DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Nikon AF Fine Tune - Método de calibração pelo Live View

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 11:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Caros amigos,

Descobri em um fórum internacional um novo método para calibração das lentes utilizando o live view em conjunto com o AF Fine Tune.

O método consiste em alguns passos simples:

1 - Colocar a câmera em um bom tripé, bem estável.

2 - Setar a câmera com a maior abertura da lente, para testes eu utilizo f/2.

3 - Utilizar o modo de focagem AF-S, de apenas 1 ponto, utilizando o ponto central.

4 - Em uma mesa inserir um objeto ou folha de papel que possua uma boa diferença de contraste em determinado ponto, por exemplo, uma garrafa de água mineral, utilizando as letras da marca contrastando com o fundo branco (exemplo, água mineral Minalba, letra em azul marinho e fundo branco), se ocorrer back ou front focus ficá mais fácil de visualizar.

5 - Ajustar a altura do tripe ou da garrafa para que o ponto de focagem fique alinhado com o ponto central de foco. Procure colocar metade do quadrado central do ponto de foco entre a letra azul e o fundo branco.

6 - Com tudo acertado, fazer o foco no modo normal, com o live view desligado, por 3 ou 4 vezes, pressionando pela metade o botão do obturador. Cuidado para não mover a câmera! Aperte suavemente o botão.

7 - Depois disso ligue o live view e NÃO FOQUE NOVAMENTE neste modo, apenas vamos usar o live view para ver como está o foco da câmera no modo AF-S.

8 - Aperte o botão de zoom no modo live view até atingir o modo de magnificação (ampliação) máximo.

9 - Analise como está o foco, se está cravado, atrás do ponto de foco (back focus) ou na frente do ponto de foco (front focus).

10 - Se estiver fora faça a correção no AF Fine Tune, para back focus valores negativos e para front focus valores positivos. Comece com valores pequenos, normalmente "5".

11 - Repita o processo até a imagem mostrada no live view se mostrar perfeitamente em foco.

12 - Se a lente for do tipo zoom, teste nas diversas distâncias focais e encontre um equilíbrio.

13 - Nem sempre o método funciona 100%, vai depender da lente, do corpo, da distancia em relação ao objeto fotografado, mas em 5 lentes que fiz desta forma consegui êxito em todas. É um processo para ser feito com calma e paciência.

Fiz um vídeo improvisado sobre o assunto, para ilustrar o método.

http://youtu.be/llQVR5CO8DA

autorizado ric

Espero que ajudem os amigos, para mim funcionou bem o método.

Abraços!

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

Editado pela última vez por ArmandoFerreira em Sex Nov 23, 2012 7:18 pm, num total de 1 vez

DelCarlo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas21

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 12:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, muito bom, parabéns e apoio total aos vídeos yeah

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 12:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

DelCarlo, obrigado caro amigo,

Vou editar o tópico em breve com o conteúdo escrito, mas confesso quer me enrolei todo no vídeo... Shhh Para aulas de música para mim é automático, mas para fotografia... Smile Um dia chego lá!

Abraço! yeah

ArmandoFerreira´s

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.” (Arnold Newmann)

Douglas Soares
Mod Manager Duelos
Mod Manager Duelos

Avaliações Positivas22

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 2:37 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

É isso ai Armando, deu para entender direitinho o método, show de bola o vídeo, parabéns, e obrigado por compartilhar. Ohhhh Ohhhh Ohhhh yeah

jusyring
Moderador Duelos
Moderador Duelos

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 3:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótima iniciativa vídeo muito bem explicado, iniciativa louvável assim como de outros companheiros aqui do digi e seria muito interessante a ideia de outros videos como este, parabéns! yeah

jusyring´s

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 4:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Armando, muito legal. Uma vez professor, sempre professor, rsrs, muito bem explicado e detalhado. Eu nunca consegui regular direito o ajuste de AF (uso Canon, mas é basicamente a mesma coisa), vou ver se consigo desse jeito!

Abraços

André Araújo
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas9

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 5:23 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pela iniciativa.
O que poderias ter feito era deixar a câmera na bancada/mesa como no início do vídeo e fazer o teste sem mexer na câmera. Mas ficou claro, entendi tudo e acho que farei isso.

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 6:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado meus amigos pelo incentivo,

Acabei de fazer o método na 18-70 que recebi à tarde, funcionou bem, mas nos 18mm ocorre um pouco de front focus, ou seja, tem que equilibrar, era para ser -10 e coloquei -7 e ficou tudo certo.

Douglas Soares, valeu meu caro, você deu sorte com a D90 e D300 e 50 1.8G, cravou sem precisar de AF Tunning. yeah

jusyring, valeu meu amigo, outros vídeos virão, vi sua sugestão e é bem bacana, vou estudar a ideia. yeah

Humberto Yoji, tá chique de sobrenome novo... mas tirou o bigode da Yakusa do facebook, melhorou muito Dancing kkk

Nas Canon meu amigo nunca enfrentei nada sério em relação à AF, somente na T3 e uma 50 1.8 Kinder Ovo Model Mr. Green que era duro de acertar o foco... Dancing Mas eu também era totalmente sem noção naquela época, não é parâmetro, devia ser mais erro meu do que outra coisa.

André Araújo, obrigado pela sugestão meu amigo, mas na mesa eu não conseguiria acionar o menu e ajustes sem movimentar a câmera, precisaria mesmo de um segundo tripé ou colocar a filmadora em cima de algo, ficou falho neste aspecto mesmo, me desculpe. yeah

Ainda preciso escrever... haja tempo! yeah

ArmandoFerreira´s

guevara
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas15

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 6:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

muito bom, amigo...
abs

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 6:40 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira escreveu:
Humberto Yoji, tá chique de sobrenome novo... mas tirou o bigode da Yakusa do facebook, melhorou muito Dancing kkk

Nas Canon meu amigo nunca enfrentei nada sério em relação à AF, somente na T3 e uma 50 1.8 Kinder Ovo Model Mr. Green que era duro de acertar o foco... Dancing Mas eu também era totalmente sem noção naquela época, não é parâmetro, devia ser mais erro meu do que outra coisa.

Meu nome de verdade, rsrs, agora quero ser tratado como um cara sério! Ahahah.

Eu tô desconfiado que minha 24-105 tá com algum problema, as outras duas estão cravadonas! Vou tentar fazer o teste depois. Valeu!

ArmandoFerreira
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas64

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 7:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

guevara, valeu meu velho, fico feliz em ajudar! yeah

Humberto Yoji, ficou chique "Yoji", se pronuncia como se lê?
A 24-105 é bem nítida já em f/4, na 60D ela cravou bem. No LR os arquivos da Canon não demonstram muita nitidez mesmo, no DPP depois que ele renderiza o arquivo temos noção real de nitidez. Faz um teste usando o live view, mas coloca um régua de metal em um ângulo qualquer, vai ajudar a ver se possui back/front focus.

-------------------

Atualizei o primeiro post com uma listagem, abraços! yeah

ArmandoFerreira´s

Marcelo Luzio
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 8:55 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nota 11 para o vídeo. Excelente didática. Boa iniciativa.
Já ouvi dizer que as câmeras Canon são mais propensas a back e front focus do que as Nikon, principalmente os modelos 7D e 60D.

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2012 9:03 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira,

Parabens pela iniciativa!

Show de bola! yeah

leonardo.muller
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas14

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 8:13 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Baita dica essa do live view, eu normalmente utilizo a folha de focus pont, que ajuda bastante, obrigado por compartilhar Armando yeah

tinocovimagem
Colunista DigiForum
Colunista DigiForum

Avaliações Positivas58

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2012 10:46 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

ArmandoFerreira, muito show, nada a criticar, perfeito!!!!! Estou repassando o link do vídeo para meus amigos.

Abração
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior