DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Nikon AF Fine Tune - Método de calibração pelo Live View

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

MaNoMaNiA
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Sex Dez 13, 2013 8:29 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Comprei recentemente uma Tamron 17-50 2.8, e percebi que o foco não tava cravando 100% na minha D7000. Minhas outras lentes, 18-105 e 35mm cravam o foco perfeitamente. Entrei no ajuste de foco da camera, e depois de umas 200 fotos de teste, cheguei a conclusão que pra conseguir o ponto preciso de foco, tenho q deixar ajustado em -12. Agora o foco crava precisamente.

schuno
Mega Participativo
Mega Participativo

MensagemEnviada: Qui Jan 02, 2014 3:16 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

alguem já usou esse software aqui?

FoCal

http://www.reikan.co.uk

Parece ser um software para auxiliar na calibração de lentes, parece bem interessante.

senarezi
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2014 9:58 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Estou com um problema com minha Nikon D5100. Quando tiro um foto em modo (P) pelo Liveview ela deixa com uma determinada configuração ex. f3,5 e 1/40', porém quando tiro o mesmo cenário com o Viewfinder ele regula como se a foto estivesse mais escura, e acaba queimando alguns pontos ex. f3,5 e 1/5'.

O enquadramento é o mesmo. Podes me ajudar?

ArmandoFerreira escreveu:
Caros amigos,

Descobri em um fórum internacional um novo método para calibração das lentes utilizando o live view em conjunto com o AF Fine Tune.

O método consiste em alguns passos simples:

1 - Colocar a câmera em um bom tripé, bem estável.

2 - Setar a câmera com a maior abertura da lente, para testes eu utilizo f/2.

3 - Utilizar o modo de focagem AF-S, de apenas 1 ponto, utilizando o ponto central.

4 - Em uma mesa inserir um objeto ou folha de papel que possua uma boa diferença de contraste em determinado ponto, por exemplo, uma garrafa de água mineral, utilizando as letras da marca contrastando com o fundo branco (exemplo, água mineral Minalba, letra em azul marinho e fundo branco), se ocorrer back ou front focus ficá mais fácil de visualizar.

5 - Ajustar a altura do tripe ou da garrafa para que o ponto de focagem fique alinhado com o ponto central de foco. Procure colocar metade do quadrado central do ponto de foco entre a letra azul e o fundo branco.

6 - Com tudo acertado, fazer o foco no modo normal, com o live view desligado, por 3 ou 4 vezes, pressionando pela metade o botão do obturador. Cuidado para não mover a câmera! Aperte suavemente o botão.

7 - Depois disso ligue o live view e NÃO FOQUE NOVAMENTE neste modo, apenas vamos usar o live view para ver como está o foco da câmera no modo AF-S.

8 - Aperte o botão de zoom no modo live view até atingir o modo de magnificação (ampliação) máximo.

9 - Analise como está o foco, se está cravado, atrás do ponto de foco (back focus) ou na frente do ponto de foco (front focus).

10 - Se estiver fora faça a correção no AF Fine Tune, para back focus valores negativos e para front focus valores positivos. Comece com valores pequenos, normalmente "5".

11 - Repita o processo até a imagem mostrada no live view se mostrar perfeitamente em foco.

12 - Se a lente for do tipo zoom, teste nas diversas distâncias focais e encontre um equilíbrio.

13 - Nem sempre o método funciona 100%, vai depender da lente, do corpo, da distancia em relação ao objeto fotografado, mas em 5 lentes que fiz desta forma consegui êxito em todas. É um processo para ser feito com calma e paciência.

Fiz um vídeo improvisado sobre o assunto, para ilustrar o método.

http://youtu.be/llQVR5CO8DA

Shame on you llQVR5CO8DA Shame on you
autorizado ric

Espero que ajudem os amigos, para mim funcionou bem o método.

Abraços!

Minotauro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Ago 15, 2014 3:34 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito bom o vídeo ArmandoFerreira. Estou com uma tokina 11-16 que está com alguma diferença de foco. Esse fim de semana vou aplicar esse método que você explicou pra ver se resolvo. Obrigado. Abraço.

Minotauro
Usuário Participativo
Usuário Participativo

MensagemEnviada: Sex Ago 15, 2014 7:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Fiz na Sigma 18-35 e deu +8. Já na Tokina 11-16 deu -5. Achei bem mais fácil fazer na Sigma do que na Tokina. Tinha hora que a Tokina se perdia e fazia o foco errado, já a Sigma cravava e ali ficava! yeah

Nelson Barbosa Soares
Muito Participativo
Muito Participativo

MensagemEnviada: Qua Ago 26, 2015 12:53 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Excelente vídeo.
Vou tentar na minha D90, acho que umas fotos estão estranhas demais.

LUCIANON
Usuário Novo
Usuário Novo

MensagemEnviada: Dom Set 20, 2015 11:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tb vou tentar em minha D7100, tenho tido alguns problemas com fotos desfocadas no primeiro plano.

faloure

MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2016 11:34 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Muito obrigado por explicar como usar essa ferramenta fundamental na otimização focal das objetivas nikon.
yeah

guevara
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas15

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2016 11:29 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sera que da certo com a 24 70Evr?
ela tem diafragma eletronico,e ja ouvi que em alguns casos, nao da certo de fazer o af fino
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.