DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots). DigiForum, comunidade online de fotografia e equipamentos fotográficos. Desde 2004 não apenas uma referência, mas sim uma realidade. Mais de 1 milhão de pessoas já obtiveram respostas sobre fotografia em nosso site. Mensalmente somos visitados por mais 140.000 visitantes únicos mensais. São 1.400.000 pageviews mensais feitos por visitantes humanos (já descontados os bots).
 FAQ  • Regras  • Pesquisar  • Membros  • Grupos  • Staff  • Portal  • Twitter DF  • Facebook DF
Registrar  • Meu Perfil  • Entrar e ver Mensagens Particulares   • Galeria de Fotos   • Loja Virtual   • Login
 Entrevista: Hugo Carneiro

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Receber rss deste tópico
Responder Mensagem
Autor Mensagem

DigiForum

MensagemEnviada: Dom Abr 21, 2013 12:07 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O DigiForum tem o prazer de entrevistar o fotografo profissional que esta ficando conhecido Mundialmente através de seus trabalhos fotográficos.

Hugo Carneiro

Image

DigiForum: Ficamos muito felizes em você ter aceito nosso convite para ser entrevistado pelo DigiForum. Sabemos que é um fotógrafo de eventos sociais de Petrópolis, a linda Cidade Imperial, localizada na microrregião Serrana do Rio de Janeiro.
- Além da sua formação profissional, gostaríamos de saber mais sobre sua formação acadêmica e fotográfica, como cursos, workshops que já tenha participado.
- Deixe seus contatos, como: site, e-mail, telefones, links na internet onde os leitores possam conhecer mais sobre o seu trabalho.

Hugo Carneiro: Primeiramente quero agradecer a oportunidade e dizer que é um prazer muito grande estar aqui hoje com este canal aberto pelo DigiForum para falar um pouco sobre a minha caminhada na fotografia. Minha formação acadêmica foi em Administração e pra falar a verdade eu recomendo pois hoje talvez seja um dos maiores problemas para o profissional de fotografia gerir seu próprio negócio. Na formação de fotografia eu nunca fiz cursos básicos, sempre fui muito auto didata e pesquisava praticamente o dia todo por cada fotografia, detalhe, luz, ou o que tivesse me despertado interesse e quando me vi no ramo de fotografia de casamentos, aí sim fui em busca dos melhores profissionais (do meu ponto de vista e estilo) e me inscrevi em muitos workshops tanto aqui no Brasil quanto fora. Meus contatos: www.hugocarneiro.com.br / telefones: 24 8834-2200 | 24 2249-4765.

O nosso entrevistado

Image

Image

DigiForum: Há quanto tempo você tem o selo Fearless Photographers? Através do site você já fotografou um casamento fora do Brasil? http://www.fearlessphotographers.com/

Hugo Carneiro: O selo veio há um ano atrás quando tentei pela primeira vez meio que desacreditado pois lá o crivo para entrada é muito alto e de fato não esperava entrar, vi muitos amigos que tentaram e não conseguiram e quando recebi o e-mail de retorno do Fearless dizendo que eu fazia parte desse grupo, fiquei muito feliz. Fotografei recentemente um casamento na Grécia e confesso que foi uma experiência maravilhosa.

Image

DigiForum: Bom Hugo, gostaríamos de saber algo sobre emoção. Sei que nós fotógrafos somos apaixonados pelo que fazemos e sentimos vários tipos de emoção, porém cada uma se define de forma diferente. Qual emoção você sente ao registrar o sonho mais esperado de um casal? Tem alguma lembrança em especial de um desses momentos?

Hugo Carneiro: Sempre fui uma pessoa muito emotiva e isso me ajuda muito em todos os trabalhos que realizo e que principalmente envolve o sonho, como foi falado, e um momento muito marcante para mim foi quando fotografei o casamento de uma noiva que não falava com sua irmã há anos e no momento da entrega das alianças, quando olhei para o corredor, vi exatamente a irmã, trazendo as alianças e abençoando aquela união. Só de contar aqui me arrepia lembrar do tempo que ficaram se abraçando e claro, de todos que não aguentaram e choraram junto com um momento tão bonito.

DigiForum: Em um casamento como é composta a sua equipe? Fotógrafos, assistentes.

Hugo Carneiro: Somos dois fotógrafos e um assistente de luz.

DigiForum: Nas suas fotos percebemos que você trabalha com algumas fotos inclinadas. Qual a linha de composição te leva a determinar como e para onde inclinar? Existe algum tipo de elemento na composição que você visualiza quando decide qual ângulo usar no seu enquadramento?

Hugo Carneiro: Meu critério é sempre o que me agrada... Se gostei da angulação que vi no visor eu faço a foto! :-) Eu tenho como costume focar no casal e mexer o visor de um lado pra outro para ver qual o campo de visão tenho de possibilidades e pra falar a verdade eu não acho que sigo nenhuma regra... Para mim foram feitas para serem quebradas rsrs.

DigiForum: É verdade que você chegou a perder dois empregos por causa do DigiForum por ficar tanto tempo na internet? Conte-nos algo sobre isso.

Hugo Carneiro: Eu sabia que ia ter essa pergunta! Rsrs. Pois é, é verdade sim, eu perdi dois empregos e deixei uma loja que meu pai na época havia investido e me colocado para administrar, por conta da fotografia. Foi a decisão mais sem sentido e mais maravilhosa que fiz na minha vida. Hoje sou feliz e acho até graça desses fatos mas talvez por esses motivos e pela determinação é que consegui fazer dar certo. Não é fácil e o mercado é muito competitivo e se eu fosse na época avaliar conscientemente o mercado, não havia tomado essa decisão.

Image

DigiForum: Nos eventos sociais você trabalha com luz auxiliar? Se trabalha, quais flashes/leds você usa?

Hugo Carneiro: Nos eventos em si eu trabalho muito com lentes claras, 35mm 1.4, 15mm 2.8, 50mm 1.4 e procuro fazer uma cobertura bem natural... Porém quando vou para o ensaio com a noiva ou casal, eu busco luzes auxiliares sim, sempre uso flashes TTL em modo manual com radio flashes para disparo.

DigiForum: Com o avançar da tecnologia, as câmeras hoje apresentam um baixo ruído em ISOs elevados, o que facilita a captura com luz ambiente, para isso também é preciso estarmos equipados com objetivas claras, quais equipamentos você utiliza (objetivas, câmeras, softwares...)? Fale um pouco sobre seu fluxo de trabalho: equipamentos, formato de arquivos...

Hugo Carneiro: Lentes mais usadas: 35mm 1.4, 50mm 1.4, 135mm f2 e 15mm 2.8 fisheye. Câmera eu utilizo a 5DMKIII e trabalho sempre com o Lightroom. No próprio evento já faço backup dos arquivos que estão sempre em raw e já duplico uma cópia para o estúdio onde trato, ficando uma cópia em casa e outra no escritório. Atualmente estou vendo a possibilidade da nuvem também que acredito ser uma tendência.

DigiForum: Hugo, já aconteceu de você perder fotos de algum cliente? Ou ter problemas em algum cartão de memória?

Hugo Carneiro: Até hoje não tive perdas, sou extremamente preocupado com esse processo e até por isso hoje uso a MKIII que já faz um backup na própria câmera em cartão SD.

DigiForum: Como você administra seus arquivos de casamentos depois que você entrega o álbum? Libera as imagens ou as vende? Ou já inclui o arquivo no preço do álbum?

Hugo Carneiro: Envio para o cliente um DVD com todas as imagens, pois já coloco no orçamento esta opção como básica, principalmente porque é uma maneira de ter mais uma cópia de tudo. A venda eu faço para imagens adicionais no álbum.

Image

DigiForum: Como você vê a invasão da máquina amadora em eventos, principalmente em casamentos? Como você lida com os amadores, no momento em que fotografa? Ou você reserva alguma cláusula de seu contrato que proíba fotografar ou aceita que fotografem junto com você?

Hugo Carneiro: Só tenho restrição para outra equipe profissional, para os amadores eu acredito ser bem difícil de proibir. Eu convivo e às vezes me rendem até fotos interessantes, tipo foto das fotos que estão tirando... Se não dar pra ir contra junte-se a eles, não é? rs.

DigiForum: Qual a foto de casamento que você ainda não fez mas gostaria de fazer?

Hugo Carneiro: Um casamento todo na praia, com aquele estilo todo vintage...

Image

DigiForum: Nos últimos anos a fotografia de casamento tem evoluído muito no Brasil. Hoje temos imagens mais aprimoradas, uma linguagem mais moderna e de bom gosto, com abordagem de fotojornalismo. Que até um certo tempo atrás era meio que discriminada entre os fotógrafos. Mas hoje estes valores se invertem, onde profissionais de outras áreas como reportagem, moda, publicidade migram ou querem migrar para a fotografia de casamento. Como você analisa esta mudança?

Hugo Carneiro: As mudanças são necessárias e acredito ser isso que move e desperta o interesse de quem está vendo, o diferente, o moderno, aquilo que não é esperado... Estamos na era da criatividade e da imagem (facebook, instagram) e os mercados citados estão muito concorridos e muitas das vezes a concorrência é desleal até mesmo pela entrada de muitos amadores sem a devida capacidade e que acabam inchando e desvalorizando o mercado de moda, publicidade, etc. Acredito que o diferencial seja a tendência para todos os mercados de fotografia que envolvem a arte. O mundo é muito cíclico e vejo que hoje estamos vivendo a era do customizado onde as pessoas buscam algo a mais e de uma forma personalizada... Digo isso para minha área principalmente.

DigiForum: Dos trabalhos fotográficos que você fez até hoje, existe algum especial e que tenha mais se identificado? Qual? E por que este?

Hugo Carneiro: O ensaio que fiz com o casal em Las Vegas foi muito especial. Principalmente porque envolveu uma série de elementos interessantes, tivemos pouco tempo para explorar um mundo de opções, percorremos lugares incríveis e um astral maravilhoso. Enfim, foi inesquecível.

Image

DigiForum: Alguns críticos afirmam que o romantismo da fotografia está acabando, devido ao avanço da tecnologia das novas máquinas digitais. Por conta disso, criou-se a sensação de desvalorização da estética da imagem. Concorda com esta afirmação?

Hugo Carneiro: Entendo os críticos mas vejo que essa afirmativa vai de encontro com a tempestade de imagens que temos hoje, algo de fato descontrolado mas também é fato que a tecnologia traz para os dias de hoje, capacidades intermináveis de fotografias incríveis. Falar de fotografia sem falar de romantismo, acho meio complicado. O equipamento é um elemento de registro, não pode ser visto como o centro das atenções, ele ajuda mas não interfere no que pra mim é o mais importante, a composição.

DigiForum: Quem lhe serviu ou lhe serve de inspiração? No seu trabalho, na sua vida...

Hugo Carneiro: Na minha vida é meu pai, que sempre me ensinou o certo, a ser uma pessoa honesta acima de qualquer coisa. Me ensinou e ensina valores que quero passar para meus filhos um dia e no trabalho eu gosto muito do estilo do mexicano Fer Juaristi, não somente pelo seu trabalho, mas também pela pessoa humilde que é. E eu considero muito essa parte.

DigiForum: Na sua opinião, alguém já “nasce” fotógrafo ou pode tornar-se fotógrafo?

Hugo Carneiro: Acredito que alguns elementos nascem sim, mas a maioria pode ser buscada. É como no futebol, dá para ensinar a driblar e marcar, mas cada um fará da melhor maneira possível. Uns com êxito maior outros menor.

DigiForum: Na sua vida o que a fotografia representa? Um trabalho, uma paixão, uma realização...

Hugo Carneiro: Pode ser as três opções? rs.

Image

DigiForum: O que a fotografia mudou na sua vida? O pensar, o olhar, a percepção...

Hugo Carneiro: Ver o que muitos passam por desapercebido, observar o mundo e admirá-lo da maneira linda que é. A fotografia é o que me move... Não sei o que seria se não existisse a fotografia.

DigiForum: Quais foram as suas maiores dificuldades e desafios na fotografia?

Hugo Carneiro: Meu maior medo (mudando um pouco a pergunta) era não ter um estilo próprio e por esse motivo é que vejo pouca foto de outros fotógrafos, eu leio revistas como a Vogue e vejo muita fotografia de modelos, direção... Pego essas ideias e levo para as fotos de casamento com a composição que me agrada.

DigiForum: A fotografia deu ao homem um visão real do mundo, tornando-se assim, um instrumento de como captar imagens dos registros da história. Na sua vida profissional, como você definiria essa frase?

Hugo Carneiro: Uso dessa ferramenta chamada fotografia para registrar e marcar momentos, aliás, momentos esses que são avaliados como um dos mais importantes da vida, o casamento.

DigiForum: Que conselhos você daria para quem está começando no campo da fotografia social?

Hugo Carneiro: Seja determinado, pesquise muito, faça cursos especializados com quem se identifique, busque um trabalho autoral e não transforme a arte em comércio. Venda sua arte, não o seu serviço.

DigiForum: Hugo, ficamos por aqui e agradecemos imensamente pela entrevista que com absoluta certeza será muito apreciada pela nossa comunidade.

Hugo Carneiro: Eu que agradeço por essa oportunidade. O DigiForum pra mim é muito mais do que um fórum. Daqui eu fiz amigos e aprendi muito! Conhecimentos e técnicas que levo e levarei por toda a minha carreira profissional.

Nao deixem de visualizar nossa primeira "edição eletrônica" no forum, clique no link abaixo e fique por dentro desta novidade:

Obs: As perguntas feitas ao fotografo Hugo Carneiro foram elaboradas pela usuaria Beth Ju. Agradecemos a ela pela colaboracao com esta entrevista.

Ricardo Barbieri
Admin
Admin

Avaliações Positivas12

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Web Master
Web Master
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Seg Abr 22, 2013 6:04 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

parabens ao grande fotógrafo Hugo Carneiro por sua carreira, desejo cada vez mais sucesso... yeah

Humberto Yoji
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas54

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Abr 22, 2013 8:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ficou joia essa entrevista, parabéns, gostei muito!!!

E belíssimas fotos, Hugo, essa dica de olhar fotos de revistas de moda é excelente!

Abraços

cearense
Mega Participativo
Mega Participativo

Avaliações Positivas2

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Ter Abr 23, 2013 11:05 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

palmas palmas palmas palmas palmas

Muito bacana a entrevista parabéns ao Hugo e ao Digi! yeah

henriqueguths
Usuário em Aprovação, menos de 20 posts

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 12:17 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns pelo trabalho!

jparra
Editor-Moderador Câmeras
Editor-Moderador Câmeras

Avaliações Positivas11

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Vendedor 1 Estrela

Anunciante Premium
Anunciante Premium
Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 2:06 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ótima entrevista DigiFórum e fotos maravilhosas. Parabéns Hugo!

j.parra´s

Administrador de Redes de Computador | Fotógrafo Freelancer
| Nikon D7000 | Sigma 18-35 1.8 DC HSM ART| NIKKOR 50MM 1.8G AF-S | filtros UV Hoya | SB700 | Iluminador LED YN300 II

gricwb
Mod-Manager-Câmeras
Mod-Manager-Câmeras

Avaliações Positivas1

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

Staff DigiForum
Staff DigiForum
Anunciante Premium
Anunciante Premium

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 2:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Hugo, já conhecia seu trabalho, parabéns pelo profissionalismo e talento!! yeah

Hugo Carneiro
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Mai 01, 2013 9:24 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Obrigado amigos! Que bom que gostaram! Grande abraço a todos! yeah

Malino
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas25

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Seg Mai 20, 2013 11:54 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Grande Hugo....Quem diria Mr. Green

Abração, meu velho yeah Dancing

carlosolimpio´s

Nikon D50| Nikkor 105mm 2.8D Micro| Nikkor 135mm 2.8 Ai-S | Sigma 18-250 OS| Sigma 18-50 2.8 Macro|
A6000 | SEL1650 | Nex F3| SEL1855| SEL1618 | VCL-ECF1 | Mamiya/Sekor 2/50| Minolta Rokkor 1.4/50 | Super Takumar 2.8/105 | Vivitar 2.8/28 | Jupiter 8 2/50 | HELIOS 44M-6 2/58

naelesouza

MensagemEnviada: Qua Jul 03, 2013 4:09 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Lindo trabalho!!!

Carlos Cazuza
Editor DigiForum, Admin Geral

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Ter Ago 13, 2013 7:15 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tive o prazer de conhecer Hugo Carneiro, em pessoa. Estivemos realizando um ensaio fotográfico mês passado aqui em New York juntos.

Nos encontramos no Hotel ao final do dia e fomos a um bar tomar uns drinks e falar do que? Fotografia rs. E quando se une dois amantes da arte aja conversa, o tempo passa e voce nem percebe, o cara, mesmo apos enfrentar horas dentro de um avião, estava disposto e falante como se nada tivesse acontecido durante o dia (viagem cansativa). Smile

No dia seguinte, saindo pela manha, fotografamos uma modelo americana em diversos pontos turísticos da cidade, num dia de muito calor e cidade cheia (para variar NY nunca para). Momento bacana quando chegamos na Time Square com a modelo vestida de noiva, muitos curiosos e com suas câmeras quiseram participar do ensaio e tirar algumas fotos da modelo. O que nos deixa feliz aqui 'e a educaçao do nosso povo americano, nao invadem seu espaço e colaboram no que for possível para que seu trabalho seja realizado. Estivemos inclusive fotografando dentro do Grand Central Station com muita gente passando por todos os lados, experiencia unica.

Hugo Carneiro, 'e uma pessoa singular, fotografo de mao cheia e sabe o que fazer e como fazer, divide seu conhecimento com quem o procura e esta sempre atento ao mercado fotografico. Possue uma linguagem propria alem de ser como deve ser um fotografo, "bem humorado" a todo tempo, sem tempo ruim.

O cara ficou mais feliz ainda quando entramos na Loja B&H para suas compras básicas, era como uma criança em um shopping de brinquedos, enchia os olhos em tudo que via. Tivemos que segurar o "muleque" senao ele levava a loja toda Mr. Green (ok, tudo bem, ele levou "metade" da loja Anxious lol

O que levei desse encontro? Uma amizade verdadeira, uma pessoa em que se pode depositar confiança e um profissional de mão cheia, sempre bem humorado (a nao ser quando esta com fome lol ), bom ai ate eu viro o bicho Anxious . Pessoas como Hugo 'e o que da prazer em conhecer e bater papo, discutir as tendencias do mercado fotográfico pelo mundo, esta sempre antenado nos assuntos da area e atualizado, foi pura diversão estar presente com ele (e tambem claro, de sua esposa, que nos auxiliou e muito com a iluminação) no ensaio por New York.

Deixo aqui meus agradecimentos a esse fotografo e meu amigo por ter nos aturado em sua estada aqui em NY. Tivemos ótimos momentos de descontração e alegrias nas imagens captadas, inclusive na Brooklyn Bridge, local super movimentado mas que nao tirou nossa satisfação de fotografar por la.

Meu amigo Hugo, sucesso, saúde e sempre muito dinheiro no bolso para continuar a manter seus negócios fluindo e as portas abertas e poder levar conhecimento para aqueles que precisam e amam a fotografia, e dar o prazer, aos seus clientes, de serem fotografados por voce. Que Deus continue, sempre, iluminando a sua vida e sua familia.

yeah

Hugo Carneiro
Usuário Senior
Usuário Senior

Avaliações Positivas59

Avaliações Neutras0

Avaliações Negativas0

MensagemEnviada: Qua Nov 06, 2013 8:49 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Sem palavras pra escrever depois de ler o que eu esse cara deixou aí em cima escrito! Quando comecei, minha maior fonte de informação era mesmo aqui o DF e devo a ele a demissões na minha carreira! Das quais sou mt grato pois sem elas, de fato eu não teria conhecido esse cara nota 1000 que é o Cazuza!

De fato nós nos aturamos! Esse cara deve tomar umas 10 xícaras de café por dia, porque o pique dele é de um menino! Na verdade eu acho que nunca deixamos de ser, a questão é só que os preços dos brinquedos mudam um pouco!! Smile E nosso parque de diversão foram as ruas da bela e singular cidade de NY. Tenham a certeza de que foram momentos únicos e que já deixam uma saudade muito grande!

Obrigado pela recepção e por tudo que passamos aí meu amigo! Foi bom demais e espero que a gente repita o quanto antes!

Um grande abraço do seu amigo!

yeah yeah yeah yeah

Carlos Cazuza

Avaliações Positivas29

Avaliações Neutras1

Avaliações Negativas0

Vendedor 2 Estrelas

Staff DigiForum
Staff DigiForum

MensagemEnviada: Dom Nov 10, 2013 11:54 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Meu amigo, claro que eu nao poderia deixar de postar o "Behind the lens" desse nosso encontro Smile

Tai, Hugo Carneiro realizando os trabalhos pelas ruas de New York, juntamente com sua fiel escudeira e assistente esposa Tina e esse que vos posta Cool

Image

Lucas-Adriano

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2014 11:50 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Parabéns Hugo Carneiro, sua arte é inspiradora.
Mostrar os tópicos anteriores:      
Publicidade
Parceiros DigiForum
Responder Mensagem

Ir para:   

ao menos uma das palavras
todas as palavras
frase exata

Receber rss deste tópico
Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibido.