DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Cuzco, Peru

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:33 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Destino: Cuzco, Peru.
Objetivo: Completar a Trilha Inca original.
Período da viagem: 24/09/2012 a 04/10/2012.

Planejamento:
Há anos queria fazer essa viagem e estava ficando preocupado em esperar muito e ficar velho demais para encarar a trilha. Então, surgiu uma bela oportunidade, a patroa queria que nas férias desse ano não fizéssemos nenhuma viagem, pois iria dedicar este tempo ao TCC da faculdade. Pensei por um segundo e joguei pra ela: “Então estou pensando para aproveitar esses dias e fazer aquela viagem para Machu Picchu, acho que dá certo pois nosso filho fica o dia todo na creche e você terá tempo para se dedicar à monografia”. Ela respondeu que não se importaria e eu corri para providenciar reservas antes que mudasse de idéia. Também convidei um amigo do trabalho que uma vez comentou que gostaria de ir lá e ele topou na hora!

Para quem quer ir a Machu Picchu existem várias opções, você pode ir de trem, que parte de uma cidade chamada Ollantaytambo para Aguas Calientes e de lá pegar um ônibus, mas pode também fazer algumas trilhas a pé ou de bicicleta que chegam a Machu Pichu.

Eu escolhi a Trilha Inca original (4 dias) que também é a mais procurada. Para terem uma idéia comecei a consultar disponibilidade em maio de 2012 e a data mais próxima era em setembro de 2012. Acabei fechando minha reserva para iniciar a trilha em 28/09/2012, chegando a Machu Picchu em 01/10/2012.

Para viajar àquela região existem muitas dicas de alimentação, de como lidar com a altitude, medicamentos, cultura local, etc. De tudo o que vi na internet o que mais me ajudou foi o site mochileiros.com, nem vou citar o que teve de mais relevante, pois não conseguiria fechar a lista nos próximos três dias. Mr. Green

A trilha é uma caminhada de 45km a altitudes que passam de 4.200m, acampando por 4 dias, com alimentação e tempo de sono controlados, então sabia que teria que me preparar bem para encarar esse desafio e comecei a pedalar e correr no asfalto e fazer caminhadas na areia.
Uma vantagem dessa preparação foi ver coisas que não via aqui preto de casa, uma vez resolvi levar minha câmera em uma dessas caminhadas de manhã cedo e acabei fazendo uns registros do nascer do sol:

Image
DSC_0394 por marcelobrce, no Flickr

Também fez parte da preparação uma trilha com o meu amigo Joaquim para a pedra “Peito do Pombo” na região serrana de Macaé:

Image
DSC_1425 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_1403-12 - Panoramica por marcelobrce, no Flickr

Nessa trilha chegamos a 1.400m de altitude, nada perto dos 4.200m da Trilha Inca, mas era o que tínhamos aqui perto. Mr. Green

Equipamento:
Bom, levei uma Nikon D5100, uma lente GA Tokina 12-24 f/4 DX II, uma Nikon 35mm 1.8G, uma Nikon 85mm 1.8G, um SB700, dois SDCards de 32GB e uma mochila Lowepro Versapack 200AW.
Tudo dentro da mochila e comigo no avião e despachei a mochila que levaria comigo na trilha, uma Deuter Aircontact Lite 65 + 10.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:35 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

24/09/2012 – 1º dia – Cuzco

Sai do Rio de Janeiro em um voo da Taca, às 5hs da manhã, cheguei a Cuzco aproximadamente meio dia, após uma rápida conexão em Lima.

Para quem não sabe Cuzco está a 3.400m de altitude o que, para quem não está acostumado, resulta normalmente em tontura, dores de cabeça, falta de ar e desidratação. Quando fui tirar a mochila da esteira do aeroporto comecei a sentir um pouco de tontura, ao pegar o taxi e chegar ao albergue a dor de cabeça já era forte.

O tempo todo você recebe recomendações dos locais para beber bastante água e chá de coca (isso mesmo) e não fazer esforço nos primeiros dias. Assim acabei organizando umas coisas no albergue e não sai para fotografar nada para descansar.

Dica do dia: Não faça esforço no primeiro dia em Cuzco e beba muito líquido.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

25/09/2012 – 2º dia – Cuzco

Nesse dia levantei cedo para aproveitar as primeiras horas do dia para fotografar a “Plaza de Armas”, mas o tempo em Cuzco que normalmente é nublado e chuvoso nessa época do ano resolveu abrir demais. O resultado foi uma luz muito dura, mesmo de manhã cedo, e não gostei muito dos resultados, acho que só salvou essa:

Image
DSC_4421 por marcelobrce, no Flickr

Deixei para voltar lá depois, pois ainda estava sentindo alguns efeitos da altitude e resolvi dar um giro na cidade sem câmera para andar mais leve e marcar em um mapa que recebi do albergue uns pontos onde voltaria depois para clicar.

Dica do dia: Pegue um albergue/hotel próximo a “Plaza de Armas” pois é lá que tem muita coisa interessante para fotografar.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

26/09/2012 – 3º dia – Cuzco (visita às ruínas)

Neste dia acoredei sem dor de cabeça e estava bem mais disposto, acho que foi quando o corpo se adaptou a altitude, então contratei com a agência de turismo do albergue um passeio para pontos turísticos nos arredores de Cuzco. O passeio começa visitando as ruínas de Pisac. O dia estava perfeito para fotografar, nublado e sem chuva. Tudo lá é impressionante, as construções com pedras perfeitamente trabalhadas despertam curiosidade. O tempo todo você vê moradores locais com vestimentas tradicionais que pedem um trocado por uma foto:

Image
DSC_4469 por marcelobrce, no Flickr

Depois fomos visitar as ruínas de uma cidade chamada Ollantaytambo:

Image
DSC_4542 por marcelobrce, no Flickr

O que mais me impressionou foram as construções em montanhas tão altas e tão íngremes, aqui é possível ver um pequeno caminho no penhasco onde os turistas transitam:

Image
DSC_4537 por marcelobrce, no Flickr

Nessa, mais moradores locais com as vestimentas tradicionais:

Image
DSC_4549 por marcelobrce, no Flickr

Finalizamos o dia em Chinchero:

Image
DSC_4553-2 por marcelobrce, no Flickr

Há uma igreja e algumas construções espanholas sobre ruínas incas:

Image
DSC_4560 por marcelobrce, no Flickr

Os espanhóis aproveitaram essas estruturas por serem muito fortes e resistirem a abalos sísmicos que são comuns na região.

Dica do dia: Faça esse passeio quando estiver adaptado à altitude, pois há muitas escadarias e o esforço físico é inevitável. Também certifique-se de levar uma boa GA (fui com a 12-24), pois as paisagens são grandiosas.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:39 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

27/09/2012 – 4º dia – Cuzco

Esse era o último dia antes da trilha inca, então resolvi fazer passeios mais leves. Comecei visitando o “Mercado San Pedro”, que é o mercado frequentado por moradores locais para compra de carnes, verduras e legumes, pães, frutas, etc (Levei apenas a 35mm 1.8G):

Image
DSC_4563 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4564 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4569 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4573 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4595 por marcelobrce, no Flickr

A tarde participei de um city tour onde visitamos igrejas da região. Uma pena que não podia fotografar, mas depois fomos a uma contrução chamada Qorikancha, onde era permitido fazer cliques:

Image
DSC_4606 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4612 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4632 por marcelobrce, no Flickr

Depois dessa visita pegamos um ônibus turístico para visitar Saqsayhumán, o templo Inca onde vi as maiores pedras polidas:

Image
DSC_4650 por marcelobrce, no Flickr

Alí perto visitamos Q'enqo:

Image
DSC_4674 por marcelobrce, no Flickr

Aqui uma mesa de pedra dentro de uma caverna onde eram feitos sacrifícios de bichos e crianças:

Image
DSC_4686 por marcelobrce, no Flickr

Na cultura Inca se fala muito em sacrifícios, pois era a prática para pedir chuva quando chovia pouco, evitar a ira dos deuses e evitar terremotos, etc.
Fechamos o dia visitando Pukapukara:

Image
DSC_4696 por marcelobrce, no Flickr

Aqui é possível observar a água caindo das ruínas:

Image
DSC_4701 por marcelobrce, no Flickr

É impressionante como eles faziam as construções pensando na drenagem da água, sensacional observar a relevância disso tanto tempo atrás.

Dica do dia: Para esse passeio leve uma boa GA e um SDCard extra.
Depois de voltarmos para o albergue encontramos com o guia da trilha Inca que fez um briefing que me fez refletir se queria mesmo ir. lol

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

28/09/2012 – 5º dia – Início da Trilha Inca

No local combinado pegamos o ônibus turístico que nos deixaria no início da trilha e já na estrada começaram as paisagens:

Image
DSC_4727 por marcelobrce, no Flickr

Na entrada da trilha mostramos e carimbamos os passaportes e tudo começa plano e leve. Depois de algum tempo caminhando chegamos ao primeiro ponto de parada para descanso. O interessante é que ali todos estão muito animado, contando piadas e etc, menos os “porteadores”.

Vou explicar: quando você contrata a Trilha Inca quem transporta as barracas onde você dorme, as tendas onde são feitas as refeições, panelas, pratos, talheres, botijão de gás (isso mesmo) são esses heróis:

Image
DSC_4741 por marcelobrce, no Flickr

Esses caras transportam esse peso todo e fazem a trilha muitas vezes de sandálias franciscanas enquanto você pena para completar o mesmo trajeto levando apenas seus itens pessoais como saco de dormir, roupas, câmera, etc (uns 15kg).

Mais um pouco de caminhada e chegamos ao local do almoço:

Image
DSC_4743 por marcelobrce, no Flickr

As refeições me surpreenderam, esperava só uma sopa, mas também tinha arroz e um pedaço de frango.

Caminhamos mais um pouco a avistamos as primeiras ruínas na trilha:

Image
DSC_4751 por marcelobrce, no Flickr

Depois de mais algumas horas chegamos a Wayllabamba, onde é montado o primeiro acampamento:

Image
DSC_4757 por marcelobrce, no Flickr

Dica do dia: Não se iluda com o caminho plano do 1º dia, são os 12km mais leves de todo o caminho.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

29/09/2012 – 6º dia – Trilha Inca (2º dia)

Levantamos cedo, tomamos café e não demora muito para começarem os “escalones empinados”, nesse dia você se pergunta várias vezes o que que foi fazer alí. É simplesmente o pior dia da sua vida Trilha Inca. Mas não tem jeito, quem tá na chuva é para se molhar.

Aqui um dos “porteadores” me deixando para tras:

Image
DSC_4764 por marcelobrce, no Flickr

A paisagem muda bastante nesse dia, entramos em uma parte de floresta, onde o clima é bastante agradável e ajudar a diminuir o sofrimento da caminhada:

Image
DSC_4769 por marcelobrce, no Flickr

Nesse dia eu me senti derrotado, por achar que não conseguiria, mas um dos guias veio conversando comigo e falando o tempo todo coisas do tipo: “Vamos, você consegue, vamos devagar” e “Ali na frente paramos um pouco para respirar”, etc. Gostei muito da atitude e pedi um registro desse bom amigo:

Image
DSC_4773 por marcelobrce, no Flickr

Eu a esquerda e o Javier a direita.

Aqui quando chegamos ao ponto mais alto da caminhada:

Image
DSC_4778 por marcelobrce, no Flickr

Depois de passar de 4.200m de altitude descemos até 3.800m onde acampamos.
Dica do dia: Cole em alguém que queira acompanhar o seu ritmo.

Editado pela última vez por cearense em Seg Nov 12, 2012 5:28 am, num total de 2 vezes

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:43 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

30/09/2012 – 7º dia – Trilha Inca (3º dia)

Eu acordei destruído do dia anterior, mas tinha que continuar e esse era o dia mais longo de caminhada, porém com muito menos subidas que o dia anterior:

Image
DSC_4786 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4818 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_4824 por marcelobrce, no Flickr

Aqui uma foto do nosso grupo nesse dia:

Image
DSC_4830 por marcelobrce, no Flickr

5 argentinos, 3 brasileiros, 2 americanos e 2 australianos.

Nesse dia o grupo já está bastante entrosado, pois a noite no acampamento não há nada para fazer além de conversar, então você começa a conhecer melhor as pessoas e isso é enriquecedor.

Depois de andar o dia todo chegamos ao local do acampamento:

Image
DSC_4856 por marcelobrce, no Flickr

Aqui eu fingindo que não doía nada:

Image
DSC_4877 por marcelobrce, no Flickr

O acampamento:

Image
DSC_4884 por marcelobrce, no Flickr

Um dos americanos com sua D7000:

Image
DSC_4891 por marcelobrce, no Flickr

Na noite do 3º dia nós somos apresentados aos guerreiros “porteadores”:

Image
DSC_4918 por marcelobrce, no Flickr

Há uma tradição de dar uma gorjeta nesse dia em função da sua satisfação com o serviço prestado por eles.

Dica do dia: Fotografe muito, os cenários são os melhores da trilha.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:45 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

01/10/2012 – 8º dia – Trilha Inca (ultimo dia)

Levantamos muito cedo e partimos sabendo que a caminhada termina nesse dia. Machu Picchu está perto. Eu fiquei com tanta pressa de chegar que só tirei a SLR da bolsa quando chegamos na “Puerta del Sol”, um portal feito pelos Incas, de onde é possível avistar Machu Picchu:

Image
DSC_4945 por marcelobrce, no Flickr

Ali comemoramos e fizemos registros do grupo:

Image
DSC_4982 por marcelobrce, no Flickr

Descansamos e 40 minutos de caminhada depois estávamos em Machu Picchu:

Image
DSC_4993 por marcelobrce, no Flickr

Lá tem um local onde deixamos as mochilas e podemos comprar algo para comer e para beber. Depois os guias nos acompanham em uma visita a Machu Picchu e contam a história da cidade perdida:

Image
DSC_5039 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5065 por marcelobrce, no Flickr

Aqui uma panorâmica feita com o celular (ainda não tive tempo de juntar os raws e montar a panorâmica com a SLR):

Image
Machu Picchu por marcelobrce, no Flickr

Confesso que o meus joelhos estavam tão destruídos e minhas pernas tão cansadas que não tirei o máximo de Machu Picchu, mas é verdade que depois da Trilha Inca você se pergunta se o destino era a caminhada ou se era mesmo Machu Picchu.

A experiência de caminhar naquela trilha foi inigualável pra mim, pois conheci meus limites de esforço físico e de pressão psicológica, experimentei vitórias e derrotas, conheci gente de várias partes do mundo, senti saudades da minha esposa e do meu filho como jamais sentira, simplesmente inimaginável.

Depois da visita descemos para Aguas Calientes onde fizemos uma bela refeição e pegamos os tickets de trem para voltar para Ollantaytambo, onde um ônibus turístico nos levaria para Cuzco.

Dica do dia: Compre uma cerveja Cusqueña bem gelada quando chegar a Machu Picchu.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:46 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

02/10/2012 – 9º dia – Cuzco

Descansei muito nesse dia e só saí para passear e fotografar no fim da tarde, na “Plaza de Armas”:

Image
DSC_5112 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5119 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5135 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5162 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5170 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5193 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5202 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5216 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5232 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5251 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5280 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5282 por marcelobrce, no Flickr

Dica do dia: Beba muita agua e descanse.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:47 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

03/10/2012 – 10º dia – Lima

Levantei cedo, peguei um voo para Lima, onde cheguei 9hs da manha e teria uma conexão de 12hs que aproveitei para conhecer a cidade. Lá fiquei impressionado com a pobreza da região próxima ao aeroporto, nunca vi nada igual no Brasil. Também é de tirar o folego a forma como os taxistas dirigem, na maioria loucos que parecem estar numa corrida o tempo todo.

Pedi para ir para o bairro Miraflores, que é conhecido por ser um bairro turístico de Lima:

Image
DSC_5342 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5344 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5356 por marcelobrce, no Flickr

A orla deles é muito estranha se você está acostumado com as praias brasileiras:

Image
DSC_5351 por marcelobrce, no Flickr

O bairro de Miraflores é incrivelmente bem cuidado, limpo, seguro, cheio de parques:

Image
DSC_5376 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5387 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5423 por marcelobrce, no Flickr

Image
DSC_5444 por marcelobrce, no Flickr

Fiquei impressionado com a quantidade de carros de luxo naquela região, também nunca vi nada igual no Brasil. Se você acha desigualdade social no Brasil gritante, bom lá no Peru é absurda.

Depois voltei para o aeroporto e peguei um voo que chegou ao Brasil na manhã do dia 04/10/2012.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 5:48 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Impressões da viagem:

Para quem curte fotografar Cuzco é sensacional. As construções antigas e as paisagens fenomenais formam cenários que apesar de inesquecíveis valem os cliques. Mr. Green

O povo é muito simpático e atende bem os turistas, vale a penas bater um papo com os moradores locais e com os viajantes que vêm de todas as partes do planeta.

Quanto à Trilha Inca, bom mudou minha forma de ver o mundo, penso que se você quer apenas fazer turismo na região de Cuzco vá a Machu Picchu de trem, mas se quer ter uma experiência única de vida faça a Trilha Inca e tudo mais se tornará secundário.

Um abraço,

Carlos Admin Geral
Editor DigiForum, Admin Geral
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 10:13 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cearense, Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Fiquei de boca aberta aqui, nao so eu mas minha esposa também, pedi para ela vir ver as fotos dos locais (e que fotos voce fez eim meu amigo, showwww)

Minha sobrinha veio passar as ferias dela aqui em casa, ano passado, ela mora em Sao Paulo, e esse ano me convidou para ir-mos para Matchu Pitchu juntos porque ela sabe que sempre quis ir ate la e nunca sobra tempo. Apos essa sua verdadeira "exposição fotográfica" relatada em detalhes, lindas imagens por sinal, descobri de verdade que agora não posso morrer antes de conhecer isso tudo Anxious d'oh! Mr. Green

Excelente trabalho, meu amigo, deu para sentir realmente como 'e toda essa gratificante jornada, agora nao vejo a hora de fazer os meus planos e seguir algumas de suas valiosas dicas para polpar tempo e desfrutar dos melhores lugares para se fotografar por la. Wink

Parabens pelo trabalho de registro e obrigado por dividir com a gente toda a sua aventura. yeah Ohhhh palmas

Editado pela última vez por Carlos Admin Geral em Seg Nov 12, 2012 9:28 am, num total de 1 vez

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2012 5:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Carlos Cazuza,

Valeu mesmo. Fico contente que um cara com seu nível de talento gostou das fotos! yeah

Sem dúvida Cusco é um destino que todos deveríamos ir pelo menos uma vez na vida.

Fico pensando em qtos destinos imperdíveis existem mundo a fora...

Abraço,

claudiofulas
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas8

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2012 12:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

cearense,

Shocked Shocked Shocked Shocked

Também fiquei de queixo caído com as fotos e informações que você deu e todas muito bem detalhadas, quando vi Matchu Pitchu (globo repórter) fiquei encantado com o lugar, estava com apenas 12 anos e ja me interessei... Realmente pelas fotos e descrições é um lugar único e que com certeza renova as energias, deixando as negativas lá, absorvidas pelas rochas e trazendo consigo as positivas oferecidas por belas paisagens, humanidade e história do local...

Vou precisar guardar uma boa grana para fazer essa viagem e como disse o Carlos Cazuza, "Não posso morrer sem antes ir a este local..."

Muito bom mesmo, gostei de tudo que descreveu e nos mostrou visualmente para ter uma ideia melhor da blza que vc se refera Mr. Green

Show de bola!!! Parabéns pelos ótimos registros (como sempre) e obrigado por compartilhar conosco esse magnifico lugar Dancing Dancing Dancing yeah Razz
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.