como sou novo e estou a pouco tempo com um D5500. gostaria de saber como fazer uma foto desta como a do skate, as configurações da maquina?

Valeu gente
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior